Yoshihiro deixando a cena PSP ou: A bixisse que toma conta do mundo homebrew

img
jan
11

Lendo os feeds hoje vi uma notícia deveras curiosa no site DCEmu. De acordo com alguns posts publicados no fórum do site PSPGen, Yoshihiro (o cabeça no desenvolvimento do firmware GEN) estaria deixando a cena homebrew, alegando que as pessoas roubaram o trabalho dele (ou algum mimimi do tipo) para desenvolver o suposto firmware 5.03 M33-7.

Pois bem. Essa não é a primeira vez que isso acontece e até mesmo Dark_AleX já tinha sofrido desse mal na época em que o código-fonte do seu firmware M33 vazou na internet. O problema é: Porque toda essa bixisse toda vez que algo do tipo acontece?

vera-verao
Pictured: Bixisse

Diversos desenvolvedores de excelentes programas homebrew já deixaram a cena (principalmente a PSP) por causa desse tipo de coisa. “Vamos lançar um firmware XYZ parecido com o firmware ABC”, e dai o dono do firmware ABC acha isso horrível porque atrapalha a visibilidade / desenvolvimento / alguma porra qualquer do “produto” dele. Como consequência, ele vai e para de desenvolver porque acha isso injusto ou qualquer coisa do tipo.

Porque esse pessoal tem o ego tão frágil quando se deparam com alguém que pode fazer algo melhor ou tão bom quanto o programa dele? Claramente podemos notar aqui que o problema não é “roubo de código fonte” ou qualquer coisa do tipo. Tudo gira em torno do “você não me deu crédito mimimi” ou “Já temos um firmware bom – o Meu – e se você desenvolver algo eu vou parar de brincar”. Aconteceu com o pessoal do HackMii com o Waninkoko, aconteceu com o próprio Waninkoko com o backup loader, aconteceu com o eXophase no gpSP, aconteceu com DAX no caso do firmware M33 e agora com o Yoshihiro, com o GEN.

Acho que pessoal deveria entender que a cena hacking funciona na base da cooperação. Se DAX nunca tivesse liberado o M33 para a galera usar, provavelmente nunca teríamos visto homebrew no PSP da forma que acontece hoje. Se nego quer TENTAR lançar um firmware melhor que o seu (entenda-se: O GEN), qual o problema? Porque você não pode continuar desenvolvendo o seu e deixar para o PÚBLICO escolher o que é melhor para ele?

Meus dois centavos e tal.

Suporte NewsInside

 

 

Ao Vivo
Twitch NewsInside