Wololo.net e Advogados da Sony

Escrito por: Amido
Revisado por: Yskar
processinhowololo

Ontem o wololo.net, um dos sites gringos mais conhecidos da scene, recebeu um ameaça de processinho vindo da dona Sony exigindo que eles removessem um arquivo hospedado por eles, acusando se tratar de uma das versões vazadas do PS4-SDK.

MMas este arquivo em questão nada mais era que versão antiga de código aberto cujo o original também está hospedado no GitHub (e ao alcance de qualquer um), assim o Wololo declarou que o trabalho do CTurt não é uma violação de direito autoral da Sony, mas pelo jeito não é exatamente este o arquivo que a Sony estava interessada e aparentemente provocado também pela denuncia que causou o falecimento do PS4 MTX Modchip os advogados da tia Sony saíram atirando para tudo que é lado na scene.

Para quem nunca ouviu falar, esses SDK (Source Development Kit) são pacotes de software que fazem a interligação dos PS4 DevKit a computadores, para testar bugs, verificar o desempenho, criar binários nativos do hardware do console para rodar no HD, e mais outras funções que só desenvolvedores de jogos deveriam ter acesso para poderem fazer a sua magnífica mágica interativa, mas para se ter acesso a esses conjunto de DevKit e SDK, a empresa precisa pagar uma boa grana além de assinar um contratinho que exige sigilo total sobre o uso dele e tudo que for relacionado a ele (inclusive o preço), sob pena de uma boa multa em dinheiro, ficar queimado na indústria, além de chicotadas por agentes togoleses realmente capazes.

Além do mais, esses kits não são propriedade da empresa que pagou por eles (já que é um contrato de licenciamento) e em de jeito nenhum esses aparelhos e conjunto de software deve vazar para o público já que com isso nas mãos capazes da scene ajudariam um bocado na engenharia reversa dos firmwares mais atuais dos consoles, assim dando um maior entendimento do funcionamento de baixo nível do sistema para tentar encontrar uma vulnerabilidade e passar por cima do sistema de segurança criptográfico do PS4 e assim rodando até a tampa do Nescau no console.

Com esse esforço do seu setor jurídico, parece que a Sony está tentado evitar que se dissemine na internet uma versão do PS4-SDK que foi vazada recentemente pela equipe KromeMods, e além do wololo, o site PSXHAX também recebeu as mesmas acusações falsas de violação ao DMCA e apesar de também não dever nada a Sony ou a justiça, a equipe do PSXHAX achou melhor remover os artigos e conteúdos pedidos pela Sony do que gastar tempo e dinheiro tentando tocar música pra advogado maluco dançar (provavelmente em cima de suas caveiras).

Então comentem aí em baixo, será que isso é o inicio da caça às bruxas da Sony na scene do PS4? Será que veremos advogados correndo com processinhos pra cima de todo mundo e agentes togoleses saindo distribuindo seu carinho para os desenvolvedores de desbloqueio? Parece que teremos de esperar as cenas dos próximos capítulos dessa incrível saga!

Wololo.net e Advogados da Sony

7 pensou em “Wololo.net e Advogados da Sony

  1. Minha opinião “fecal”: Só acho que, se a Titia $ony está tão ouriçada, é sinal de que a cena está bem perto de conseguir algo grandioso….

  2. Sempre que o “Giant Crab” da sony vai a caça (advogados) tem algo de se acontecer, ja fazem 3 anos de PS4 e 4 anos chegando ai, nunca vi um console passar de 5 a 6 anos intocável lol.

  3. apesar da cena hacker estar perto de alguma coisa, a sony não vai deixar que isso aconteça

Comentários estão fechados.

Rolar para o topo