SDLMame – Emulador de MAME para Nintendo Wii

Como que eu não fiquei sabendo que o Wii já tinha um emulador de MAME? Enfim, antes tarde do que nunca né..

Sem mais delongas, temos SDLMame, um port do MAME (Multiple Arcade Machine Emulator) para o Nintendo Wii. Com ele você poderá reviver centenas de jogos clássicos de arcade de diversas plataformas, diretamente em seu console.

O emulador funciona como todos os outros já existentes para o Wii: Copia para o SD, executa via Twilight Hack ou Homebrew Channel e zás. Apesar do emulador já rodar 99% dos jogos em fullspeed, os loading times são extremamente demorados. E quando eu digo demorados é porque, bem, uma rom de 4 mbs demora 4 minutos para carregar, e alguns jogos maiores de NeoGeo como Metal Slug podem demorar até 20 minutos para carregar.

No mais, o emulador é excelente e suporta todas as roms do MAME atualmente. Para instalar basta copiar o conteúdo da pasta sdlmame para a raiz do seu SD Card e criar uma pasta chamada mameroms, também na raiz do seu cartão. Depois, copie as roms para o diretório que você acabou de criar e execute o emulador via Twilight Hack ou Homebrew Channel. Aguarde, porque o emulador é baseado no Wii-Linux e demora um pouqinho para abrir também :P

Download SDLMame para Nintendo Wii

19 Comentários (comentar)

  1. Thiago de Lima comentou em 19/05/2008 @ 15:15

    Queria saber para rodar esse emulardor o wii tem que estar desbloqueado ?

  2. TioSolid comentou em 19/05/2008 @ 16:18

    Não, não precisa. A única coisa que vocÊ precisa é do zelda do Wii para poder rodar o bug para abrir o emulador.

  3. diego comentou em 24/05/2008 @ 12:50

    eu baixei e coloquei a rom.. mas naum encontrou.. tem que colocar zipado ou naum?

  4. Doglas Oliveira Santana comentou em 18/06/2008 @ 8:43

    eu não tenho idéa do que fazer com a pasta que apareçe quando se baixa o emule pensei que apareceria um ícone e depois era só jogar mas como não é assim alguém que já conseguiu pederia me ajudar?

  5. TioSolid comentou em 18/06/2008 @ 20:35

    Diego: Zipado. As roms de mame são zips com vários arquivos dentro

    Douglas: tem que por na pasta roms do emu.

  6. Tricolor Carioca comentou em 29/06/2008 @ 0:39

    TioSolid, será q da pra vc me dar uma ajuda, consigo fazer tudo ate a parte q aparece os roms na tela, só q chegando lá não consigo selecionar o jogo, wiimote não funciona, tenho um controle de cube sem fio, mas ele tb não funciona, só funcio com o classico, ou tem q ser cube com fio, não sei mas oq fazer, se puder ajudar agradeço.

  7. TioSolid comentou em 29/06/2008 @ 15:52

    Tricolor: É com o do Cube mesmo o.0.. deveria funcionar. Pode ser porque seu controle é sem fio mais duvido muito. Tente acessar tudo usando o controle do cube e deslgiar o wiimote antes de abrir o emu

  8. victor comentou em 30/08/2008 @ 5:13

    ja tentei de todo geito mas nao funcina

  9. Ricardo comentou em 17/10/2008 @ 0:42

    Não consigo fazer esse emulador abrir aqui pelo sd card, abro o home brew chanel, mas o emulador nem abre, outra coisa esse link ta kebrado, esse mame que peguei tive que ir no site oficial do mame, fiz esse procedimento que está escrito, mas o emulador não abre, a propósito o link do emulador de pcengine o wiiengine, também não ta funcionando. Agradeço pelo ótimo site, mas por favor me ajudem a resolver esse problema

  10. Fabricio comentou em 22/11/2008 @ 6:45

    Pelo Amor De Deus Alguem Pode Me Enviar Um Mame q Abri os Roms Pelo Menos ?

    Fui Pegar o E.x.t.r.a MAME Ele Fika Pedindo Outra versão e talz alguem pode me ajudar ?

  11. Jorge comentou em 18/01/2009 @ 12:44

    Oi amigo por favor me da uma ajuda. Eu baixei o emulador SDLMame de um outro site (pois esse esta com o lique quebrado) pequei o arquivo sdlmame0129 descompaquetei todos os arquivos para a raiz do meu cartão SD e criem a pasta que voce disse para colocar as roms. Quando coloco o cartão SD no Wii e ai vou no ICONE do Homebrew Channel não aparece nada na tela. Tem algo errado e o que é?????? Por favor me ajude TENTEI VARIAS VEZES. Deixei por 5 minutos e nada!!!!!!!!!!!!!

  12. Ricardo comentou em 24/01/2009 @ 23:50

    Poxa eu acho muita sacanagem a forma com está escrito aqui onde baixei o mame, simplesmente diz copie pra raiz do seu sd card e pronto, sendo que esse emulador não é tão facil de por pra funcionar assim, estou tentando de tudo quanto é maneira organizar as pastas pra o negócio funcionar, mas não vai , não funciona, algum arquivo ou ta faltando ou está no lugar errado, mas ningúem fala…….. vou continuar tentando.

  13. Cigano comentou em 06/02/2009 @ 7:37

    Amigos, para quem ainda está em dúvida em fazer esse emu funcionar:

    1- no site wiibrew, parte aplications e depois emulators, tem o sldmame q vc pode baixar. lá tá tudo bem explicado onde por cada arquivo no sd.
    2- É OBRIGATÓRIO TER UM CONTROLE DE GAMECUBE. Não funfa o classic ou o wiimote.
    3- Pelo que li, o desenvolvedor deu uma parada por enquanto nesse emu, logo, usar controles do wii por enquanto nem a pau.

  14. Marcos Vinícius comentou em 11/02/2009 @ 10:23

    não consegui jogar nenhum jogo. eu já tentei centenas de jogos. agente espera mó tempão para jogar e quando parece que vai dar certo, o wii reinicia. o máximo que eu consegui ver foi a tela de apresentação dos jogos. no jogo Golden Axe apareceu a tela de apresentação onde havia escrito “winners don’t use drugs”, daí congelou nessa tela. nos outros jogos acontece a mesma coisa. mas eu talvez encontre uma solução

  15. ricardo comentou em 01/05/2009 @ 0:40

    Esse emulador continua sem solução, o jogo abre a tela inicial e depois o videogame reseta, não consigo achar solução!! nem nas versões novas do mame

  16. Thiago comentou em 28/01/2010 @ 6:26

    Alguem conseguiu jogar este emulador sem problemas????????

  17. Val Halen comentou em 05/02/2010 @ 11:09

    Link quebrado… =(