Rode backups de GameCube no Nintendo Wii com o GameCube Backup Launcher

Depois de um bom tempo sem releases interessantes a cena homebrew Wii ganha uma nova grande aplicação. o GameCube Backup Launcher (gcbackup) é uma aplicação que permite ao Wii rodar backups de GameCube gravados em DVD-R diretamente do Nintendo Wii, sem nenhuma modificação de hardware (aka: Um drivechip não é necessário).

Abaixo, um vídeo do programa em ação:

Para instalar essa aplicação no seu Wii você irá precisar do Homebrew Channel e de um cIOS (pelo menos o v7) já instalado no seu console. Depois de instalar o HBC e o cIOS, siga os passos abaixo:

  1. O arquivo é um .gz. Sendo assim certifique-se de utilizar um descompactador apropriado (como o WinRAR);
  2. Abra o arquivo gcbackup0.1_theta.tgz contido dentro do arquivo original;
  3. Dentro dele você irá encontrar duas pastas e um arquivo de readme.txt. Copie as pastas para a pasta apps do seu SD Card;
  4. A partir desse ponto você precisará conectar seu Wii a internet. Caso não tenha acesso WiFi, baixe o MIOS de uma das URLs disponíveis no arquivo readme.txt (apenas uma das versões) e copie para pasta especificada no próprio arquivo de texto (por exemplo, para o MIOS 8, copie os 4 arquivos para /00000001/00000101/v8 em seu SD);
  5. Coloque o SD no seu Wii e abra o Homebrew Channel. Rode o programa MIOS Patcher. Pressione A no controle de GameCube para confirmar;
  6. Coloque seu jogo de GameCube. Lembre-se que o programa funciona somente com discos DVD-R OU DVD+R com patch de booktype para DVD-ROM (se você não sabe o que é isso, use um DVD-R);
  7. Rode o GC Backup Launcher via Homebrew Channel e pressione A no controle de cube para iniciar o jogo. Enjoy!

Pelo que eu entendi pela documentação que acompanha o programa, consoles com drivechips NÃO funcionam com o GameCube Backup Launcher. Se possível alguém confirme e deixe um comentário aqui. No mais o download do programa pode ser feito abaixo. Agradecimento ao pessoal do WiiGator por esse release ;)

Um link para uma lista de compatibilidade pode ser encontrado aqui.

Download GameCube Backup Launcher v0.1 para Nintendo Wii

28 Comentários (comentar)

  1. José Gabriel comentou em 10/02/2009 @ 14:55

    QUER DIZER QUE MINHAS PRECES FORAM OUVIDAS?
    EU POSSO JOGAR JOGOS DE GC SEM GRAVAR EM MINI-DVDs? :O :O :O

  2. Leonardo comentou em 10/02/2009 @ 15:38

    Realmente não é possível, ao menos q a pessoa baixe o mIOS do waninkoko (Seria legal vc disponibilizar aqui tio, claro, se puder !!).

    Link é esse : http://wii.waninkoko.info/downloads/cMIOS_rev1-Installer.zip

    Só rodar com o wad manager !!

    Abraços !

  3. leonardo comentou em 10/02/2009 @ 15:51

    Realmente não é possível, ao menos q a pessoa baixe o mIOS do waninkoko (Seria legal vc disponibilizar aqui tio, claro, se puder !!).

    Link é esse : http://wii.waninkoko.info/downloads/cMIOS_rev1-Installer.zip

    Só rodar com o wad manager !!

    Abraços !!!

  4. José Gabriel comentou em 10/02/2009 @ 16:05

    ah, eu sempre tive uma pergunta e sempre esquecia de perguntar
    se eu gravar os jogos de GC em um DVD normal, de 4.8g, tem algum problema?

  5. TioSolid comentou em 10/02/2009 @ 19:12

    Bem, no gamecube tem que dai não cabe né :P
    No caso do Wii não. É exatamente pra isso que serve esse Backup Launcher, com diferença que tu não precisa de um drivechip. Uma coisa que agora também fiquei em dúvida: Um Wii com drivechip não roda backups de cube gravados em DVD-R??

  6. TioSolid comentou em 10/02/2009 @ 19:15

    Só no gamecube porque dai não cabe ;P

    No caso do Wii essa aplicação é exatamente para isso, permitir que backups em DVD-R rodem normalmente. Agora, com o seu comentário, me surgiu uma dúvida: Um Wii com drivechip já não roda backups de cube gravados em DVD-R nativamente?

  7. José Gabriel comentou em 10/02/2009 @ 19:46

    nãão, no wii mesmo :D
    eu nunca testei
    NA VERDADE JÁ TESTEI SIM :O
    e acho que funciona.
    foi um jogo meio projetado que tinha um tanto de zelda num DVD só
    e eu lembro que não podia jogar porque não tinha controle de GC
    mas eu não tenho certeza se era de GC ou de wii :S

  8. TioSolid comentou em 10/02/2009 @ 21:55

    Oxe, é um dos jogos que ele mostra no vídeo não?

  9. alexandre comentou em 10/02/2009 @ 22:37

    ainda um controle do game cube é necessário ?

  10. Alexandre comentou em 11/02/2009 @ 5:20

    Na verdade, existem duas versões: uma do Wiigator e uma do Waninkoko.

    - Para instalar, as duas precisam que o Wii permita a instalação de wad’s não oficiais (ou seja, 3.3v1 pra baixo ou então cIOS instalado.
    - A versão do Wiigator roda sem problemas discos multigame GCOS. A versão do Waninkoko não, apenas os discos multigame do sistema que o próprio Waninkoko está desenvolvendo (e ainda não liberou).
    - As duas versões têm integração com o Wii Backup Loader do Wiigator. No entanto, o Wiigator disponibilizou um GC Backup Loader separado.
    - A compatibilidade dos dois, com exceção do tema dos discos multigame, é similar.

    E não, não é possível usar Wiimote, Classic Controller, cartão SD no slot frontal. Nem nunca vai ser possível, o Wii em modo Gamecube perde o acesso a todos os periféricos do Wii.

  11. BRuno comentou em 11/02/2009 @ 6:02

    Realmente, em Wii desbloqueado com modchip parece que esse homebrew não funciona. Testei aqui em casa e nenhum DVD funcionou, testei na casa do meu primo e funcionou tudo, sendo que o Wii dele é bloqueado.

  12. Marcelo comentou em 11/02/2009 @ 10:34

    “- As duas versões têm integração com o Wii Backup Loader do Wiigator. No entanto, o Wiigator disponibilizou um GC Backup Loader separado.”

    Como assim?
    Eu tenho o Backup Loader 0.3 instalado e funciona perfeitamente, posso rodar backup de GC direto nele?

  13. josé gabriel comentou em 11/02/2009 @ 12:13

    tiosolid, acho que é sim :O

  14. TioSolid comentou em 11/02/2009 @ 18:31

    BRuno: Que drivechip tu tem?

    Marcelo: Essa versão que está aqui no NI é “stand alone”. Tu roda o patch e roda ela via HBC. Tem uma que está no pacote também (eu acho) que roda pelo disc channel, da mesma forma que o backup loader.

  15. Marcelo comentou em 11/02/2009 @ 22:49

    Descompacta ele usando o WINRAR.

  16. Syoran comentou em 12/02/2009 @ 9:50

    Galera me tirem uma dúvida.
    O meu Wii é desbloqueado Ver3.3 com D2ckey.
    Eu gravei alguns jogos de Cube em Dvd porém fica
    uma tela preta, não testei com o controle de cube.
    Com esse desbloqueio eu posso rodar jogos de cube sem o launcher?
    Outra coisa eu já possuo um backup laucher instalado mais só coloco jogos de wii seria o mesmo channel?

    Como faço para instalar novos channels não oficiais?
    Vlw!

  17. Andre comentou em 15/02/2009 @ 2:09

    Acabei de ver em outro site que já lançaram uma versão mais recente desse gc backup launcher. Já disseram que a versão pra baixar aqui não funciona em wiis destravados. Alguem sabe se a versão mais nova funciona??

  18. Aurélio comentou em 21/03/2009 @ 17:46

    Bom tenho ainda uma dúvida, eu tenho de ter esse programa no meu Wii para rodar jogos do Gc? Ou ele serve somente para rodar os Multi boots? Se eu comprar um jogo de gc paralelo em mini-dvd vai funfa em muu Wii?

  19. Gabriel comentou em 01/06/2009 @ 21:03

    mais quando entro no meu homebrew channel ele manda eu atualizar para outra versao e se eu cliko n ele sai do homebrew eu queria saber se eu atualizar n acontece nada de ruim no wii

  20. welington comentou em 08/08/2009 @ 10:21

    como fais para baixa gamegube?

  21. flavio comentou em 30/11/2009 @ 15:27

    quero saber se tem como rodar jogos NO gamecube usando SD?

  22. flavio comentou em 30/11/2009 @ 15:30

    Sd Media Launcher SUPORTA CARTÃO ATE DE QUANTOS GB NO GAMECUBE ?

  23. Felipe 15198 comentou em 28/08/2010 @ 19:56

    Meu Wii e desbloqueado e conectei ele a internet e depois apareceu para fazer um Updating ai eu fis.Depois que eu fis o updating me bachup launcher nao pega mais o que eu fasso?

  24. m4rc3L0 comentou em 29/08/2010 @ 1:11

    Se vc atualizou o Wii pelo proprio console então o correto seria dizer que seu Wii “era” desbloqueado. =P

    Agora só desbloqueando de novo.

  25. Daniela comentou em 09/09/2010 @ 11:42

    Boas!! Eu tenho uma pequena dúvida. A minha consola tem o firmeware 4.2e, o programa Neogama, rodo os jogos através de um disco externo. Até aí tudo bem, ora quanto aos jogos da Gamecube, é que não percebo como vou rodar na minha wii. Eu sei que é necessário um memory card Gamecube, mas o seu controle. Só que não entendo, como passo o jogo para a consola. Eu saco jogos Gamecube de torrents, pela net. Terei que gravar em DVD, ou posso simplesmente passar o jogo para o Disco, como faço sempre.

    Cumpz

  26. Jhonatan comentou em 18/06/2011 @ 22:19

    Boa noite, comprei um wii há poucos dias, ou seja ainda nao sei nada dele.
    Ele é destravado por ambos destraves (software e hardware), esta rodando jogos baixados e gravados pelo imgburn (isos). Porem gostaria de rodar jogos de gamecube. Gostaria de saber oque tenho de fazer para rodar jogos de gamecube no wii, gravei um dvd e coloquei pra rodar pelo neogama mas nao funcionou, tentei rodar pelo gcbooter que carreguei pelo pendrive mas tambem nao funcionou.
    Alem da necessidade do controle e do memory card de gamecube oque mais preciso fazer para rodar gamecube no wii?

    Agradeço se alguem puder me ajudar.

  27. Everton comentou em 21/07/2011 @ 9:21

    Cara o meu desbloqueio do WII é por um HD externo que roda os jogos do WII tem como eu instalar esse programa dentro do HD e o WII reconhecer e rodar os jogos??

  28. Everton comentou em 27/07/2011 @ 9:46

    Não consegui fazer sem internet, com segui baixar os arquivos da mios 5 mas não consigo criar as pastas com os nomes, pois o computador não deixa a gente criar nomes de pastas que contenham \/*.

    E alem disso em qual pasta que esses arquivos de mios eu devo colocar? Dentro do Mios patcher ou do GCbackup Laucher?