Vaza Custom Firmware para PS Vita capaz de rodar ISOs

img
out
01


Não é nada disso que você está pensando, é do emulador de PSP que estou falando

De acordo com um post no blog do Wololo, um suposto custom firmware para o emulador de PSP do PS Vita, ainda em desenvolvimento, teria sido vazado por alguém da cena homebrew. O incidente fez com que um dos nomes mais famosos da cena PSP, Coldbird, se retirasse da cena hacking PSP / PS Vita.

Coldbird, o próprio criador do hack, disse em seu blog que o CFW estava sendo produzido em segredo já a alguns meses e graças ao seu trabalho, teria em seu código um novo exploit kernel mode para o emulador de PSP do PS Vita. De posse desse exploit, o CFW poderia funcionar normalmente dentro do ambiente de emulação do vita, permitindo de quebra executar ISOs de PSP e de PSX (até o momento do vazamento, sem som).

Macaco velho de cena hacking que és, Coldbird implementou uma criptografia avançada em seu código impedindo que o CFW rodasse em qualquer PS Vita sem ser os especificamente autorizados por ele durante o beta. Isso foi feito para previr vazamentos do seu código até que o CFW estivesse bem estável e pudesse ser lançado em uma “boa época” para o PS Vita, impedindo assim que os exploits usados por ele fossem corrigidos instantaneamente pela Sony. Apesar das medidas de salvaguarda do desenvolvedor, isso não impediu que o código (ainda criptografado) fosse vazado.

Até o momento ninguém foi capaz de quebrar a proteção do código do Coldbird e permitr que o CFW rode em qualquer PS Vita. Nem mesmo o exploit de kernel mode conseguiu ser utilizado para alguma coisa ainda, apesar do nome do jogo utilizado já ter sido descoberto: PSP Mini Urbanix. De acordo com Coldbird, o vazamento do seu código irá facilmente permitir que a Sony corrija o exploit kernel utilizado, inutilizando rapidamente o código do desenvolvedor sem que ele ao menos tenha sido aproveitado.

No mais, graças ao vazamento e pelo menos por enquanto, nenhum CFW ainda existe para o PS Vita (nem mesmo para o modo PSP do aparelho). Resta agora alguém com conhecimento suficiente conseguir descriptografar os arquivos do desenvolvedor e quem sabe no futuro tornar o CFW utilizável.

Suporte NewsInside

Ao Vivo
Twitch NewsInside