Como instalar o Homebrew Channel em seu Nintendo Wii

Com a descoberta do Twilight Hack como o primeiro método de se executar código não assinado no Nintendo Wii, surgiram diversas ferramentas e utilitários que faziam a sua vida no mundo homebrew mais fácil. Depois de um tempo foi lançado o Homebrew Channel, um canal nativo do Wii que permite que você execute homebrew em seu console via SD Card, sem necessidade de hacks, modificações e exploits. Nesse tutorial iremos aprender como instalar o Homebrew Channel em seu Nintendo Wii e como utilizar-lo.

Esse tutorial parte da premissa que seu Nintendo Wii possua algum tipo de drivechip para fazer a instalação via DVD, que é a mais fácil e simples. Caso você não possua um Wii chipado, você ainda poderá instalar o Homebrew Channel em seu console. No final do tutorial irei trazer uma explicação específica para esse tipo de caso.

Material Necessário:

– Um Nintendo Wii (chipado ou não);
– Uma mídia DVD+R virgem de ótima qualidade (Sony, TDK) ou de excepcional qualidade (Tayo, Verbatim);
– Um SD Card para colocar as aplicações;
– Espaço livre no seu Wii Channel;
– O download dos discos de instalação do Homebrew Channel -OU- o arquivo .ELF (disponíveis no decorrer do tutorial).

Procedimentos: Método 1 – Instalação via DVD

  1. Para esse método, precisaremos de um Wii que seja capaz de ler DVDs gravados e esteja no máximo rodando o firmware 3.2. Caso seu Wii não seja chipado, siga as instruções do Método 2;
  2. Comece gravando a imagem do DVD do Homebrew Channel correspondente a sua região. O Download das imagens pode ser feito abaixo:
    The Homebrew Channel – disco de instalação para consoles USA
    The Homebrew Channel – disco de instalação para consoles EUR
    The Homebrew Channel – disco de instalação para consoles JAP
  3. Certifique-se que você REALMENTE baixou o disco de instalação correspondente ao seu console;
  4. Descompacte o pacote em algum diretório do seu computador e grave o arquivo .ISO contido dentro dele em um DVD+R de boa qualidade. A gravação pode ser feita com qualquer programa gravador de CDs como o Nero. Certifique-se que você gravou o conteúdo da ISO (indo em Abrir > Imagem) e não o arquivo ISO dentro de um DVD ;)
  5. Insira o disco em seu Nintendo Wii, espera que ele carregue no Disc Channel. Execute-o e siga as instruções da tela para instalação.

Procedimentos: Método 2 – Instalação via .ELF

  1. Comece fazendo o download do pacote de instalação do Homebrew Channel no link abaixo:
    The Homebrew Channel – Instalador via arquivo .ELF;
  2. Descompacte o pacote e copie o arquivo boot.dolpara a raiz de seu SD Card;
  3. Execute o Twilight Hack e o instalador será carregado automaticamente. Lembrando que para executar o Twilight Hack você irá precisar de um disco do Zelda Twilight Princess.

E é isso. Divirta-se com todos os belos homebrews já disponiveis para o Nintendo Wii atualmente, como jogos, emuladores e muitos outros. Para aprender como organizar os arquivos dentro de seu SD Card para execução via Homebrew Channel, você pode acessar esse outro tutorial.