Como instalar o Homebrew Channel em seu Nintendo Wii

Com a descoberta do Twilight Hack como o primeiro método de se executar código não assinado no Nintendo Wii, surgiram diversas ferramentas e utilitários que faziam a sua vida no mundo homebrew mais fácil. Depois de um tempo foi lançado o Homebrew Channel, um canal nativo do Wii que permite que você execute homebrew em seu console via SD Card, sem necessidade de hacks, modificações e exploits. Nesse tutorial iremos aprender como instalar o Homebrew Channel em seu Nintendo Wii e como utilizar-lo.

Esse tutorial parte da premissa que seu Nintendo Wii possua algum tipo de drivechip para fazer a instalação via DVD, que é a mais fácil e simples. Caso você não possua um Wii chipado, você ainda poderá instalar o Homebrew Channel em seu console. No final do tutorial irei trazer uma explicação específica para esse tipo de caso.

Material Necessário:

- Um Nintendo Wii (chipado ou não);
- Uma mídia DVD+R virgem de ótima qualidade (Sony, TDK) ou de excepcional qualidade (Tayo, Verbatim);
- Um SD Card para colocar as aplicações;
- Espaço livre no seu Wii Channel;
- O download dos discos de instalação do Homebrew Channel -OU- o arquivo .ELF (disponíveis no decorrer do tutorial).

Procedimentos: Método 1 – Instalação via DVD

  1. Para esse método, precisaremos de um Wii que seja capaz de ler DVDs gravados e esteja no máximo rodando o firmware 3.2. Caso seu Wii não seja chipado, siga as instruções do Método 2;
  2. Comece gravando a imagem do DVD do Homebrew Channel correspondente a sua região. O Download das imagens pode ser feito abaixo:
    The Homebrew Channel – disco de instalação para consoles USA
    The Homebrew Channel – disco de instalação para consoles EUR
    The Homebrew Channel – disco de instalação para consoles JAP
  3. Certifique-se que você REALMENTE baixou o disco de instalação correspondente ao seu console;
  4. Descompacte o pacote em algum diretório do seu computador e grave o arquivo .ISO contido dentro dele em um DVD+R de boa qualidade. A gravação pode ser feita com qualquer programa gravador de CDs como o Nero. Certifique-se que você gravou o conteúdo da ISO (indo em Abrir > Imagem) e não o arquivo ISO dentro de um DVD ;)
  5. Insira o disco em seu Nintendo Wii, espera que ele carregue no Disc Channel. Execute-o e siga as instruções da tela para instalação.

Procedimentos: Método 2 – Instalação via .ELF

  1. Comece fazendo o download do pacote de instalação do Homebrew Channel no link abaixo:
    The Homebrew Channel – Instalador via arquivo .ELF;
  2. Descompacte o pacote e copie o arquivo boot.dolpara a raiz de seu SD Card;
  3. Execute o Twilight Hack e o instalador será carregado automaticamente. Lembrando que para executar o Twilight Hack você irá precisar de um disco do Zelda Twilight Princess.

E é isso. Divirta-se com todos os belos homebrews já disponiveis para o Nintendo Wii atualmente, como jogos, emuladores e muitos outros. Para aprender como organizar os arquivos dentro de seu SD Card para execução via Homebrew Channel, você pode acessar esse outro tutorial.

138 Comentários (comentar)

  1. Kleber comentou em 30/06/2008 @ 14:53

    Olá antes de mais nada parabéns pelos novos tutoriais e pela otimização do site.
    Agora um dúvida qto ao tipo de disco de instalação do Homebrew. A versão USA é PAL ? e a Euro é NTSC ? Meu console eu comprei como USA.
    Vlw, Gde abraço
    Kleber

  2. TioSolid comentou em 14/07/2008 @ 13:32

    É a PAL USA mesmo.

  3. Cezar comentou em 15/07/2008 @ 19:57

    só uma duvida, meu wii é europeu e não é chipado, deste modo eu devo usar o ZELDA versão NTSC ou outra?

    Vlm pessoal

  4. TioSolid comentou em 16/07/2008 @ 10:51

    Cezar: O NTSC – procedimento 2

  5. thiago comentou em 19/07/2008 @ 10:49

    ou acho que ta errado;O europeu que é PAL

  6. TioSolid comentou em 20/07/2008 @ 3:06

    Thiago tenho dúvida agora também.. vou tirar a região do post para evitar confusão

  7. Xandao comentou em 24/07/2008 @ 16:10

    Europeu = PAL
    Americano = NTSC-U
    Japones = NTSC-J

    :D

  8. Elvis Francis comentou em 26/07/2008 @ 11:27

    Alguém poderia me informar por que eu faço todo o processo de gravação do ISO no DVD, porém, após a conclusão, quando vou ver o conteúdo do DVD, ele está em branco/sem arquivos?????
    Já utilizei umas 2 versões do Nero mais outros programas para gravação de ISO, sempre selecionando as opçoes adequadas, já vi até um vídeo no youtube e tenho sempre o mesmo erro…não aguento mais “queimar” mídias…alguém pode me ajudar?????

  9. TioSolid comentou em 28/07/2008 @ 0:47

    Xandao: kkkk, vlw cara! :D

    Elvis: Estranho. MEsmo abrindo eles no PC não aparece nada??

  10. Gus comentou em 31/07/2008 @ 17:04

    Oi,
    muito legal o tutorial, mas tenho uma dúvida: serve para qualquer sistema, ou tem que estar no máximo com o 3.2u?

    abs

  11. TioSolid comentou em 04/08/2008 @ 8:49

    Gus: ANTEs tinha que estar no máximo no 3.2, mas já saiu um twilight hack compatível com o 3.3

  12. Richard comentou em 06/08/2008 @ 19:39

    Ola
    Baixei e montei a iso.
    Quando coloco no Wii diz que os arquivos do sistema estao com erro e pede para que eu desligue o wii e retire a midia.
    Tentei 3x o meu é americano e baixei a versao americana.

    Ai tentei o metodo 2 mas na tenho o jogo zelda hehe, tem outro jeito ?

  13. TioSolid comentou em 07/08/2008 @ 0:20

    Richard: que firmware que é? se for o 3.3, somente com o bug do Zelda mesmo cara pois o 3.3 bloqueou os discos assinados com hacks.

  14. Hugo comentou em 09/08/2008 @ 13:49

    Qual é raiz do Sd card?

  15. TioSolid comentou em 11/08/2008 @ 8:46

    A primeira pasta que aparece quando você abre o SD no PC.

  16. Hugo comentou em 12/08/2008 @ 21:36

    Vlw.

  17. Brenno comentou em 01/10/2008 @ 17:36

    ola, gostaria de saber se tem como eu instalar o canal com wii 3.3?

  18. julio comentou em 03/10/2008 @ 2:17

    Olá cara eu tentei rodar o zelda no meu wii 3.3u, mas não rodou alguem sabe me dizer o porque? será que existe alguma versão qeu eu consiguirei rodar?

  19. TioSolid comentou em 03/10/2008 @ 10:41

    Brenno: Tem sim, porém você precisa do Twilight hack novo. Olhe no tutorial do twilight hack que tem ;)

    Julio: Não rodou o ZELDA? mas porque? deu algum erro?

  20. Brenno comentou em 03/10/2008 @ 12:06

    Eu terei que fazer via twilight hack?? tentei pela iso e num funfo… estou tentando agora

  21. TioSolid comentou em 03/10/2008 @ 12:52

    Brenno: provavel. Pela ISO só em firmware até 3.2

  22. lolferraz comentou em 05/10/2008 @ 2:12

    Tenho um problema. Instalei tudo e deu certo, poren quando voltei para o computador colocar mais funções ele não reconhecia meu cartão sd. O que eu faço ou o que aconteceu?

  23. Brenno comentou em 05/10/2008 @ 10:24

    Funcionou certinho pelo twilight hack 3.3! Uhuuuuu! Estou com menualoader agora!!!

  24. John comentou em 31/10/2008 @ 9:00

    Ae TioSolid,Sou novo aqui e primeiramente gostaria de parabeniza-lo pelo blog,pois ainda nao sabia muita coisa a respeito do wii,e aqui aprendi muito cara,vlw mesmo^^

    Mais uma duvida,Esse Homebrew channel vai instalar novos canais no wii,diferente de forecast,news,shop?

    vai instalar emuladores? e jogos classicos da nintendo,certo?

    Desde ja agradeço cara!!

    E mais uma vez parabens pelo blog!!

  25. TioSolid comentou em 31/10/2008 @ 10:27

    Lolferraz: Formate o SD. Depois de instalado vocÊ não precisa mais dos arquivos do HBC no SD.

    Brenno: Parabéns ;)

    John: Primeiro obrigado pelo elogio ao site, faço o conteúdo dele especialmente para vocês leitores :)
    Quanto ao Homebrew Channel, ELE por sí só não instala nada, apenas um canal (ele mesmo) no seu Wii. Dai através desse canal que ele instala você poderá rodar os jogos e programas no seu console via SD Card entende?

  26. John comentou em 31/10/2008 @ 12:06

    Ae TioSolid,vlw por responde rapido^^

    Acho que entendi sim,só mais uma duvida,então eu instalo ele normalmente,E dai coloco os jogos no SD,daí vou rodar os jogos que estão dentro do SD por esse canal?Tipo é um programa para rodar roms?ou roda outros tipos de jogos que sao postados aqui no blog,Ex:WiiDoom 0.3?

    Só mais uma duvida,Meu nintendo wii é americano,Então devo baixar o USA que no caso é NTSC certo?

    Obrigado e um grande abraço!

  27. TioSolid comentou em 31/10/2008 @ 13:41

    John: é um programa para rodar as coisas postadas com o WiiDoom. Roms você roda dentro dos emuladores mesmo. No caso de WADs (jogos em forma de canais do Virtual Console) você roda um outro programa que chama WAD Installer e dele você instala os arquivos ;)

    Sim, deve baixar o NTSC ;)

  28. Brenno comentou em 02/11/2008 @ 11:35

    Eita, meu HBC fez update e agora meu menuloader nao roda mais !!!!

    O que posso fazer Tio??

  29. TioSolid comentou em 02/11/2008 @ 22:59

    Cara, por enquanto é esperar e ver se sai um novo MenuLoader OU usar esse programa para converter-lo:
    http://www.newsinside.org/wii/elf-converter-para-nintendo-wii

  30. shenjitsu comentou em 03/11/2008 @ 10:07

    tiosolid > pretendo instalar o Homebrew no meu wii que é 3.2u. minha duvida é a seguinte.
    pretendo instalar por dvd o Homebrew, por dvd vou prescisar do sd card ? vou prescisar do Twilight hack ? com o homebrew instalado vou poder ver filmes em dvds no wii ? desde ja agradeço. parabêns pelo blog.

  31. shenjitsu comentou em 03/11/2008 @ 10:10

    esqueçi de mensionar meu chip é d2pro9.

  32. TioSolid comentou em 03/11/2008 @ 10:44

    Shenjistu: Respondendo então:
    - Como tu está no 3.2u, recomendo usar o método do DVD que é mais simples e rápido. Até onde lembro, ele roda sem problemas no 3.2u;
    - Não precisa de SD nem do Twilight Hack;
    - Sim, como HBC instalado dá para ver filmes e DVDs, mas dentro de programas específicos (GeeXboX ou mplayer)

  33. shenjitsu comentou em 03/11/2008 @ 11:14

    correto, mas só que pra min instalar esses programas vou prescisar do sd card ? ou por um pen drive pelo usb da tambem ? obrigado.

  34. shenjitsu comentou em 03/11/2008 @ 11:16

    lembrando que gostaria de achar o GeeXboX ou mplayer. onde posso pegar ?

  35. TioSolid comentou em 03/11/2008 @ 11:31
  36. Eduardo comentou em 03/11/2008 @ 22:52

    É possivel instalar o homebrew channel em um wii japonês na versão 3.3J utilizando o metodo do DVD, sem a becessidade do twinlight hack ?

  37. Eduardo comentou em 04/11/2008 @ 13:57

    Mias uma pergunta, caso não seja possivel a instalação via DVD em WII Japonês na versão 3.3J, então posso fazer a instalação via Twinlight Hack, a pergunta é, como meu console é japonês para fazer a instalação o DVD do Zelda Twinlight Princess precisar ser japonês ou pode ser qualquer um que funcione no console, já que que meu WII tem DriverChip .

  38. TioSolid comentou em 04/11/2008 @ 15:04

    Eduardo: Acho que não, pois o 3.3 já corrigiu o bug do trutcha (que é usado para criar o DVD). Quanto para instalar, o Zelda pode ser qualquer um, DESDE QUE, você utilize o save do Twilight Hack compatível com o jogo que você estiver usando (Ex: Save JP para o Twilight JP, etc).

  39. Eduardo comentou em 05/11/2008 @ 1:34

    Valeu TioSolid, consegui instalar usando o Twinlight Hack, agora só mais uma pergunta, para instalar jogos em .WAD, o jogo precisa ser da mesma região que o meu WII ou posso instalar jogos NTSC-U no meu WII NTSC-J ?

    Abraço e mais uma vez obrigado pela ajuda

  40. Clovis comentou em 05/11/2008 @ 17:04

    Eu vejo q o Tio Solid é o cara q entende mesmo de Wii… Então pesso um socorro… por favor..
    Meu Wii ta na versão 3.3U …nao tenho HBC… se eu utilizar o Twilight Hack para instalá-lo, será q funcionaria? Se não tiver …qual seria a melhor maneira para instalar o HBC em um Wii com 3.3U ?? Obrigado desde já…

  41. Clovis comentou em 05/11/2008 @ 17:04

    Eu vejo q o Tio Solid é o cara q entende mesmo de Wii… Então pesso um socorro… por favor..
    Meu Wii ta na versão 3.3U, nao tenho HBC… se eu utilizar o Twilight Hack para instalá-lo, será q funcionaria? Se não tiver …qual seria a melhor maneira para instalar o HBC em um Wii com 3.3U ?? Obrigado desde já…

  42. Eduardo comentou em 05/11/2008 @ 18:24

    Clovis, minha primeira pergunta foi sobre o mesmo assunto, e consegui instalar o HomeBrew Channelseguindo as dicas do TioSolid. pois meu Wii tambem está na versão 3.3 só que ao contrario do seu o meu é 3.3J, acho que seu caso é o mesmo que o meu pra instalar o homebrew channel só com o Twinlight Hack.

  43. Clovis comentou em 05/11/2008 @ 20:41

    Muito obrigado Eduardo…vou tentar usar o Twlight Hack…..meu medo era se isso ia dar certo, ou travaria mais alguma coisa no meu Wii… Valeu mesmo !

  44. marcos comentou em 06/11/2008 @ 19:27

    baixei o zelda princes JP na net mais to com problema na hora de gravar ele o nero nao ve como iso e o ultra iso ele da um erro 9660 mais é uma iso quando pego japonesa sempre vem assim oq eu faço o wii ta travado

  45. Eduardo comentou em 06/11/2008 @ 21:36

    Como assim o Wii está travado, vc quer dizer que não tem driverChip, se for esse o caso , este é o motivo dos erros pois jogos baixados só funcionam em consoles com driverchip.

  46. Bruno comentou em 10/11/2008 @ 22:55

    Olá TioSolid! Estou eu aqui novamente para te incomodar mais uma vez =P

    Pesquisei sobre o Homebrew Channel e achei muito interessante. Estou pensando em instalá-lo mas estou com certo receio de que meu Wii pare de funcionar… Tenho destravamento WiiKey e Wii com firmware 3.2U

    instalando o THC antes da atualização 3.3U fará o programa continuar rodando normalmente?
    sem o update 3.3U não é possível jogar os últimos jogos lançados?
    para atualizar o THC para uma nova versão basta instalá-la ou é necessário fazer uma formatação do Wii?
    o update 3.3U faz o Wii parar de ler jogos piratas? ou é tudo relacionado ao trutcha? oq realmente acontece com o SSBB que todos estão tendo problemas?
    não tem como eu realizar o update do 3.3U sem fazer a correção do bug do trutcha e sem conexão wi-fi do Wii?

    por enquanto acredito que sejam só (?) essas as minhas dúvidas hehe

    valeus aew TioSolid!!

  47. TioSolid comentou em 11/11/2008 @ 10:03

    Bruno: Se você está no 3.2u, essa é a hora de fazer a instalação. O HBC é um homebrew super confiável, pode instalar tranquilo! Quanto a pergunta sobre o 3.3u, sim, é até melhor instalar ele antes do up 3.3u porque vai facilitar sua vida depois.
    Para atualizar o HBC basta você conectar o seu Wii na internet e baixar a versão nova, ou atualizar por cima. E não, o up 3.3u só faz para de funcionar são apenas jogos que tiveram sua ISO editada. O problema ocorre principalmente com o SSBB porque ele é um jogo de DVD9 (dual layer). Para economizar, os caras editaram a ISO para tirar os vídeos fazendo com que o jogo cabesse em um DVD normal. No update 3.3u o bug (trutcha) que permitia que DVDs editados fossem lidos foi corrigido, por isso o problema.

    Por fim, sim, tem com ofazer o up 3.3u sem corrigir o bug do trutcha sim. De uma olhada por aqui:
    http://www.newsinside.org/tutoriais/wii/como-instalar-o-novo-wii-shop-channel-e-o-ios51-sem-corrigir-o-bug-do-trutcha

  48. sunda comentou em 11/11/2008 @ 17:57

    solid, naum sei o pq, mas vc sabe o pq de qndo eu pegar o homebrew certinho e talz, fzer tudo que vc manda, aparece a imagem e tudo + poém, qndo clico, aparece : ‘now loading’ e fica em 0%, sempre O.o antigamente ia mais rapido, ou melhor, funciovana qndo tinha isso,
    minha versão eh 3.2 ^^
    abçs

  49. TioSolid comentou em 12/11/2008 @ 8:47

    Sunda: Pode ser por causa do novo HB Channel OU porque seu SD Card está formatado em FAT32. Tenta formatar ele em FAT16 que pode melhorar.

  50. Mackson comentou em 15/11/2008 @ 11:32

    Tem que ser o DVD+R mesmo? O DVD-R não serve?

    Eu baixei a iso, mas quando vou gravar, o alcohol não reconhece a iso. Pede pra informar as trilhas e o tamanho do bloco. Já no PowerIso, ele diz que a iso não é de formato suportado.

  51. dertawer comentou em 18/11/2008 @ 16:09

    Outra coisa para instalar o gecko so, e preciso instalar o homebrew??

  52. dertawer comentou em 18/11/2008 @ 16:20

    *geckoOS

  53. Henrique comentou em 18/11/2008 @ 19:10

    Quando eu ponho o DVD no Wii sempre dá erro. A minha versão de firmware é 3.2U, então não deveria dar problema….

  54. Filipe comentou em 25/11/2008 @ 15:49

    tio solid, primeiro: muito bom seu tutorial
    segundo: me ferrei, gravei a ISO do hbc e nao consegui instalar no meu wii e agora entendi pq num dava, o meu é 3.3U, mas eu baixei o zelda twilight princess e tentei gravar num DVD, mas pelo nero ele nao deixa e diz q num tem espaço suficiente(o que é ridiculo, pq o jogo tem 4,625 GB e o DVD tem espaço pra 4,7GB)
    e agora o que eu faço???

  55. machine _head comentou em 28/11/2008 @ 18:35

    solid tudo bem? Cara parabens pelo site muito bom muito obrigado mesmo por toda essa ajuda sua sem palavras veiu.Entao moro no japao e meu wii e japa um cara aki instalo um chip nele nao sei direito qual eh nunca atualizei meu wii nunca (pelo menos nunca liguei ele na net) dai os jogos novo nao rodam sabe de ouro sistema eu acho comprei um cd que chama freeloader e ate funcionou sabe deu um boot na tela e na hora de roda o jogo da e erro 001 ,escreve em japa nmas eh erro 001 o que faco devo atualizar? vc por favor p[oderia me audar nao consigo jogar mais nada e o cara do chip sumiu!!!!

    abracao e aguardo sua resposta

  56. edison comentou em 06/12/2008 @ 22:44

    olá,gostaria primeiramente de dizer q os seus tutoriais sao d+.
    ai vai as perguntas: 1-como eu posso saber a versão da minha firmware?
    2-meu console é americano,mas ql o sistema de cores? ntsc? pal?
    3-qual chip de destravamento seria perfeito para rodar Brawl(e se o SSbb pedir update, nao tem problema?)
    4-a entrada usb do wii serve para alguma tranfeêrencia de arquivos?
    5-se eu instalar esse HBC antes de destravar,o SSBB vai pegar?
    6-todos os novos roms q eu for colocar e videos e etc só pelo card SD?

    Grato , muitíssimo grato a me responder

  57. Fiel comentou em 11/12/2008 @ 20:27

    ola, alguem ja instalou o hbc em 3.4E? da certo se seguir esse tutorial?
    abracos

  58. bruno comentou em 29/12/2008 @ 12:09

    fala aew parcero!!! tem como vc me dar uma maozinha!!!
    eu tenho um wii europeo destravado, e essa semana baixei o jogo rockband, so q quando eu coloquei pra roda na wii
    abriu tudo certinho, como os outros jogos masterizado que eu ja baxei , mais dessa vez quando dei envio no jogo
    aparece erro# 001, tem agum modo para eu desbloquea esse erro, ou o jogo veio com problema??? valew parcero ate a procima…

  59. Brenno comentou em 29/12/2008 @ 16:22

    Famoso Erro 001, Solução:

    1 – se vc tm Wii 3.3v2 ou 3.4 ja era, somente com Downgrade para 3.2 (acontece isso com mario Kart, SSBB e outros).

    2 – Rodar Via GeckoOS. (comigo nao funcionava legal)

    Minha Dica:

    Faça um Downgrade para o 3.2 (se você quiser Ajuda mande um e-mail para mim: beuleal@hotmail.com) que irá rodar todos os jogos alternativos!

    Minha Duvida:

    De onde você baixa os Jogos, pq eu normalmente procuro por torrent e fika sempre na faixa de 2kb/s ai eu desisto, mas minha taxa normal de Download Torrent é 180kb/s

  60. bruno comentou em 30/12/2008 @ 4:38

    mano acabei de olha minha versao ta na 3.4

  61. Brenno comentou em 31/12/2008 @ 15:14

    Acabei de Responder o seu e-mail, e se o Tio solid Permitir gostaria que ele colocasse esse e-mail que te envie aqui no forum como um tutorial.

  62. bruno comentou em 01/01/2009 @ 17:41

    parcero consegui fazer tudo certinho passo a passo a versao mudou,para 3.2 mas o erro continua. a unica coisa que deu pra roda o cd foi com o gecko mais tem um problema ele nao reconhece a bateria e nem a guitarra e nem o microfone. so da pra joga com o controle wii , ai fik pai ne!? tem outro sistema q de pra destrava isso??? vc ta add no msn aceita aew blza!!! ate a procima e brigadao …. valew

  63. Brenno comentou em 02/01/2009 @ 15:19

    cara, você sincronizou a batera, a guitarra e o microfone com o wii, ja vi algumas pessoas reportando disso. Tenta sincroniza dpois que utilixar o gecko

  64. Guilherme comentou em 02/01/2009 @ 17:09

    Esse metodo por DVD funciona na versão 3.4 do Wii?

  65. bruno comentou em 03/01/2009 @ 0:59

    fa la aew parcero!!! cara tentei de tudo,ate baixei mais duas versao do rockband em ntsc e outra na versao pal d novo,masterizei e coloquei pra roda deu tudo certo so q quando abre o menu do jogo a bateria e a guitarra nao sicroniza por nada… o unico q da resultado e o microfone pq pra usa o micro vc depende de um controle wii ligado , mais a bateria e a guitarra nao deu ,ai fikei com raiva fiu la e comprei o original,agora ta pegando tudo certinho!! rsrsr …valew aew pela mao parcero!!!
    quando der me add la no msn vo te passa meu codigo do wfc pra gnt joga oline

  66. Brenno comentou em 04/01/2009 @ 13:22

    cara, me passa o seu msn pq eu nao sei! e outra eu nao tenho os istruentos do Rockband, vo ter joga com o control!

    xD

    abraços!

  67. Brenno comentou em 04/01/2009 @ 13:24

    Guilherme: você tera que instalar via twilight hack, para isso é preciso que você baixe o twilight hack 3.4 e o homebre Channel 1.01 no site deles!

    Qlqr duvida me envie um e-mail beuleal@hotmail.com

  68. ricardo comentou em 05/01/2009 @ 1:13

    o q eu coloco no dvd quando for grava
    ja descompactei o arquivo
    ai ta la private gravo tudo intao?

  69. Gabriel comentou em 06/01/2009 @ 15:50

    Da para fazer pelo metodo do dvd se meu wii estiver na versao 3.4?

  70. Brenno comentou em 08/01/2009 @ 10:32

    Gabriel: Não da! somente via Twilight Hack com versao 3.4

    ricardo: nao descompacta a imagem!, so tira do rar e depois vai no nero e grava 4x a iso

  71. Paulo comentou em 14/01/2009 @ 16:31

    Solid, meu wii está na versão 3.3U

    As vezes acontece de dar erro e o wii pede pra ejetar o disco e desligar o wii… isso ocorre pq o meu wii é destravado ? como arrumo isso ? é o chip ou a versão 3.3 que faz isso ?

  72. Nick comentou em 14/01/2009 @ 22:55

    aki, uma duvida, meu wii eh chipado, mas eu gostaria ter instalar pelo metodo 2. Dá certo??

    obrigado.

  73. joao comentou em 15/01/2009 @ 8:25

    ola abrigado se de ou nao mais gostaria de saber pq meu pc nao le o cd do wii dis que nao tem cd

  74. joao comentou em 15/01/2009 @ 8:27

    sera se tem programa que abre o cd do wii no pc obrigado

  75. Brenno comentou em 15/01/2009 @ 12:00

    Paulo: o erro ocorre porque vc ta tentando rodar jogos trutchados ou sem autorização (erro 001, mas não aparece na tela que esta com erro). Eu te arrecomendo a fazer um Downgrade para a versão 3.2, se estiver afim me manda um e-mail pedindo o tutorial que eu ajudo e ja ajudei muitas pessoas beuleal@hotmail.com

    Nick: Dá sim!

    joao: é que os discos de jogos de wii tem 3 partiçoes e seu computador quer recomnhecer como se tivesse 1 partição, então para você modificar suas imagens, vc deve utilizar o nero ou o imgburn para criar a imagem do disco no pc e utilizar o wiiscrubber para modificar.

    Abraços!

  76. joao comentou em 16/01/2009 @ 0:33

    wiiscrubber e o imgburn e mesmo asim ele dis que meu pc e cego ele nao le o cd do wii vc pode me da uma ajuda para meu pc le o cd do wii e eu poder gravar ele no iso muito obrigado valeu

  77. Brenno comentou em 16/01/2009 @ 13:55

    cara, é o seguinte, você primeiramente, deve criar a imagem do jogo no pc e salva-la como iso, isso vc faz pelo nero ou pelo imgburn. Após isso, vc vai, usa o wiiscrubber, da load iso e pronto, vc vera oas nomoes dos arquivos que estão dentro do cd.

  78. Gunicoca comentou em 21/01/2009 @ 19:56

    A versão do meu wii é 3.3u, isso quer dizer que eu tenho que fazer pelo Twilight hack ?(por favor respondam)e parabens pelo blog.

  79. Fabio Vieira comentou em 25/03/2009 @ 16:46

    Atualizei o meu wii, e o mesmo atualizou para a versao 4.0u, consigo fazer rodar o homebrew?
    Instalalo na verdade pois nao tinha ele antes
    Tipo eu tinha a versao 3.1u e foi agora para uma versao 4.0u
    Como posso intalar o homebrew?

  80. Lênin comentou em 28/03/2009 @ 12:57

    Ow eu comprei meu wii sem o chip mais “novo” (o que roda mario kart e tal…) entaum eu uso cd ou otro jeito?

  81. Hugo Luchetta comentou em 29/03/2009 @ 22:43

    Então galera, é o seguinte ;~
    Esse macete aí, é pra rodar arquivos .WAD baxado no pc né? Meu Wii é 4.0u. Queria saber, igual o Fabio Vieira, se no 4.0u tem como rodar o homebrew, e qual o método (1 ou 2) que vocês acham melhor ae. Queria usar o SD card, pq não tenho muita paciencia pra ficar seguindo Tutorial pra fazer o HACK :~.
    Obrigado por tudo, e parabéns pelo blog :D

  82. Aron comentou em 12/04/2009 @ 19:43

    Posso ulitilizar um dvd do zelda twilight princess falso?

  83. ttudo comentou em 14/04/2009 @ 22:08

    como faço para saber a versão do wii?
    e também como arrumo relogio etc?quando entro em setings ele fica numa tela brancacom 3ponts no canto????eh algumacoisa com o twilight hack?

  84. eduardo comentou em 19/04/2009 @ 1:52

    ai galera….tem noticias do home brew pra ver 4.0…me fudi …atualizei sem querer quando coloquei a wire lessa aqui….na verdade foi sem querer querendo….

    mas e ai….alguem tem noticias…..?
    posso instalar direto via sd?

  85. Lucas comentou em 09/05/2009 @ 17:10

    Olá pessoal, meu wii tem o firmware 3.1. Queria saber se posso instalar o homebrew channel tranquilamente por dvd sem problema de incompatibilidade?
    Obrigado.

  86. Weailus comentou em 21/06/2009 @ 9:56

    Olá ! Meu Wii é americano mas eu não possuo o jogo zelda twilight princess… porém eu tbm possuo um GameCube com o jogo original do Zelda Twilight.. Seria possivel realizar o processo com êxito utilizando o jogo para gamecube no wii ?

  87. Weailus comentou em 21/06/2009 @ 9:57

    Olá ! Meu Wii é americano mas eu não possuo o jogo zelda twilight princess… porém eu tbm possuo um GameCube com o jogo original do Zelda Twilight.. Seria possivel realizar o processo com êxito utilizando o jogo para gamecube no wii ?

  88. K-Neg comentou em 06/07/2009 @ 11:43

    entao,como instalo na 3.4u , falaram que p metodo 1 funciona,é verdade?

  89. bruno comentou em 12/08/2009 @ 15:28

    e aew tenho uma duvida , o meu wii é desbloqueado e eu tenho ele na verçao 4.1u e é NTSC teria como eu instalar o homebrew ?????

  90. eden comentou em 16/08/2009 @ 18:08

    posso gravar em um DVD-RW Philips?

    obrigado

  91. guido comentou em 18/08/2009 @ 17:12

    oi,
    baixei o arquivo referente ao homebrew usa , depois extrai o arquivo mas não tem nenhum arquivo .iso na pasta?????você poderia me ajudar??

    até mais…..

  92. PAULO RENATO comentou em 20/08/2009 @ 14:34

    MEU WII ERA EUROPEU, MUDARAM ELE PARA AMERICANO,. QDO EU FOR BAIXAR O HOMEBREW EU BAIXO CONSIDERANDO MEU WII AMERICANO OU EUROPEU? E ISSO DE MODCHIP? O MEU ESTA 3.2U…. PRA Q SERVE MOD CHIP? QUE ARQUIVOS EU PRECISO BAIXAR PRA INSTALAR O HOMEBREW NO MEU WII?

  93. Eduardo comentou em 22/08/2009 @ 21:54

    O homebrew channel acaba com o travamento do Region Free?

  94. PeDrO comentou em 13/10/2009 @ 17:00

    soh uma duvida…
    o q q eh chipado ou nao chipado
    chipado eh igual a destravado?

  95. Dryslian comentou em 14/10/2009 @ 19:32

    @TioSolid

    Tive alguns problemas para instalar o HBC e ainda nao consegui. Minha versão do Twilight eh a USA, copiei o hack, ai vem 2 saves, com o primeiro nao da certo, mais com o segundo ele executa o Installer do HBC. O unico modo para que ele executasse foi colocando o boot.elf como boot.dol. Infelizmente durante a execução ocorre um erro

    Starting Installation….
    Installing ticket…
    ES_AddTicket failed: -2011

    Installation failed!

  96. Donizildo comentou em 15/10/2009 @ 13:04

    Tenho um wii japones,tem como eu faze ele vira um americano??

  97. douglas comentou em 21/10/2009 @ 14:48

    queira uma ajuda:
    1° meu zelda não funciona, meu wii é ntsc e o jogo tbem eu coloco e a tela fica preta e trava o vg.
    tem algum programa que rode jogos de gc pal em wii ntsc?
    ^^

  98. pedro gabriel comentou em 25/10/2009 @ 16:02

    galera meu wii é desbloqueado americano e com o firmware 3.2 ou seja devo usar o metodo do DVD mas eu entro no link e nao sei o q baixar eu nao itendo ingles intao complicado eu nao to achando oq baixar o link

    qual arquivo eu baixo no link?

  99. guilherme comentou em 31/10/2009 @ 3:49

    po comprei o wii e nele tem falando que e da coreia

    mais quando eu entro na configuraçao mostra que e americano versao 3.4

    sera que ja e desbloquiado

  100. Gabriel comentou em 31/10/2009 @ 17:52

    cara me ajuda eu fui no site e qual é para baixar hackmii??

  101. alex comentou em 02/11/2009 @ 10:56

    tenho wii 3.1j destravado queria estalar o the homebrew channel e um hd como faço se puder me ajudar agradeco desde ja obrigado

  102. Bernaa comentou em 08/11/2009 @ 11:16

    ae TioSolid, cara, eu nao to achando o .iso do homebrew, você me ajuda? meu wii é USA
    Valeu

  103. Guilherme comentou em 12/11/2009 @ 5:52

    Eu ja tenho o homebrew instalado é valido atualizar ?

  104. Thomaz comentou em 17/11/2009 @ 9:14

    O meu wii é 4.0 destravado com drive key tem como fazer isso, nao tenho sd card.vlw

  105. Viel comentou em 28/12/2009 @ 10:27

    Tio Solid, valeu pelo tuto.
    Meu wii esta na versão 3.2U, quero istalar o hbc, o link que colocou para fazer o download aparece estes arquivos,

    Twilight Hack, in case you don’t already have it:
    3.3 and earlier: twilight-hack-v0.1-beta1.zip

    (MD5: 63ce2af59ba28f2507e0c5c2da60720b)
    3.4: twilight-hack-v0.1-beta2.zip
    (MD5: 4b4eae530dc94d6f1710b0a96bf9e00f)

    Indiana Pwns:indiana-pwns.zip
    (MD5: fcc198478d14d00751adef4d84a23dc6)

    The Homebrew Channel
    The Homebrew Channel is now installed using the all-in-one HackMii Installer. Please follow the instructions there for more information

    Qual eu faço download??
    Por favor me ajuda, pois sou novato em wii!
    Obrigado!
    Viel

  106. Brenno comentou em 29/12/2009 @ 17:11

    Fala viel…

    Cara como ja tive dificuldade e me ajudaram, gostaria de te ajudar também…

    você deve fazer no pc:

    - baixar o twilight hack 3.2
    - ter o zelda twilight princess
    - baixar o arquivo elf do link do tuto e colocar o .dol na raiz do seu sd, ou seja assim que vc abrir o sd ja colocar.. NAO COLOCAR EM PASTA

    no wii:

    - coloque o sd
    - abra o system menu
    - copie o twilight hack para a memoria de seu wii

    no zelda:

    - rode o jogo e rode o save do twilight hack
    - converse com o carinha la na frente
    - a tela ficara preta e pedira pra vc aperta reset… vai apertando qndo ele pedir e pronto… vc ta cm o HBC!

  107. Viel comentou em 29/12/2009 @ 17:34

    Beleza Brenno.
    Não estou conseguindo encontrar o arquivo twilight hack 3.2
    para baixar.
    Gostaria de instalar pelo dvd. Parece mais facil.
    O que achá?

    Obrigado pela força

    Viel

  108. Brenno comentou em 29/12/2009 @ 18:00

    eu tenho o twilight hack aki! passa seu e-amil te mando

    e vc disse pelo dvd… eu nao faria isso.. gastaria 4.7gb para menos de 10mb

  109. Miil comentou em 30/12/2009 @ 13:14

    Pessoal sou novato no Wii, andei lendo os comentarios mais ainda tenho uma duvida, acabei de comprar um console USA,creio que o firmware dele é 4.0 (ainda ano conferi), nao tem nenhuma modificação, qual o melhor metodo pra instalar o HBC, e como eu rodo as midias gravadas em DVD no console, e por ultimo devo tomar cuidado com as atualizações?
    Obrigado.

  110. Gustavo comentou em 30/12/2009 @ 22:22

    Então, comprei um wii americano c/ chip e queria instalar esse tal homebrew, mais dai pintou a duvida,
    ele não serve p/ ler os jogos piratas em dvd? é que eu nao tenho um sd card bom, é de 1 GB

  111. Brenno comentou em 01/01/2010 @ 9:30

    Mill: vamos la,

    - NUNCA faça atualização que a nintendo manda.
    - Para vc instalar o hbc no tijolinho, vc vai precisar do zelda e o twlight hack (acima tem um tutozinho meu)
    - quando vc disse midias em dvd, seria o que? jogos ou filmes?? Depois que vc responde te explicarei.

    Gustavo:

    - o HBC serve para você rodar aplicativos, por exemplo, ver filme em seu console, ou rodar jogos de snes, nintendo 64, game boy, sega… sem contar que você pode colocar o wad manager e instalar wads (canais)

    é isso galera! na dúvida eu to aki!

  112. Viel comentou em 02/01/2010 @ 9:24

    Bom dia Brenno.
    Vc tem algum tutorial da maneira mais facil para poder rodar new super mario bros?

  113. Edison comentou em 02/01/2010 @ 14:13

    @Viel

    instala Ios55 e a IOS53 . é mamão com açucar ‘-’

    OBS:instala essas ios via wadmanager. faça você mesmo. uma boa pesquisada no google você axa.

    OBS2: tiosolid, pq voce não aceitou meu comment anterior? T.T

    Abraços!

  114. Felipe comentou em 09/01/2010 @ 18:33

    Tiosolid, eu comprei o meu wii a 2 dias e ele eé 3.4U oqe eu faço?

  115. Eduardo comentou em 11/01/2010 @ 23:03

    esse tutorial funciona na versão 3.4e europeu?

  116. Leo-muniz comentou em 20/01/2010 @ 21:07

    Ola, pessoal. Eu gostaria de saber se e possivel fazer o procedimento do metodo 2 em meu wii USA e chipado. Obrigado pela atençao.

  117. eduardo comentou em 26/01/2010 @ 23:01

    O meu wii é versao 3.4U destravado esse tutorial serve para ele?

  118. JULIO CESAR comentou em 08/02/2010 @ 9:40

    ola. sou novo nessa area e nao entendo nada sobre isso, o meu e´3.3 U e querua roda os jogos baixados e meu wii nao tem HBC, QUERIA FAZER QUAL VERSAO DEVO INSTALAR E UMA MANEIRA MAIS FACIL COM UM SD E O SE TENHO QUE USA O ZELDA ORIGINAL OU BAIXANDO E SE POSSO USAR OUTROS.TIPO RESIDENT EVIL OU SPIDERMAN ORIGINAL E SE TEM QUE NTSC OU PAL-M OU NAO FAZEM DIFERENÇA ALGUMA… OBRIGADO PELA ATENÇAO.

  119. Sweez comentou em 16/02/2010 @ 9:28

    Oi, estou a ter um problema com o hack.
    Quando vou copiar o Twilight Hack (EUR) para a Wii system memory, aparece uma tela dizendo “you must first play this game on your console to copy save data”
    alguma ajuda?
    e’ que segui todos os passos do tutorial mas daqui nao consigo fazer nada.
    Thanks

  120. Leo-muniz comentou em 16/02/2010 @ 13:52

    Swezz, é provavel que esteja dizendo para você que precisa jogar primeiro o jogo antes de ativar o hack

  121. matheus h proença comentou em 21/02/2010 @ 21:19

    ei como eu fasso para rodar o homebrew chanel beta 8 no meu wii 3.4u

  122. fabiano comentou em 24/02/2010 @ 23:19

    tenho um wii 3.3u como instalo o hbc, ja baixei no pce vi varios tutoriais sobre o assunto, agora nao tenho o zelda original e tambem o wii nao esta destravado, e possivel com algum outro jogo original????
    tenho o resident evil 4 e o call of duty 4.

  123. Pexe comentou em 27/02/2010 @ 2:51

    aew tiosolid =D sou novo aqui…
    meu wii eh 3.2U e jah veio com o HBC IOS 38 v4.18
    queria saber como faço pra rodar os jogos com o erro 002.. tipo wii sports resort..
    preciso de um SD card?
    mals se estiver no tuto errado
    desde já agradeço

  124. Renan comentou em 07/03/2010 @ 17:04

    Tio solid , Meu wii éh VEr 3.4U ai da pra fazer instalaão do HBC Via DVD ?

    Vlw , e parabéns pelo site

  125. Gugu comentou em 22/03/2010 @ 13:04

    Tio Solid, o meu WII e a versao LU66 3.4U e é chipado, posso instalar o HBC normal nele ? Vc nao teria um tuto mais tranquilo de se fazer, pois o que achei na net e muito complexo e dar medo de instalar e quebrar o VG, Obrigado e parabens.

  126. juan comentou em 26/03/2010 @ 20:01

    om meu nao deu para gravar no dvd,como posso gravar,obrigado

  127. juan comentou em 26/03/2010 @ 20:01

    o meu nao deu para gravar no dvd,como posso gravar,obrigado

  128. Fabrício comentou em 03/04/2010 @ 9:28

    Olha, o que é esse tal chipado que você fala? Seria travado/destravado?

  129. Joao Felipe comentou em 05/04/2010 @ 18:29

    o meu Wii ta com Sistem Update no 4.2U, posso utilizar o procedimento 2? sem brikar o videogame?

  130. alexandre comentou em 10/05/2010 @ 10:41

    Olá bo dia a todos sou novato … tenho um wii 4.2u destravado .. atualizei na net pensando que iria rodar todos os jogos .. tenho jogos q naum estao rodando aerosmith, ghostbuster, os outros estao normal …. se eu colocar o homebrew channel e fazer um downgrade ele vai rodar normalmente ?.. tenho medo de bricar meu wii … parabens pelo site .. obrigado valew

  131. Samuel comentou em 25/05/2010 @ 9:30

    o disco do zelda precisa ser original ?

  132. Adler comentou em 06/06/2010 @ 23:36

    A respeito do SD CARD…
    pode ser qualquer um ou tem um especifico pro Wii???
    obrigado

  133. Jose comentou em 08/06/2010 @ 10:36

    Ola acabei de comprar meu Wii no Submarino ele Veio original c/ a firm. 4.2U e serial.LU40.. Gostaria de saber se esse tutorial é recomendavel para desbloquea-lo, pois vi um outro em que diz (Instalação do HBC em Wii 4.2 “http://www.wiihome.nland.com.br/index.php?option=com_content&view=section&layout=blog&id=8&Itemid=61″) e o procedimento é diferente, será que tanto faz um ou outro, se não, qual seria melhor?… Agradeço atençao de todos.. Obrigado

  134. Julia comentou em 05/07/2010 @ 23:06

    Olá,
    Meu Wii está na versão 3.4u. E o serial começa com LU66.
    Este tutorial serve?
    Valeus

  135. ... comentou em 08/07/2010 @ 19:05

    o método do não-chipado funciona no chipado?

  136. sadi comentou em 17/07/2010 @ 19:07

    Apos descompactar nao tem o arquivo boot.dol e sim o arquivo boot.elf e mesmo???

  137. Como executar homebrew em seu Nintendo Wii usando o Twilight Hack « Tsunami-BR deixou um pingback em 02/08/2010 @ 15:15

    [...] passo que recomendo fazer após instalar o Twilight Hack é instalar o Homebrew Channel. Como ele você poderá rodar homebrews no seu console facilmente sem ter que ficar carregando toda [...]

  138. Diniz Costa comentou em 17/08/2010 @ 20:43

    Pessoal preciso de uma ajuda!
    Eu tenho uma hd externo, Lutei para aprender a colocar jogos do nintendo wii dentro dele, er facil depois que se aprende!
    mais agora estou com um problema, eu uso o programa IMGBURN, mais ele só extrai arquivo ISO do cd, agora to com jogos originais e nao consigo extrair para colocar no HD externo!
    Voces me indicam algum program para extrair o arquivo do cd original do nintendo wii.
    E que tipo de aruqivo contem no cd original, se er o ISO ou DOL , ELF?

    Agradeco a ajuda!

Faça um Comentário

Antes de deixar um comentário certifique-se de que você leu e concorda com nossa política de comentários.

Favor ler todos os comentários antes de postar. Dúvidas em como usar as informações ou programas citados nesse artigo devem ser postadas no NewsInside Fórum. Comentários com dúvidas ou perguntas referentes a uso de programas ou tutoriais serão excluídas sem aviso prévio.

Para citar um comentário anterior utilize a tag <blockquote>Texto a ser citado</blockquote>.

Usamos um sistema de moderação. Caso seu comentário não apareça na lista após ter sido enviado, aguarde até que ele seja liberado pelo sistema.

(obrigatório)

(obrigatório)