Como executar homebrew em seu Nintendo Wii via Homebrew Channel

Nesse tutorial iremos aprender como estruturar os arquivos dentro de seu SD Card para executar-los através do Homebrew Channel, uma forma simples e fácil de se rodar programas homebrew em seu Nintendo Wii.

Material Necessário:

– O programa em questão que se deseja executar;
– O Homebrew Channel instalado corretamente em seu console;
– O Meta.xml generator [LINK];
– Um SD Card.

Procedimentos:

  1. Comece conectando seu SD Card ao seu PC e de preferência formatando-o. A maioria dos desenvolvedores utiliza o SD Card em FAT16, porém consegui executar o ScummVM tranquilamente com o SD em FAT32. Caso você tenha erros de leitura dentro dos programas ou outros problemas, formate-o em FAT16 como recomendado;
  2. Descompacte os programas homebrew que deseja executar em seu computador. Crie uma pasta chamada ‘apps’ na raiz do SD Card. Dentro dela, crie quantas pastas forem necessárias para armazenar cada homebrew que você desejar colocar no Homebrew Channel, nomeando-as como julgar melhor. Dentro de cada pasta criada, coloque o arquivo .ELF ou .DOL executável da aplicação renomeado para boot.elf. Depois, crie um arquivo chamado icon.png de até 128x48pixels e copie para a pasta do programa. Esse ícone será a figura do programa no Homebrew Channel. Depois crie um arquivo chamado meta.xml com as informações necessárias sobre o programa. Utilize o meta.xml que acompanha o canal ou utilize o Meta.xml Generator. A estrutura final será a seguinte:
    /apps
      |
      /ScummVM
          |
          +-- boot.elf
          +-- meta.xml
          +-- icon.png
          +-- ...
  3. Diversos programas homebrew já acompanham seus respectivos meta.xml e icon.png. Verifique sempre antes de criar os próprios, lhe poupando tempo ;)
  4. Verifique sempre as condições de instalação de cada programa. Alguns emuladores por exemplo exigem que suas roms estejam na RAIZ do sdcard e não dentro da pasta apps. Usaremos como exemplo o GenPlusGX. A estrutura exigida para que ele rode corretamente via Homebrew Channel é a seguinte:
    /apps
      |
      /GenPlusGX
          |
          +-- boot.elf
          +-- meta.xml
          +-- icon.png
    /genplus
       |
       /roms
          |
          +-- rom1.smd
          +-- rom2.smd
          +-- ...
       /saves
          |
          +-- save1.sav
          +-- ...
  5. Em suma: A pasta genplus/roms e /genplus/saves deve ficar na RAIZ do SD, e não dentro de apps.
  6. Depois de criada toda a estrutura, basta inserir o SD Card no slot frontal do seu Nintendo Wii, abrir o Homebrew Channel e uma listagem de programas será exibida. Escolha o programa desejeado com o Wiimote e divirta-se!

22 pensou em “Como executar homebrew em seu Nintendo Wii via Homebrew Channel

  1. Parabéns pelo tutorial. Muito fácil de seguir.

    PS.:
    “A maioria dos desenvolvedores utiliza o SD Card em FAT16, porém consegui executar o ScummVM tranquilamente com o SD em FAT.”
    FAT e FAT16 são a mesma coisa. FAT32 é que é diferente.

  2. Typo meu. Eu quis dizer FAT32 não segunda citação. Vou corrigir ;)

  3. Mais um comentário de quem ainda não teve coragem de fazer: os jogos ficam gravados no Wii ou é preciso ter o SD card toda vez que for jogar? é pq eu não tenho SD e pegaria emprestado, a princípio…
    abs

  4. Gus: No SD mesmo. VOcê vai precisar dele toda vez que for rodar um homebrew. Recomendo que você compre um SD por exemplo no mercadolivre. É uma mídia bem barata e você não vai gastar muito para comprar um de 2Gb por exemplo.

  5. TioSolid vc poderia fazer um tutorial de como usar o Region Change detalhado não estou conseguindo montar o SD pra rodar no meu Wii .
    muito obrigado e desculpa o incomodo .

  6. fiz de acordo com o que vc falou, mas depois que carrega o mplayer a tela fica preta e só tirando da tomada que volta ao normal. alguma dica ? obrigado.

  7. tioSolid, tentei usar esse metodo para instalar o GekcoOS porem da a seguinte mensagem quanto tento acessa-lo pelo Homebrew Channel: “This is not a valid Wii application”. Estou com o 3.3U

  8. Gabriel Tadeu
    A versão que você usa suporta apenas arquivos DOL

  9. Continuando a pergunta de cima onde eu coloco o arquivo dol para funcionar entao?

  10. Caros colegas de forum, atualizei o meu homebrew channel, coloco td nas pastas como ensinam, mas nao abre nd, qd abro o homebrew channel fica soh passando aquelas bolhas de baixo para e cima e nao aparece nada. porque sera ?

  11. uriel voce pois o seu sd card no wii?

    e gente me respondam,quando abro o region free aparece This is not a valid Wii application

    o meu wii é 3.4U

  12. tenho uma pequena dificuldade,instalei o homebrew channel numa boa mas agora eu não estou conseguindo instalar o pacote de programas que vai dentro do homebrew,quando abro o channel ele não aparece nenhum programa o meu wii e 3,4j alguem poderia me ajudar ficarei muito grato abraço a todos

  13. posso ter no mesmo sd jogos de ds pq eu tenho um cartão sd com um espaço nesse sd sobrando e queria saber se posso compartolilhar esse espaço com jogos de ds ou até (n sei se tem como) mas poderia partcionar aguardo uma resposta.

  14. Oi, tenhu no homebrew channel o wii 64 (emulador de nintendo 64 para wii) porem quando eu vou carregar o room ele nao axa nenhuma pasta (mesmo colocando os roms na raiz) onde e como posso ler meus roms de n64? Obrigado desde já !

  15. Gostaria de saber se esta dica serve para nintendo wii original, pois o meu não é desbloqueado.
    Desde já agradeço a atenção de todos.
    Desejo para todos nintendo game maniacos um:
    Feliz Natal & Próspero Ano Novo.

  16. TioSolid tou com uma dificuldade ja tenho instalado o homebrew chanell no meu wii e ja tenho dentro da pasta apps o cios o wadmanager e o backup loader mas o k tenho k fazer agora?
    kual é a ordem pela qual tenho k instalar os programas preciso de net para os instalar?
    o k mais preciso de ter para alem do homebrew chanell para jugar jogos da wii piratas?

    responde tioSolid please

  17. Estoou com problemas para instalar o homebrew channel pois qndo coloco o sd ele abri uma caixa com uma interrogação…

  18. eu consigo por exemplo rodar um DVD que eu queimei com o jogo ou só dá pra rodar jogo a partir do SD? Obrigado. :D

  19. Aqui atualizei meu wii para rodar New mario, mais agora o Neogamma nao esta mais rodando alguns jogos. Dar o sequinte erro: DVD ERROR
    Posso formatar e instalar tudo do zero.

  20. Quando eu fiz as pastas eu não sabia onde colocar os arquivos que ele mandou baixar.

  21. Oi amigo! Parabéns pelos tutoriais.
    To com um problema! Meu wii ta funcionando legal roda todos os backups e tem o homebrew instalado. Só que agora to tentando instalar a ios224 para rodar codmw3, e quando abro o homebrew não aparece o sd só fica subindo aquelas bolhas e piscando o ícone na parte inferior da tela. Como faço para corrigir esse problema? Ja tenho todos os arquivos no sd.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Rolar para o topo