Como executar homebrew em seu Nintendo Wii via Homebrew Channel

Nesse tutorial iremos aprender como estruturar os arquivos dentro de seu SD Card para executar-los através do Homebrew Channel, uma forma simples e fácil de se rodar programas homebrew em seu Nintendo Wii.

Material Necessário:

– O programa em questão que se deseja executar;
– O Homebrew Channel instalado corretamente em seu console;
– O Meta.xml generator [LINK];
– Um SD Card.

Procedimentos:

  1. Comece conectando seu SD Card ao seu PC e de preferência formatando-o. A maioria dos desenvolvedores utiliza o SD Card em FAT16, porém consegui executar o ScummVM tranquilamente com o SD em FAT32. Caso você tenha erros de leitura dentro dos programas ou outros problemas, formate-o em FAT16 como recomendado;
  2. Descompacte os programas homebrew que deseja executar em seu computador. Crie uma pasta chamada ‘apps’ na raiz do SD Card. Dentro dela, crie quantas pastas forem necessárias para armazenar cada homebrew que você desejar colocar no Homebrew Channel, nomeando-as como julgar melhor. Dentro de cada pasta criada, coloque o arquivo .ELF ou .DOL executável da aplicação renomeado para boot.elf. Depois, crie um arquivo chamado icon.png de até 128x48pixels e copie para a pasta do programa. Esse ícone será a figura do programa no Homebrew Channel. Depois crie um arquivo chamado meta.xml com as informações necessárias sobre o programa. Utilize o meta.xml que acompanha o canal ou utilize o Meta.xml Generator. A estrutura final será a seguinte:
    /apps
      |
      /ScummVM
          |
          +-- boot.elf
          +-- meta.xml
          +-- icon.png
          +-- ...
  3. Diversos programas homebrew já acompanham seus respectivos meta.xml e icon.png. Verifique sempre antes de criar os próprios, lhe poupando tempo ;)
  4. Verifique sempre as condições de instalação de cada programa. Alguns emuladores por exemplo exigem que suas roms estejam na RAIZ do sdcard e não dentro da pasta apps. Usaremos como exemplo o GenPlusGX. A estrutura exigida para que ele rode corretamente via Homebrew Channel é a seguinte:
    /apps
      |
      /GenPlusGX
          |
          +-- boot.elf
          +-- meta.xml
          +-- icon.png
    /genplus
       |
       /roms
          |
          +-- rom1.smd
          +-- rom2.smd
          +-- ...
       /saves
          |
          +-- save1.sav
          +-- ...
  5. Em suma: A pasta genplus/roms e /genplus/saves deve ficar na RAIZ do SD, e não dentro de apps.
  6. Depois de criada toda a estrutura, basta inserir o SD Card no slot frontal do seu Nintendo Wii, abrir o Homebrew Channel e uma listagem de programas será exibida. Escolha o programa desejeado com o Wiimote e divirta-se!