Fazendo downgrade de PSP firmware 2.71

Nesse tutorial aprenderemos como instalar um firmware 1.50 em PSPs utilizando a versao 2.71. Esse tutorial se aplica a PSPs usando a placa normal, ou placas TA-082 / 086 (placas do demonio).

Requerimentos:
– Um PSP rodando o firmware 2.71 (item muito importante);
– Bateria pelo menos 75% carregada. Recomendo usar o PSP no recarregador para evitar maiores problemas;
– Eboot oficial Sony do firmware 1.50 [LINK] – Pacote de downgrade para placas TA-082 / 086 [LINK]; –OU–
– Pacote de downgrade para placas normais [LINK]

Em principio, voce deve primeiro identificar qual placa mae seu PSP possui. Existe uma forma simples e basica de se fazer isso sem ter que desmontar seu handheld. Apenas olhe a figura abaixo, e caso seu PSP possua inscriçoes, como as mostradas na figura, seu PSP possui uma placa TA-082 ou 086. Caso nao tenha nada, voce possui um PSP “normal”.

Tutorial:

  1. Comece baixando o pacote de downgrade correspondente a sua placa-mae;
  2. Extraia o conteudo da pasta MS_ROOT do pacote na raiz do seu stick;
  3. Baixe o eboot oficial Sony para o firmware 1.50, renomeie-o para UPDATE.PBP e copie para a pasta /PSP/GAME/UPDATE TOMANDO O CUIDADO para nao sobreescrever o arquivo EBOOT.PBP ja existente;
  4. Navegue ate o diretorio PHOTO do seu PSP, e escolha a pasta HEND e abra-a. Caso o exploit HEN for executado corretamente, seu PSP ira piscar uma tela VERDE. Caso contrario continue tentando ate a tela verde ser exibida. Para verificar se o HEN foi executado corretamente, vá ate System Settings > System Information e verifique se “2.71 HEN” é exibido. Caso contrario, tente ate que o HEN seja executado corretamente. Caso “2.71 HEN” esteja sendo exibido, prossiga SEM DESLIGAR SEU PSP a partir desse ponto;

  5. Caso possua uma placa mae TA-082 / 086, execute o 1.5 Enabler. Quando for questionado sobre a alteraçao da idstorage key, pressione X.

  6. Apos a execuçao do mesmo, voce ira voltar ao XMB. Execute o PSP Update X.YZ.

  7. Apos a finalizaçao do update, voce ira ser questionado para pressionar X para reiniciar seu PSP. Faça-o. Apos isso voce ira receber uma tela azul pedindo para voce restaurar suas configuraçoes. Pressione O e refaça as mesmas.
  8. Parabens, voce ja esta no firmware 1.50. A partir daqui voce ja pode instalar um firmwae OE / M33

76 pensou em “Fazendo downgrade de PSP firmware 2.71

  1. Eu para fazer um downgrade utilizo a bateria pandora e mais facil.
    ainda nao utilizei este sistema mas vou fazer uma experiencia.
    ja alguma vez tentou?
    Muito obrigado

  2. Corri os passos quase todos mas tenho um problema depois de executar o UPDATe X.YZ ele renincia e diz( Impossivel ler este jogo”80020148″)…
    o que deva fazer?

  3. BifeTek, verifique se o hen foi executado corretamente. Você pode ir até a system information e verficiar se está mostrando 2.71 HEN. Caso não esteja, reinicie seu PSP e tente novamente até funcionar :)

  4. Esta com a versão correcta 2.71 HEN.
    Pelo erro que é, e pelo que pesquisei parece ser por causa do Stick ser falso não ha maneira de o tornar verdadeiro
    Tenho um Stick SanDisk de 2Gbs
    Cumps

  5. Ae pessoal, alguém sabe me dizer se esse tutorial funciona para o FW 2.60 e Placa IC1003 (TA-082)?
    puta merda, devo ser muito zé mesmo, estou com cagaço de executar e travar o PSP.
    Se alguém puder dar uma força dtadeu@hotmail.com agradeço, vlwww

  6. Olá…tenho um 2.71 com placa TA 82 se fizer exactamente o k ai está não corro risco nenhum de bricar minha psp??? obrigado…

  7. depois de por isto td na PSP é so por os jogos no cartao de memoria?

    obrigado!!

  8. Fred, sim, INSTALE o custom 2.71 como ensinado no tutorial, dai sim, só correr pra alegria!

  9. dae gtalera vo tenta mas se nao der vaso si vude huahuahuahuahuahuahuahuahuahuahauh…..
    nao da nada so 700barao posto fora hauhauhauhauhauhauhauhauh…

  10. Olá tenho um PSP atualizado agora para 2.71 mas sem placa TA-082 o problmea eh q eu li aí que se for usuário com placa TA-082 faça isso…mas eu não sou e eu não vih instruções para não-usuarios da placa.Eu devo fazer a mesma coisa?

  11. Juan, o processo é o mesmo, apenas o pacote de downgrade que vocÊ vai ter que baixar que é diferente

  12. eu kuando vou a pasta hend tenho la uma imagem ke diz rand e essa??

    respondao o mais rapido possivel e urgente

    o meu email e (diorroro@hotmail.com)

  13. eu faco todos esses passos mas quando vou nas fotos tem 2
    arquivos no psp um escrito rand e o outro esta com os dados
    corrompidos,o que faco?

  14. Yaee TioSolid!! Primeiramente parabens pelos tutoriais e por todo o site!! O melhor no assunto!!
    Tenho uma duvida… apos eu fazer o downgrade para o FW1.5 eu preciso instalar um custom certo… Ai eu posso intalar qqr um (M33)?? tem q ser uma versao 2.71 ou posso instalar direto a mais atual 3.9 (acho)?? pode isso?? ou soh vai aceitar a 2.71 mesmo?
    valew aeee briigadoo

  15. Exato Thitatsuo, você vai instalar um M33 “por cima” do seu 1.50. Porém por limitações do próprio PSP você não pode ir direto para o 3.90 M33, sendo assim, deve instalar primeiro o 3.52 M33 e depois o 3.90 M33 ;)

  16. Estou com duas duvidas:

    Quando vc diz: “Um PSP rodando o firmware 2.71”
    Pergunta: o meu PSP esta com o 2.71 oficial, posso fazer o downgrade?

    Quando vc diz: “Extraia o conteudo da pasta MS_ROOT do pacote na raiz do seu stick”
    Pergunta: Copio a pasta “MS_ROOT” e seu conteudo na raiz do stick ou a pasta “PSP” e seu conteudo na raiz do stick?

  17. kra eu nao sei se meu psp e destravado ou nao vou em atualizacao ta la ver2.71 porem quando preciono aparece que o softwere e 3.30 e nao precisa actulizar e nao consigo estalar nemhun emulador nele um abraco e me responda

  18. Aee TioSolid!! Valew aee!!! vou fazer isso q vc disse entao! abracos

  19. Vinicius: Sim, você está correto. deve estar rodando o 2.71 (que é o seu caso) para que o downgrade funcione. E você deve copiar a pasta PSP e seu conteúdo para a raiz do stick :)

    Fernando: Evite estalar emuladores pois pode por fogo em seu PSP por causa dos faíscas. e Se você não sabe, provavelmente não deve estar destravado, já que não roda emuladores.

  20. TIO SOLID, to penando pra desbloquear o meu psp, bom ele é um psp fat – versão firw 2.71 – placa TA-082 sei porque tem aquela marcação IC 10003, cara fiz do mesma forma que tá no tutorial baixei tudo que ta ai inclusive na pasta ms_root tem até um virus, mas meu pc foi mais rápido, so que não da certo na pasta fotos não aparece nada de HEND, aparece dados corrompidos. Desde já agradeço me da uma ajuda. valeu.

  21. ah sobre o virus bom meu pc identificou como virus achou esse ai ( Bloodhound.Exploit.166 ) dentro da pasta HEND quando eu extrai do zip, nome fantasia ( loadbinary.tif ) gostaria de uma resposta se é virus ou componente e se é por isso que não to conseguindo aqui obrigado. se não for virus desculpa mas é que o pc que identificou.

  22. Fabiano, fique sossegado que não tem virús não, deve ser por causa do exploit do PSP. Pode rodar sem problema

  23. TIOSOLID. NÃO TA DANDO CERTO ACHO QUE É DEVIDO ESSE Bloodhound.(Exploit).166 ESSE EXPLOIT OU MELHOR ESSE NOME TODO AI MEU PC NÃO TA DEIXANDO PASSAR , SERÁ QUE É POR ISSO QUE O HEND NÃO QUER ABRIR? ME AJUDA PORQUE QUANDO O PC IDENTIFICA COMO VIRUS ELE JOGA ALTOMATICAMENTE PRA QUARENTENA. ABRAÇÃO. E NOVAMENTE DESCULPA

  24. Sim Fabiano, é por causa disso. Desative seu antivirus enquanto roda o programa e você não terá problemas.

  25. TIOSOLID QUANDO VC DISSE PRA EXTRAIR A PASTA MS_ROOT NA RAIZ DO MS O QUE DEVO FAZER POIS LA JA TEM UMA PASTA PSP DEVO SUBSTITUIR MAIS AI VAI SUBISTITUIR A OUTRA QUE JA TINHA COM NOME PSP COM OS ARQUIVOS (GAME, MUSIC, PHOTO, SYSTEM, SAVEDATA,COMMON) DENTRO

  26. TALVEZ FICOU MEIO CONFUSO NO QUE EU DISSE VAMU LÁ QUE VC É O CARA E ESSE TUTORIAL SEU FOI O MELHOR QUE JÁ VI.

    ANTES DE MAIS NADA ELE É PSP FAT – VERSÃO 2.71 – PLACA TA-082. PRA FICAR MELHOR E VC ME AJUDAR.

    PRIMEIRO DENTRO DO MEU PSP TEM A PASTA PSP E DENTRO TEM AS PASTAS (GAME, MUSIC, PHOTO, SYSTEM, SAVEDATA,COMMON). AI VC DISSE PRA EXTRAIR A PASTA MS_ROOT NA RAIZ É ISSO OU O CONTEUDO DA PASTA MS_ROOT NA RAIZ, PORQUE O CONTEUDO DA PASTA MS_ROOT TEM A PASTA PSP SE EU SUBSTITUIR VOU PERDER AS SUBPASTAS.
    CARA DESCULPA MAS SOU MEIO LENTO PRA ENTENDER AS COISAS.
    ME DA UMA LUZ OU ME ADICIONA NO MSN (fabianogiu@hotmail.com)PRA RESOLVERMOS ISSO QUERO JOGAR O MAIS RAPIDO POSSIVEL TO COM A FACA MAS FALTA O QUEIJO.RSRS ABRAÇÃO

  27. Exato Fabiano. Tudo bem já ter uma PSP lá, é normal. O que o pacote vai substituir é somente os arquivos que estão la dentro ,e não vai apagar nada que você já tenha

  28. TIIOSOLID. FIZ DA MANEIRA QUE ESTA AI POREM APOS RODAR O 1.5 ENABLER E APERTA X PARA A PERGUNTA ELE TA COM A SEGUINTE MENSAGEM ( Current Key 5 first longword is 0x436C6B98
    1.50 will run on this PSP.
    Press 0 to exit.
    O QUE EU FAÇO ISSO TA CERTO OU TENHO QUE APERTA ALGO AGORA POIS ERA PRA TER VOLTADO AO XMB. OBRIGADO E TO AQUI SE TIVER COMO RESPONDER

  29. CARO TIOSOLID NÃO ESPEREI SUA RESPOSTA SOBRE O QUE EU DEVERIA FAZER APERTEI O DEPOIS DA MENSAGEM ELE VOLTOU AO XMB RODEI A VERSÃO E DEU TUDO CERTO.
    TE AGRADEÇO DE CORAÇÃO PELA ATENÇÃO, SEM SEU TUTORIAL MARAVILHOSO E PERFEITO EU NÃO TERIA CONSEGUIDO. E PODE APOSTAR QUE VC É O CARA E QUEM PRECISAR DESBLOQUEAR EU INDICAREI SEU TUTORIAL. AH O QUE ACONSELHA QUE UM PSP TENHA TIPO QUE COISA BOA POSSO COLOCAR NELE, VC JÁ TEM A MAIS TEMPO DEVE SABER O QUE TEM DE BOM E RUIM OBRIGADO MESMO ASSIM FUI.

  30. AH ESQUECI AQUELES ARQUIVOS QUE COLOQUEI NO PSP AINDA VOU PRECISAR OU POSSO APAGAR DO MS OU PRA QUE EU POSSA RODAR AS OE OU M33 EU AINDA PRECISO DELES.

  31. Então Tiosolid, Fiz o processo como está no tutorial, pergunta :
    Devo extrair a pasta MS_ROOT para f: ou PSP ?
    copiando para f: nao apareceu nada na pasta fotos
    copiando para pasta PSP, apareceu o orquivo de foto mas quando entro nele, fica uma tela azul e o PSP é desligado. e a versão continua 2.5. e agora o q fazer ?

  32. Caro TioSolid! Estou seguindo o Tutorial como descrito, mas no item 4 quando diz para no diretorio PHOTO, escolher a pasta HEND e abrí-la, onde executado corretamente, seu PSP ira piscar uma tela VERDE, não acontece nada, somente aparece a foto chuviscada que nele contém. Já tentei inúmeras vezes. Só para saber, meu pspFat tem o sistema 1.51.

  33. TioSolid, tenho a PSP normal…

    Software de Sistema: Versão 3.60

    A imagem que me aparece é a RAND também… Uma imagem que parece o ecra de televisao que nao funciona….

    Copiei tudo como diz no tutorial, mas depois disso nao sei o que tenho que fazer…

    Se puder me explicar por MSN, agradecia imenso! (ricardo_ffs1988@hotmail.com)

    Abraço

  34. Mais Ricardo: Se seu PSP é 3.60 não irá funcionar esse downgrade que é somente para o 2.71

  35. Não me sabe dizer como tenho que fazer? Por favor…

    Já procurei em mais de 15 fóruns e não encontro nada que me resolva o problema….

    Tenho a PSP “Fat” com o software versão 3.60…

    Tenho um cartão SanDisk – Memory Stick PRO Duo 1.0GB – Magic Gate…

    A bateria tá normal, não tá mexida nem nada…

    Queria evitar de abrir a bateria para não danificar ela….

    Por favor, se puder, me diga o que tenho que fazer, quais os downloads que tenho de fazer, etc…

    Obrigado,
    Ricardo

  36. Eai galera eu tenho um PSP versão 2.60 como faço p/ baixar o custom firmware versão 2.71?
    eu tenho medo de zicar ele !
    por favor alguem me acuda !!
    valeu

  37. galera sou eu de novo eu fui no definiçoes, definiçoes de sistema,informaçao do sistema e o software de sistema e versao 2.60 isso e o custom firmware ou nao ?
    se eu nao tiver nenhum como faço para baixar

  38. Victor: acudamos :P
    Seu firmware NÃO é o custom, ele é um Sony oficial, porém como você possui um firmware bem baixo (2.60) atualize-o para o 2.71 (NÃO MAIS QUE ISSO) e use o downgrader dessa página. É bem simples e muito mais facil que usar a pandora.

  39. Olá TioSolid!

    Primeiramente quero parabenliza-lo por todo este trabalho que você dedica a este forum, é um trabalho de qualidade e dedicação, onde sempre você está atualizando seus Links e outros. Parabéns!!!!

    Gostaria de compartilhar um ***erro fatal*** que aconteceu comigo quando executei este tutorial, meu psp era aquele da verão TA-082.

    Fiz tudo o que vc disse inclusive soldei até a bateria do psp slim para desbloquea-lo, a bateria de pandora funcionou, rodava tudo, menos os jogos “principal”.

    Quando estava fazendo esse tutorial e chegou no passo 4, pensei que ao abrir a foto algumas vezes ja tinha funcionado, dai quando cheguei no passo 5, não sabia se minha placa era TA-082 / 086, por isso pulei o passo 5 e fui direto para o passo 6!!!!!!

    Foi ai que o meu psp deu erro geral****, só escrevia KERNEL PANIC, dai ele desligou sozinho e simplesmente nunca mais aparecia imagem na tela, ou seja, ligava passava alguns segundos e desligava sem aparecer nada na tela.

    Para piorar meu cartão de memoria travou, nao reconhecia nem em windows nem em linux, cheguei até baixar programas de formatação do memori stck mas nao adiantou, li uma vez em outro forum que vc escreveu e vi que eu deveria ter feito a bkp da nand, mas eu nao fiz e a essa altura nao tinha como fazer mais nada.

    Tentei resgatar a memoria nand como vc tambem escreveu e nada consegui, pois o psp nao aparecia imagem e o cartao de memoria estava inncessivel por qualquer computador, foi ai que entrei em desespero. o cartao nao responde e o psp nao aparece imagem e logo desliga, tudo isso so por pular o passo 5 e ir direto para o 6.

    TioSolid o que vc me recomendaria fazer neste caso?

  40. Cara eu acho que no caso o que podia dar de MAIS errado aconteceu, que foi seu stick morrer no meio do caminho da atualização.

    Faça o seguinte: arrume um stick novo que você tenha certeza que funciona e instale o despertar del cementerio 7, que agora tem uma funcionalidade que corrige a IDSTORAGE (coisa que você deve ter perdido já que seu PSP morreu no meio do caminho). Como você já tem a bateria de pandora, é só instalar o M33 por cima do seu PSP brickado que tudo volta ao normal

  41. Ola

    Primeiramente quero parabenizar pelo tuto super simples e ao mesmo tempo bem detalhado

    Eu fiz todos os passos e na hora q a tela tinha q piscar verde ela piscava VERMELHA e desligava o psp, tentei inumeras vezes e cheguei a conclusão d q ele rejeitou o memory stick, por ventura eu tinha um memory stick original da sony comigo porem de apenas 128 d capacidade, mesmo assim tentei e deu certo ele esta com a versão 1.5…mas mesmo assim eu colo as isos na pasta game\isos e ainda assim ele acusa os dados como corrompidos.

    minhas perguntas são:

    1. o fato de ter formatado os 2 memory sticks apos o sucesso da operação pode ter deletado algum arquivo importante?

    2. o memory stick eh da marca lexar, mesmo q soh para arquivar os dados ele eh inutil?

    3. atualizando ele para primeiro o 3.52 M33 e depois o 3.90 M33 nesses estado q ele esta corre o risco de prejudicar uma futura tentativa de downgrade????

    desde de agradeço e aguardo uma resposta

    1 a braço e t+!!!

  42. Mr. Davids, respondendo então:

    1. Não. Todos os arquivos “necessários” já foram usados pelo PSP.

    2. Depende. Para fazer um teste 100% coloque ele no seu PC e encha-o de dados completamente. Depois tente copiar esses dados de volta para ver se tem algo corrompido. Meus 2 sticks não são originais Sony e nunca perdi nada, então não tenho o que reclamar.

    3. Não prejudica não, DESDE QUE, claro, você atualize sempre para o M33 mais novo e não para um oficial Sony (se por um oficial Sony bloqueia de novo).

  43. Valew TioSolid, era o memorystick q estava incompativel memso comprei um de 8 Giga e tah rodando blzinha agora.

    Agradeço a atenção!!!
    T+

  44. acabei de comprar um PSP + memory stik de 4 Go na Franca, eu consigo passar videos, musica e foos para o Memory tick do PSP na transferencia com o Pc, mas na hora de ves as musica , fotos e videos , nao consigo ver!!! o que tenho que fazer par ver ?
    obrigado a todos.
    D

  45. Tem muito risco de brickar o psp fazendo isso TioSolid? quero ajudar meu amigo que tem um psp fat versão 2.0, meu psp slim desbloqueado é placa mae TA-85 V2, e nao cria pandora nem a pal!!

  46. D: Formate seu stick via PSP que ele cria as pastas. Cada tipo de arquivo tem que ficar em uma pasta específica no stick.

    Eduardo: O mesmo que com a pandora. Eu já fiz downgrade assim e é bem tranquilo e rápido cara. Deixa o PSP ligado na tomada que não tem erro.

  47. OLÁ GOSTARIA DE SABER SE TEM JEITO POIS EU FUI DESBLOQUEAR MEU PSP E NÃO DEU CERTO ELE NÃO FUNCIONA MAIS ELE SÓ FICA COM A LUZ VERDE ACEZA E NÃO APARESSE NADA ME AJUDEM POR FAVOR SERÁ QUE PIFOU DE VEZ E NÃO TEM MAIS CONCERTO

  48. TENHO Q FORMATAR O STICK ANTES DE COMEÇAR A PROCEDER OS PASSOS?

  49. Cara funciono 100% eu coloquei na tomada pra nao ter risco, MTO FACIL, vlws tiosolid!!

  50. o que e a raiz do stick?
    como sou de portugal nao entendi isso.
    por favor responda o mais rapido possivel

  51. Tayob: É a primeira pasta que aparece quando você abre o stick no PSP ou no PC.

  52. a raiz do cartao e onde diz psp iso e fotos essa zona e a raiz e so por la a pasta

  53. dae galera no meu psp depois de instalar o 1.50 nao aparece no sistema hend mas aparece hend nas fostos jogos e tal

    quando executo no jogo XMB ele da erro o jogo nao pode ser executado erro 80020148

    alguem pode me ajuda??

  54. o que e que pode influenciar para que o hen nao arranque!

    ja tentei varias vezes e o maximo que acontce e desdligar o psp e eu volto a ligar e esta tudo =

    ou entao encravar e nao acontece nada

    baixei o pack pa ta 82 pois a minha tem o ic 1003 por isso julgo ser este pack nao?

  55. Ola! Tenho dúvidas quanto ao meu Psp Fat com fw2.71 se-b. Ele não roda jogos de psx, não importa se eu instalo emuladores e, ou, apenas as isos dos jogos. No entanto, ele roda emuladores de GBA, N64, SNES,…etc. Ele só não roda os jogos de psx. Voçê pode me ajudar ? Muito obrigado !

  56. Olá, antes de mais nada…Obrigado pelo belo tutorial!

    Estou com a seguinte dúvida…meu PSP é versão 2.0 com placa normal. Eu faço da mesma forma que faria se a versão fosse 2.71??? Te pergunto isso pois quando rodo o HEND no meu PSP, o luz laranja fica acessa direto e o PSP desliga sozinho….Oque posso estar fazendo errado? Aproveito para registrar que o cartão de memória que estou usando tem apenas 32MB…Pode ser isso?

    Abraço,

    Victor Melo.

  57. caros amigos acabei de adquirir um psp, mais vejo que terei de destrava-lo para ter total acesso aos seus componentes, vejo que existem muitos programas para baixar e instalar sera que vcs poderiam me ajudar?

  58. E ai gente, tou com um problema, fiz tods os passos, o psp esta com o fw 1.5 mas nao sei porque ele nao atualiza mais, nem com o 3.52 m33…nem com mais nem com os orginais, por favor oque devo fazer???
    o meu psp é o placa TA-082 ou 086, fat, então que puder me ajudar me a um toque.
    valeu.

  59. Oi, eu fiz todos os passos que há no tutorial, meu psp é o fat, e tem as inscriçoes de IC1003, quando finalizei o processo e iria começar a definir novamente as cofigurações, ao inves de começar a configurar, a tela desligou e não posso fazer nada no psp, eu tento desliga-lo para reiniciar porem ele pisca a tela do menu azul e volta a desligar, gostaria muito que respondesse, pois tenho muito medo de ter estragado o psp e causado algo irreparável

  60. preciso de ajuda =)

    quando eu chego no passo 4 e abro a pasta HEND e nao acontece nada =/ ; o que ta dando de errado ?

    desde já , obrigado .

  61. Bom brother to com o seguinte problema ..
    Comprei um psp usado com firmware se naum me engano 3.71.. ele tava funfando belezinha .. dai inventei de atualizar (tremenda cagada eu sei), e atualizei pro 6.10 agora essa merdinha naum quer ler mais os jogoos .. to puto e sem o que fazer .. posso seguir seu tutorial ou tem algo de diferente que tenho que fazer ? Ajuda aew plz ! T.T

  62. não consigo executar a arquivo na pasta photos. O meu psp está com a verão 6

  63. Tenho um PSP que fiz upgrade do firmwere 2.71 para 2.82 posso fazer downgrade usando esse mesmo tutorial?

  64. ola. olha preciso da sua ajuda a minha versao é 3.93 e a placa é IC1003 é a TA, entao baixei o pacote de TA + 1.50, mas quando vou na pasta photo e faço iniciar o Hend ele nao faz nada so mostra a imagem distorcida, o que posso fazer? ou voce pode colocar o link para eu fazer o downgrade de 3.93 para 1.50? obrigado!

  65. Boa noite, gostaria de saber se tem como alterar o FW 6.20 da PSP 3001, pois fiquei sabendo que a PSP 3001 só pode ser desbloqueado na FW 5.3, tem como fazer alguma coisa ou se tem um tutorial.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Rolar para o topo