Como instalar e usar o DOSBox no PSP

Nesse tutorial iremos aprender como usar o DOSBox no PSP. Para quem não conhece, o DOSBox é um programa que visa emular um ambiente MS-DOS completo, com som, mouse e joystick. Através dele, você poderá rodar centenas de jogos antigos e até o Windows caso tenha paciência para configurar tudo. Nesse texto você vai entender como funciona o DOSBox e como rodar jogos nele.

Eu preparei um pacote especial com a última versão do DOSBox mais um gerenciador de arquivos que irá facilitar sua vida em uns 400% ao usar esse programa. Todos os exemplos aqui partem da premissa que você irá usar o meu pacote e o DOS Navigator (incluído no pacote). O config incluído nesse arquivo não foi criado por mim, e sim por um usuário do fórum ps2dev. Todos os créditos reservados a ele. Eu apenas atualizei o DOSBox existente no pacote dele.

Material Necessário:

– Pacote do DOSBox [LINK]

Irei dividir o tutorial em 3 partes: Usando o DOSBox PSP, Instalando e rodando jogos no Stick e configurando o DOSBox.

Usando o DOSBox PSP:

O DOSBox, como você já sabe, é um emulador completo do MS-DOS, sendo assim, depende de um teclado para entrada de dados. Como o PSP não possui um teclado, usa-se a biblioteca p_sprint para envio das teclas. A primeiro ponto, parece bem complicado usar o teclado, mas depois você irá entender como ele funciona.

Ao instalar o pacote disponível aqui, o DOSBox irá iniciar automaticamente dentro do DOS Nagivator, e você poderá usar o analógico para navegar entre as pastas exibidas no programa. Por padrão, o analógico funciona como o mouse, e o L e R como botões esquerdo e direito do mouse. Outra coisa que você tem que entender é que o DOSBox possui dois modos de digitação, que irei chamar de Modo Teclado e Modo Input. Explicando:

Modo Teclado:

Todas os botões do PSP funcionam como teclas de um teclado, porém através de combinações. Através delas, você poderá digitar qualquer tecla de um teclado comum através dos botões do PSP. Nesse modo, o PSP irá aceitar SOMENTE as seguintes combinações:

Teclado DOSBox PSP

Código de cores:
Códigos brancos: Devem ser pressionados PRIMEIRO;
Códigos verdes: Devem ser pressionados por ÚLTIMO;
Códigos Vermelhos: Teclas de HOLD (explicado mais para frente);
Códigos Azuis: Teclas especiais (explicado mais para frente);

Pode parecer complicado, porém é muito simples depois que você entende como funciona. Por exemplo, como você faria para digitar a letra a? Olhando a figura você tem uma combinação sobre a letra a, que é Triângulo e Círculo. Então para digitar um a, basta apertar Triângulo, e depois Círculo. Difícil né? :)

Vamos supor que você deseja digitar tio, o que você faria? Basta apertar Quadrado, Triângulo (t), Círculo, Círculo (i), Cima, Cima (o). Entendeu?

Repare na fileira de números. Eles possuem códigos azuis. Para usar esse modo do teclado, segure para trás, depois aperte X. Use os números que desejar e depois pressione e segure para trás novamente, depois aperte X. Por exemplo, você supor que você queira digitar 1oi2oi:

1: Segure para trás, aperte X, solte para trás. Aperte Quadrado, Quadrado (código do 1). Segure para trás, aperte X, solte para trás;
o: Cima, Cima (código do o);
i: Círculo, Círculo (código do i);
2: Segure para trás, aperte X, solte para trás. Aperte Quadrado, Triângulo (código do 2). Segure para trás, aperte X, solte para trás;
o: Cima, Cima (código do o);
i: Círculo, Círculo (código do i).

Entendido?

E para enviar os comandos vermelhos (de hold)? Vamos supor que você precise enviar um CTRL + Q para o PC, para sair de jogos com Prince of Persia por exemplo. Olhando a tecla Ctrl vemos que ela tem o símbolo da seta para trás, e na letra Q temos a combinação Quadrado, Cima. Como fazer? Como o CTRL é uma tecla de hold (vermelha), você deve apertar e segurar Quadrado (a primeira tecla do bind da letra q), depois apertar e segurar para trás. Agora solte tudo e aperte Cima (a segunda tecla do bind da letra q). Pronto, CTRL + Q enviado. Exemplos:

Tecla CTRL: Seta para trás (hold)
Tecla Q: Quadrado, Cima
CTRL + Q: Segure Quadrado, segure seta para trás, solte tudo, aperte Cima.

Tecla CTRL: Seta para trás (hold)
Tecla C: Quadrado, Círculo
CTRL + C: Segure Quadrado, Segure seta para trás, solte tudo, aperte Círculo.

Etc..

Considere isso válido para todas as teclas vermelhas (hold). Por exemplo o shift. Vamos supor que você queira enviar um A ao invés de a, como fazer?

Tecla Shift: Seta para cima (hold)
Tecla a: Triângulo, Círculo
Shift a (A): Segure Triângulo, Segure sete para cima, solte tudo, aperte círculo. Simples não?

Dai você deve perguntar, mas e se eu for jogar um jogo que tem que usar as setinhas ou o CTRL para atirar, como vou ficar apertando isso toda vez? Faz sentido, por isso criaram o Modo Input.

Modo Input:

Nesse modo, o DOSBox ignora as combinações de tecla e trabalha APENAS com inputs pré definidos. Assim, você pode jogar os jogos que quiser sem se preocupar com combinações. Se você está usando o pacote que eu passei no começo do tutorial, os inputs já definidos são:
Dpad = Setas do teclado
Triângulo = letra d
Quadrado = Shift Esquerdo
X = CTRL Esquerdo
Círculo = ALT Esquerdo

Com isso, diversos jogos poderão ser utilizados sem problemas. Os botões funcionam como teclas e o dpad, como setas. Caso você queira alterar esses inputs, leia no final do tutorial como fazer.

Agora você se pergunta: Como alterno entre esses modos? Pois bem, em qualquer momento que um jogo ou programa está rodando no DOSBox (ou até mesmo no prompt dele) você tem acesso a duas combinações para trocar os modos do DOSBox:

L + R + SELECT + direcional para baixo: Alterna entre o modo teclado e o input;
L + R + START + direcional para baixo: Alterna entre o modo mouse e joystick (no analógico). Em modo joystick, você pode usar o analógico como um joystick, para jogos como Prince of Persia, que não aceitam os direcionais.

Pronto, agora que você já sabe como controlar seu jogo, vamos aprender como instalar-los no seu stick.

Instalando e rodando jogos no stick

Comece copiando as duas pastas do pacote do DOSBox na raiz do seu stick. Repare que uma pasta chamada dosbox será criada na raiz do seu stick, é lá que ficarão os jogos. Repare que lá já existe uma pasta chamada dn151, onde fica o DOS Navigator. Caso você queira instalar outros jogos, basta copiar suas pastas ali. Depois de copiadas as pastas, execute o DOSBox no seu PSP, a seguinte tela será exibida (tela do DOS Navigator):

DOSBox PSP - DOS Navigator - diretórios

Através dela, você poderá navegar nas pastas do seu "C:" e rodar os jogos. O DOSBox funciona da seguinte forma. Ele deve montar as pastas do seu stick como unidades. No caso, o conf do nosso pacote já monta a pasta dosbox que você copiou no começo do tutorial como a unidade C:, sendo assim, quando você navega para a pasta C:\DN151, na verdade você está na pasta /DOSBOX/DN151 do seu stick :)

Sendo assim, vamos instalar um jogo em nossa pasta. Faremos o teste com o jogo Dangerous Dave. A pasta do jogo chama dangdave, e o executável do jogo chama-se dave.exe. Copio a pasta dangdave para a pasta dosbox da raiz do stick e rodo o DOSBox no meu PSP. Como ele monta automaticamente a unidade para mim, basta agora procurar a pasta do dave e rodar o jogo.

A partir da tela ai de cima, usamos o analógico para mover o mouse e clicamos (usando L) sobre o .. (selecionado em azul na figura). Isso instruí o DOS Navigator a voltar uma pasta para trás na estrutura. Como estávamos na C:\DM151 (virtualmente /DOSBOX/DM151 do stick), agora estamos na C:\ (virtualmente /DOSBOX do stick). Como copiamos a pasta dangdave para a pasta /DOSBOX anteriormente, a tela abaixo será exibida:

DOSBox PSP - DOS Navigator - diretório selecionado

Perfeito. Damos dois cliques na pasta dangdave e chegamos no executável:

DOSBox PSP - DOS Navigator - executável

Damos dois cliques no executável e o jogo abre perfeitamente. A partir dai você deve utilizar o joystick (mudando o analógico através da combinação L + R + START + direcional para baixo) e jogar o jogo normalmente. Mas e se meu jogo usa as setinhas porém usa botões mais exóticos do teclado que preciso apertar a todo momento. Como fazer um input para eles?

Configurando o DOSBox

Se você estiver utilizando a configuração do nosso pacote, pouca coisa precisa ser feita para que o DOSBox funcione corretamente. Porém se você precisa mudar as teclas do modo input para um jogo específico, vá até a pasta /PSP/dosbox e edite o arquivo dosbox.conf (qualquer editor serve, até mesmo o notepad). Navegue até o final do arquivo onde se encontram as seguintes linhas (após a marca [autoexec]):

INPUTMAP up up
INPUTMAP right right
INPUTMAP down down
INPUTMAP left left
INPUTMAP triangle d
INPUTMAP square lshift
INPUTMAP cross lctrl
INPUTMAP circle lalt

Essa teclas definem as configurações no modo input e são auto-explicativas. Vamos supor que você queira associar o botão X a barra de espaço. Basta ir na linha:

INPUTMAP cross lctrl

e alterar para:

INPUTMAP cross space

Para conferir uma lista com todas as teclas compatíveis com o comando, consulte o arquivo avail_keys.txt disponível na pasta Dosbox (que fica na raiz do stick).

Mais abaixo, temos também a seguinte linha:

SYSOPT clock 333

Essa linha configura a velocidade do PSP (clock). Quanto mais alto, melhor os jogos irão rodar, porém mais bateria o handheld irá consumir. Recomendo setar o valor oficial de 222 e ir aumentando (ou até diminuíndo mais) conforme necessário. De resto, a não ser que saiba o que está fazendo, não mexa nas outras linhas.

E é isso. Espero que vocês tenha entendido como utilizar o dosbox corretamente. Em caso de dúvidas, visite o nosso fórum e faça sua pergunta. É grátis e você pode ser ajudado por centenas de pessoas, uma forma muito melhor de obter uma resposta para sua dúvida não acha?