Como criar arquivos AT3

Nesse tutorial iremos aprender como criar (encode) arquivos AT3. O AT3 é um padrão criado pela Sony e utilizado em seus consoles e handhelds para as mais diversas aplicações. Os arquivos criados aqui podem ser facilmente utilizados em jogos convertidos de PSX para PSP. Caso queira aprender como rodar jogos de Playstation no PSP, acesse esse tutorial.

Material Necessário:

– Arquivo fonte para criação do AT3, em qualquer formato;
– O Codec do AT3 [LINK];
– O programa GoldWave [LINK] ou o AudaCity [LINK];

Procedimentos:

  1. Começaremos instalando o codec AT3 em seu computador, pois sem ele não teremos como criar nossos arquivos. Para instalar, basta descompactar o pacote do codec que você baixou acima, clicar com o direito sobre o arquivo ‘atrac3.inf’ e clicar em ‘Instalar’. Caso seja questionado sobre a instalação de dispositivos não assinados, apenas clique em Sim e confirme.
    Instalando o codec AT3  
  2. Agora iremos instalar o GoldWave ou o Audacity. As imagens do tutorial seguem o sistema do GoldWave, porém você não terá dificuldades para realizar as configurações no Audacity. Para instalar, basta rodar os instaladores do programa e seguir as instruções da tela (Next > Next > OK);
  3. Abra o Goldwave / Audacity. Clique em ‘Open’ e escolha o arquivo que você deseja converter. Aguarde o processamento;
  4. De acordo com um usuário no fórum do QJ.NET, os arquivos finais em AT3 não podem ter mais que 500kb ou serem maiores que 1 minuto. Caso necessite cortar seu arquivo para ele caber nesse padrão, selecione o pedaço que você deseja retirar e clique no comando Trim (Ctrl + T no GoldWave);
  5. Depois de tudo feito, vá até a opção Salvar Como (File > Save As…). Escolha o formato WAV, atributos ‘ATRAC3 66kpbs Stereo’. Caso deseje um arquivo com mais qualidade, você pode escolher as opções 105kpbs ou 132kpbs, mas lembre-se sempre do limite final de 500kb no arquivo. Suas configurações devem ficar como na figura abaixo: 
    Criando arquivos AT3 no GoldWave
  6. Após salvar o arquivo, você irá precisar mudar a sua extensão. Caso você já tenha configurado seu Windows para exibir as extensões dos arquivos, basta renomear o seu arquivo salvo de [arquivo].wav para [arquivo].at3. Caso contrário, abra o Windows Explorer e vá em Ferramentas > Opções de Pasta. Desmarque as opções “Ocultar as extensões de arquivos conhecidos”. 
    Configurando o Windows para exibir as extensões dos arquivos

Pronto! Para quem quer incrementar a criação de seus eboots para o POPStation, agora você já sabe como criar arquivos de som no formato AT3 (ATRAC3).

14 pensou em “Como criar arquivos AT3

  1. Não da pra clicar nesse link não TioSolid >> ”- O Codec do AT3 [LINK];” <<

  2. Ave não mesmo ahahah q descuido o meu.. Corrigido!

    PS: Detalhe que mesmo sem o link aqui, o arquivo já tem 3 downloads o.0

  3. Vlw…. ^^

    ja customizei minha eboot do Castlevania Symphony of the Night, ficou rox…

    aaaa… tipow… tem como botar akeles pequenos Videos para colocar na eboot ? se tem como faz ?

    Obrigado desde já !!!

  4. Muito legal, valeu.

    Uma dúvida: tem como fazer para colocar a música em loop?

  5. ChaosLegionPSP: EU pessoalmente não sei.. da uma perguntada lá no fórum cara..

    AkaMadoushi: Se tiver, é no programa onde você usa o AT3, e não onde cria ;)

  6. TioSolid tem algum player de at3 para pc? ja tentei de tudo nem o sonicstage reproduz essas wav’s tiradas direto dos games de psp.

    vlw;

  7. Silas: que eu saiba não cara. Se pá existe algum plugin para o Winamp, mas não sei confirmar.

  8. Eu consegui ouvir as músicas em AT3 no pc pelo Goldwave mesmo… é só abrir o Goldwave, ir em Open (Ctrl+O), e, na frente de “Arquivos do tipo:” que vai estar na parte inferior da janela que se abriu, vc seleciona “All (*.*)”, e então, escolha a música em AT3 que vc quer ouvir… ;)

    Espero ter ajudado! ^^

  9. Aew Tio Solid! Na parte de escolhe o atributo nao aparece ATRAC3 parece uns outros mas naum esse ja tentei de tudo mas naum da o q poderia ser o problema?

  10. TioSolid eu abri a imagem do “MID NIGHT CLUBE LOS ANGELES” do psp [é claro] dai eu fiu la nos arquivos de musicas e vi varias .AT3 la com mais de 500k, como por exemplo a musica do DISTURBED INDESTRUCTIBLE ela tem 1.924 megas, e a musica toca completa no game sera que eu posso criar a minha lista de musicas em .AT3 é claro e acrecentar no game pra ouvir enquanto eu jogo sem causar “BRICK OU SEMI BRICK” no meu psp?

  11. olá. estou tendo problemas. seguindo os seus tutos (converter para at3 e iso para eboot) passo a passo e fiz o eboot customizado de valkyrie profile. porem a musica q eu converti para at3 não toca qdo se coloca a seleção sobre o jogo (é nessa hora q deveria tocar né?) e o eboot, em dado momento do jogo, a tela fica preta e o jogo pára.

    alguma idéia do q falta pra mim?

    tenho um psp 3k v5.03 chen gen fullA

    thanks

  12. cara vlw vlw mesmo, fikei mais de 1 dia procurando um tuto igual ao seu, e finalmente achei, meu castlevania fico dahora brigado mesmo kebro uma arvore.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Rolar para o topo