Como criar arquivos AT3

Nesse tutorial iremos aprender como criar (encode) arquivos AT3. O AT3 é um padrão criado pela Sony e utilizado em seus consoles e handhelds para as mais diversas aplicações. Os arquivos criados aqui podem ser facilmente utilizados em jogos convertidos de PSX para PSP. Caso queira aprender como rodar jogos de Playstation no PSP, acesse esse tutorial.

Material Necessário:

– Arquivo fonte para criação do AT3, em qualquer formato;
– O Codec do AT3 [LINK];
– O programa GoldWave [LINK] ou o AudaCity [LINK];

Procedimentos:

  1. Começaremos instalando o codec AT3 em seu computador, pois sem ele não teremos como criar nossos arquivos. Para instalar, basta descompactar o pacote do codec que você baixou acima, clicar com o direito sobre o arquivo ‘atrac3.inf’ e clicar em ‘Instalar’. Caso seja questionado sobre a instalação de dispositivos não assinados, apenas clique em Sim e confirme.
    Instalando o codec AT3  
  2. Agora iremos instalar o GoldWave ou o Audacity. As imagens do tutorial seguem o sistema do GoldWave, porém você não terá dificuldades para realizar as configurações no Audacity. Para instalar, basta rodar os instaladores do programa e seguir as instruções da tela (Next > Next > OK);
  3. Abra o Goldwave / Audacity. Clique em ‘Open’ e escolha o arquivo que você deseja converter. Aguarde o processamento;
  4. De acordo com um usuário no fórum do QJ.NET, os arquivos finais em AT3 não podem ter mais que 500kb ou serem maiores que 1 minuto. Caso necessite cortar seu arquivo para ele caber nesse padrão, selecione o pedaço que você deseja retirar e clique no comando Trim (Ctrl + T no GoldWave);
  5. Depois de tudo feito, vá até a opção Salvar Como (File > Save As…). Escolha o formato WAV, atributos ‘ATRAC3 66kpbs Stereo’. Caso deseje um arquivo com mais qualidade, você pode escolher as opções 105kpbs ou 132kpbs, mas lembre-se sempre do limite final de 500kb no arquivo. Suas configurações devem ficar como na figura abaixo: 
    Criando arquivos AT3 no GoldWave
  6. Após salvar o arquivo, você irá precisar mudar a sua extensão. Caso você já tenha configurado seu Windows para exibir as extensões dos arquivos, basta renomear o seu arquivo salvo de [arquivo].wav para [arquivo].at3. Caso contrário, abra o Windows Explorer e vá em Ferramentas > Opções de Pasta. Desmarque as opções “Ocultar as extensões de arquivos conhecidos”. 
    Configurando o Windows para exibir as extensões dos arquivos

Pronto! Para quem quer incrementar a criação de seus eboots para o POPStation, agora você já sabe como criar arquivos de som no formato AT3 (ATRAC3).