Acessando arquivos do PC via WiFi usando o PSP

Nesse tutorial irei explicar como você pode criar um simples servidor HTTP em seu computador e compartilhar coisas com seu PSP, como fotos, músicas e ISOs, por exemplo.

Material necessário:
– Um PSP com uma conexão Wifi funcional;
– O programa HTTP Explorer (download aqui);
– Um PC com os arquivos a serem compartilhados.

Procedimentos:

Quando especifico “um PSP com uma conexão Wifi funcional” quero dizer que para esse tutorial precisaremos de um PSP com o Wifi já funcionando dentro de sua rede residencial. Em suma, você só vai conseguir acessar os arquivos de seu PC se estiver na mesma rede que ele (obviamente). Sua rede deve estar funcionando no seguinte esquema para que esse tutorial funcione:

Configuração Wifi - Clique para ampliar

Caso sua rede esteja configurada de qualquer outra forma porém seu PSP esteja na mesma rede que o PC, pode ser que esse tutorial também funcione. Qualquer problema, basta testar ;)

  1. Começaremos configurando nosso servidor de arquivos, o HTTP Explorer. Descompacte-o em uma pasta no seu computador. Como ele não precisa de instalação, essa será a tela na qual você deve estar depois de tudo descompactado:
    HTTP Explorer: Pasta do programa (clique para ampliar)
  2. Repare que nessa pasta existe uma pasta chamada “My shared folder”. É ali que os arquivos que você deseja compartilhar irão. Copie os arquivos desejados para lá, como fotos, MP3s, etc. Se quiser você pode separar tudo por pastas, porém caso você jogue tudo misturado lá, o próprio HTTP Explorer irá se encarregar de separar tudo para você;
  3. Execute o HTTP Explorer rodando o ícone ‘hexplorer.exe’. Essa é a tela principal do programa:
    HTTP Explorer - Tela Principal (Clique para ampliar)
  4. A partir dai, vamos configurar-lo para que ele funcione ainda melhor no PSP. Clique no botão ‘Configuration’ e escolha ‘General’ na aba lateral. Mude o idioma (Language) para “Português do Brasil”;
  5. Agora clique no botão ‘Shares’ para voltar a tela inicial do programa. Clique no grande botão verde nomeado ‘Start’ e pronto! Seu servidor já estará rodando!
  6. Ao clicar em Start, um pequeno botão na tela principal chamado ‘Show this shares in my Internet Browser’ será habilitado. Clique nele e o servidor abrirá sua pasta no browser de seu computador. Anote o IP que aparecerá no seu browser. Exemplo:
    Copiando o IP do browser (clique para ampliar)
    No meu caso, a URL do browser é http://192.168.0.115/, logo meu IP é 192.168.0.115;
  7. Caso você tenha algum software firewall instalado em seu computador, provavelmente uma janela de permissão irá perguntar se você deseja que o HTTP Explorer rode um servidor em seu computador. Responda que sim;
  8. Agora é só alegria! Ligue seu PSP, abra o browser e digite o IP que você anotou no passo anterior como endereço no browser e conecte-se:
    Conectando-se ao servidor de arquivos
  9. Se tudo der certo, a sua pasta compartilhada irá aparecer no PSP, em um belo skin e com seu conteúdo separado por categorias e tipos de arquivo:
    Servidor de arquivos no PSP
  10. Para baixar vídeos ou outros arquivos, basta clicar sobre eles e escolher o local de destino.

E é isso. Quando terminar de usar seu servidor, basta clicar em STOP na janela do HTTP Explorer e fechar o programa. Simples assim :)