Como enviar arquivos para seu iPhone / iTouch via SFTP

Nesse tutorial iremos aprender como enviar, baixar, editar e apagar arquivos de seu iPhone / iTouch via protocolo SFTP, utilizando o ótimo programa WinSCP. Esse tutorial parte da premissa que você já tem o serviço SSH rodando em seu iPhone e já conectou seu aparelho corretamente a sua rede Wifi.

Material necessário:

– O iPhone, já rodando o SSH e conectado a sua rede Wifi;
– O Pacote do programa WinSCP [LINK];

Procedimentos:

  1. Comece descompactando o pacote do programa WinSCP. Execute o programa e a seguinte tela será exibida:
     WinSCP - Tela de login
  2. Para o WinSCP funcionar com o iPhone, nenhuma configuração específica é necessária, sendo assim vamos direto para a guia da direita onde temos o campo de login e de host. Começaremos preenchendo o campo ‘Host Name’ com o IP do seu iPhone. Você pode ver o seu IP utilizando o excelente programa BossPrefs. Coloque root como ‘User Name’  e como ‘Password’ use alpine. Deixe o campo ‘Private key file’ em branco e altere o ‘File Protocol’ para SFTP (caso necessário). Deixe o ‘Port Number’ com o valor 22 e clique em ‘Login’ e aguarde;
  3. Uma pequena tela com as informações de login será exibida. Caso você nunca tenha logado via SSH / SFTP em seu iPhone / iTouch, essa tela ficará um tempo sem responder enquanto seu aparelho cria seu par de chaves criptográficas. Aguarde, demora uns 5 minutos quase :)
  4. Após a criação das chaves, uma tela como essa será exibida:
    WinSCP - Gerando as Chaves de login
  5. Clique em ‘Yes’. A tela principal de transferência do programa será exibida:
    WinSCP - Tela Principal
  6. A partir dai você pode navegar livremente pelas pastas como se tivesse por exemplo utilizando o Windows Explorer. As funções do programa são as seguintes, de acordo com a numeração:
    1. Exibe os arquivos de seu computador;
    2. Exibe os arquivos do seu celular;
    3. Indica a pasta atualmente aberta no seu iPhone / iTouch;
    4. Indica a pasta atualmente aberta em seu computador;
    5. Barra de acesso rápido as funções mais comuns do programa;
  7. Para copiar um arquivo para o iPhone / iTouch, basta abrir a pasta onde está o arquivo em seu computador e arrasta-lo do lado direito (1.) para o lado esquerdo (2.). Para baixar um arquivo para seu PC, basta arrastar o arquivo correspondente do lado esquedo (2.) para o lado direito (1.). Lembrando que os arquivos serão copiados ou baixados para as pastas atualmente abertas (indicadas em 4. e 5.);
  8. Caso você seja instruído a alterar a permissão de algum arquivo, você pode fazer-lo clicando sobre o arquivo com o botão direito e indo em ‘Properties’. Na janela exibida, vá até o campo ‘octal’ e digite a permissão desejada pro arquivo. Por exemplo, se um dado arquivo necessita ter a permissão “775”, digite 0775 na caixa ‘octal’, como no exempo:
    WinSCP - Alterando a permissão dos arquivos

E é isso pessoal. Caso vocês precisem enviar arquivos para pastas específicas, dêem uma lida nesse outro tutorial que mostra as pastas mais comuns do iPhone / iTouch (link soon).