Suposta foto do GP3X e GPH: A empresa que se recusa a falir

img
ago
01

Quando fiquei sabendo do GP2X pela primeira vez pensei: "Deus do céu, esse negócio vai ser o ó", considerando sua capacidade emuladorística e pelo fato dele ser completamente voltado ao movimento Open Source.

Porém quando ele foi lançado algumas pessoas reclamaram da carência de bibliotecas de programação e de alguns pequenos problemas de arquitetura, que impediam que o handheld funcionasse de forma plena. Pouco tempo depois percebi que pela parte da GPH o handheld seria COMPLETAMENTE suportado pela cena, já que eles por si próprios nunca desenvolveram um jogo oficial para o handheld nem mesmo fizeram um marketing do dispositivo fora dos sites de nicho.

Foi a partir desse ponto que percebi que o GP2X não ia ser o handheld que pensei que fosse. Apesar dele possuir programas de excepcional qualidade, como os seus emuladores e ótimos jogos homebrew, ele é um grande devorador de baterias e possui sérios problemas de desenvolvimento, como um direcional um pouco ruim e uma tela não tão propícia a imagens em constante movimento.

Mesmo assim, a GPH anunciou que faria o XGP, um portátil poderoso que seria feito para competir com os grandes como PSP e Nintendo DS. Para a sorte deles, seu lançamento nunca aconteceu.

Por fim veio o GP2X-F200, o segundo modelo do dispositivo, agora com um direcional melhorado e com tela de toque. Se tiver vendido 10 unidades fora do fórum de suporte oficial da comunidade, foi muito.

Pois bem, admitindo sua derrota (ou inexperiência como vejo), a GPH —anunciou que iria parar de produzir o GP2X—. Porém agora, me deparei com a notícia de que uma suposta foto de um GP3X teria sido revelada, e por ninguém menos que zodttd, um grande desenvolvedor de programas homebrew:

wizgp3x

Eu olhei a foto e fiquei me perguntando: Aonde estariam os botões dessa joça?

Enfim, a não ser que o GP3X rode Metal Gear 4, eu acho que a GPH deveria abandonar a ideia e entrar em um mercado mais lucrativo como os de flashcards para Nintendo DS, já que o mercado de "empresa que lança um modelo de produto atrás do outro que apesar de novos não melhoram porcaria nenhuma" já é da Apple.

  • John, The Pirate

    Olha, eu não sei se é toda a equipe que desenvolveu o GP2X que está por trás desse projeto, mas o que to sabendo é sobre isso:

    http://www.openpandora.org/

    Muito mais interessante!

    Nesse site aqui tem alguns links:

    http://www.microvintage.net/2008/01/01/pandora-prototype-game-emulation-console/

    E a descrição é essa:

    “Pandora is an upcoming hand-held gaming system that is scheduled for release sometime in 2008. The Pandora will be open source with firmware based on linux, just as its predecessor the GP2X.”

  • sereno

    “empresa que lança um modelo de produto atrás do outro que apesar de novos não melhoram porcaria nenhuma” já é da Apple.

    hehehe, exatamente assim, apesar de ser usuário de mac, tenho que confessar que é realmente assim.
    desculpe o comentário.

  • TioSolid

    Ainda bem que tive um mac user que concordou comigo!! Eu sou suspeito pra falar também pois tenho um iPod e um iPhone, mas infelizmente É assim ;/

  • TioSolid

    John, The Pirate, só para constar, eu nao bloqueei nenhum dos seus comentários não OK? É que modero TODOS os comentários com links para evitar spam desenfreado, dai como seu comment tinha o link pro site do openpandora caiu na moderação primeiro ;)

Suporte NewsInside

Playerunknown’s Battlegrounds

Gravityscan Badge