Stella rodando no Playstation 3 via Linux – Seria homebrew sem hacks?

img
jul
03

Depois de 40 anos de mercado finalmente o Yellowdog Linux do Playstation 3 foi colocado a bom uso. Apesar do SO ser todo mimimimimi no Playstation 3 possuíndo acesso limitado em tudo que tentar fazer (acessar memória, vídeo, etc), ele realmente demonstrou que pode ser utilizado para alguma coisa realmente útil quando o Stella, o melhor e mais famoso emulador de Atari 2600, foi portado para ele.

De acordo com a notícia o desenvolvedor simplesmente compilou o seu emulador no Linux do Playstation 3 e teve o cuidado de criar um arquivo de configuração especialmente desenvolvido para o controle do console. Resultado? Emulação com som e perfeita, com 100% de velocidade.

Tudo bem que você pode dizer “nha, mais é Atari 2600, meu minigame 1000-in-1 do paraguai com Tetris emula isso também”. Tá, até tem um fundo de verdade nisso tudo, porém para provar que a força é poderosa, portaram também o SNES9X do Linux pra PC para o Linux do PS3. Resultado dessa vez: Fullspeed de novo e emulação 100% perfeita.

Agora você animou né? :)

O desenvolvedor diz que logo lançará seus ports no mercado, e espero sinceramente que também explique como rodar esses negócios dentro do Yellowdog para pessoas que não tem a mínima idéia de como fazer-lo, subentenda-se eu :~

Apesar das limitações impostas pela Sony ao Linux do PS3, como temos capacidade total de acesso ao poder de processamento do reator de urânio incluído no console – reator esse que foi apelidado de processador Cell pelas massas – nenhum desenvolvedor verá dificuldade em rodar seus emuladores na plataforma, mesmo que pequenos ajustes de código sejam necessários para que a compilação possa acontecer sem problemas.

É, de uma forma ou de outra finalmente temos o melhor tipo de homebrew no Playstation 3: emuladores.

Suporte NewsInside

 

 

Ao Vivo
Twitch NewsInside