Stella rodando no Playstation 3 via Linux – Seria homebrew sem hacks?

Depois de 40 anos de mercado finalmente o Yellowdog Linux do Playstation 3 foi colocado a bom uso. Apesar do SO ser todo mimimimimi no Playstation 3 possuíndo acesso limitado em tudo que tentar fazer (acessar memória, vídeo, etc), ele realmente demonstrou que pode ser utilizado para alguma coisa realmente útil quando o Stella, o melhor e mais famoso emulador de Atari 2600, foi portado para ele.

De acordo com a notícia o desenvolvedor simplesmente compilou o seu emulador no Linux do Playstation 3 e teve o cuidado de criar um arquivo de configuração especialmente desenvolvido para o controle do console. Resultado? Emulação com som e perfeita, com 100% de velocidade.

Tudo bem que você pode dizer “nha, mais é Atari 2600, meu minigame 1000-in-1 do paraguai com Tetris emula isso também”. Tá, até tem um fundo de verdade nisso tudo, porém para provar que a força é poderosa, portaram também o SNES9X do Linux pra PC para o Linux do PS3. Resultado dessa vez: Fullspeed de novo e emulação 100% perfeita.

Agora você animou né? :)

O desenvolvedor diz que logo lançará seus ports no mercado, e espero sinceramente que também explique como rodar esses negócios dentro do Yellowdog para pessoas que não tem a mínima idéia de como fazer-lo, subentenda-se eu :~

Apesar das limitações impostas pela Sony ao Linux do PS3, como temos capacidade total de acesso ao poder de processamento do reator de urânio incluído no console – reator esse que foi apelidado de processador Cell pelas massas – nenhum desenvolvedor verá dificuldade em rodar seus emuladores na plataforma, mesmo que pequenos ajustes de código sejam necessários para que a compilação possa acontecer sem problemas.

É, de uma forma ou de outra finalmente temos o melhor tipo de homebrew no Playstation 3: emuladores.

Stella rodando no Playstation 3 via Linux – Seria homebrew sem hacks?

2 pensou em “Stella rodando no Playstation 3 via Linux – Seria homebrew sem hacks?

  1. Aiiiiiii SONY… DEMOROU XEGOU!

    É chegada a hora do PS3 ser hackeado de vez. Tudo que é port de emuladores e jogos homebrews agora vão pro PS3, assim como ta sendo pro Wii.

    Vai ser uma maravilha =]

    Eu ñ tenho um PS3 nem tenho pretenção em ter. Quero ter um 360 ainda, mas curti a notícia, diga-se de passagem =]

  2. Gostei da brincadeira… é uma boa idéia. Estou instalando o Yellow Dog Linux aqui no meu PS3 para ver se é complicado demais compilar um emu nessa plataforma.

    Outro dia li um papo sobre um Fedora rodando em PS3, mas não consegui comprovar se era verdade. Se for, pode não sofrer as mesmas limitações impostas pelo YDL, facilitando ainda mais a vida.

Comentários estão fechados.

Rolar para o topo