Sony confirma que dados dos usuários da PSN foram roubados – saiba como se proteger

img
abr
27

Como vocês donos de PS3 devem saber, a PSN está fora do ar durante toda essa semana. Nos últimos dias a Sony publicou alguns posts no seu blog explicando a situação porém apenas ontem o REAL motivo para a PSN estar fora do ar foi revelado: A rede da Sony foi hackeada e os dados das contas de todos os usuários foram roubados. Para quem não compreendeu a frase anterior, os seguintes dados da sua conta da PSN agora estão na mão de hackers:

  • Nome, Endereço e email;
  • Senha da sua conta da PSN;
  • Dados do seu Cartão de Crédito, caso algum tenha sido arquivado dentro de sua conta.

Para quem nunca comprou um nada na PSN, realmente não existe muito motivo para se preocupar. Para quem tinha um cartão arquivado dentro da conta, o problema já pode ser outro. Não vou entrar na questão do “os caras são burros, nao criptografaram os dados e bla bla bla servidor com falha de segurança” porque politicagem pouca é bobagem, mas sim falar do real problema agora: Os dados roubados.

Pois bem, se os hackers roubaram esses dados com segundas intenções (venda, troca, etc) e considerando um worst case scenario, provavelmente a lista será segmentada por país (talvez até por cidade), vendida para fraudadores e esses sim, serão o grande problema nas próximas semanas. No caso do Brasil acho até bem difícil ter algum problema (já que a maioria aqui tinha contas com dados falsos para poder se cadastrar na PSN de outro país), mas é bom ficar esperto com emails falsos solicitando dados ou qualquer outro tipo de informação.

Para quem tinha uma conta com dados legítimos, a chance de surgirem emails solicitando outros dados mais sensíveis (como CPF ou telefones, por exemplo) é bem grande. Quanto ao cartão de crédito, existe uma lei que impede as empresas que processam pagamentos de armazenar o código de segurança do cartão (algumas fazem do mesmo jeito, mas por sorte não é o caso da Sony), sendo assim é praticamente impossível alguém realizar compras com o seu cartão sem ter esse código, ainda mais se seu banco possui alguma outra camada de segurança como Verified By Visa ou Mastercard Mastercode. De qualquer forma, atenção para emails suspeitos nas próximas semanas (ou meses, vai saber) que possam, por ventura, tentarem angariar esses dados. Se você é paranóico o suficiente, peça outro número de cartão de crédito para o seu banco e viva tranquilo.

Por fim, se você costuma usar a senha da sua PSN para outras contas (como email, twitter, etc), o ideal é trocar todas essas senhas o mais rápido possível para evitar problemas maiores no futuro. Para quem quiser saber maiores informações sobre o acontecido, visite esse FAQ oficial. Para quem quiser jogar online ou autenticar os jogos que são dependentes da PSN, compre um Xbox 360 ou um Wii. Ou um Master System com o addon para a SegaNET.

Suporte NewsInside

 

 

Ao Vivo
Twitch NewsInside