Sony confirma que dados dos usuários da PSN foram roubados – saiba como se proteger

Como vocês donos de PS3 devem saber, a PSN está fora do ar durante toda essa semana. Nos últimos dias a Sony publicou alguns posts no seu blog explicando a situação porém apenas ontem o REAL motivo para a PSN estar fora do ar foi revelado: A rede da Sony foi hackeada e os dados das contas de todos os usuários foram roubados. Para quem não compreendeu a frase anterior, os seguintes dados da sua conta da PSN agora estão na mão de hackers:

  • Nome, Endereço e email;
  • Senha da sua conta da PSN;
  • Dados do seu Cartão de Crédito, caso algum tenha sido arquivado dentro de sua conta.

Para quem nunca comprou um nada na PSN, realmente não existe muito motivo para se preocupar. Para quem tinha um cartão arquivado dentro da conta, o problema já pode ser outro. Não vou entrar na questão do “os caras são burros, nao criptografaram os dados e bla bla bla servidor com falha de segurança” porque politicagem pouca é bobagem, mas sim falar do real problema agora: Os dados roubados.

Pois bem, se os hackers roubaram esses dados com segundas intenções (venda, troca, etc) e considerando um worst case scenario, provavelmente a lista será segmentada por país (talvez até por cidade), vendida para fraudadores e esses sim, serão o grande problema nas próximas semanas. No caso do Brasil acho até bem difícil ter algum problema (já que a maioria aqui tinha contas com dados falsos para poder se cadastrar na PSN de outro país), mas é bom ficar esperto com emails falsos solicitando dados ou qualquer outro tipo de informação.

Para quem tinha uma conta com dados legítimos, a chance de surgirem emails solicitando outros dados mais sensíveis (como CPF ou telefones, por exemplo) é bem grande. Quanto ao cartão de crédito, existe uma lei que impede as empresas que processam pagamentos de armazenar o código de segurança do cartão (algumas fazem do mesmo jeito, mas por sorte não é o caso da Sony), sendo assim é praticamente impossível alguém realizar compras com o seu cartão sem ter esse código, ainda mais se seu banco possui alguma outra camada de segurança como Verified By Visa ou Mastercard Mastercode. De qualquer forma, atenção para emails suspeitos nas próximas semanas (ou meses, vai saber) que possam, por ventura, tentarem angariar esses dados. Se você é paranóico o suficiente, peça outro número de cartão de crédito para o seu banco e viva tranquilo.

Por fim, se você costuma usar a senha da sua PSN para outras contas (como email, twitter, etc), o ideal é trocar todas essas senhas o mais rápido possível para evitar problemas maiores no futuro. Para quem quiser saber maiores informações sobre o acontecido, visite esse FAQ oficial. Para quem quiser jogar online ou autenticar os jogos que são dependentes da PSN, compre um Xbox 360 ou um Wii. Ou um Master System com o addon para a SegaNET.

Sony confirma que dados dos usuários da PSN foram roubados – saiba como se proteger

13 pensou em “Sony confirma que dados dos usuários da PSN foram roubados – saiba como se proteger

  1. até resolverem isso ai nao vou conseguir jogar o gran turismo psp que estava na minha conta portuguesa! Agora é sacanagem, um negocio que a gente gasta dinheiro e agora nao tem como usar na hora que bem queremos… perdi 20€ :/

  2. PQP dona SonyA!
    Ainda bem que tenho os jogos, add-on e outras tranqueiras no meu pc, senão tinha tomado no CUelho….

  3. aaaaaaaaaa eusou Darkside,não me ferro nunca!
    rsrsr

    Esse foi o fatality do ano, nunca entrei na PSN e agora tenho motivos de sobra para não entrar.

    Joguem off com a galera em casa que mais divertido.
    Mas acho que foi tiro no pé dos hackers,com isso as pessoas vão se revoltar contra eles. Atacar a psn é joselitagem!

  4. E eu pensando em comprar um PS3 achando a PSN segura “pra cacete”.
    Vou comprar um, mas para Donglar ele e ser feliz na pirataria.
    “Imposto justo ou pirataria”
    Mas enfim, quem mandou viver no Brazil néh :\

  5. Meu Deus é só problema um atrás do outro com a Sony se continuar será que ela larga os consoles(dúvido), mas é isso ai a Sony tem o que merece ou pelo menos os engenheiros dela que falavam de sistemas super protegidos etc e tal isso prova o quanto tem um pessoal com grande inteligencia para quebras as barreiras impostas pelos grandes fabricantes vamos esperar para ver no que vai dar mas neste caso quem são os prejudicados são os usuários e a cena se repete a corda sempre arrebenta para o lado mais fraco.

  6. Não confundam estes Hackers que fizeram isso com o “grupo” “hacker” Anonymous que estava loicando a PSN.
    uma coisa não teve nada haver com a outra!

  7. Desbloqueram o PS3, agora desbloquearam a PSN GERAL… Sony fail!!!

  8. Como diziam antigamente bobeou dançou!!, mas pra nós tupinikins nda vai acontecer, só o chato de ficar alguns dias sem psn. Mas nda confirma roubo dos cartões de crédito e a Sony diz que havia criptografia, e também não possui o CVC ou CSC (código de segurança) então sem chances…

  9. O padrão de segurança que as empresas que aceitam cartão devem seguir, chama-se PCI DSS. Ele é que defini qual dados podem ser armazenados e quais nunca podem, como o CVC por exemplo.

    Acho que fizeram isso com a PSN pra Sony aliviar a pressão em cima do pessoal que desbloqueou geral o PS3. Vamos ver o resultado.

  10. “Para quem quiser jogar online ou autenticar os jogos que são dependentes da PSN, compre um Xbox 360 ou um Wii.”

    Depois dessa eu voltava pra casa hein kkkkk
    Cada dia que vejo uma coisa dessa tenho mais orgulho de poder jogar backups online, sem risco nenhum de banimento desde 2008 no Wii.
    E falando em risco nenhum de banimento, ja viram o x360key?

Comentários estão fechados.

Rolar para o topo