SolidTV – Resolvendo problemas de hardware

Como vocês podem ter visto já faz um tempo que não posto sobre o meu HTPC aqui no NewsInside, e isso aconteceu porque devido a problemas de hardware o meu brinquedo começou a COISAR e não está funcionando direito. Apesar de emputecido com situação acabei arrumando uma desculpa para um post novo onde vou explicar como fiz para descobrir exatamente e precisamente qual o problema do HTPC.

SolidTV – O problema

Mesmo depois de formatado e configurado,  o meu HTPC insistia em ficar instável. Como o problema era tela azul, era 99% da chance de o defeito estar em hardware já que só quem é fanboy ainda acredita nessa de "mimimimi XP trava mimimimi troque porque Windows é ruim".

Inicialmente nenhuma informação era exibida na tela azul do Windows então depois de muito mexer e contradizendo o parágrafo anterior, resolvi instalar o XP novamente. Percebi que o setup travava TODA vez no mesmo momento, que era a instalação dos dispositivos. Tentei remover a Placa de TV que pelo fato de estar gambiarrada poderia ser a fonte dos erros, mas o problema persistiu.

SolidTV – A solução

Reparei então que as vezes meu PC travava naquela tela da Silicon Image pouco depois do POST da BIOS. Presumi que fosse o HD. Testei um outro HD mas o problema durante a instalação do XP continuava. Nessa segunda vez reparei que a mensagem que recebia durante o setup era diferente da mensagem recebida DEPOIS que o XP estava instalado. Procurando pelo novo erro (STOP: 0x0000008E) descobri que o problema poderia estar relacionado com a memória, seja ela qual fosse (HD, RAM, Cache do processador, etc).

Como o HD eu já tinha trocado e não resolveu, pensei em trocar todos os outros componentes até descobrir o problema, porém lembrei de uma informação deveras importante que tinha ignorado até agora. Estava usando uma placa-mãe relativamente antiga em combinação com outros hardwares relativamente mais novos (memória e placa de vídeo). Pensei então em atualizar a BIOS para ver se o suporte poderia melhorar.

liveupdate

Resultado: XP instalou de primeira, sem engasgar.

Apesar da situação favorável sabia que o HTPC ainda estava com algum problema de algum tipo. Lendo o changelog da BIOS nova, vi que ela trazia "correções de estabilidade com alguns tipos de módulos de memória". Como o problema ao instalar o Windows parou, pude concluir que o problema era de fato a memória, e agora com quase certeza sabia que a memória em questão era a RAM.

Munido de todas as informações que precisava, rodei um Memtest em meu recém instalado Windows. Resultado? Com 0.1% de teste ele já apresentou problemas de leitura. Como estava em ambiente Windows e isso poderia afetar o resultado, usei também o boot CD de uma outra aplicação similar ainda mais poderosa, o Memtest86+, e com ele confirmei o problema:

memtest86
Não é a minha tela mas dá para ter uma idéia. No meu mostrava mais de 200 ali no "Count"
com uns 10 minutos de execução :S

Pois bem, RMA das memórias e semana que vem tem mais. Alguém ae tem alguma dica de como resolver problemas de hardware obscuros desse tipo ou já passou por isso? Deixe o seu comentário e conte para gente ;)

EDIT: Pior que o problema não era as memórias. Testei os pentes individualmente e eles funcionam :S. Tenho que usar as memos em Single Channel. Se coloco em Dual dá erros. Vai entender..

SolidTV – Resolvendo problemas de hardware

14 pensou em “SolidTV – Resolvendo problemas de hardware

  1. Eita…. direto problema de memória rola comigo… sempre uso aqueles programas de teste de memória que vem com o live cd do ubuntu hahahahahaha já me acostumei a fazer isso sempre que da algum probleminha!

  2. quantos pentes voce esta usando, e se for mais de um, eles sao da mesma marca e modelo?

  3. omfg
    algo que o tio não sabe!
    run to the hills!

    mas tio, hmm… er… meu conhecimento sobre soft/hardware eh moderado-medio-baixo (entre moderado e baixo, porem, não muito baixo assim) logo, não posso te ajudar nisso… mas eu torço pra vc ;)

    Mei de fórse bi uithil

  4. Toh vendo isso agora e, apesar de meio bebado, tento ajudar:
    Se voce nao tiver problemas especificos com o modulo de memoria (muitas vezes detonado por conta de estatica…) o problema provavelmente estara nos conectores dela.
    Nao sei exatamente a situação da placa – sei que é mais antiga, mas quanto? Quando voce atualiza a bios, uma das diversas correções é justamente a otimização de leitura e redirecionamento de dados para blocos de memoria volatil – se bem me lembro. Uma possivel solução é limpar os conectores de memoria, nao os do modulo, e sim do encaixe na placa.
    Resumindo: passa a borracha nas memorias e um paninho com alcool isopropilico nos conectores. Se estiver configurado corretamente na BIOS e os modulos estão funcionais, voce resolve o problema.

  5. Tio, me diz aí:
    1) Pelo q vi vc uma somente um módulo de memória de 2GB, certo?
    2) Procura nos torrents da vida pelo programa Eurosoft Virtual PC Check. (É um puta programa q dá boot pelo CD e vc verifica o hardware do seu PC todo) Ele faz teste de memória muito mais poderoso q o MemTest86+ e os MemTest q vem ns boots de Linux, testa placa mãe, HD, Tem teste de Strees… Ele é fhoda mesmo.

    Eu uso ele na assistência onde trabalho, e lá atende um monte de marca que monta PC e vende em sites como Americanas e Submarino. Depois q passei a usar ele, o diagnostico ficou super preciso.

    Use ele cara, e vc consegurá arrumar seu PC e deixa ele filét de uma vez por todas.

    Parabens pelo site, acompanho sempre, mas é a primeira vez q faço um post. Continue assim.

  6. kra eu já tive alguns problemas de conflito de memória em q oq travava era uma incompatibilidade entre determinada marca de memória ram e a placa em si, não sei se pude ajudar mas o meu problema foi exatamente com uma placa vudu e um processador amd,onde a placa de vídeo trazia uma incompatibilidade com a Ram e fazia o computador travar determinados processos e chegar a tela azul quase todas as vezes, no caso é um problema mais antigo mas não ouve outra solução na época a não ser trocar a placa espero ter aberto o leque de possibilidades mas infelizmente não sei como ajudar acima disso

  7. Tio, tive muitos problemas com memoria Corsair + mobo Asus. Qual modelo de Corsair que está usando? Pq eu tive que rodar uma TWIN2X4096-6400C5 a 5-5-5-18 2T a 2.00v e DDR channel Refer: DDR-vol/2+20mm .. nas tres ultimas opções de voltagem de memoria da P5N32E-SLI. Antes com tudo no auto as vezes travava no POST da bios ou dava que num tinha Bios e padia alguma midia com a Bios. Hoje está rodando direito após meses testando configurações. Ultimamente to preferindo Gigabyte. Mas isso cada um tem seu gosto e suas experiências. Espero ter ajudado, qualquer coisa só perguntar.

  8. As placas Asus são bem famosas por ter problemas com memórias, já resolvi muitos desses problemas trocando a marca das memórias, isso em alguns casos, em outros um galhinho de arruda e uma reza forte podem ser mais eficientes, mas geralmente uso a combinação kingston + asus e sempre funciona, nunca tive problema com ela, mas seria bom você dispor de um outro pente da mesma marca e de mesmo tamanho de memória, para efetuar um novo teste, caso o erro persista, é 99% de chance de incompatibilidade. Ps.: Atualização de bios da Asus é uma bosta, existem modelos que possuem mais de 10 atualizações, isso em menos de seis meses…

  9. Sobre esta placa de captura um review no site:
    http://www.newegg.com/Product/Product.aspx?Item=N82E16815116625
    será que existe este problema mesmo?

    Hauppauge Tuner Card 1045 PCI Interface – Retail
    Great below 3GB, Worthless with 4GB+
    Reviewed By: Maarten on 5/12/2008
    Tech Level: high – Ownership: more than 1 year
    Pros: This card is a great value for the money if you are looking for a card that works well in Vista (and XP), and can work with Media Center. The picture is pretty decent, and I have not had any problems installing the card.
    Cons: If you have 4GB or more memory in your computer or plan to upgrade to 4GB, this card is pretty much worthless. It stops working as soon as you upgrade your memory. Hauppauge is “supposedly” working on drivers, but the problem has been known for well over a year and nothing has been done. Worse, ask a question about it on the UK support forum and the thread gets deleted. Their answer: “Currently we do not have drivers that work”. It is very questionable whether drivers will ever be released that work
    Other Thoughts: Great card if you never expect to go beyond 3GB or so. Worthless on machines with 4Gb or more.

  10. Você teve que tirar a frente do gabinete para instalar a fonte?

  11. Antes de tudo deveria ter dito: boa noite.
    Muito bom seu artigo. Comprei o gabinete ht-3000 e me assustei quando ví a quantidade de fios que tem dentro. Se você tiver retirado a frente do gabinete pode postar umas dicas de como fez isto?

  12. Resolvi colocando a memória em Single Channel. Não funcionou por nada em Dual Channel nessa MB ;/

    Seymour: Não, coloquei tudo com o gabinete com a frente montada, não tirei ela pra nada. Eu não tive dificuldades nenhumas em usar o gabinte com a frente montada, apenas lembre-se de rotar os cabos que vêm do painel frontal pela lateral da fonte. Aqui ficou bem legal depois de montado, de uma olhada:
    http://www.flickr.com/photos/newsinside/3594098541/sizes/o/in/set-72157616649962859/

  13. Obrigado TioSolid,

    É que tem um manual na página da 3rsys que diz que para
    parafusar a fonte você deve remover a frente do gabinete.

    Você está a anos luz a minha frente neste assunto :-)
    Meu ramo é software e de vez em quando me animo de montar
    algo.
    Mas com calma e cuidado eu espero chegar lá.

    :-)
    Obrigado e boa noite

Comentários estão fechados.

Rolar para o topo