SolidTV – Resolvendo problemas de hardware

img
jun
20

Como vocês podem ter visto já faz um tempo que não posto sobre o meu HTPC aqui no NewsInside, e isso aconteceu porque devido a problemas de hardware o meu brinquedo começou a COISAR e não está funcionando direito. Apesar de emputecido com situação acabei arrumando uma desculpa para um post novo onde vou explicar como fiz para descobrir exatamente e precisamente qual o problema do HTPC.

SolidTV – O problema

Mesmo depois de formatado e configurado,  o meu HTPC insistia em ficar instável. Como o problema era tela azul, era 99% da chance de o defeito estar em hardware já que só quem é fanboy ainda acredita nessa de "mimimimi XP trava mimimimi troque porque Windows é ruim".

Inicialmente nenhuma informação era exibida na tela azul do Windows então depois de muito mexer e contradizendo o parágrafo anterior, resolvi instalar o XP novamente. Percebi que o setup travava TODA vez no mesmo momento, que era a instalação dos dispositivos. Tentei remover a Placa de TV que pelo fato de estar gambiarrada poderia ser a fonte dos erros, mas o problema persistiu.

SolidTV – A solução

Reparei então que as vezes meu PC travava naquela tela da Silicon Image pouco depois do POST da BIOS. Presumi que fosse o HD. Testei um outro HD mas o problema durante a instalação do XP continuava. Nessa segunda vez reparei que a mensagem que recebia durante o setup era diferente da mensagem recebida DEPOIS que o XP estava instalado. Procurando pelo novo erro (STOP: 0x0000008E) descobri que o problema poderia estar relacionado com a memória, seja ela qual fosse (HD, RAM, Cache do processador, etc).

Como o HD eu já tinha trocado e não resolveu, pensei em trocar todos os outros componentes até descobrir o problema, porém lembrei de uma informação deveras importante que tinha ignorado até agora. Estava usando uma placa-mãe relativamente antiga em combinação com outros hardwares relativamente mais novos (memória e placa de vídeo). Pensei então em atualizar a BIOS para ver se o suporte poderia melhorar.

liveupdate

Resultado: XP instalou de primeira, sem engasgar.

Apesar da situação favorável sabia que o HTPC ainda estava com algum problema de algum tipo. Lendo o changelog da BIOS nova, vi que ela trazia "correções de estabilidade com alguns tipos de módulos de memória". Como o problema ao instalar o Windows parou, pude concluir que o problema era de fato a memória, e agora com quase certeza sabia que a memória em questão era a RAM.

Munido de todas as informações que precisava, rodei um Memtest em meu recém instalado Windows. Resultado? Com 0.1% de teste ele já apresentou problemas de leitura. Como estava em ambiente Windows e isso poderia afetar o resultado, usei também o boot CD de uma outra aplicação similar ainda mais poderosa, o Memtest86+, e com ele confirmei o problema:

memtest86
Não é a minha tela mas dá para ter uma idéia. No meu mostrava mais de 200 ali no "Count"
com uns 10 minutos de execução :S

Pois bem, RMA das memórias e semana que vem tem mais. Alguém ae tem alguma dica de como resolver problemas de hardware obscuros desse tipo ou já passou por isso? Deixe o seu comentário e conte para gente ;)

EDIT: Pior que o problema não era as memórias. Testei os pentes individualmente e eles funcionam :S. Tenho que usar as memos em Single Channel. Se coloco em Dual dá erros. Vai entender..

Suporte NewsInside

Ao Vivo
Twitch NewsInside