Recordar é viver: As maravilhas tecnológicas do mundo de hoje via Google 2001

img
out
02

Nos últimos anos tivemos diversos lançamentos tecnológicos, como o PSP, o Nintendo DS, iPhone, iPod, Playstation 3, entre outros. Mas como será que esses aparelhos eram imaginados anos atrás, mais precisamente no ano de 2001?

Para comemorar o seu décimo aniversário, aquele que tudo indexa resolveu abrir ao público o seu banco de dados mais antigo de que se tem notícia permitindo que se realize pesquisas como se você estivesse no ano de 2001, e o resultado é curioso, se não surpreendente. Graça a dica do Kid consegui acessar a página de pesquisa do index de 2001 e consegui fazer algumas comparações deveras curiosas.

Começarei pelas tecnologias. Qual será que era a especificação do Playstation 3 em 2001? Realizando a pesquisa encontramos uma notícia publicada no dia 19/01/2001 que dizia o seguinte (tradução livre do inglês):

"… as pesquisas no Playstation 3 já começaram e os planos são tornarem o Playstation 3 1000 vezes mais poderoso que o Playstation 2. Além disso o CEO da Sony teria planos de desenvolver chips gráficos avançados para o próximo console.

… além disso, a Sony tem planos de incluir serviços via internet no PS3, tais como compras online e serviços de banco."

Para um console que só foi revelado ao mercado em 2005, até que eles acertaram bem. Comparando com a index de hoje, uma pesquisa por "Playstation 3" em 2001 trazia 26,700 resultados, enquanto uma pesquisa pelo mesmo termo hoje traz 79.300.00 resultados.

Pesquisemos agora o iPhone. A pesquisa traz uma página de 21/12/1999, com um rumor sobre o suposto Apple iPhone. Vejam abaixo a premissa e as especificações (tradução livre do inglês):

"… de acordo com nossas fontes, o iPhone será parecido com um iMac em miniatura, mas com uma tela de 6” colorida. Você poderá colocar-lo sobre sua mesa, na mesa de sua cozinha ou montar-lo (pendurado) na parede.

O iPhone virá equipado com uma porta 10/100 ethernet e um slot AirPort (WiFi). De acordo com a Apple, teremos conexões extremamente rápidas, muito além das linhas 56k de hoje.

Ele provavelmente irá usar um processador G3 (+- 300Mhz) e não irá precisar de muita memória. Ele não terá CD, HD teclados ou mouse, mas estes poderão ser conectados ao aparelho através de duas portas USB. Ele terá uma tela de toque e será baseado no OS X e terá menos de 64MB de RAM. Preço esperado de 300 dólares."

Mais alguns acertos nesse, porém a premissa original do aparelho era ser um videofone, não um celular. De qualquer forma, imagine uma porta ETH e duas USB no seu celular, seja ele qual for.

iphone-conceito 
iPhone – Produto pode sofrer alterações até o lançamento oficial

Como naquela época nem se pensava em Wii nem Nintendo DS, sobra apenas o PSP. Apesar dele ainda não existir naquela época, olhe o que o Google retorna quando pesquisamos por PSP, agora:

Google-psp

E a 7 anos atrás:

GOogle-PSP-2001

Muito curioso ver como o Google fazia para relacionar suas pesquisas a certas palavras chaves, a 7 anos atrás. Muitas marcas, produtos ou até mesmo conceitos que vemos hoje em todos os lugares não existiam nem em forma de rumor. O mesmo vale até para o famoso iPod. Hoje:

ipod-google

e a 7 anos atrás:

ipod-google-2001 

Existem ainda diversas outras comparações muito curiosas que podem ser feitas. Por exemplo, imagine como viveríamos hoje sem o Google? Toda vez que falamos sobre "busca na internet", a palavra Google vem automaticamente a nossas cabeças. Porém, a 7 anos atrás, não era bem assim:

google-google

Mas chega de comparações e vamos as compras :D <> Que tal um notebook top de linha da Dell? pela pechincha de 1350 dólares, você leva o seguinte: Pentium III 1.2Ghz, 128MB de RAM e 60GB de disco.

inspiron-dell 
Zip Drive e noções de design opcionais

Ou se você preferir migrar desse seu ultrapassado monitor CRT, temos um LCD da NEC, 15.4” de pura emoção em uma resolução de 1280×1024 e uma taxa de contraste de 200:1. Para ter esse brinquedo, você pagará um preço módico de 1999 dólares americanos. Duas portas USB incluídas.

Agora, se você não é muito chegado em computadores, pode querer comprar um MP3 Player. Como iPod está completamente fora da jogada, temos o ótimo Creative Nomad II MG. Especificações: Conexão USB 1.1, 64MB de memória. Firmware atualizável para suporte a novos formatos. Preço? 399 dólares. Tentei procurar uma imagem do produto mas infelizmente todos os links estão quebrados, por isso utilizando de diversas tecnologias disponíveis atualmente, nós da NewsInside Corp. fizemos uma pequena renderização 3D de como o produto seria na época:

creative-nomad-2
Fones de ouvido não incluídos

Para quem quiser viver um pouco da nostalgia, o index de 2001 do Google pode ser acessado através desse link.E você ai dizendo que sente falta do passado..

Suporte NewsInside

 

 

Ao Vivo
Twitch NewsInside