Quake2DS para Nintendo DS

Tudo bem que já é notícia velha, mais eu nunca poderia deixar esse excelente release passar batido. Depois de MUIITO tempo de trabalho em uma caverna em uma montanha gelada do Tibet, o desenvolvedor do Quake2DS finalmente lançou o seu primeiro release ao público, e criançada, IT ROCKS!!11

Quake2DS - Gameplay

Um dos maiores problemas ao fazer esse port era o gerenciamento de memória, já que o Nintendo DS não possui toda a memória necessária pelo jogo, e de acordo com os desenvolvedores o Quake 2 é extremamente memory hungry.

Problemas a parte a primeira versão do port do Quake 2 para Nintendo DS finalmente foi liberada, e possui as seguintes funcionalidades:
– Suporte completo a single player. Todos os níveis funcionam e renderizam corretamente;
– Funciona com os PAKs de ambas versões, completa e demo;
– Controles 100% configuráveis;
– On-screen keyboard;
– Touch-buttons que permitem acesso rápido a diversas funções do jogo;
– Suporte a Load / Save completamente funcional;
– 99% da parte gráfica suportada;
– Suporte a partículas, porém ainda possui pequenos problemas na renderização de sprites;
– Som estéreo 101% funcional. Suporte completo a efeitos sonoros e a surround.

Impressionante para um primeiro release, porém o Quake2DS possui um PEQUENO PROBLEMA. Como dito anteriormente, o jogo é extremamente dependente de memória, sendo assim para o jogo funcionar você deve executar-lo a partir de um flashcard SLOT2 compatível, já que o port se aproveita da RAM adicional desses cards para carregar os sprites do jogo e outros arquivos.

Atualmente, o Quake2DS funciona nos seguintes flashcards: Supercard SD, Supercard MiniSD, Supercard CF, Perfect M3, Mini SD Perfect, SD Perfect e G6 Flash. Além desses, flashcards do modelo EZ-Flash também podem executar o jogo normalmente.

Para instalar, comece criando um diretório chamado baseq2 na raiz do seu flashcard. Copie os arquivos .pak de sua versão do Quake2 para essa pasta (os arquivos .pak podem ser conseguidos a partir de uma instalação do Quake2 original ou a partir do demo, disponível abaixo). Por fim, extraia o pacote do Quake2DS na raiz do seu flashcard e faça o patch DLDI do arquivo, dai basta rodar e ser feliz :)

Download Quake2DS para Nintendo DS
Download Quake2 Demo para PC (contém os arquivos necessários para rodar o Quake2DS)

Quake2DS para Nintendo DS

2 pensou em “Quake2DS para Nintendo DS

  1. Não entendo porque não usar a memoria externa que vem com o Opera por exemplo e assim poder rodar em FC como o R4.

  2. Provavelmente porque o Opera é um acessório oficial, deve ser muito mais difícil utilizar-lo do que um flashcard

Comentários estão fechados.

Rolar para o topo