PSPStates – Plugin que permite criar e carregar savestates no PSP

img
jul
03

Mais uma vez a besta mostra toda sua fúria. Dark-belzebu-AleX lançou ao mundo hoje seu mais novo marco no mundo de empreendimentos para PSP, o PSPStates. Como eu já tinha comentado anteriormente, DAX estava planejando criar um pequeno plugin para seu firmware M33 que iria permitir a utilização de savestates dentro de jogos em ISO e UMD. Pois bem, o tal firmware já foi lançado e aparentemente funciona muito bem obrigado, permitindo que você crie até 8 saves para cada jogo e suportando, como planejado inicialmente, ISOs e UMDs.

Porém tem 2 pequenos problemas nisso ae: O primeiro é que o software é um beta-alpha-v01-inicial-debug-initial-first-premier release. Por isso, as coisas podem não funcionar como esperado ou até mesmo não funcionar. Apesar dos testes de AleX terem mostrado que o plugin aparentemente não possui nenhum problema grave, as coisas podem não funcionar para você.

Segundo problema: Por enquanto só funciona no Slim. Não é um grande problema se você for ver, porém donos de PSPs Fat (eu) não poderão aproveitar o novo plugin, pelo menos não por enquanto.

Mas vamos a parte boa da coisa, o plugin. Ele funciona como qualquer outro plugin para PSP já criado. Copia-se sua pasta para SEPLUGINS, ativa no recovery e está tudo funcionando. O que o plugin faz é salvar um dump da RAM do seu PSP em seu stick, e depois restaurar-lo quando necessário. No momento, os dumps são compactados e ocupam em média de 20 a 30MBs de espaço no seu stick, além de serem uma cópia fiel do que está rodando em seu PSP. Sendo assim, você pode estar rodando uma ISO por exemplo com uma configuração determinada no PSP (brilho no máximo, plugin X ativado, etc), porém quando carregar seu savestate, seu PSP irá retornar a configuração antiga onde o savestate foi criado, e isso inclui plugins, configurações e até firmware (que no caso, gera um downgrade temporário até que seu PSP seja desligado).

Ao tentar criar / carregar um save, seu PSP irá momentaneamente se desligar e religar automaticamente, salvando nesse processo a RAM de seu PSP no stick (você irá perceber o processo em execução pois a luz do stick irá piscar). Apesar do comportamento cabalístico de liga-desliga-telapreta-desliga-pisca-liga do seu handheld, ele irá continuar funcionando após o save ;)

No mais, o plugin funciona. Para usar, instale a pasta SEPLUGINS incluída no pacote dentro de seu stick e ative o plugin no recovery. Depois, pressione HOME dentro de um jogo e na tela de confirmação de saída segure R e pressione qualquer tecla do seu PSP (incluíndo direcionais) para criar um save. Cada tecla corresponde a um SLOT ao jogo em questão, sendo assim você pode ter até 8 saves (4 botões + 4 direcionais) para cada jogo que desejar. Para carregar, basta pressionar HOME durante o jogo e na tela de saída segurar L e pressionar a tecla do slot que você deseja carregar.

Apesar de simples, o plugin requer o uso de um stick original Sony para funcionar em sua plena capacidade. DAX alerta que o plugin, apesar de funcionar com sticks piratas, irá demorar BASTANTE tempo para criar / carregar os saves.

O download do plugin pode ser feito no link abaixo. Eu pessoalmente vou esperar o processo amadurecer um pouco para depois instalar o combo 4.01 M33 + PSPStates, além do fato que meu fat não suporta o plugin ainda ;/

Download PSPStates v2 para PSP

Suporte NewsInside

 

 

Ao Vivo
Twitch NewsInside