PSJailBreak – Cagação de regras e bans da PSN

img
ago
23

E mesmo com poucos dias do lançamento do PSJailBreak já começaram a surgir comentários dos “especialistas” no assunto. De acordo com os cagadores de regra da cena, o PSJailBreak não passa de “trabalho de corrupção e audacidade”.


“mimimimimi”

PERA.

  • Geohot cria um hack para o Playstation 3 que não leva a lugar nenhum e de quebra ainda tira o OtherOS do console. BELEZA. Não estou desprezando o trabalho do cara tanto porque eu não sei 1% do que o cara sabe, mas o cara cagou, prometeu lançar um firmware modificado, CRIOU O FIRMWARE (já que existem vídeos dele mesmo rodando o fw) mas não lançou. OK.
  • Mathieulh, já famoso da cena pelo seu trabalho com o PSP, postou em seu Twitter que “se não fosse o exploit do Geohot, nada desse trabalho [O PSJailBreak] seria possível”. Tô vendo mesmo, para instalar o PSJailBreak eu tenho que DESMONTAR O CONSOLE E SOLDAR UMA PLEORA DE FIOS NELE. OK.

Como ja disse e repito, não vou desprezar o trabalho dessas pessoas para a cena hacking, mas para mim isso tá parecendo é choradeira de criança que não ganhou fatia do bolo. Os caras (supostamente) usaram a SDK oficial da Sony para construir o Backup Manager? Sim. Os caras (supostamente) roubaram o dispositivo / código oficial da Sony para criar o PSJailBreak? Sim. Mas não sei se geral percebeu, mas eles trouxeram ao mundo algo FUNCIONAL. Você pluga E ELE FAZ alguma coisa. Não é um monte de fios pregados na MB que mostra dumps de memória no console do Linux. O exploit do Geohot pode ter sido usado para se criar o dispositivo de fato, mas ai caimos em uma controvérsia: Se eles estão reclamando que foi apenas um código 100% roubado da Sony, para que eles iam precisar do exploit do Geohot? E se eles tivessem mesmo usado o exploit do Geohot para criar o PSJailBreak, porque os manjadores estão reclamando dizendo que isso é “um trabalho  de corrupção e audacidade [contra a Sony]”?

Ah é verdade né. Eles fizeram tudo sozinhos, colocaram no mercado um dispositivo 100% FUNCIONAL e não precisaram da ajuda de nenhum cagador de regra da cena e com isso vocês não levaram nenhuma fatia do bolo / crédito. Dai dói né.

Tirando a choradeira, RichDevX postou também eu seu Twitter que “usar o PSJailBreak é como andar direto para uma armadilha”, já que o Backup Manager possui um title ID diferenciado (LAUN12345). Aqui tecnicamente caímos em dois problemas distintos: Os bans, e o bloqueio do software em si.

Quanto ao bloqueio do software, funcionaria como fizeram no DSi com o AceKard: Bloqueia-se o Title ID do firmware e o aparelho para de bootar. Resolve-se da mesma forma que foi no DSi também: Cria-se um novo Title ID ou rouba-se o Title ID de algum jogo e atualiza-se o PSJailBreak (que de acordo com o anúncio no site oficial, é atualizável).

Quanto aos bans, ai o problema é mais embaixo. Com certeza o Playstation 3 possui um log de programas executados (como o Nintendo Wii e o Xbox 360). Sendo assim, toda vez que um usuário logasse na PSN, a Sony poderia verificar a execução de um dado Title ID (entenda-se: LAUN12345) e banir todo mundo que tivesse rodado esse programa. Funciona? Funciona, é muito bem. A Microsoft que o diga banindo quem roda jogos antes do lançamento (os bans por non-stealth são bem diferentes e não caberia falar deles aqui).

E o engraçado de tudo é que parece que a Sony já começou a agir. De acordo com relatos no PS3News, a PSN ficou offline durante algumas horas na passagem da noite de ontem para a manhã de hoje, possivelmente para a implementação de alguma medida de segurança contra o PSJailBreak, já que o “downtime” não foi agendado ou anunciado de antemão como de costume.

Além disso, já existe o primeiro report de ban na PSN causado SUPOSTAMENTE (com ênfase infinita no supostamente) pelo PSJailBreak. De acordo com o usuário banido, ele praticamente não usava a PSN para jogar e NÃO POSSUI o PSJailBreak nem usou o dispositivo no seu console, mas supostamente (ênfase > 9000 novamente) foi banido por estar comentando nos fóruns sobre o aparelho e por usar a mesma ID nesses fóruns e na PSN. Eu pessoalmente duvido muito que o ban da PSN tenha sido por causa dessa ligação, mas considerando que até onde sei nunca ninguém tinha sido banido da PSN antes..

No mais, estamos no aguardo de mais novidades sobre o assunto. Se alguém ficar sabendo de algo, deixe um comentário aqui no post ;)

Suporte NewsInside

 

 

Ao Vivo
Twitch NewsInside