PSGroove – Versão Open Source do PSJailBreak para Playstation 3

img
set
01

Pois é crianças, praticamente uma semana depois do lançamento do PSJailBreak, o primeiro desbloqueio para o Playstation 3, já temos hoje uma versão Open Source do exploit usado no aparelho: O PSGroove.


Its superstylin’

O PSGroove nada mais é do que um código capaz de reproduzir a mesma funcionalidade do PSJailBreak, com a diferença que você pode utilizar um controlador USB que custa 25 dólares ao invés de comprar o deles, que custa 150. O único “catch” da coisa é que como os criadores do PSGroove são da liga da justiça, eles desativaram o suporte ao Backup Manager no aparelho porque mimimi pirataria mimimi. Mas o código é Open Source, ou seja, já resolveram esse problema ;)

O processo de uso do PSGroove é idêntico ao PSJailbreak: Desliga-se completamente o console, pluga-se o aparelho na USB e faz-se o trâmite do Power > Reset. Para gravar o código no controlador USB, o processo vai depender do controlador utilizado, mas normalmente o processo é resumido em compilar o código do PSGroove para um .hex, abrir o loader do seu controlador e fazer o flash.

Abaixo, uma lista (de acordo com site do PSGroove) de controladores compatíveis:

  • AT90USB162
  • AT90USB646
  • AT90USB647
  • AT90USB1286
  • AT90USB1287
  • ATMEGA32U4

No momento, os controladores que possuem esse chipset e são “Prontos para uso” (liga no PC, flash e plu) são o Teensy (todos os modelos) e o AT90USBKEY / AT90USBKEY2. Uma rápida pesquisa no Google traz diversas lojas que possuem o dispositivo por preços entre 25 e 35 dólares.

Resumindo o processo de como instalar e usar o PSGroove para desbloquear o Playstation 3 então:

  1. Faça um clone do repositório oficial do programa http://github.com/psgroove/psgroove;
  2. Edite o arquivo MAKEFILE e configure o arquivo para o seu controlador;
  3. Compile o fonte usando o toolchain AVR (usando make clean > make);
  4. Programe o controlador usando o programa oficial do fornecedor.

Para maiores informações, consulte o arquivo README do programa. Para quem deseja ativar o suporte a execução de backups via Backup Manager, após o passo 1 (e antes de compilar o programa, obviamente), edite o arquivo Descriptor.h e nas linhas onde lê-se:

0x78, 0x78, 0x78,
0x78

Substitua por:

0x62, 0x64, 0x76,
0x64

Assim que conseguir os arquivos pré compilados .hex, eu posto aqui Os links para download dos arquivos pré compilados (com e sem patch para Backup Manager) podem ser encontrados abaixo. Ah, e outra novidade deveras interessante:

Fala-se também em um port para o PSP (!!) mas pense em você desbloqueando o Playstation 3 com uma TI-84. PENSA.

Download PSGroove pré compilado (.hex) – todos os controladores + patch

Suporte NewsInside

Ao Vivo
Twitch NewsInside