Mais novidades sobre o PSJailBreak: Hardware, software, clones, comparativos e scams

Pelo jeito o PSJailBreak (ê nominho heim) é A novidade da semana. Depois do post inicial que eu fiz aqui no NewsInside sobre o assunto, já surgiram CENTENAS de outras novidades sobre o suposto desbloqueio para o Playstation 3. Como é muita coisa vou dar uma separada em tópicos e fazer os comentários pertinentes sobre cada um.

Hardware

O pessoal da cena hacking como não é bobo nem nada, já resolveu DESMONTAR o PSJailBreak para tentar descobrir como é que funciona o brinquedinho, e através desse procedimento chegaram a conclusões deveras interessantes. O pessoal do Planeta De Juego aparentemente foi o primeiro grupo a realizar tal experimento e postar fotos das entranhas do dispositivo na internet.

jail5r2DSC03223 DSC03227 

Outro pessoal mais sapequinha e manjador de eletrônicos já conseguiu identificar os componentes existentes na PCB do dispositivo E ainda de quebra montar um pinout completo dele:

e03a9 

De acordo com esse mesmo pessoal, o datasheet oficial desse PIC pode ser visto aqui (aviso: download relativamente grande). Tirando o micro controlador principal, tudo o que sobra são alguns SMTs, um oscilador e alguns leds. Além disso, os criadores do PSJailBreak aparentemente não pensaram em nenhuma forma de proteção pro dispositivo, sendo assim caso clones sejam (E SERÃO) criados, não existirá possibilidade de fazer uma diferenciação entre eles e um dispositivo “original”.

No mais, a possibilidade da criação de clones é enorme já que, se somarmos o preço de todos os componentes existentes no dispositivo, o preço dele não chega a alcançar 9 (!!!) dólares.

Software

Apesar de toda informação tirada do dispositivo, o principal ainda está por surgir: O conteúdo gravado dentro do PIC que faz com que o Playstation 3 entre em modo debug. Já existem rumores (apoiados desde que o dispositivo foi apresentado ao público e reforçado agora que ele foi desmontado) de que esse dispositivo não passa de um clone do aparelho usado pela própria Sony para restaurar oficialmente consoles com problema, sendo assim nenhum trabalho de engenharia reversa ou de desenvolvimento (tirando claro, o backup manager) foi empenhado na criação do PSJailBreak. Lembrando que essa informações são preliminares, já que ninguém sabe ainda o que está gravado dentro do PIC do aparelho, mas caso esses rumores se confirmem, o preço cobrado pelo aparelho é mais que abusivo e está sendo usado somente para poder ganhar dinheiro “enquanto ainda se pode”, já que logo o aparelho será clonado.

Além do mais, existe ainda a dúvida quanto a um futuro bloqueio do dispositivo. O que acontece é que temos dois possíveis cenários aqui, e ambos podem ser resolvidos pela Sony de maneiras diferentes:

Cenário 1 – O funcionamento do dispositivo é atrelado ao software do aparelho

  • Descrição: Cada versão de firmware do PS3 traria um código que, ao ser acionado, colocaria o console em modo debug-restore-ExuTrancaBluRay, permitindo que a Sony realizasse testes e reparos no console.
  • Possibilidade: Cenário MUITO difícil de acontecer, já que caso um console estivesse com sua área de software TOTALMENTE danificada, o código necessário para executar o debug não poderia ser encontrado e isso faria com que alguns consoles nunca pudessem ser restaurados.
  • Bloqueio: A chance de bloqueio é grande e de fácil implementação, pois bastaria a Sony trocar o código de debug para bloquear TODOS os dispositivos de reparo automaticamente.

Cenário 2 – O funcionamento do dispositivo é atrelado ao hardware do aparelho

  • Descrição: Cada console Playstation 3 possui um código “somente leitura” armazenado em algum lugar do console fora da flash principal. Ao ligar o console, esse código verifica a existência de uma chave (nesse caso, nosso amigo PSJailBreak na USB) e caso essa “chave” seja válida, coloca o console em modo debug.
  • Possibilidade: Alta, já que o cenário da Bateria de Pandora utiliza o mesmo princípio (código de boot armazenado em uma memória não volátil acionado por uma chave, a bateria especial).
  • Bloqueio: Difícil e improvável a curto prazo, já que, como no PSP, a Sony teria que criar uma nova PLACA-MÃE para o console, tornando assim “reparados” apenas os consoles que possuíssem a nova revisão de hardware. Porém medidas de software poderiam ser implementadas a curto prazo, como modificar as funções de debug liberadas no aparelho ou mesmo criar uma “whitelist” de dispositivos de reparo (via código serial, por exemplo) que podem fazer com que o console ligue em modo debug.

Outro rumor que caiu por terra é de que o PSJailBreak não passa de um “pendrive com arquivos especiais”. Vendo as fotos da para saber que o aparelho não possui a estrutura básica de um Mass Storage (não possui flash nem controladores, por exemplo), sendo assim nunca poderia ser um pendrive comum.

E como era de se esperar, já começaram a surgir dumps de jogos compatíveis com o PSJailBreak. A lista dos releases que já podem ser encontrados na net é a seguinte:

  • MGS4 – 32.5GB (só funciona copiando direto no HD do ps3, o arquivo movie.dat tem 8gb)
  • God of War 3 – 43.2Gb
  • Killzone 2 – 13.2Gb
  • Heavy Rain – 25Gb
  • Infamous – 7.6 Gb
  • Demons Souls – 9GB
  • Heavenly Sword – 24.2Gb
  • LBP – 7.07 GB
  • Ratchet and Clank Crank in Time – 24.8GB
  • Reistance – 16.6Gb,
  • Resistance 2 – 23.7GB (Só funciona no HD do PS3, arquivo game.psarc tem 6gb)
  • Uncharted – ?? – (só funciona no HD do ps3, arquivo pak22.psarc tem mais de 4gb)

Clones

Até a UM MINUTO atrás não existia o rumor de clones do PSJailBreak, mas o Dudu Maroja me mandou um link via MSN agora e, bem, vejam por vocês mesmos:

Clone do PSJailBreak 
Via http://x3jailbreak.com/

Comparativos

Para quem tem um Playstation 3, reparem no ganho impressionante de velocidade ao executar o GTA4 via HD ao invés do disco de Blu-Ray:

Scams

E como era de se esperar a galera já começou a dar o golpe. Alguns usuários no Twitter dizem possuir o aparelho aqui no Brasil para pronta entrega pelo valor módico de 600 reais. Lembrando que o OZModChips, o primeiro retailer oficial do aparelho, estará enviando as pre-orders dele apenas a partir do dia 27 de Agosto. Com base nisso já dá para concluir por o que está rolando né.

E por fim temos o primeiro alerta feito pelo F-Secure, um renomado site de segurança. Já está circulando na internet um “suposto gerador” do PSJailBreak que diz transformar qualquer pendrive em um PSJailBreak, bastando executar o programa. O que o programa faz na verdade é instalar um Trojan no seu computador, nada mais.

psjailbreak-fake

E é isso. Caso alguém tenha mais alguma novidade, deixe um comentário aqui no post :)

Mais novidades sobre o PSJailBreak: Hardware, software, clones, comparativos e scams

32 pensou em “Mais novidades sobre o PSJailBreak: Hardware, software, clones, comparativos e scams

  1. esse esquema de rodar jogos mais rápido via HD me agradou MUITO

  2. Humm, muito interessante mesmo rodar os jogos via HD mais rápido.
    Esperando ansiosamente como irá ser isso.
    Será que vai ser possível rodar algum Homebrew. Imagina a infinita lista de possíbilidades :D

  3. caramba quanta informação tio solid,vou esperar para ver no que dá,tó quase acreditando no desbloqueio do play3,(tô meio sètico a esta questão de destravamento do play3)

  4. Cara agora já tá difícil NÃO acreditar aahaha xD

    E para os outros que forem postar comentários aqui, Lembrando: O PSJailBreak é para rodar jogos e homebrew APENAS VIA HD. –NÃO– existe desbloqueio para jogos rodarem via mídia, sendo assim esqueçam o papo de problemas de leitores, mídias ruins e afins.

  5. Verdade ou não nesta Sexta passada comprei um HD externo de 1,5Tera só por causa desse jailbreaker. Tenho 20 jogos originais e cansei de dar “dinheiro ao governo”. Se fossem ao menos o preço de jogos de PC eu ficaria no original, mas como não…PSJailbreaker.

  6. Muito bom que não tenha a possibilidade de ler discos falsos.

    A vantagem é que via download (.ISO e afins), a primeira vista, não alimentaria o mercado pirata que ganha dinheiro vendendo discos falsos.

    Se todo mundo baixar o jogo em vez de pagar o camelô em vez de pagar a produtora, acredito que seja menos pior!

  7. Concordo contigo joão paulo!
    mas os “pirateiros de esquina” ainda podem vender o jogo em RAR em vários DVDs (se inventarem um cliente FTP para o PS3 FODEU! vai dar para passar o jogo do PC para o PS3)

    Agora pena que o PSJB (chega de falar o nome inteiro) não é um pendrive comum com arquivos…
    Vou esperar os clones chegarem junto pro preço cair!

  8. Poar, ótimo post.

    Deu uma resumida legal no que vinha acontecendo, de forma imparcial sem puxar sardinha pra um ou outro lado.

  9. Prevejo em breve os camelôs vendendo “DVD’s” de PS3 (jogo ripado e compactado em 2, 3, 4 dvd’s…) como disse o Darkus. Bem agora que já se sabe do quê o bicho é feito é só sentar e esperar os “made in china” inundarem o mercado a preço de banana pra comprar um. Tomara que o pessoal da cena comece logo a fazer uns homebrews fuderosos pro PS3!!! Alguém sabe dizer se com o PSJB (até a sigla é estranha, rsrs) dá pra pensar em algo tipo CFW pro PS3 com o retorno do Other OS?? Ou aquele negócio do processo que a tia $$$onya ia ter que recolocar o Other OS deu em alguma coisa?

  10. A NewsInside está de parabéns, como é bom ler tópicos aqui! Agora só mais uma coisa, será possivel jogos em Bluray backups (BDR`s) rodar em modo debug tb????

  11. Se for tão detectável (deve ser mesmo), a galera vai ser banida e perder uma PSN até de graça. Quem já tem um PS3, anda sustentando até hj com poucos jogos e aprendeu a comprar original, ou seja, não compensa.

  12. é só abandonar a PSN e passar a jogar só offline Fernando!
    quer jogar online? compre mais um PS3 só para isso!

    Não Andre Tidus, ele precisa de um jogo original dentro do drive para poder checar a a assinatura

    gamerbnl, vai dar para fazer um loader para o linux, já que o PSJB permite rodar código não assinado

  13. com certeza a sony poderá detectar Consoles em debug mode na PSN, aí mano….. fodeu, Mass Ban, e espertinho chorando again, como aconteceu com o 360, preço do PS3 deve cair com a venda de consoles banidos, e viva a putaria, espero que ao ver isso a Sony FDP tome vergonha na cara, e solte um firmware que permita instalar o jogo 100% no HD, e apenas fazendo uma verificação do disco Original no Drive, mas não carregando a partir deste, como fazem alguns jogos de PC, tipo Diablo II, entre outros… assim, ninguém vai poder vir com a desculpinha esfarrapada de que ta usando PSJB (shorthand ja) apenas pra ter menos loading. Ainda prefiro que o Jogo justo de certo no lugar desse jailbreak.

  14. E quem não prefere Hellgun? =D

    Se o BAN só desabilitar a PSN EU TO COMPRANDO =D
    quem quiser vender seu PS3 banido to no forum aberto a negócios

  15. Tio,
    esse “hack” funcionaria tanto nos PS3 fat e slim? e alguma restrição ao firmware??

  16. @Thiago

    Pelas informações funciona tanto em Slim quanto em Fat.

    Também segundo o review ele só funciona em 3.41 (o último firmware até o momento).

  17. Se for só ban da PSN vai ser ótimo, tô me lixando pra ela mesmo.
    Aleluia! Valeu Darkus, bom saber disso, tô seco pra pôr linux no meu Slim :):):)

  18. Dia 25 tem Podcast TROLOLO
    Espero que o assunto seja legal e tenha o Heitor >:(

  19. Olá amigo, em relação a um suposto banimento, não terá como jogar OFF line com psjb e quando for joga On line só tirar psjb e usar uma mídia original, assim evitando o banimento.

  20. Me respondam uma coisa.

    Na lista dos releases diz: “MGS4 – 32.5GB (só funciona copiando direto no HD do ps3, o arquivo movie.dat tem 8gb)”:
    movie.dat tem 8gb e só funciona no HD no PS3. Como o HD do PS3 é formatado em FAT32, só é possível salvar arquivos de no máximo 4gb.

    Como foi possível salvar o movie.dat que tem 8 gb?
    Tem coelho nessa cartola.

    Valeu.

  21. A melhor coisa disso tudo nem é o desbloqueio em si, e sim ver esses Sonystas chorando, todos doídos, porque eles gastaram R$1000 em jogos, e agora todos vão ter os mesmo jogos praticamente de graça, por não precisa nem de midia para colocar os jogos no HD…
    Para eles canto apenas “Choraaaaaa, não vou ligar, não vou ligar, chegou a hooooraaaaa….. pode chorar, pode chorarrrr!!!!!”
    uahuahuahuahuahauhauhauahuauauauahuhuauahuhauhauhauhuahuahauhauau

  22. Vercetti
    o fato da galera ter gasto mil reais em jogos nao tem problema! voce qria oq?? geral ficasse sem jogar!? ngm nem tah pensando nos jogos jah comprados… eu gostei desse esquema novo principalmente pela velocidade do loading ser absurdamente melhor carregando o jogo pelo hd

  23. ednilson, provavelmente não vai adiantar usar originais para jogar online (seria muito lindo isso =D )
    provavelmente o PS3 loga o ID dos jogos carregados (assim como o 360), aí bastaria a tia $onYa ler seu log e tacar um ban no seu rabo!

    é verdade Vercetti, eu pessoalmente, tenho 2500 reais investidos em jogos do Steam e não tô nem aí em quem joga pirata… não entendo a chiadeira deles (complexo de Rocfeller???????)

  24. E dá-lhe “jogo justo”!

    Qdo parece que povo aprendeu a viver de originais, rola isso e todo mundo começa a desbancar pro jeitinho malandro, querendo levar vantagem. Por isso que os jogos não barateiam ou projetos, como o jogo justo, encontram dificuldades por aqui.

    Vergonha.

    Consciência, só digo isso…

  25. Rokkaku falou tudo!!!

    JOGO JUSTO É SOLUÇÃO.

    Se já tivesse vingado um projeto lei sobre os impostos sobre os jogos imaginem quantas pessoas
    já não teriam comprado um PS3.
    Pq barato ele não é e mesmo assim até um Estoquista ( todas profissões para mim tem valor, o problema é a remuneração de certas profissões aqui no Brasil, por isso o comparativo) da loja em que trabalho e ganha um salário mínimo tem um PS3 e tá cansado de jogar Call Of Duty off line.

    Mas… vamos continuar rezando pra Deus…

  26. Realmente o comentário do Arbasi tem fundamento, pois se o HD é formatado em FAT32 e supostamente só aceitaria até 4gb de informação, como seria possível jogos com tamanho de 32gb, outro fato é que jogos novos, muitas vezes já trazem uma atualização de sistema para rodar o próprio jogo, como ficaria isto? pois acredito que este dispositivo (PSJailBreak) não aceite atualização!!!

  27. Eric, bastaria criarem uma implementação do 7zip e rodar no console…
    aí o arquivo seria dividido em pedacinhos de 3gb unidos direto no HD do PS3

    pensem bem, o jogo justo não resolveria este problema de jogos caros… pois ainda seriam muito mais caros que OS MESMOS no PC por exemplo…

    Somos mau remunerados, enquanto o poder de compra da classe média não for igual aos dos países desenvolvidos sempre estaremos no mesmo problema…

    jogo a 100 reais ou + ainda é CARO PRA CACETE!

    e o jogo não barateia, por quê a sony quer nos OBRIGAR e engolir essa maldita mídia azul!
    deveriamos ter a opção de comprar OS MESMOS JOGOS pela PSN via DOWNLOAD!
    claro que TERIA QUE SER MAIS BARATO, pois não tem caixa/manual/transporte/imposto/atravessador/lucro do logista etc… daria para cortar de 20 a 30 dolares dos LANÇAMENTOS!

    o que falta na tia $onya (principalmente na filial brasileira, que pode enfiar o PS3 produzido aqui no brasil no RABO do presidente dessa troubosta de empresa) é BOA VONTADE!

  28. Darkus, para complementar essa sua ideia de poder jogar jogos 7zip, seria bom podermos formatar o hd no formato de partição da sony ;-)

  29. bem makubex, como o PS3 usa LINUX, deve ser em ReiserFS ou EXT3, mas como nunca coloquei um HD de PS3 no meu PC, eu fico só no achismo mesmo…

  30. Ae.. alguem sabe dizer se consigo encontrar a programação desse PIC usado no PSJB? Lembro q alguem comentou sobre a “receita de bolo” para quem quisesse se aventurar e montar o seu mas pesquisei e não achei… obrigado!

  31. ? ? ATENÇÃO COMUNICADO URGENTE AO USUARIOS LEIAM ??

    AI GALERA ENQUANTO QUE MUITAS PESSOAS TEM O SONHO DE TER UM PS3 APESAR DE SER BLOQUEADO MAS INFELIZMENTE A TECNOLOGIA ESTAR UTRAPASSANDO OS LIMITE E ACABARAM DE LANÇAR PSJailBreak FALA SERIO AGORA EU QUERO FALAR SERIO COM VCES EM VEZ DE VC IMPLORAR AOS SEUS PAIS UM PS3 IMPLORA ELES UM PC COM DE 8GB DE MEMORIA RAM HD 500 GB UMA PLACA DE VIDEO 1GB E 256BITS DA ATI RADEON.
    UM MONITOR 22 POLEGADA LCD DUAS MANETE PS2 PARA PC E VARIOS JOGOS COMO PES 2011,CALL OF DUTY 4 , SE VC PARAR PARA PENSAR OS JOGOS DE PC DAR DE 10 vs 0 AO PS3 O GRAFICO DOS JOGOS DE PC É MUITO MELHOR DO QUE DO PS3 ENTÃO OPTA PARA UM PC DO QUE PS3 POQUE O PLAYSTATION 3 NÃO ESTAR COM NADA… ALEM DE SER BLOQUEADO ELE É CARO ENQUANTO VC DAR 2,500,00 EM UM PS3 COM ESSE DINHEIRO VC COMPRA UM PC COM CAPACIDADE DE RODAR MUITO JOGO E MAIS OS JOGOS DE OPC É BARATO E PODE BAIXAR NA NET ENTÃO PENSE NISSO OK…

Comentários estão fechados.

Rolar para o topo