Problemas de leitura de Memory Stick com o firmware 3.80 do PSP

O culpado, ou não

Muitas pessoas estão reportando problemas de leitura após instalar o firmware 3.80 em seus PSPs, seja o 3.80 oficial ou o M33. Os problemas reportados variam desde erros de leitura de saves a slowdowns ao carregar ISOs e outros arquivos do stick.

Pois bem, o problema ocorre porque a Sony resolveu “otimizar” o seu drive de leitura de memory stick, e acabou cagando naquilo que funcionava perfeitamente. Utilizar o drive de outro firmware (como o 3.71) é possível, porém muita coisa teria de ser mudada, inviabilizando o processo.

No momento, temos apenas uma lista de Memory Sticks funcionais e nem tão funcionais no 3.80, que é a seguinte:

  • Não funcionando corretamente
    Sony 4GB
    Sandisk 4GB Gaming
    Sandisk 1GB Gaming
    Lexar 4GB (funciona com homebrews mais não com ISOs)
    Sony 1GB
  • Funcionando, porém com o problema de slowdown
    Sandisk unknown size
    Sandisk 4GB Ultra II
    Sandisk 4GB Gaming
    Sandisk 4GB (Sem problemas de slowdown caso o drive M33 seja utilizado para carregar as ISOs)
    Sony 8GB
    Sony 4GB (Sem problemas de slowdown caso o drive M33 seja utilizado para carregar as ISOs)
  • Funcionando 100%
    Sandisk 4GB
    Sony 2GB
    Sony 2GB MSX-M2GS
    Sony 2GB HighSpeed (falso)
    Sandisk 256MB
    Sandisk 2GB
    Sandisk 512MB
    Sandisk 4GB Ultra II
    Sony 8GB MSX-M8GS
    Sony 1GB
    Sony 2GB
    Sandisk 2GB M2 (no adaptador de MS)
    Sony 4GB
    Sandisk 4GB Gaming (formatado como FAT32)
    Sandisk 4GB (formatado como FAT32)
    Sony 1GB (falso)
    Sandisk 512MB
    Sony 2GB (falso)
    Lexar 1GB Platinum II
    Sony 8GB
    Sony 32MB
    Sandisk 4GB
    Lexar 4GB
    Sandisk 4GB
    Sony 4GB (falso)
    Sandisk 2GB Ultra II (formatado via 3.80)

Como vocês podem notar, um mesmo stick pode aparecer em listas diferentes. Isso porque alguns sticks passam a funcionar depois de tomados os seguintes passos:

  • Formatar o stick dentro do próprio PSP, utilizando o menu XMB para isso;
    –E/OU–
  • Formatar via Windows, em modo FAT32;

Ou seja, caso seu stick esteja apresentando problemas de leitura ou lerdezas para carregar jogos e homebrews, experimente fazer um backup completo e depois formatar o stick no PSP. Caso o problema continue, formate o stick novamente pelo próprio Windows, escolhendo FAT32 ao invés de FAT16. Se mesmo assim o problema continuar, tente mudar o NO-UMD Driver de Sony 9660 para M33 no recovery e ver se o problema desaparece.

No mais, aguardemos o 3.81 ;/

Problemas de leitura de Memory Stick com o firmware 3.80 do PSP

61 pensou em “Problemas de leitura de Memory Stick com o firmware 3.80 do PSP

  1. sim, aparece MS =s em listas diferentes, porem tbm aparece MS iguais na mesmo lista!
    na lista do 100% tem 5 “Sony 1GB”, 5 “Sony 2GB”, 4 “Sony GB” entre outros…
    por favor TioSolid, dê-nos uma explicação

  2. Bom, eu tentei aqui a formatação pelo PSP, não deu muito certo não, vou tentar agora a formatação pelo windows.

  3. Tirlin, vou dar.. isso se chama serviço mal feito.. Vou arrumar o post.
    O que eu quis dizer de sticks repetidos na lista é que os que estiverem em listas diferentes podem ser arrumados formatando na fat32

  4. Formatei o meu “Sony 4GB (falso)”, primeiro pelo PSP e agora pelo Windows, sempre em FAT32 e com o M33 Driver ativado… mas infelizmente não deu certo, continuo sofrendo com os lags…

    Bom, deixa rolar, uma hora sai uma correção ou uma cfw nova pra resolver isso.. hehehehe.

  5. eu tenho um sony 4gb original (bom, pelomenos acho que é) e ele nunca funcionou no meu slim psp-2006, mas ele funcionou em cameras digitais e inclusive um psp fat.
    sempre com 3.71 m33
    ainda nao testei com o 3.80 pois estou viajando e ele nao está aqui
    mas alguem pode me dizer como isso era possivel? havia bugs de MS no 3.71?

  6. boas pessoal…. a minha pergunta e..um colega meu actualizou a psp dele para a 3.80 oficial…entretanto veio falar comigo para lhe instalar um cfw…bom eu instalei a cfw 3.71 diretamente com a pandora….ele agora diz m que tem problemas ao actualizar de cfw (ou seja de 3.71m33 para 3.80 m33)…ele esta a usar um cartao de 2gb sony…sera que pode ser de ele ter tido o fw 3.80 da sony? se sim como resolver?….obrigado

  7. xpwnter pode ser incompatibilidade mesmo, mais nao pelo mesmo problema do 3.80.

    Nelson, depende, que erro?

  8. nao sei ao certo…ao comecar a instalar a 0% dizia que nao conseguia ler o cartao…e depois a unica maneira de desligar a psp era tirando a bateria…no entanto ele actualizou para 3.71 m33-4 e depois conseguiu actualizar para 3.80m33..

  9. Olá TioSolid!

    Antes de tirar a dúvida, gostaria de agradecer pelos tutoriais que sempre ajudam bastante a galera!

    Agora a pergunta: comprei um MS de 8gb, que acredito ser original, pois veio na embalagem que aparenta ser a original, com selo da Sony e tudo, porém venho tendo problemas para transferir os jogos para este cartão de memória. Sempre dá um erro durante a transferência, e o cartão não é reconhecido como compatível com o MagicGate. Será que ele é pirata, ou pode ser algum outro problema? Estou usando o Vista 64 como sistema operacional. Ele é Made in Japan, com o código MSX-M8GS. Aguardo sua resposta ansiosamente…

  10. Lucas, se não aparece o MagicGate ele é pirata mesmo. Apesar de eu posssuir 3 sticks piratas, todos funcionam corretamente aqui. Tente testar seu stick com outro aparelho (como uma câmera digital) e veja se os erros de leitura / escrita continuam.

  11. Comprei um MS Micro M2 de 8Gb e estou usando um adaptador de DUO para usar no meu PSP. Tenho instalada a CFW 3.90-2 M33. Quando eu copio mais de 4Gb no MS e coloco ele para ler no PSP, o PSP corrompe os dados, eles não ficam mais acessíveis nem no PSP, nem no PC. Já baixei alguns fixes e já formatei o MS com o CFW, mas nada resolveu. Alguém pode me ajudar?

  12. Estranho cara, porque a partir do 3.90 M33 já recohece 8Gb normalmente, era para funcionar..
    Pode ser por causa do adaptador que as vezes gera alguma limitação. Você poderia testar seu stick em uma câmera digital por exemplo e ver se o problema se repete

  13. É estranho mesmo, tudo funciona, consigo usar o adaptador no PSP, inclusive rodar os ISOs, mas se eu coloco mais de 4Gb, dá pau. Também funciona na minha câmera e no meu celular (ambos usam MS DUO). E não acontece esse problema.

  14. Ah Anderson, então se o problema só ocorre quando você poe MAIS que 4Gb é porque seu stick é pirata e está dando problema cara. Somente comprando um original mesmo

  15. Não meu MS não é pirata, já tinha confirmado isso antes. Consegui resolver o problema. Na verdade não identifiquei com certeza qual era o problema, mas o que resolveu, foi eu ter usado um outro leitor de cartão USB externo ao invés de colocado meu adaptador MS PRO Duo dentro de um outro adaptador MS Pro e usado o leitor de cartão interno do meu notebook. Agora funciona beleza consegui atolar toda a memória do MS e o PSP lê normalmente. Valeu pela ajuda.

  16. Ainda bem que você conseguiu resolver então. Aqui eu comprei 2 sticks também que vieram com adaptador (os sticks são piratas). Um dos adpatadores DUO não funcionava, apesar de acontecer exatamente a mesma coisa que você: Ele gravava os dados porém você não conseguia ler depois

  17. Então, eu comprei um MS PRO Duo da Markvision. Ele tem dois componentes: um MicroSD pequenino e um Reader, que entra no PSP. Eu encaixo os dois e o PSP diz que não tem Memory Stick Conectado, mesmo ao ligar o PSP via USB no PC ele não reconhece o cartão.

    O que pode ser isso? O cartão é novo.

  18. ola Tio Solid !
    intao tambem estou com um problema, comprei um psp e veio com 4gb ja gravados jogos q acessava normalmente depois de umas 8 horas ,comecou aparecer dados curruped em imagens musicas e saves , resolvi fomrata pelo psp ,pioro o psp nao reconhecia mais o cartao .mandei o cartao para o vendedor e ele troco volto normal votei a usar os jogos mais depois de algumas horas mesmo problema travou um jogo saves curruped e musicas ,intao vamo formatar outra ves,deu o mesmo problema ,mandei o psp de volta ao fornecedor,ai ele falou q era eu q tinha mudado uma opcao do psp algo sobre arranque do umd q tinha q fica desligado e tava ligado ,ta meu colega compro o mesmo ps q eu no mesmo lugar e com o mesmo cfw (3.80 m33-5) a opcao de arranque tava desligada e depois q formatei o ms dele deu o mesmo problema>>>saberia me dizer o q pode ser isso ? obrigado

  19. É o stick mesmo cara. Stick pirata da problema pra caralho se você não tiver sorte… Verifica seu stick se ele é pirata: vai em Video, depois poe o cursor sobre o icone do stick mais nao abre, aperta triangulo e vai em more info. Se estiver magic gate unknown seu stick é pirata

  20. Ae TioSolid, sou novo aqui, destravei meu PSP há pouco tempo e quero comprar um memory stick pra ele…Até então não sabia de Farmware, agora que to começando a dar uma olhada na net, portanto não entendo…Mas se eu comprar um memory stick tenho que instalar o farmware nele pra rodar os jogos?
    Meu psp é slim, aquele com saída pra TV

  21. José, o firmware é um programa que roda dentro do PSP, não no stick. É o programa que controla todas as funções do PSP em si saca? No caso, SE você quiser, você pode atualizar o que já tem para o mais novo (que é o 3.90), mas não é obrigado. Seu PSP vai funcionar normalmente sem que você precise atualizar o seu firm :D

  22. Hmm, entendi, obrigado.
    Mais uma coisa, eu vou comprar um MM stick novo. Um Lexar 4 gb…Eu só preciso copiar toda a estrutura do meu recente e refaze-la no novo certo?
    tudo funcionará normal?

  23. Nem precisa josé. Você compra um stick novo, formata ele dentro do PSP e ele já cria as pastas pra você

  24. olá pessoal estou lendo neste tutorial,sobre os memory sticks,eu tenho 2 de 8gb,1 de 4gb, 1 de 2 gb ,todos eles são piratas, estava tendo os mesmos problemas que voces,ai eu formatei 2 vezes no psp e uma vez no windows e voltei a formatar no psp,funcionaram que é uma beleza,só que ten uma dica,tens que gravar jogo por vez,(um cada vez), musicas e videos (300mb por vez),não sei se é coencidencia,mas esta dando certo. fica uma dica pra voces

  25. Olá galera…

    Então comprei um MS de 8gb mas ele so reconhece 4gb alguém ja ouviu falar nisso ou o vendedor me enrolou…

  26. comprei um memory styck de 8gb mas ele não reconhece de jeito nenhum já coloquei em outros psp mas ele ñ reconhece só quando coloco no computador ja o formatei pelo computar mas não reconheceu o posso fazer pra q ele reconheça pelo computador ? se alguem puder me ajudar agradeço

  27. Pra quem está com problema no stick de 8, que firmware vocês estão usando?

  28. Fala ae TioSolid então brother estou usando a firmware 3.90 M33-3

  29. Estranho! o.0 Era pra funcionar cara! Você consegue gravar 8Gb nele mesmo?? tente fazer isso, enchea o stick até ele dar erro de falta de espaço e veja se tem 8Gb mesmo

  30. Então qdo conecto ele no micro ele so reconhece 4gb, no momento em que conecto ele já pede pra formatar e depois de formatado fica com 4gb….

  31. Rodrigo: Mas tente conectar ele sem ser via PSP. Use aquele adaptador que veio com ele mesmo e ligue direto ou use uma câmera digital / leitor USB. Dai você vai saber se é 4Gb ou não.

  32. comprei um psp e um memory stick 8g, porém mesmo com o ms conectado o psp diz que não existe ms e a luz do ms fica piscando sem parar.
    tentei formatar no psp mas diz que não existe ms
    formatei no comp no formato fat32 mas mesmoassim nada
    oque fazer?

  33. Cara, aparentement seu stick está com defeito. Tente testar-lo em uma câmera digital por exemplo. Se não for, vai ter que trocar mesmo.

  34. Bom estou com o mesmo problema do Rodrigo, comprei um MS de 8 gigas aí não tava conseguindo colocar jogos nele mas apareci ele com 8 gigas livres aí eu o formatei atravé do psp consegui colocar jogos nele, mas aí agora ele acusando como se tivesse só 4 gigas naõ to entendendo.

  35. Ivan: Veja no PC se está formatado em FAT16 ou 32. Para achar todo o tamanho do stick tem que ser em 32

  36. Bom eu converseicom o cara que me vendeu o MS e ele me falou pra mim formatar o MS direto no PC atravé do leitor de cartão, e pra minha felicidade deu certo, agora além de conseguir colocar os jogos nele, tb mostra toda sua capacidade.
    Como eu já tinha um MS de 1 giga eu copiei todas as pastas dele primeiro depois cole no MS de 8 gigas e deu certim.
    Mas de qq jeito valeu pela ajuda.

  37. Bom dia a todos eu queria so uma ajudinha.Como faço para tirar jogos gratis
    da net e gravar na psp,sem dizer dados corrompidos.

  38. ola, gostaria de saber se alguma solução para meu caso
    meu psp esta com 3.90 e resolvi formatar meu cartão de 8 gigas no Windows no modo ft32 mais no processo minha bateria do psp descarregou sendo que no computador apareceu a formatação concluída ;resumindo o psp não esta reconhecendo mais o cartão
    pergunto se existe algum jeito para recuperar a memória obrigado e parabéns pelo site e o melhor que já vi

  39. E ai tioSolid blz
    eu queri asaber se vc poderia me ajudar to com um psp e um MS Pro-Duo 8GB MagicGate e quando tento passa iso’s para ele da erro.
    ja passei jogos pra ele e agora não estou conseguindo passar mais nada
    se o senhor me ajudasse eu agradeceria..

  40. Gente eu tenho um psp slim destravado a alguns meses de usos ele nao ta mais lendo nenhum memory stick…… me ajudem!

  41. A esqueci de dizer que antes de ele apresentar problema eu tinha uma memoria q tava quebrado, eu coloquei um durex e continuei utilizando.Sera quq tem algo a ver?

  42. Luana: Pode ser isso sim, você tem outro stick para testar?

    Rafael: Teste o stick em uma câmera por exemplo e veja se está funcionadno tudo ok. Pode ser defeito nele.

  43. Ola pessoal, eu tenho um psp slim destravado e tava tudo certo ateh meu irmão colocar umonte de musicas no psp. Soh, que dessas musicas, mais da metade estava escrito “Dados Corrompidos” e eram em mp3. Assim eu zerei o memory stick (original Sony 4G, axo), mas msm assim continuou, soh que em todos os itens (musicas, imagens, videos) a aparecer uma infinidade de “Dados Corrompidos” e nnum dava para fazer nada com o memory stick, então eu “Restaurei as definiões padrão”, o que no inicio deu certo. Então “falou” preu formatar o memory stick, eu formatei mas ai quando eu conectei no PC naum apareceu nada (pastas PSP, ISO….), e no PSP dizia que não havia memory stick nenhum. Sera que vc pode me ajudar?

  44. Ah eskeci de dizer que acabei de refazer o processo e flou para eu formatar o memory stick, tah eu fiz e pareceu dar certo mas quando eu conecto no PC soh tem a pasta PSP e fla que ela eh inascessivel pq tem algo corrompido. E quando eu coloco meu antigo memory stick de 1G funciona e dah para jogar jogos normalmente.

  45. Ae TioSolid, eu li todo o post e tentei algumas coisas, mas acho que meu stick está com problemas mesmo, comprei um PSP God of War com o firm 4.01 e um stick de 4GB sony novinho, vários jogos dão “dados corrompidos”, mp3 e fotos tb. Usando um stick antigo de 2GB que eu já tinha, tudo funciona bem. Tô achando que a qualidade dos sticks tá bem baixa, né?

  46. Deve ser stick com defeito mesmo Boris, ainda mais pela descrição do que aconteceu.

  47. Boris, como você está colocando os dados para dentro do MS? Alguns gravadores de cartão antigos não recorrecem corretamente mais de 2Gb, então sugiro que você tente atualizar o driver do teu gravador de cartão para um mais recente. Funcionou com ambos gravadores de cartão que eu tinha no meu DELL desktop e no notebook. Depois de baixar uma versão mais recente do driver, consegui usar toda a memória do MS sem dar a mensagem de dados corrompidos e na época eu ainda usava o FW 3.90

  48. Tinha um ms de 2 gb nunca tinha dado problema antes. Quando comprei o de 8 gb, ele não lia jogos que tenham mais de 500 mb e agora o meu de 2 gb também está assim, o que pode ser isso?
    Valeu pessoal

  49. então, eu comprei um psp novo(no walmart dos eua) e coloquei o memory stick da minha camera(comprei no best buy de la tbm) e quando coloco musicas diz q tenho q colocar com num sei o q pra ps3. não le as musicas. ele é do ultimo modelo. e não tem as pastas q todos tem(music p/ ex) como faço?

  50. comprei um memory stick sony 2 gigas original para minha psp slim com firmware 3.90 m33 e quando insiro ele na psp, esta se desliga e depois n liga, ja formatei em fat 32 no pc e nada…agradecia uma resposta pf.

  51. comprei um ms de 4g mas ele ñ funcionou legal,fica desligando o cll e muitas vezes o cll ñ o reconhece ,sera q o cll ñ suportou ,ou e o cartão q ta bichado wlwl um abraço

  52. eu baixei um jogo de 1g eu entro no psp ele ta la eu entro no jogo
    e ta escrito erro ao eniciar o jogo meu psp fat 1004
    mim ajuda ai

  53. TioSolid
    Comprei um MS Pirata assim q chego eu formatei ele no psp ai criou as pastas normalmente
    mais qdo eu passo os jogos para ele ele começa a carrega o jogo mais trava em uma tela preta e desliga o psp!!
    oq eu faço?

  54. olha tenho uma pergunta pra fazer ..
    a sony faz auto atualizaçao, tpo to navegando na net quando ve ela baixa um fireware q eu nao queira ?

  55. Olá amigos…

    Estou com um probleminha…

    Comprei um Memory Stick PRO DUO (Mark 2)da Sony de 8gb, mas ao inseri-lo no PSP, o aparelho não reconhece o Memory Stick. Informando que não há memory stick inserido no aparelho.

    O problema é no Memory Stick ou no PSP? E oque fazer para solucionar o problema?

    Obs.: A luz do memory stick está piscando, como se estivesse tudo ok.

    E o software de sistema utilizado é o 3.71 M33-2.

    No aguardo de uma solução…

    Abração!!!

  56. por favor me ajudem,eu ja formatei o MS,ja coloquei os jogos na pasta iso;e olhei no menu do psp depois opiçao do MS;os jogos estao la mas nao abre e so aparece um numero(80048512)me ajudem por favorrr

  57. eu tenho a versao do psp 5.50 Gen D full, + n sei o q aconteceu q minha psp n reconhece o memory stick,ele é pirata, quando vou formatar aparece “nao esta introduzido nehum memory stick ” ele tem 8g alguma ideia de como resolver????

  58. Tio Solid,
    Tenho 1 PSP-3000, com Firmaware 2.82, versão 5.03 mas nunca o atualizei pois vi comentários de que o PSP não roda mais jogos piratas(ISOs e CSOs no Memory Stick).Alem do mais o proprio PSp
    Gostaria de saber se o Memory Stick de 8GB da problema no PSP 3000?

  59. Tenho um PSP 3000 com firmaware 2.82 versão 5.03.
    O Memory Stick de 8gb roda nele sem problema?

  60. Tio Solid,
    Tenho um PSP 3000, firmaware 2.82 e hardware 5.03.
    Da pra colocar um Memory Stick Sony 8gb, sem problema de erros de leitura de saves a slowdowns ao carregar ISOs e outros arquivos no Memmory Stick?
    Desde já agradeço !!

Comentários estão fechados.

Rolar para o topo