Problemas de espaço com sua PCI-E?

Um novo padrao PCI-E foi aprovado e ira permitir o desenvolvimento e operaçao de placas PCI-E externas. Aprovador pela PCI-SIG (PCI Special Interest Group), a versao 1.0 do padrao ira extender as conexoes PCI-E para fora de seu case.

Evidentemente, o foco dessa aplicaçao seria a criaçao de placas de video externas. Isso iria facilitar (e MUITO) a vida de quem usa configuraçoes SLI ou Crossfire, ja que normalmente esse tipo de configuraçao high-end demanda um certo espaço dentro do gabinete e voce na maioria das vezes acaba perdendo os slots que estao entre as suas placas de video, devido a dissipadores e fans.

Outra coisa muito importante no fato de se ter placas externas, é que a maioria dos problemas de aquecimento e de energia serao resolvidos, ja que esses tipos de placas possuirao seu proprio sistema de resfriamento e alimentaçao externos.

O padrao de cabeamento externo padroniza o uso da tecnologia PCI Express sobre cabos de cobre, definindo os conectores, identificadores e rotulamento dos cabos.
Tambem incluido no padrao estao cabos e conectores para toda a gama de links do PCI-E, de 1x ate 16x, suportando taxas de ate 2.5GTps (giga transaçoes por segundo), e o mais importante: tudo isso vai ser compativel com o hardware e o software ja existente.

Ou seja, daqui alguns meses ja poderemos ver produtos como a UBER GOLD EXTREME OMFG 8800GTX quad-sli powered by eletropaulo a vende nas melhores lojas do ramo :)

Problemas de espaço com sua PCI-E?
Rolar para o topo