Playstation 3 ganha seus primeiros firmwares customizados

img
jan
11

Atrasei A LOT para dar essa notícia mas pelo menos teve a vantagem de eu já ter pego o bonde bem no meio do caminho e poder fazer um resumão de tudo por aqui. Pois bem, durante essa última semana os senhores KaKaRoTo e o já famoso Geo – feio pra caralho – Hot lançaram cada um um firmware custom para o Playstation 3, permitindo, entre outras coisas, a execução direta de arquivos .PKG direto do XMB sem necessidade de dongle USB.

O firmware lançado pelo KaKaRoTo nada mais fazia do que ser uma "demonstração" do poder combinado das ferramentas do Team Fail0verflow, permitindo a instalação de arquivos PKG assinados (através das ferramentas do fail0verflow) diretamente do XMB. E só.

O que foi interessante é que dias depois o senhor Geo – whats wrong with your face – Hot também lançou a sua versão do firmware custom e, apesar de ser apenas um pouco mais de farinha do mesmo saco, liberou também uma outra ferramenta deveras interessante que fez A diferença: Um programa para que qualquer um pudesse assinar os seus próprios aplicativos homebrew e rodar via XMB, sem necessidade do dongle USB. Porém como nem tudo é alegria e os heróis da internet não poderiam deixar de aprontar das suas novamente, o firmware custom do geohot possui um pequeno porém: Não possui suporte as funções de peek e poke, impedindo assim que backup loaders e outros programas mais avançados funcionem no seu CFW.

I-see-what-you-did-there

A notícia poderia terminar agora com um final triste SE NÃO FOSSE seu amiguinho TioSolid ter enrolado UM ANO pra postar essas notícias, pois graças a demora já temos uma noticia boa para dar  aqui no final do artigo (boa dependendo do ponto de vista): Pessoas de bom coração já moveram os seus palitinhos e planejam lançar um PUP de update com suporte as funções peek and poke, podendo assim em um futuro bem próximo permitir o uso de backup loaders nos firmwares custom. Pode parecer estranho, mas a notícia boa de fato é que todos os patches lançados até agora (até o momento da criação desse post, pelo menos) não surtem nenhum efeito no console, e ainda de quebra podem prejudicar futuros updates e atualizações dos firmwares custom legítimos. Sendo assim, não instale nada que diga que permita rodar backups em consoles sem o uso de dongles, porque isso, pelo menos por enquanto, ainda é impossível.

No mais, algumas pessoas já estão realizando patches manuais para que alguns jogos fiquem compatíveis com esses firmwares customizados, porém sinceramente acho que não vale o trampo de ficar patcheando TODOS os jogos só para poder rodar em um firmware customizado experimental. E é isso.

Suporte NewsInside

 

 

Ao Vivo
Twitch NewsInside