Tectoy relança o Megadrive 1

rais-fonorgrei

Para comemorar o aniversário de 26 anos de lançamento do Mega Drive no Brasil e os 30 anos da Tectoy FINALMENTE atendendo a pedidos resolveu relançar uma edição limitada do Mega Drive 1 com o design clássico.

mega-drive-tectoy

E não com esses designs mais feios que bater em mãe com cachorro morto abaixo! Sério Tectoy, o que tem em sua cabeça? Por que demorou tanto para fazer algo tão simples?
teclixo

Eu considero essa versão a melhor de todas, pois além do design mais bonito, o console original tem um chip de som diferente das demais revisões e o que dá a esse modelo um som com uma qualidade melhor do que todas as outras versões do console, porém continuem lendo, parece ter uma pegadinha.

Porém percebi algumas mudanças que sugerem que o hardware dentro dessa linda carcaça não é o mesmo de antigamente (o que eu até entendo, pois aumentaria bastante o custo de produção), assim uma alteração visível foi o transformador de energia e a saída AV.

A imagem abaixo é a saída AV tradicional do Mega Drive lançado em 1990:

megafundo-2

E essa é a da versão comemorativa:

mega-fundo

 

Dá pra ver que foi totalmente alterada, o que pode ser bom ou ruim, pois esse cabo era proprietário e meio difícil de ser encontrado em bom estado, a fonte também foi alterada e colocada dentro do console, então certamente o miolo foi alterado.

Por enquanto não sabemos se essa edição limitada é compatível com o SegaCD (que depende da porta de extensão lateral), o adaptador de cartuchos de Master System e o 32X poissabe-se lá que diacho tem dentro dessa carcaça linda que remete aos anos 90!

Ao menos a Tectoy resolveu pensar um pouco adiante e anunciou que esse Mega Drive tem entrada para cartões SD (não se sabe ainda se é através de um flashcard já vendido junto com o console ou de um slot que não incluíram na imagem promocional ), mas isso também poderia um indicativo que eles apenas adaptaram um MD play para TV?
md_play_300dpi_cmyk

Outra cosia que gostei dessa versão limitada foi que além dele suportar usar as fitas tradicionais do Mega Drive, eles relançaram também os joystick original de 3 botões, que são bem caro de se encontrar hoje em dia em boa contição, e eu considero mais bonito e agradável de se usar do que a versão com 6 botões, e como são poucos jogos que usam 6 botões achei uma ideia acertada da Tectoy, ainda mais que é bem fácil achar o controle com 6 botões bem barato.
megadrivecontrole-1

 

A pre-venda já foi anunciada e vocês podem fazer sua reserva AGORA MESMO por R$ 400 e por R$ 380 no boleto na loja da Tectoy, apesar de não ter HDMI (e cabo composto ficar uma porcaria nas raras TVs modernas que ainda suportam esse tipo de conexão) eu tenho pensado em comprar, pois na pior das hipóteses eu penso em colocar um Raspberry Pi3 dentro e chavear se quero usar o hardware dessa versão ou o Pi3, ou quem sabe descartar esse miolo e deixar um Mega Drive verdadeiro mais bonito com uma carcaça zeradinha, brilhante e sem riscos, com certeza 400 Temers é mais barato do que comprar um GENESIS ou MEGA DRIVE japonês no EBAY com uma estética próxima de um zeradinho.
E ainda como “bônus” (não fez mais que a obrigação), essa edição limitada ainda vem com alguns ótimos jogos na memória, mas deveriam vir todos que são vendidos no Steam, Live e PSN sob o título de Mega Drive/Genesis Classic Collection… Mas como diria Keiji Inafune, “é melhor que nada”.

Esses são os jogos:
Alex Kidd, Alien Storm, Altered Beast, Arrow Flash, Bonanza Brothers, Columns, Decap Attack, E-Swat, Fatal Labyrinth, Flicky
Gain Ground, Golden Axe, (porra não colocar o Golden Axe 2 é sacanagem!), Golden Axe 3, Jewel Master, Kid Chameleon
Last Battle, Out Runner, Sega Soocer, Shadow Dancer, Shinobi 3, Sonic 3 (sem Sonic 1 e 2, lamentável), Turbo Outrun.

E novamente, além dele aceita cartuchos comuns do Mega, FELIZMENTE aceita SDcard, então é baixar roms em formato BIN (provavelmente) e garantir a alegria por meses e meses.

E vocês, o que acharam, também tiveram interesse e esperam poder finalmente montar o MEGAZORD DA ALEGRIA sem serem esfaqueados 30 vezes e perderem os rins? Eu sim, e pretendo fazer um umboxing e teardown desse modelo comemorativo quando chegar.

Megazord da alegria

Postem aí nos comentários e também dêem uma passadinha no nosso forum para papear com a galera! Sério, tô muito contente com esse release (agora só falta ressucitar o Zeebo e colocar dentro o Bóia Cross Extreme).

jgdnuxo

 

UPDATE:

Rafael Rolim e o Kaio C. me chamaram atenção sobre um FAQ no site da Tectoy sobre esse mega, vou reproduzir aqui as partes mais interessantes:
Este Mega Drive é igual ao original? Os componentes do Mega Drive são iguais aos originais?
 Não. Porque os principais componentes do Mega Drive original não são mais fabricados.

O Mega Drive é um emulador? Processa os jogos com componentes similares aos do console original ou roda os jogos via emulação?
 O Mega Drive não é um emulador. O aparelho possui um circuito que integra componentes similares ao do produto original, uma vez que os circuitos integrados originais não são mais fabricados.

O Mega Drive roda todos os cartuchos?
 O Mega Drive roda a maioria dos cartuchos do console original. Alguns cartuchos podem não funcionar por causa das diferenças em relação ao hardware e software originais.

Posso inserir mais jogos no cartão micro SD?
 Os jogos inseridos no SD card, fornecido junto com o Mega Drive, foram devidamente testados pela Tectoy no que tange a sua compatibilidade como hardware assim como foram obtidas todas as licenças necessárias para a sua comercialização. Tecnicamente é possível se adicionar conteúdos a este cartão, sendo, contudo, responsabilidade do consumidor os testes de compatibilidade assim como as licenças necessárias.

Vem com quantos controles? Dá para comprar controles adicionais?
 O produto inclui um joystick com fio de 3 (três) botões no tamanho original. É possível comprar joysticks extras através do site oficial

Os acessórios, como Game Genie, Sega CD, Power Base Converter, 32x Meganet, Activator, Mega Mouse e multitaps funcionam no Mega Drive novo?
  Não

Qual a resolução da saída de vídeo do novo Mega Drive?
  A resolução é igual a original, ou seja, 320×240 pixels

 A saída de áudio é estéreo ou mono?
  Estéreo.

 Muitas soluções emuladas têm problemas para reproduzir com precisão os sons do Mega Drive original. Como o novo console pretende reproduzir o áudio do console original?
  O Mega Drive reproduz o áudio através de componentes similares, portanto o resultado não será 100% igual ao original.

O Mega Drive roda um jogos com chips especiais como Virtua Racing e Sonic & Knuckles?
 Não

Como será a embalagem?
  A embalagem será baseada na original com algumas alterações, como a troca do calço de isopor por uma solução ecologicamente recomendada.

————————————————————————————————————————————————————————————————————————-

Isso responde algumas perguntas minhas, como eu imaginava não é o mesmo hardware e provavelmente eles não testaram muita coisa pois não vejo como algumas coisas que eles disseram não funcionar. Bem, quando chegar o que eu vou comprar vou fazer uma bateria de testes bem rigoroso com ele e fazer uma lista de títulos compatíveis.

Tectoy relança o Megadrive 1

8 pensou em “Tectoy relança o Megadrive 1

  1. Já tem um FAQ onde informam que não ser possível adaptadores:

    http://institucional.tectoy.com.br/faqmd.aspx
    ——————–
    11) Os acessórios, como Game Genie, Sega CD, Power Base
    Converter, 32x Meganet, Activator, Mega Mouse e multitaps funcionam no
    Mega Drive novo?

    Não
    ——————–

  2. não só adaptadores, mas também jogos com chips especiais como Sonic e Knuckles também não irá rodar.

  3. Estava lendo isso agora, isso corrobora com minha teoria que deve ser um MD play modificado.
    Bom, estou comprando mais pela carcaça e controles para tacar um Raspberry Pi dentro, então já está valendo!

    “Meganet”
    OUXE, ele quer colocar um modem para um serviço tipo BBS que já morreu a tanto tempo?
    E não vejo por que o multitap ou activator não vão funcionar.

    Vou dar uma atualizada no post.

  4. Isso daí vou testar pelo SDcard, no caso do S&K não vejo por que não funcionaria.

  5. eu acho que ninguém da Tectoy foi no mercado livre para comprar o cartucho pra testar …melhor falar que não funciona do que falar que funciona nego compra e não funfa na hora da jogatina

  6. Os cartuchos devem dar uma encarecida em breve com esse lançamento.
    Com relação ao S&K, só o fato de mencionarem o tal “chip especial” já mostra pelo menos que os caras não são ignorantes. Se rodar, melhor ainda.

    Bom mesmo vai ser se for possível inserir umas coisinhas pelo SD.

  7. Acredito que a maioria vai é rodar roms pelo SDcard mesmo, só alguns vão comprar cartuchos para colecionar.

Comentários estão fechados.

Rolar para o topo