[GUEST] Primórdios dos Vídeo Games na TV Brasileira

Esse post foi escrito pelo nosso querido leitor Dante Borges

Tenho os meus 28 anos e vivi com “vídeo jogos” a minha vida inteira, mas sei que esse assunto nos canais abertos de nosso país não geram a audiência necessária para manter um programa. Embora tenha público, não é o mesmo público da novela entediante, do programa de humor com piadas sofríveis, do conteúdo sonoro de má qualidade e com pessoas de pouca roupa erroneamente classificado como Música e de tantas outras coisas que geram os pontos de audiência que sustentam programas em suas grade na TV de concessão pública.

Mas em alguns momentos durante as décadas, algumas emissoras tentaram explorar este nicho específico, e sobre essas tentativas de audiência que vou falar.

Tire o mofo do VHS, passe sua brilhantina no cabelo e pegue sua Revista Manchete da gaveta… ai vem velharia.

Play Game – Maio de 1993 a Agosto de 1993 – SBT

playgame

Vamos pela ordem cronológica!

Senor Abravanel (Muito citado nos Podcasts deste site) estava tendo muito sucesso com seu apresentador mais famoso da época, Augusto Liberato, então porque não usá-lo em um programa para as crianças e coloca-las para jogar vídeo games?

Play Game colocava uma casal de crianças para disputar quem entendia mais de vídeo game, entre perguntas e respostas existia um desafio que era feito por nada mais nada menos que o Dr. Robotinik (Eggman) e jogar alguns clássicos da SEGA. A TecToy tinha participação, Sendo representante da SEGA no Brasil era óbvio quais seriam os jogos usados na programação.

Mas a maior e mais divertida parte do programa era ser transportado para dentro do Video Game, o mais atrativo para as crianças era poder entrar no jogo e ser o personagem.

Agora mais velhos e entendidos, sabemos que aquilo na verdade era um Chroma SAFADO com os cenários do Alex Kidd. A criança fingia que corria, pulava e batia nos bichos e todas que participavam eram umas TOPERAS nos vídeo games.

O programa não durou nem 5 meses saiu da programação… Porque será?

Hugo Game – 1995 a 1998 – Gazeta

769_o

UEBAAAA!!!

Vamos falar de uma moda dos anos noventa, os Game Show por telefone.

Imagine você, adolescente de 13 anos que tem tudo hoje ao seu dispor para se divertir com jogos, entrar em uma máquina do tempo, colocar o ano de 1995, pegar uma TV analógica de 10 polegadas, colocar no canal 11 e assistir um programa onde se pode usar um telefone para jogar um game PELA TV.

Assim era o Hugo Game.

Pelo telefone você controlava o personagem Hugo e o levaria para salvar sua família passando pelas fases do jogo, fases que variavam entre games de plataforma, avião, trem e escalar uma montanha com uma pistola que dispara um desentupidor e te puxa para alto (Que inveja o Batman deve ter!). O melhor do dia ganhava um prêmio e disputava uma final na Sexta feira e concorrendo a outros prêmios também.

O Programa foi um sucesso que durou 3 anos, porém devemos localizar os novinhos e informar que nesta época as linhas telefônicas eram horríveis, pagávamos o pulso de ligação e o tempo que ficávamos em linha e no final do mês vendíamos os órgãos para pagar a conta de telefone… E você ai achando que a sua operado de 2015 é uma ladra.

Curiosamente, o game tinha uma versão para PS1 para matar a vontade dos sem grana (Obrigado camelôs) .

Garganta e Torcicolo – 1997 a 1998 – MTV

hqdefault

Apesar da minha idade, já me considero meio velho por ter visto duas emissoras de TV acabarem. A primeira foi a Rede Manchete (Você em primeiro Lugar!) e recentemente a MTV. Antes do Youtube, o único jeito de saber sobre música era este canal de TV.

Conforme a programação ia variando, os donos da casa apostaram no formato Game Show, talvez tendo visto o sucesso do formato com o Hugo. Para quem assistia a MTV, sabe que ela não tinha problemas com censura no canal (pelo menos não como as outras concessões) e tudo era dito da pior forma possível, então chame o João Gordo (Ratos do Porão) para apresentar algo ainda mais escrachado.

Você jogava com 2 monstros que foram para um lugar chamado “Paraiso das Ovelinhas” e os feiosos caiam na porrada entre games de plataforma, tiro na Ovelha e porrada na Ovelha.  No final do jogo quem fazia menos pontos era morto em uma cena de Fatality e como Hugo, na sexta reunia os melhores da semana em um confronto nada amigável.

Programa durou 1 ano e me rendeu muitas risadas.

G4 Brasil – 2002 a 2006 – Bandeirantes

0

O formato “Ligue na emissora e pague uma fortuna” tinha morrido, então a band apostou em um formato diferente. Falando dos jogos que estavam saindo para os consoles da época, veio o G4 Brasil, um programa importado da terra do Tio Sam para a terra do Blanka onde tentavam (com muito esforço) falar de games.

De início o programa foi indo bem, dava dicas e pequenas estratégias, códigos e falavam dos lançamentos que estavam em alta. Com o passar do tempo, a qualidade do programa começou a cair… nunca vi uma crítica em games ruins ou mal feitos. Acredito que o tempo de meia hora de programa fosse o grande problema, tinham muitos títulos na época, porém os games eram falados de maneira rasa para o público.

Mas se você assistia esse programa como eu, vai lembrar bem do apresentadores.

Tínhamos o senhor “Lucas Silva e Silva” Luciano Amaral e Luiza Gottschalk. E ai com certeza a memória de muitos começa a Gritar, não pelo Lucas e sim pela Luiza.

Lembro de muita molecada que assistia o programa só por causa dela, corretíssimos a meu ver!
Já que a qualidade foi decaindo, apreciem a apresentadora, talvez foi isso que fez o programa durar 4 anos. Apesar dela ter aparecido na Fazenda um pouco diferente, ainda continua muito bonita … mas estou divagando no texto.

Bom senhores, é isso. Fica aqui as lembranças de um passado onde tentavam entreter os pequenos gamers da época.

Abençoada Internet.

Enjoy

Gostei(0)Não Gostei(0)
  • djchu

    Quem é mais velho assistiu o TV Powww! do SBT nos anos 80... Esse sim deve ser o precursor de tudo.

    Gostei(0)Não Gostei(0)
  • Stranger_Eddie

    Não mencionou a TV Pow ??? Somente o percursor de tudo?

    Deletem o artigo! >:[

    Gostei(0)Não Gostei(0)
  • DanteBorges

    Senhores, desculpem por não citar essa pérola de 84.
    O problema e que eu não era nascido e não vivi esse programa.

    O pouco que sei e que era comandado pelo Sérgio Mallandro e que tinha o esquema de telefone, você ligava e tinha que Gritar "POW" que uma arma disparava uma bola que se acertasse o alvo ganhava os pontos.

    Gostei(0)Não Gostei(0)
  • djchu

    Amigo, a sua intenção foi boa. Só quem tem por volta de 40 anos lembra disso. Eu me lembro de ver o Luis Ricardo (o tal que se queimou), a Mara Maravilha e o Mallandro. Como eu sou do interior, sempre quis ligar pra lá mas o preço da ligação DDD não permitia. Bons tempos. Dá pra ver um vídeo no Youtube pra quem quiser saber como era.

    Gostei(0)Não Gostei(0)
  • Nipoman

    Hugo chegou a sair para PS1 kkkkkk
    Este programa G4 brasil era bacana .
    Lembro dos poucos e raros comerciais de jogos na tv brazuca
    TecToy reinava absoluta .

    Gostei(0)Não Gostei(0)
  • Tinha um programa de uma dessas loiras dos anos 90, o nome dessa era Mariane, o nome do programa era "Tudo Por Brinquedo". Enfim, algumas das "provas" características desses programas era jogar alguns jogos de video game à vera mesmo e quem ganhasse ganhava os prêmios. Que eu me lembro eles pegavam alguns jogos de luta e botavam a mulecada pra se enfrentar neles. Eu gostava muito porque era video game de verdade mesmo.

    Gostei(0)Não Gostei(0)
  • Blackgil

    Esqueceram de mencionar também um programa que foi um dos melhores da TV brasileira o "Programa Stargame (Canal Multishow)" que tinha um apresentador cheio de brincadeiras durante suas apresentações o apresentador "Cristiano Gualda" que me lembra muito a voz do Tio Solid eu me lembro bem porque eu tinha parabólica e não tinha assinatura da Globosat na época então o sinal codificado não permitia eu ver a imagem mas sim o som daí quando ia rolar o programa por sorte minha na época eles liberavam a imagem pra gente ver o programa, só isso pra mim já bastava pra assistir ao Multishow, o programa durou de 1995 a 2000 eu passei a assistir em 1996.

    Gostei(0)Não Gostei(0)
  • djchu: Isso é novo para mim, só sabia do Sergio Mallandro no programa.

    Nipoman: Acredite se quiser cara, Hugo existe no PS1... mas não é o melhor jogo do mundo. é bem deprimente :/

    MaximusCesar: Lembro da Mariane sim cara, era uma tentativa de recriar a Angelica. Se não me engano era no CNT

    Blackgil: Cara não vi este porém vou dar uma olhada para ver esse "Tio Solid no MultiShoW", deve ser engraçado

    Gostei(0)Não Gostei(0)
  • Blackgil

    DanteBorges confere no Youtube você vai ver que o programa Stargame era bem completo para a época, cheio de dicas e informações dos games da época, inclusive entrevistas e jogadas com atores e atrizes,inclusive a famosa entrevista com Christopher Lambert(o Raiden de Mortal Kombat) e depois uma jogatina do game com o ator, também no Wikipedia você encontra informações completas sobre os quadros, acho que cabe até depois você incluir aqui neste artigo por se tratar de um bom programa voltado só pra games.

    Gostei(0)Não Gostei(0)