[GUEST] Dreamcast e seus 15 anos

Post feito pela nossa mais querida viúva de DC aqui do NewsInside, Dante Borges.

Pois é amiguinhos, a transmissão de sonhos debutou.

dreamcast-2
Os que começaram sua vida no PS2, GameCube e Xbox devem ter passado batidos pelo console que iniciou a geração 128 bits (hoje esse termo nem é usado) e que marcou uma época importante na história dos vídeo games.

Este é um artigo que me deixa feliz e triste ao mesmo tempo. De todos os consoles que eu tive, a dona SEGA foi a fabricante de que eu mais comprei, hoje foi ultrapassa pela Sony, mas tinha um porque, a TecToy representava bem a SEGA no Brasil e era mais acessível do que os milhões de Clones de NES que a Gradiente e Dynacom traziam (Sim, seu Dynavison, Phantom System e Turbo Game eram meros Clones do Nintendinho…aceite ISSO!).

O Master System e MegaDrive/Genesis tinham o a maior porcentagem do mercado Brasileiro, mesmo depois da chegada do SNES oficialmente.

Infelizmente, o Saturn não teve o mesmo desempenho por conta da nossa “inflação galopante” (era o PS4K em 1995 no Brasil) e por Burrice da própria SEGA de fazer um Console nas coxas, apesar de ter alguns jogos bom (3 na verdade kkk) e de fazer a melhor conversão de Arcades de todos.

Mas a SEGA precisava tentar mais uma vez, e ai veio o console que está no título deste artigo, ele saiu no final de 1998 na terra dos nossos amigos BrazMii e Nipoman e na terra do Tio Sam em 9/9/1999 e quem viveu essa época sabe o que foi a febre.

O console era único e semelhante aos concorrentes. Ele saiu antes do PS2, GameCube e Xbox então, podemos ver que sua inspiração de design foi no PS1 e N64.

Mas graficamente ele era único (na época). Nos jogos era visível a evolução que estaria por vir; o Saturn não teve o Sonic (o Nights e o Segata Sanshiro eram os mascotes) então o Dreamcast foi o console onde podemos ver a transição do Sonic do 2D para o 3D com o Sonic Adventure assim como foi com o Mario no N64… e isso fazia você comprar o console.

A maioria viveu a época em que Resident Evil explodiu no mercado, a Capcom aproveitou a febre do Dreamcast e lançou um RE exclusivo para ele, e assim saiu o RE: Code Veronica, jogo muito bom até hoje e que fez muitos comprarem o console.

Internet, sim nós temos

A SEGA apostou em algo que hoje que é normal, jogar online com o video game. O que se tem hoje com CoD e BF se tinha antes com Unreal e Quake no Dreamcast… Mas com conexão discada!

Acredite se quiser, mas houve uma época em que a internet não era essa maravilha da banda larga e fibra ótica que é hoje e ainda sim aconteciam alguns milagres!

O VMU, o Memory Card do Dreamcast era uma maluquice e ao mesmo tempo bem legal. Algumas empresas aproveitaram a tela de “tamagotchi” que ele tinha para fazer umas experiências second scren (Jurássica) em seus jogos, mas não era algo obrigatório, quem quisesse poderia fazer o jogo sem esta função.

Existem outras coisas deste console que foram boas, mas você deve se perguntar: se era tão inovador, porque falhou?

Vamos a alguns motivos:

DVD pra que?

dvd-logo-1024x487
O Dreamcast usava uma Mídia própria, o GDRom, a SEGA acreditou que usando essa mídia se livraria da pirataria… Que não foi o caso, já que em muitos caso, tirava ou comprimia o Som dos jogos e ele cabia em um CDRom normal.

E como foi lançado antes dos outros, inserir um Drive de DVD faria o Console subir de preço.

Fracasso do Saturn

sega_saturn_2s
O Console anterior mandou a SEGA para um buraco fundo, não vendeu o que precisava e ainda mataram o Megadrive antes da hora para poder forçar as vendas do Saturn… e não deu certo.

Até hoje deve-se pagar muito bem para quem souber programar no Saturn por ser impossível de se trabalhar, ele gerava gráficos muito quadrados quando comparado ao PS1 que gerava gráficos Triangulares.

Sony ataca novamente

Playstation
Para quem acompanha as guerras de consoles desde os 8 bits, sabe que quando a Sony apareceu para se meter na brincadeira da SEGA e da Nintendo ninguém botava fé na novata, já que as outras já estavam estabelecidas no mercado.

A SEGA saiu na frente de todos com o Dreamcast para ter vantagem nas vendas até as outras empresas lançarem suas plataformas.

O que pegou todo mundo de surpresa foi que o PS1 funcionou de uma forma que desbancou as concorrentes sendo líder de vendas, Sucesso que acabou potencializando as vendas do PS2 e fez ele ser o Console mais vendido da História.

O melhor Jogo também é o mais caro

ShenmueDCboxShenmue_II
97 Milhões!!!!
Isso mesmo, a obra prima de Yu Suzuki, o seu melhor jogo foi também o que levou o Dinheiro da SEGA embora.

O Shenmue era um jogo a frente do seu Tempo! A novela japonesa mais famosa dos “vídeos jogos” cativou muitos. Todos foram pegos pela história do garoto Ryo Hazuki que chega em casa e vê seu pai sendo morto sem saber o porquê.

O jogo tinha NPS inteligentes, mudanças de Clima/Tempo baseado na meteorologia de 1986.
Tinha a ação também, mas você tinha que investigar sobre o Carro Preto, Trabalhar com sua empilhadeira, Alimentar o Gatinho, ir na casa de Arcades e jogar Space Harrier para passar o tempo, dar uma xavecada na Nozomi e entre outras coisas que faziam você ter uma vida no Japão além de procurar o assassino de seu Pai. Mundo aberto antes do Majoras Mask.

Tudo isso resultou em Fracasso, o jogo teve vendas baixas e nesse valor de 97 milhões incluía também o Shenmue 2, não se tem os dados de vendas corretas, mas é certo dizer que o total de vendas tenha chegado a no máximo 1 milhão!
Gasto muito e teve retornou pouco, a novela japonês fica sem seu fim. Logo depois vem Sony chutado todo mundo e a SEGA jogou a toalha e saiu da briga de consoles.

Termino recomendando que quem puder, compre o Dreamcast e desfrute de jogos que ficaram nele e não saíram para outras plataformas…. Se a grana estiver curta, baixe o emulador!
É isso, fica aqui este artigo sobre o ultimo console bom da SEGA… Porque depois disso ela começou a prostituir o Sonic!

Gostei(0)Não Gostei(0)
  • Belo artigo. Lembrando que já está disponível um sistema leitor de sd card para o console, eu, que não manjo nada de eletrônica, vi um vídeo e achei que é fácil de instalar. Não me refiro a aquele dispositivo que vai na porta de rede, mas sim um que substitui o drive de GD Rom. Então é uma forma muito bacana de desfrutar desse belo console.

    Gostei(0)Não Gostei(0)
  • william

    Tive um bitsystem, meu primeiro vídeo game e o meu primeiro cartucho era o Dunk hunt, um pato que tinha que quebrar tijolo até chegar no fim. Esse console era o que mais se parecia com o Nintendo original. Deixou saudades. Depois veio o snes, longos anos, ps1, ps2, Nintendo wii,xbox 360..ainda tejhi esses 3 os anos foram muitos bons com essas crianças

    Gostei(0)Não Gostei(0)
  • coffeejoerx: Obrigado cara, Estou muito afim deste Leitor e estrou vendo com o Tio para pegar um para o Meu Dreamcast para os jogos "Indis" que saíram já algum tempo, tipo o Ghost Blade e NEO XYX.
    Os oficiais estou me esforçando para ter os Originais.

    william: Esse bitsystem é novo para mim, é já sou velho e ainda não ouvido falar nessa peça.
    Mas vendo umas imagens ele é bem parecido com o NES original.

    TioSolid: Valeu pelo "Viuvá do Dreamcast!" :/

    Gostei(0)Não Gostei(0)
  • Nickolas

    Meu xodó. O Dreamcast foi uma conquista, era caro, tive que vender meu PSX, juntar umas moedinhas e implorar a meus pais para poder comprá-lo. Joguei muito Powerstone, Quake e Unreal, era muito bom reunir os amigos em casa com quatro controles e jogar split-screen em uma tv de 29". Infelizmente tive que vender o meu pois começou a apresentar um problema de superaquecimento, o que me obrigava a jogar com o videogame aberto e um ventilador no máximo! Tenho muitas saudades do meu VMU azul transparente e de jogar Virtua Tennis por ele. Mas nem tudo são lágrimas kkk, ano passado graças a magia do facebook comprei um Dreamcast com quatro controles em perfeito estado de funcionamento com um VMU branco solido :( com a caixa original.
    Parabéns ao artigo, Dreamcast é vida!

    Gostei(0)Não Gostei(0)
  • Leandro

    Minha gente eu tenho um dreamcast mas quando eu entro em algum jogo que tem a função rumble e deixo o puru puru pak e o vmu juntos na hora que o controle vibra o game informa que o controle foi desconectado alguem sabe o que pode ser?

    Gostei(0)Não Gostei(0)
  • Eduardo

    Belo artigo!!!! Eu gostaria de ter um Dream na época, mas como era um VASP, sem chance....
    O Saturn lembrava de jogar ports de arcade: Street Fighter Zero/Alpha, X-Men vs Street e KOF. Era muito bom, por causa do seu cartucho de expansão de ram(sem loads era tudo). O preço e a dificuldade de fazer jogos nele, praticamente o matou.....

    DreamCast só tive oportunidade de jogar Street Fighter 3 e Sonic(do meu sobrinho). Mas, o que eu queria na epoca(se tivesse a chance de ter um DC), era RE Code Veronica e Shenmue.... Pena que a Sega não renovou a licença do nome "Shenmue" nos EUA e praticamente será dificil ver uma continuação..... Talvez a Sega nao tenha mais interesse, pois agora eles tem a série Yakuza(Ryu ga Gotoku, em japones). E por aqui ela vende bem...

    Gostei(0)Não Gostei(0)
  • Nickolas: Obrigado meu caro.
    Eu fiz o mesmo quando comprei o meu Dreamcast, mas quando li nas revista Gamer que a SEGA tinha "Aberto o Pico" para consoles eu me desfiz dele para pegar o PS2.
    Recuperei o meu com ajuda do Tio, fica aqui a dica: Não se desfaça dos seus Consoles Antigos!

    Eduardo: Valeu Cara.
    A SEGA é uma bagunça como empresa, lembro que quando a Licença do Shenmue inspirou houve uma petição dos fãs para Sony comprar os direitos e lançar como Exclusivo do Playstation.

    Tem uma lenda que rola na internet que as Versões HD dos 2 jogos estariam prontas na SEGA e seriam lançadas quando começa-se a produção do Shenmue 3... Mas isso pode ser Um grande Boato.

    Gostei(0)Não Gostei(0)