Nintendo Wii – Firmware custom, bugs e softmods

img
jul
19

Pois bem, a cena Wii vai ficar bem agitada nas próximas semanas.

Começaremos pelo começo do início de tudo. Waninkoko, o cara que mais gosta de lançar softwares controversos na cena Wii, lançou o primeiro firmware custom para o console esse semana, apelidado de IOS37. Como o Wii funciona de uma forma diferente, você pode selecionar um IOS desejado na hora de rodar um jogo ou programa (isso é como os programas oficiais fazem). Sendo assim, programas homebrew especiais poderão escolher esse IOS37 especial para poderem ter privilégios especiais durante a execução de código no console.

E é isso que o firmware custom do Wani faz, criar uma forma de se rodar código homebrew “privilegiado no Wii” (entenda-se privilegiado como: Fazer coisas diferentes que estão programadas dentro desse IOS).

Pois bem, firmware lançado e como a utilidade não era lá tão grande, Waninkoko lançou uma versão especial do GenPlus capaz de ler roms direto de um DVD, coisa que somente o firmware IOS37 dele poderia permitir.

Nesse meio tempo, Bushing (o cara do Homebrew Channel) descobriu um bug severo no Nintendo Wii que poderia permitir a execução de código assinado através de mídias graváveis, ou em outras palavras, você poderia rodar jogos piratas no Wii sem drivechip. Como o bug poderia por MUITA coisa por parte da Nintendo a perder, ele preferiu entrar em contato com a empresa antes de revelar o bug publicamente.

Poré Waninkoko já sabia do bug. Como dito acima, ele criou uma versão especial do GenPlus que poderia ler roms de um DVD, porém o curioso é que você consegue ler as roms de um DVD-R, mesmo em um Wii sem drivechip. Ou seja, o cara já sabe como executar código via DVD-R no Wii sem precisar utilizar modificar fisicamente o aparelho.

O problema disso tudo (ou solução, sei lá): Especula-se na cena que Waninkoko pretende lançar um softmod para o Nintendo Wii, permitindo que jogos gravados em DVD-R rodem no Wii sem necessidade de drivechips. Apesar da idéia a primeiro ponto parecer boa, Senhor Miyamoto provavelmente não vai gostar NADA disso, e vimos qual foi a atitude dele quanto ao bug do Trutcha Signer e ao Homebrew Channel: firwmare 3.3.

Enfim, para nós, meros mortais, resta esperar. O importante é saber que muita coisa nova vai acontecer na cena nas próximas semanas, e claro, como sempre, você vai ficar sabendo de tudo aqui no NewsInside.org :)

Suporte NewsInside

Winter Wonderland

Aviso


Valor Anual do server: R$322,80
Media Arrecadada: R$75.04
Pagamento em: 04/2018

Este site se mantêm anualmente através de 28% com o processamento Monero em nuvem para Desktop e 5% em mobile, obrigado por sua contribuição.

Doe Monero (XMR) Diretamente:

476fGNKyU71hNyrbjRD7
3NZ9Voo1zBZxacuLY41i
DMF1fMmLEhZx49rXD5qr
kpKDJkJRDwBCNGSbP5od
iAyHFy1aMPUjApE

Ao Vivo
Twitch NewsInside