NewsInside e a nova migração de servidor

img
maio
30

E vamos lá mais uma vez contar historinha do porque o NewsInside teve que trocar de servidor. De novo.


Digitei servidor no google apareceu isso. Seems legit.

Quando comprei o meu primeiro VPS na Bluemile os caras sempre eram prestativos e ajudavam em tudo que eu precisava, mesmo o meu antigo VPS sendo “unmanaged” (ou seja, eu teria que pagar para os caras darem suporte pra mim DENTRO do server). A questão foi que de uns tempos pra cá, a qualidade do serviço dos caras caiu fodamente e vou explicar porque.

O que rolou foi o seguinte. Eu era hospedado em um ambiente virtual XEN, sendo assim apesar de ter o meu “próprio servidor” ainda compartilhava uma máquina maior com várias outras pessoas (mesmo que invisivelmente). O problema era que as vezes a Bluemile entrava em manutenção e tinha que restartar um ou vários nós de VPSs, e quase toda vez que rolava esses restarts os caras “esqueciam” de subir o meu servidor de volta, gerando downtimes fodas nos sites da rede NewsInside (as vezes rolava manutenção de manhã e eu só ia ver a tarde, por causa de fuso horário). Até ai era de boa, pois bastava eu logar no painel da Bluemile e subir o VPS manualmente (tirando o fato de email que não chegava, cliente da loja louco porque a loja “faliu”, etc).

Porém numa dessas idas e vindas, os caras um bom dia resolveram CANCELAR o meu VPS, totalmente sem aviso prévio. Estava um dia aqui a tarde e pra variar a minha máquina parou de responder, quando fui logar no painel não conseguia restartar meu VPS manualmente. Assim que fui abrir um ticket para ver o problema recebi um email dos caras informando que o meu servidor estava sendo usado para disparar um DDoS em outras máquinas da rede e por isso foi cancelado. Liguei lá na bluemile nos EUA e pedi pros caras mandarem o log do que rolou para eu saber do problema. Com o log TCPDump na mão, vi que tinha apenas incoming packets, ou seja, eu estava sendo ALVO do DoS, não o causador do mesmo.

Depois de perder um bom tempo com os caras no telefone, consegui reativar o meu servidor, já bem sem confiança no serviço dos caras. O que fodeu a biela mesmo foi que depois de um tempo desse “incidente”, toda vez pelo menos uma vez por semana os caras “esqueciam” o meu servidor offline, ou ele restartava sem motivo aparente (tava la no SSH do nada caia a conexão, ia ver meu server down e tinha que abrir ticket pra ele voltar). Na semana passada tive esse problema MAIS uma vez e resolvi  então por fim a minha parceria de boa vontade com a Bluemile e migrei para a Linode.

Para quem quiser saber do geek porn do server novo:

  • XEON Quad Core (sei lá que velocidade);
  • 2GB de RAM;
  • 800GB de banda e 80GB de disco.
  • Ubuntu 12.04 32bits.

E é isso. A migração foi feita durante todo esse fim de semana e aparentemente está tudo redondo novamente. Amanhã se possível vou postar o podcast novo e já tirar o atraso das mil notícias novas que ainda não postei por aqui ;)

  • Eta acho que tem que deixar um aviso na loja tambem né?

  • victor30

    Servidor baitola, sento-lhe a a vara.

Suporte NewsInside

Wild Arms.

Gravityscan Badge

Aviso


Este site se mantêm através de 20% com o processamento em nuvem para Desktop e 10% em mobile, obrigado por sua contribuição.