Migrando

img
maio
29
Amido  

Agora vai. SE funcionar, explico o porque dessa putaria toda de vai e não vai pro servidor novo :D. Caso vocês não vejam mais esse post (ou vejam ele atualizdo), é porque já estão no host novo.

Então vamos a explicação.

PS: Para quem tem PIGUIÇINHA HIHIHI de ler, vá direto ao FAQ no final.

Tudo começou quando eu passei a exceder o consumo da minha franquia (é esse o nome?) do meu servidor antigo. No começo o valor além da franquia acontecia mês sim, mês não, e quando acontecia, era coisa pouca (2 ou 3 dólares). O problema é que isso foi aumentando. Aumentando ao ponto que, contratar um servidor VPS era mais barato e, obviamente, melhor, já que poderia configurar tudo da forma que quisesse e não estaria mais sujeito as limitações do meu server antigo (consumo a mais = $$).

Beleza. Servidor comprado. Tudo configurado. Uma linda máquina rodando Ubuntu com seus devidos serviços configurados. Comecei migrando apenas o TioSolid para a máquina e tudo funcionou redondo com zero problemas. O problema foi quando coloquei o NewsInside (e todos os outros sites do grupo) no VPS. O tempo de resposta que antes era instantâneo para apenas um site, subiu para MINUTOS quando o outro blog foi migrado.

O problema MESMO era: Eu não tinha idéia do porque.

A primeira suposição foi a versão do meu Apache. Tentei fazer um upgrade completo do Ubuntu (do 9 para o 10) e isso DESTRUIU o servidor. Mais tarde vim saber que como estou usando um VPS, o SO possui scripts customizados e outras frescuradas que não podem ser mexidos. Como eu fiz um up completo de versão, todos esses arquivos customizados foram deletados e o VPS parou de dar boot.

Pois bem, formatei o server, configurei tudo de novo e migrei tudo de novo. O MESMO problema. Voltei a galera para o MediaTemple (meu antigo provedor) e contratei outro VPS pois achei que o problema podia ser meu servidor.

Nem era. Era o Apache mesmo.

Depois de DESGRAÇAR minha vida, descobri (com a ajuda de um amigo do twitter) qual era a config problemática do Apache. Arrumei e o site funcionou. Mexi um pouco mais agora antes de publicar esse post e, aparentemente, o servidor está a todo vapor agora :)

FAQ:

1. TioSolid, porque o senhor fez isso?
R: Senhor tá no céu. Fiz porque estava pagando muito por um servidor que, pelo valor excedente que pagava, não valia mais o custo-benefício.

2. Mas o site funcionava. Porque você mudou o site de host? Você é tonto?
R: Sim. Tonto e pobre.

3. Essa migração ficou uma merda!
R: Mais informações aqui: www.meatspin.com

4. Você devia ter testado tudo antes de migrar! Porque não foi na loja e comprou um servidor pronto?
R: Porque quem vai na loja é maçom. E eu testei. TUDO. Várias vezes. O problema foi quando ao invés de 2000 acessos diários (TioSolid.com), joguei 15 mil diários (Fórum e Blog) de uma vez.

5. O que é esse Apache que você fala tanto?
R: Esse Apache aqui. Pois é, o site deles parou em 1998 mesmo.

6. Já tem desbloqueio para o PSP-3000?
R: Só com firmware 5.03.

Lembrando que durante toda a semana vai ficar nessa de eu mexer aqui e ali no servidor até tudo ficar tinindo. Duvido muito que haverá downtimes longos, o máximo é o tempo de eu restartar o servidor em caso de falha grave, e isso leva o que? 5 minutos?

E é isso. Opiniões e sugestões de quem entende de servidores Linux são EXTREMAMENTE bem vindas nos comentários. De que não entende também :P

Suporte NewsInside

Ao Vivo
Twitch NewsInside