Mercado Bitcoin, o maior exchange de Bitcoins do Brasil é hackeado

E uma pessíma notícia para os adeptos do bitcoin do nosso Brasil. O Mercado Bitcoin (offline no momento do post) acabou sofrendo um ataque de hackers nessa semana e sendo tirado do ar em caráter de urgência. De acordo com um tópico feito pelo próprio dono do Mercado Bitcoin no fórum Bitcointalk, uma falha no sistema de “redeem codes” do site foi explorada, permitindo que o atacante gerasse novos códigos gratuitamente até esgotar as reservas de BTC existentes no Mercado Bitcoin.

O admin do site disparou um email para todos que tinham contas no site, o texto do email diz o seguinte:

Nos últimos dias tivemos uma falha de segurança em nosso site.

Estamos neste tempo levantando as informações e criando a estratégia necessária para voltar as operações e principalmente restaurar nossa capacidade de pagamento no menor tempo possível.

Não podemos prestar muita informação neste exato momento em que estamos trabalhando nas mesmas. Todas as retiradas de reais solicitadas que ainda não foram atendidas, serão atendidas à partir de hoje.

Todos os depósitos legítimos em reais que ainda não foram creditados serão cancelados e seus respectivos usuários estornados no período de 2 à 3 dias úteis. Apenas aguardem o contato e instruções.

Estarei atualizando as informações aqui nesta Thread: https://bitcointalk.org/index.php?topic=160150.0 Pedimos a todos somente mais um pouco de paciência para maiores informações.

L.

Pois bem, de acordo com atualizações no tópico citado no começo do post, o plano de operação do administrador do site é o seguinte:

  • Ordens de retirada em BRL já estão sendo pagas e serão totalmente cobertas em até dois dias úteis;
  • Depósito em BRL para o site serão reembolsados logo mais após o pagamento das ordens de retirada;
  • Saldos em BRL existentes nas contas do site serão pagos após os reembolsos acima;
  • Por fim, saldos em BTC serão pagos em BRL depois de todas as transações acima.

Há quem não concorde com a decisão do pagamento dos saldos em BTC já convertidos em BRL, pois isso acarretaria em certo prejuízo relacionado ao rendimento da moeda, já que o valor de corretagem utilizado será o último valor do site antes do ataque, que era de 180 BRL (que é um pouco inferior do valor atual de 184 BRL). Imagino que o administrador do site esteja fazendo isso pois a opção de pagamento via BTC é inviável no momento, já que a reserva toda de bitcoins dele foi roubada através da falha explorada.

Algumas outras pessoas especulam em cima de fraude ou mesmo golpe por parte do administrador, já que o valor do bitcoin subiu muito nos últimos dias e ele poderia estar fazendo alguma jogada com o site fora do ar e aguardando até uma grande baixa para devolver o dinheiro dos clientes (hipótese que acho inválida pois já foi citado que o valor base usado para as devoluções será de 180BRL, independente do valor atual no dia da devolução).

Nenhuma outra resposta por parte do administrador foi dada no tópico oficial sobre o problema até o momento. Para quem opera com BTC, fica ai a minha dica para evitar esse tipo de problema: Não deixe grandes valores em dinheiro armazenados dentro de contas de casas de câmbio (onde você não tem controle sobre as chaves privadas das carteiras). Esse tipo de problema já aconteceu no passado e está fadado a acontecer no futuro com outras casas, dependendo de quão visadas para os hackers elas forem.

No mais, deixo meu pesar sobre o acontecido pois esse foi um golpe bem duro para o Mercado de bitcoins no Brasil (que dependia totalmente do Mercado Bitcoin para fazer trocas e operações).

EDIT: E o admin do site já começou a reembolsar a galera que tinha conta lá, mais novidades aqui.

Mercado Bitcoin, o maior exchange de Bitcoins do Brasil é hackeado
Rolar para o topo