iPhone x Nokia N95: A comparação (feita por um Microsoft Fanboy)

Enfim chegou a hora da verdade. Depois de passar quase um ano com um iPhone 2G, comprei um Nokia e me livrei de ser mais um escravo do iTunes. Apesar disso, será que o N95 foi capaz de alcançar as expectativas que tinha do aparelho e reproduzir todas as funções do iPhone? Seria o iPhone realmente o celular definitivo ou apenas um grande hype? Confira a comparação completa feita pelo pessoal especializado da NewsInside e veja qual celular se encaixa melhor as suas necessidades diárias e ao seu bolso.

Breve introdução

Começo essa comparação dizendo que, apesar de estar usando o N95 no momento, não tenho motivos para puxar a sardinha para nenhum dos lados. Além disso, não farei uma comparação baseada em especificações, beleza ou coisas do tipo. Estou com o N95 a algumas semanas e já tenho bagagem suficiente para fazer uma VERDADEIRA comparação entre os dois aparelhos e demonstrar exatamente o que vocês querem saber: As funcionalidades reais de cada um. Digo reais porque não basta um aparelho ter uma gigante tela de toque ou possuir um dos sistemas operacionais móveis mais populares do mundo, ele precisa funcionar e satisfazer as necessidades do usuário.

Pois bem, chega de “iada iada” e vamos ao que interessa. Irei adicionar imagens na comparação apenas nas partes que achar relevante e onde elas servirem como fator decisivo para a minha opinião final. A comparação irá seguir o formato X versus Y e o aparelho que executar melhor a dada tarefa, leva o primeiro lugar.

Os culpados

De um lado, temos Apple iPhone:

Apple iPhone

Um celular bonito e inovador, com uma gigantesca tela de toque. Eu tinha especificamente o iPhone 2G, mas como seria injusto comparar o iPhone 2G com um N95, utilizarei da funcionalidade adicional do 3G onde aplicável.

Do outro lado, temos Nokia N95:

Nokia N95 8GB

Provavelmente o modelo mais vendo da série N da Nokia, o N95 traz uma tela grande e possui o formato slide, além de um teclado multimídia dedicado. O modelo comparado é o N95-4 8GB (NAM).

Tarefa 1: Realizar / Receber ligações

De todos os celulares com tela de toque que já usei, o iPhone provavelmente possui a melhor e com menor tempo de resposta. O teclado para discagem é monstruosamente grande, e permite que você disque com o celular em qualquer posição sem maiores problemas. O software do aparelho permite que todas suas funcionalidades sejam acessadas durante uma ligação, permitindo que você anote pequenos recados, procure números na agenda e coisas do tipo.

O N95 possui um teclado normal e utiliza a discagem padrão usando os clássicos botões verde para começar e vermelho para finalizar. Como o aparelho possui uma tecla dedicada para abrir o menu de aplicações (de certa forma como o Home do iPhone), você poderá acessar a agenda e rodar programas enquanto executa uma ligação.

Veredito: Empate. Ambos fazem essa função muito bem, além de permitir chamadas em espera, consultas a agenda, entre outros.

Tarefa 2: Viva Voz e Alto-Falantes

O iPhone possui seus alto-falantes localizados na parte inferior do aparelho e possui um som claro e límpido, porém um pouco baixo demais para ouvir músicas sem fone ou para alguns ambientes utilizando o viva voz. Por causa de sua localização, ao assistir filmes com o aparelho na mão na posição horizontal você acaba por involuntariamente bloquear os altos falantes, fazendo com que o som fique ainda mais baixo.

O N95 possui alto falantes na lateral do aparelho e o som deles é ignorantemente alto. Não tão alto como alguns HTCs que já vi por ai, mas mesmo assim alto o suficiente para incomodar as pessoas ao seu redor e permitir a utilização do viva voz em ambientes mais hostis.

Veredito: N95, por possuir um som bem mais alto nos seus alto-falantes externos do que o iPhone.

Tarefa 3: Reprodução de áudio

Player (iPod) do iPhone

Mongolóide como é, a Apple colocou na sua primeira versão do aparelho (2G) uma entrada de fone diferente de tudo que existe no mundo, impedindo que fones convencionais fossem usados para escutar músicas. Felizmente, isso foi corrigido no 3G (que leva um plug padrão 3.5mm) e assim esse problema pode ser ignorado. No mais, o programa do iPhone é o iPod clássico de sempre e suporta as todas as funções básicas de um aparelho reprodutor de MP3 como criação de playlist, shuffle e CoverArts.

Nokia Music Player

O N95 possui um programa dedicado para reprodução de áudio que, assim como o iPod, possui todas as funções básicas de um tocador de MP3 além de também suportar covers e criação de playlists “on the fly”. Além do reprodutor de música, o N95 possui um magnífico programa para gerenciamento de podcasts diretamente do aparelho.

Veredito: Empate. O iPhone pode ter coverflow e outras frescuras, mas diga com seriedade: Depois que você mostrou aquilo para todos seus amigos e os impressionou, quando foi que você usou novamente? O N95 venceria aqui se o iPhone não tivesse o Podcaster (via Cydia) que faz a mesma coisa que o programa nativo de podcasts do N95.

Tarefa 4: Reprodução de vídeo

O iPhone poderia vencer epicamente essa parte já que possui um LCD de 42” HDTV Ready, que é o que existe de mais avançado em aparelhos handheld no momento. Porém assim como tudo que é da Apple, existe uma limitação retardada a toda essa tela que foi criada via software: O aparelho reproduz somente arquivos MP4 sincronizados via iTunes ou comprados da iTunes Store. Se você quer algum vídeo dentro do seu aparelho, provavelmente terá que converte-lo antes E sincronizar-lo com o iTunes.

O N95? Bem, temos o CorePlayer, o melhor player móvel já criado pelo homem. Ele reproduz “apenas” os seguintes formatos: H.264 (AVC), AVCHD, MKV, MPEG-1, MPEG-4 part 2 (ASP), DivX, XviD, WMV, sh/FLV, Matroska, ASF, ASX, AVI, PS, M2TS, TS, 3GPP, MOV, MPEG-4 e OGM. Fora a vantagem que você tem de poder apenas jogar os arquivos em uma pasta no celular e tocar sem necessidade de usar programas específicos.

Veredito: N95, que no final ainda deu um tapa na cara do iPhone e disse: “GO MAKE ME A SANDWICH!1!”.

Tarefa 5: WiFi

O iPhone possui um sistema bem simples para gerenciar a conexão a redes WiFi. Você manda localizar a rede, conecta-se, digita a senha caso necessário e that’s it. Qualquer programa que você abrir depois de conectado irá tentar usar a conexão WiFi ao invés da 3G / EDGE. Além disso ele mantém uma lista de todas as redes que você já entrou e se conecta automaticamente a elas se você estiver no alcance.

O N95 possui um pequeno ícone na sua tela principal (Standby) que permite ativar o WiFi e procurar por novas redes. A parti dali você pode se conectar e ir diretamente para o browser ou fechar o pequeno assistente e usar a conexão para alguma outra tarefa.

Veredito: Empate. Os dois realizam a tarefa de se conectar a uma rede WiFi de forma muito simples e direta, o que é um ponto extremamente positivo.

Tarefa 6: SMS, MMS e Email

O iPhone traz um aplicativo dedicado para gerenciar o envio de mensagens. Apesar disso, ele não suporta o envio de MMS nem de emails diretamente da aplicação, além de não permitir que você apague registros de SMS individualmente (ele as armazena como se fosse uma conversa completa).

O N95 possui uma aplicação de SMS “old school” com caixa de entrada e saída, além de suportar envio de email e MMS com qualquer tipo de anexo diretamente da mesma.

Veredito: N95. Seria injusto eu dar essa nota usando o email como base já que o iPhone possui uma aplicação dedicada para isso, mas não receber e enviar MMS realmente é uma coisa que faz muita falta em momentos específicos, como quando sua amiga safadinha quer te mandar fotos sem roupa via celular ou durante a escolha do presente de natal da namorada (tira uma foto > manda > gostou? > compra > sorrisos > sexo).

Tarefa 7: Navegação Web

Safari para iPhone

O iPhone conta com uma versão “móvel” do Safari, que apesar de possuir uma funcionalidade reduzida, renderiza páginas web em toda sua glória, além de suportar CSS e padrões web perfeitamente. A navegação é feita totalmente através da tela de toque, onde você pode dar zoom nas páginas e rolar usando apenas os dedos.

Browser - N95

O N95 possui um browser interno com base no webkit do Safari (suporte a CSS completo e padrões web), porém peca na compatibilidade ao navegar por páginas visualmente mais complexas. Possui suporte a zoom e tem basicamente as mesmas funcionalidades do Safari do iPhone, como bookmarks e abas. O único diferencial do browser do N95 é o suporte a download de arquivos diretamente para a memória do aparelho.

Veredito: iPhone, que depois ainda riu da cara do N95 e perguntou se ele usava Internet Explorer 5. Navegar na web usando o iPhone é mais próxima experiência que tive de uma navegação 100% funcional como em um computador. Apesar do Safari não permitir o download de arquivos nem suportar flash (who gives a fuck to flash anyway?), ele possui fontes muito mais agradáveis aos olhos e as páginas fluem muito mais facilmente nele graças a navegação utilizando apenas os dedos.

Tarefa 8: Bluetooth

CARA DEIXA EU TE MANDAR ESSA FOTO QUE TIREI COM MEU IPHONE PRO SEU CELULAR AQUI RAPIDINHO USANDO O BLUETO… Oh, Wait..

O N95 possui um stack bluetooth completo que permite que você envie e receba arquivos de qualquer tipo entre aparelhos compatíveis (entenda-se compatíveis por qualquer aparelho celular do mundo menos o iPhone).

Veredito: N95 + chute no saco do iPhone, já que o bluetooth dele só não funciona por causa da Apple.

Tarefa 9: GPS

O iPhone a partir da versão 3G conta com um receptor de GPS que permite fazer Geotagging das fotos que você tira e navegar em mapas usando o Google Maps. Apesar disso, o iPhone não possui nenhum programa de navegação assistida e você mesmo deve acompanhar manualmente a navegação pela rota.

O N95 possui um sistema completo de GPS com localizador de posição e um programa completo de navegação, o Nokia Maps. Além disso, possui suporte a todos os mais famosos programas de navegação assistida do mercado como Garmin, Sygic Driver e TomTom, além do Google Maps.

Veredito: N95. O Google Maps é violentamente completo, mas ficar preso ao uso de 3G durante a navegação e não possuir mapas offline é uma falha grave, mesmo para quem possui plano ilimitado de banda. Além disso, o N95 possui suporte ao Maps também, além de ter programas completos e robustos para navegação assistida.

Tarefa 10: Câmera e Vídeo

Calgary Fita do Super Mario World
Calgary – Canada (modo normal) e Super Mario World (modo “macro”). Agradecimentos a IzzyNobre

O iPhone possui uma câmera digital de 2mpx que na minha opinião é muito boa, apesar de muita gente achar o contrário. Como qualquer câmera de celular sem flash você irá precisar de condições específicas para tirar uma boa foto (como iluminação adequada). As fotos tiradas vão automaticamente para o álbum e não podem ser organizadas diretamente no aparelho. O iPhone, pelo menos nativamente, não possui suporte a gravação de vídeos.

Fim de Tarde Nota fiscal dos Correios
Fim de tarde (modo paisagem, sem flash, ISO 100) e Nota dos Correios (modo macro, sem flash, ISO 100)

O N95 possui uma câmera de 5mpx com lentes Carl Zeiss, além de possuir foco manual (como câmera digitais onde você aperta até a metade do botão para focar). O software de foto possui configurações de iluminação específicas e um impressionante modo macro que pode ser comparado ao de câmeras digitais normais. O N95 possui flash via led que pode ajudar em condições ruins de luz, apesar de não fazer milagres como flashes Xenon. Ao trocar uma opção o N95 passará para o modo filmadora, fazendo vídeos no formato MP4 ou 3GP.

Veredito: N95, e nem é por causa dos 5mpx e do suporte nativo a vídeo, mas sim por causa do foco manual e as centenas de ajustes que você pode fazer diretamente na câmera como condições de luz e ISO, além de poder recortar e redimensionar as fotos diretamente no aparelho.

Tarefa 11: Transferência de dados

O iPhone usa o iTunes, o programa da besta.

O N95 possui uma suíte extremamente simples de aplicações que incluem um instalador de aplicativos e um programa para sincronizar os contatos usando o Outlook, o Windows Contacts ou outros serviços online, além de um programa dedicado para atualizar o firmware do aparelho. Músicas e arquivos de vídeo devem ser gerenciados manualmente ou com algum outro programa proprietário, como o Winamp.

Veredito: N95. Qualquer coisa que use o iTunes pro obrigação é pain in the ass. Além disso, o N95 funciona 100% via modo USB e permite que você envie qualquer arquivo para dentro ele usando qualquer computador, sem necessidade de drivers ou programas especiais. Quando o iPhone tiver PELO MENOS modo disco, volte a falar comigo.

Tarefa 12: Duração de bateria

O iPhone apesar de ser um aparelho robusto e possuir uma TV ao invés de um display LCD, sabe economizar a bateria muito bem. Todas as suas funções extras como WiFi e 3G podem ser desativadas e ligadas somente quando estiverem em uso. Com uso médio de 3G (EDGE, no meu caso) e WiFi, a bateria durava 3 dias com períodos de madrugada ligado, até se descarregar completamente.

O N95 possui um visor bem menor e as mesmas funcionalidades extras do iPhone. Assim como no aparelho da Apple, todas podem ser desabilitadas e ligadas apenas quando necessário. Nas mesmas condições de uso a bateria do N95 chega a durar até 4 dias com períodos de madrugada desligado, até se descarregar completamente.

Veredito: Empate, já que o N95 dura mais apenas porque desligo ele a noite, coisa que não fazia com o iPhone (já que o aparelho não aciona o despertador se estiver desligado).

Tarefa 13:  Aplicações e funcionalidades

Apesar de no começo o iPhone ter sido expandido somente através de hacks (Installer e Cydia), hoje ele possui a App Store, onde você pode comprar e baixar aplicações diretamente para o celular sem necessidade de usar o computador. Além disso, o iPhone tem a iTunes Store, onde você pode comprar músicas, vídeos e filmes que vão direto para a biblioteca do aparelho.

O N95 é expansível através de arquivos Symbian .sis ou .sisx, que seriam como instaladores .msi no Windows ou arquivos .rpm no Linux. Existem aplicações das mais diversas formas e modelos para o S60 (sistema que roda no N95) e que contemplam praticamente qualquer coisa que você deseje fazer com o aparelho. O aparelho possui também uma loja exclusiva de música que pode ser acessada dentro do Music Player e todas as músicas compradas vão direto para a memória do aparelho.

Veredito: iPhone. Poderia colocar um empate aqui porque na App Store 95% dos programas são lixo, mas a forma de distribuição de conteúdo da Apple é indiscutivelmente imbatível. Você sempre está a poucos cliques de qualquer conteúdo que deseja comprar, seja programas, músicas ou filmes e tudo isso é facilitado se você já tiver uma conta iTunes com os dados do seu cartão.

Tarefa 14: Jogos

O iPhone possui um hardware magnífico e um processamento de vídeo invejável, porém nada disso ainda foi aproveitado em sua totalidade no aparelho. Apesar dos jogos homebrew como emuladores e interpreters dominarem o aparelho, do lado oficial existem poucos jogos que realmente valem a pena, como Hero of Sparta e SimCity.

O N95 possui um sistema próprio para jogos, o N-Gage. É como uma conta na Live ou Playstation Network: Você se loga, cria uma lista de amigos e compra / baixa os jogos diretamente do sistema. Caso queira jogar com alguém basta convidar-lo e desde que ele tenha o jogo a partida irá começar, via WiFi ou 3G. A biblioteca de jogos específicos do N-Gage é pequena, passando por Metal Gear e chegando em outros jogos como puzzles e sinuca, porém o N95 tem um ponto chave nisso: Suporta jogos J2ME.

Veredito: N95. Botões e direcionais são a chave do sucesso para jogos em qualquer plataforma. Mesmo o Wii sabe disso e possui uma variedade considerável deles em seu controle, mesmo tendo sensores por movimento. Além disso o N95 suporta os clássicos jogos em java, que apesar de não serem tudo isso aumentam muito o leque de possibilidades. E sim, temos emuladores também (via Symbian).

Tarefa 15: Usabilidade e Interface

iPhone SpringBoard

Fato: O iPhone possui a mais simples e intuitiva interface que eu já vi em um celular. Apesar de poucas opções limitarem o uso de um aparelho, elas limitam também a possibilidade de erros e tornam o aprendizado muito mais fácil. Além disso, o teclado virtual do aparelho é maravilhoso de se usar mesmo para pessoas com dedos grandes como eu.

N95 Standby Screen

O N95 possui uma interface baseada em menus e conta com um teclado padrão (1 a 9 + # e *) com suporte a T9. Além disso, possui teclas dedicadas para o menu de aplicações, multimídia e navegação. Os programas são organizados em pastas e a tela principal de Standby pode ser customizada com alertas, listagem de compromissos e tarefas, alarmes e outras informações.

Veredito: iPhone. Nem é por causa do OSX nem por causa das “cuticutizices” da interface, mas digitar no teclado virtual do iPhone é totally Win. Nenhum outro aparelho com tela de toque e teclado virtual de uso com os dedos (como o HTC Touch Diamond)  foram tão confortáveis de se usar como o do iPhone. Só isso e a tela de toque com suporte a gestures já dá com folga o primeiro lugar nesse quesito para o iPhone.

Visualizando a comparação em sua totalidade então, temos:

Comparação iPhone x N95 - Resultados

Conclusão

Como já dito o objetivo dessa comparação não mostrar qual celular é melhor que o outro, mas a falha do iPhone em tarefas comuns de qualquer é celular é brutal. Apesar de possuir uma interface muito mais avançada e funcional e um browser extremamente completo em relação ao N95, o iPhone não é capaz de executar pequenas tarefas comuns a vários celulares e o problema não é nem com o aparelho, que possui um ótimo design e um robusto hardware, mas sim pela má vontade da Apple de implementar todas as funções diretamente no software oficial do celular.

iPhone x Nokia N95: A comparação (feita por um Microsoft Fanboy)

60 pensou em “iPhone x Nokia N95: A comparação (feita por um Microsoft Fanboy)

  1. Gostaria de fazer alguma colocações a respeito da comparação, que na minha opnião tornaria a comparação mais rica.

    Tarefa 5 – Wifi
    Nesse caso um ponto negativo do N95 e os demais Nseries que usam Symbian S60 9.1 e 9.2 é que todo o programa que você for usar o wi-fi ele fica perguntando qual rede wireless você deseja usar, ao inves de só selecionar uma e todos os programas entenderem que devem utilizar aquela rede wireless como o Iphone faz.
    Isso é algo que me incomoda muito nos Nseries.

    Tarefa 6 – SMS, MMS e Email

    Só gostaria de incluir uma informação. A nokia disponiabiliza para seus usuarios um software chamado “Conversation”, que ele faz o gerenciamento das mensagens sms, mms, email na mesma interface do iphone, agrupando as mensagens por contatos e quando voce abre o contato ele mostra suas mensagens recebidas e enviadas em sequencia igual ao iphone, e ainda com a vantagem dele mostra um Thumbnail do seu contato se você tiver agregado uma foto ao contato em sua agenda. E você nao precisa ficar abrindo o programa, ele se integra a agenda do seu aparelho, é só voce abrir a agenda e ir para o menu da direita. Muito bom Mesmo.

    Tarefa 7 – Navegação Web

    Uma funcionalidade nativa que você esqueceu de incluir. É que o N95 tem leitor de RSS imbutido no navegador. E que o navegador do N95 tambem exibe nas paginas animações em Flash.

    Apesar de ter essas vantagens, realmente não da pra comprarar o Safari, ele renderiza as paginas muito melhor além de ser mais facil de utilizar.

    Tarefa 8 – Bluetooth

    O Bluetooth do N95 é tão completo que funciona até com HID (Human Interface Device) como teclados Bluetooth e inclusive Mouse (no caso do Quake 3).

  2. iPhone users têm coragem de chamar aquilo de modo “macro”? aehueahieahiueajeaea
    q foto nojenta!
    Meu HTC q tem uma câmera péssima (MESMO) tem macro infinitamente melhor…

    o que custava a apple colocar uma câmera decente no iphone? algumas poucas dezenas de dolares a mais? ou custaria um novo lançamento a menos?

    :(

  3. Me corrijam se eu estiver errado, o iphone tem uma placa aceleradora gráfica 3d incomparável, tem saído muitos jogos fora de série pra ele… mas não troco a Nokia por nada =P n-gage já ta de bom tamanho

  4. Pow N95 = EPIC WIN
    Eu sempre axei que o iphone eh so de marca e bonitinho, mas nao esperava que ele nao tivesse mms , oque eh uma funcionalidade basica, ainda mais que 3g carrega muito mais rapido as mms do que EDGE deixando mais transparente as mms.

  5. Pequeno erro:

    O phonejack do iPhone 2G também era 3.5mm. A diferença é que ele era “recessed”, ou seja, nem todo headphone cabia direitinho nele.

    Mas tirando isso ficou muito boa e imparcial a resenha.

    No futuro, não redimensione screenshots dos aparelhos – tamanho normal ajuda o usuário a entender melhor as proporções do uso comum da interface e tal.

  6. O iphone sei que ele PECA em vários aspéctos conforme acima citado.
    Como usuário desde o primeiro modelo 2G do iphone o que me incomoda: Blue tooth somente pra áudio, caixas externas de som que só ganham volume quando você fura a película dentro dela com um alfinete, mas ainda assim o som é aquele procedimento retardado de mixagem pra parecer estéreo.
    De resto, navegador apesar de não ter Flash faz tudo que eu preciso, gerenciador de e-mail é perfeito pro meu uso diário, tanto do gmail como do exchange.
    Claro apesar de 95% das aplicações custom serem um lixo, é bom saber que tem milhares de pessoas passando dia e noite desenvolvendo algo pro sistema.
    No fim, eu gostaria de ter um Nokia somente pela câmera. Apesar de 5megas, o Nokia não é um tijolo. Itunes, Mp4 são coisas que consigo lidar.

  7. Tarefa 7 – Navegação Web

    Se em vários outros itens você considerou aplicações pro iPhone, poderia ter considerado aqui também o Opera Mini. A navegação do opera mini suporta até Ajax, apesar de aqui, indiscutivelmente, Safari = epic win.

    Muito boa a resenha =D

    Sou teu fã, tu sabe, né?

    :*

  8. hmmm
    mto interessante

    “make me a sandwich” owna!!!
    lmao!!!

    gostei mto do n95, mto melhor q meu w200i
    se fosse 10x mais barato con certeza compraria um…

    obs: qnd vc se cansar do seu n95, manda ele pra mim, pode mandar no sedex a cobrar ;)

  9. Excelente review Solid,

    Só deixo uma nota para seu comentário final: o iPhone foi feito para ser um um celular, tocador de música e navegador de internet. Só.
    Por isso que usuários mais avançados, como você, que gostam de exigir um pouco mais do aparelho, sentem-se desapontados com essas funções no iPhone.

    Sugiro um Windows Mobile com Touchscreen e Teclado QWERTY. Sua vida nunca mais será a mesma =D

  10. Tio Solid,minha mae comprou um n95 e eu peguei o iphone 3g,cara realmente o n95 é bem melhor,tentei trocar com a minha mae,mas ela falou na minha cara q iphone é so beleza(ha ha ha),mas ate que gostei dele,mas acabei me rendendo ao n95(amo a nokia,so compro cel dela),e acabei comprando um n95 pra mim tambem.Achei ele muito mais completo como aparelho!

    So uma coisa,agora poderia ter uma parte aqui tambem dedicada ao n95,assim como tem para o iphone.Qualquer coisa posso ate ajudar(pelo menos na parte don95 sou muito bom..rsrs)

    Outra coisa NGAGE 2.0 agora com Resident Evil Degeneration..uhulll

  11. Concordo com todos os defeitos colocados no iPhone, também com o resultado do review… só tem uma coisa MUITO importante que eu gostaria de lembrar aqui e que muita gente esquece quando fala da Apple atualmente: as coisas são assim, “travadas” atualmente, não é por “retardo mental” ou similares da Apple. O problema são as PESSOAS, como sempre.
    Para quem não lembra, quando os primeiros iPods surgiram, a Apple foi processada por uma HORDA de advogados querendo culpar a empresa por possibilitar que qualquer um “roubasse” gigas de informação “camuflados” em um “dispositivo de áudio”. Pior seria hoje com o iPhone, que qualquer um pode ter e dizer que é apenas um telefone, enfim, é fácil de entender a idéia…
    Já tive péssimas experiências com iTunes & cia., mas eu sempre lembro que isso é culpa da mesquinharia humana, não da Apple. Se eu estivesse no comando de uma empresa que é o alvo mais fácil do mundo pra tomar um processo milhonário porque qualquer zé-mané pode piratear músicas com o meu produto, seria tudo da mesma forma…
    Enfim, não quero criar caso, não tenho iPhone, é só para lembrar mesmo.

  12. Ainda bem que no título você avisa: “feita por um Microsoft Fanboy”. :P

    Dizer que dá empate o ítem “Reprodução de Áudio” é sacanagem.
    Só olhando as duas imagens postadas já dá para ver a grande diferença. No iPhone não foi considerado a extrema facilidade de uso da interface, como ver letras das músicas, acionar/desativar o repetir e o modo shuffle, volume, lista das músicas do álbum, tudo isso com um só toque na tela (considerando a imagem postada). E nem citou o Genius, que apresenta uma lista das músicas do mesmo estilo da que você está escutando.

    Outro ponto que discordo é o ítem Jogos. É brincadeira, né?

    Os outros pontos não tem nem que discutir. O iPhone perde mesmo.
    (comentário feito por um iPhone fan boy) :)

    Abraço

  13. em algumas coisas eu não concordo com vc tio solid, apesar de concordar pleanamente com o resultado final nos quesitos reprodução de audio e wi fi a vantagem está com o iphone com certeza

    e nas aplicações e funcionalidades o N95 ganha do iphone aplicativos sis seguem o mesmo padrão de distribuicao dos programas windows. A sdk é aberta e qualquer um pode fazer um aplicativo novo e distribuí-lo da melhor forma que bem entender.

  14. Diego Ferraz: Isso do WiFi depende muito cara. A maioria dos programas permite (para os que não, você salva na global do Symbian) setar um AP para usar como default. Depois de setado, ele não pergunta mais. Eu prefiro o comportamento padrão de perguntar pois dai evita fazer como acontecia com o iPhone: Eu conectava a uma rede WiFi para testar e ela estava sem sinal, dai ele mudava automaticamente para o EDGE e adeus saldo pré pago >.< Essa do conversation não sabia! COMOFAS// Do browser eu nem falei do flash porque, sei lá, fora publicidade e joguinho, flash não é usado pra mais nada, então como eu prefiro uma navegação mais rápida (principalmente no cel) do que flash, nem liguei muito pra isso. respider: Não entendo isso também. Não precisa ser enfeitado como o do N95, mas coisas como pelo menos ajustes de luminosidade iam bem. Vinicius: ATÉ ONDE SEI o processador 3D do iPhone é o mesmo do N95, que é o PowerVR, o mesmo do Dreamcast. E jogo pro iPhone só saiu alguns lixos, sejamos sinceros. O que realmente rulou foi o SimCity (só pela inovação) e aquele Orion, que achei muito bem feito e utilizou perfeitamente os recursos do aparelho sem necessidade de apelar para gráficos. Kid: Apesar dos fones não encaixarem mesmo assim, realmente você está certo. E quanto as SS "blame wordpress". Acostumei a usar o Live Writer e nem manjo fazer as miniaturas via WP ;/ Roger: De fato sim. Eu acho que as aplicações do iPhone são mais pelo hype e pela facilidade. Custando 1 dólar tu entra na App Store e qualquer coisinha que você achar "legal", tu já compra. Essa é a grande sacada deles. O que falta mesmo são aplicações robustas como programas de office, gerenciador de tarefas avançado e coisas do tipo. Filipe Kiss: Eu tentei usar o Opera Mini aqui mais ficou meio nhé. O SkyFire é sacana. Ele cria uma imagem da página e exibe ela rapidamente, dai conforme tu vai navegando ele vai mudando e renderizando a página, dai não vale :P Tirlin: ahahah, isso é costume. Depois que você pegar um celular um pouco mais avançado você nunca mais volta atrás ;) Felipe Veiga: Esse é exatamente o problema do iPhone ao meu ver. Ele cumpre muito bem as atividades de ser um player multimídia (apesar das limitações na reprodução de vídeos), só que como celular ele é quase uma piada. 99% dos "problemas" dele é devido ao software limitado. Todo mundo espera um grande "killer app" para o aparelho, porém ninguém percebe que o grande "killer app" seria apenas implementar um software mais robusto para aproveitar ao máximo as próprias funcionalidades do aparelho. Hakoto: Estou quase comprando o Metal Gear do N-Gage. Achei sensacional o jogo apesar dos gráficos PS1-like. E apesar de todo mundo reclamar do Symbian estou achando bem estável e gostei. Os programas não travam mais do que os do iPhone. Como quis deixar claro na comparação, o melhor aparelho realmente é aquele que satisfaz suas necessidades. Babaum: A pirataria de conteúdo digital não é mais desculpa para eles. DRM tai para isso, o do iPhone funciona muito bem obrigado. O problema deles não é no sentido iTunes > aparelho, e sim ao contrário. Uma coisa que tu comprou no iTunes (seja vídeo ou áudio) e pagou uma mixaria, você nem vai ligar muito se não conseguir tirar do aparelho. O problema está na hora que você quer preencher o seu aparelho com coisas que você já tem. Nessa parte o iTunes dificulta infinitamente a sua vida.

    iLex: Eu quis tentar refletir o que um faz e o outro não faz, apenas isso. No caso do iPod ele poderia até ganhar por causa do Genius que é uma funcionalidade totalmente inovadora para um player musical. Agora o resto o N95 também faz :P
    E jogos é como eu disse acima. N-Gage é incomparavelmente melhor cara. Só de você poder jogar online com quem quiser via WiFi ou 3G mesmo que seja bomberman já é win pro N95.

    Daniel: Sim, mas agora a Apple parou com essa bobeira de “quem é desenvolvedor não pode revelar o que está fazendo” e coisas do tipo. Qualquer um pode baixar a SDK e montar programinhas. A diferença é que um SIS você pode assinar digitalmente com seu certificado de developer e mandar para quem quiser, no iPhone você precisa de todo um processo (jailbreak) para instalar programas não oficiais. Eu deu a vitória para o iPhone simplesmente pelo sistema de distribuição como um todo. Se aquele programa de “Downloads” do N95 fosse melhor aproveitado (como é a App Store) a Nokia poderia vencer facilmente aqui já que possui aplicações muito mais robustas.

  15. e eu que estou pensando em me livrar do V3 porque é muito grande e chama muito a atenção. eu quero um celular que possa atender dentro de um busão ou na rua sem a nóia de ser roubado… um desses chumbrega de tela monocromática mesmo. tem um nokia que ainda devo ter em casa!!! em tempos sem lei prefiro não chamar tanto a atenção. sem contar que acho esses aparelhos muito trambolho e pra ouvir musica ainda prefiro um breguelete mais genérico e descartável.

    para todo o resto relacionado a mobilidade (jogos, office, internet, video, email) ainda prefiro meu EeePC! :-)

    Mas que são aparelhos bacaninhas, são!

  16. @Meujoystick: O V3 ficou para trás faz muito tempo já! Acho que nem ladrão quer mais.

    o iPhone e o N95 deve chamar a atenção de ladrão mesmo, mas hoje em dia já tem seguro para celular e a vida é assim mesmo, às vezes se ganha e às vezes se perde. Seu EeePC pode ser roubado também. Não fico me limitando por causa da violência, Tomo meus cuidados mas costumo andar com meus gadgets por aí, se algum dia acontecer alguma coisa azar meu, sorte do ladrão, paciência….

  17. @daniel:

    Eu sei que o V3 é do passado, eu não disse nada diferente. Disse que é grande e chama a atenção. O EeePC pode ser roubado também, mas não fico com ele exposto na rua como se faz ao falar num celular. Logo, as chances de ter um celular roubado são maiores independente da marca/modelo/geração. Sem contar que se o Eeepc for subtraído, a “sorte” do ladrão vai ser de R$900,00 e não R$2.100,00 que é o preço de um N95 nas lojas aqui do ES.

    Estou com um N95 neste exato momento em cima da mesa. Olhando de perto… Cara, PRA MIM não tem nada que me faça pensar… “Deus, como preciso de um N95” sacou?! Se ele fosse mais fino até poderia cogitar para daqui um ano, pelo fato de fazer um monte de coisas que eu provavelmente não usaria mas poderia precisar um dia. É como um canivete suiço, tem um monte de treco mas só se usa a lâmina ou o saca-rolhas.

    Quando vc saca o aparelho para atender uma ligação (sim, ele fala também) e passa alguem por perto que conhece do assunto, vai olhar na hora. Chama a atenção mesmo! Se o principal objetivo da compra for esse, são pelo menos 06 meses de “FAMA” garantidos…

    Para o MEU uso, um celular meia boca pior que o mega-ultrapassado V3 já serve. Só a bateria original do N95 custa o mesmo que alguns modelos populares de aparelhos.

    Agora me pergunto olhando para o N95:

    Celular que toca música alta pra que? Pra pagar de mala sem alça igual inúmeros idiotas que vejo por aí com o celular na mão servido de mini-trio-elétrico desrespeitando os ambientes públicos e o gosto musical das outras pessoas?

    Acelerômetro no celular pra que? Pra ficar brincando com o som de sabre de luz Jedi? AH!!! Pra ficar rolando foto pela tela?
    Pra jogos? O display de um celular é tão pequeno que ou se olha para a tela ou se sacode o celular.

    “Mas eu sou reporter e preciso ficar digitando texto enquanto me locomovo… ” Neste caso um teclado QWERTY de um sub-note é melhor. Manda uma acesso 3G e boas…

    “Nada disso, eu sou fotógrafo e preciso de boas imagens…” aí uma máquina fotográfica digital é insuperável. Ah não, meu negócio é ouvir música enquanto corro na praia… Melhor comprar um MP3 descartável e um bom fone…

    A idéia de comprar um aparelho caro como este, com itens de utilidade questionável e ainda ter que fazer seguro não te parece um tanto quanto absurdo? Aos meus olhos me parece.

  18. MeuJoystick: Cara, “its all about the use”. O mesmo para mim é o eeepc. Não tenho porque não sinto necessidade de ter um. Você necessita de um celular que fala e manda mensagens. Quem compra um iPhone / N95 / HTC (tirando o zé povinho hype) compra pelas funcionalidades todas agregadas.

    Celular que toca música alta pra que? Pra pagar de mala sem alça igual inúmeros idiotas que vejo por aí com o celular na mão servido de mini-trio-elétrico desrespeitando os ambientes públicos e o gosto musical das outras pessoas?

    Viva Voz para uso dentro do carro e navegação GPS. Ligar celular com som alto no meio da rua = filhadaputagem total, concordo com você.

    Acelerômetro no celular pra que? Pra ficar brincando com o som de sabre de luz Jedi? AH!!! Pra ficar rolando foto pela tela?
    Pra jogos? O display de um celular é tão pequeno que ou se olha para a tela ou se sacode o celular.

    Para usabilidade. A tela do iPhone e do N95 vira automaticamente por causa deles. Para a tela saber quando você pegou o celular na mão e acender o LCD automaticamente, para alarmes com sensor de movimento, para uso na câmera digital que só tira foto quando detecta uma estabilidade completa do aparelho, etc.

    Como eu disse, você precisa de um eeepc e muita gente de um celular multi uso. Nada vence uma câmera digital real, mesmo as mas antigas (comparando com um celular) mas a vantagem de ter um celular multiuso é que você tem tudo isso agregado em uma única peça e não precisa carregar um laptop E uma câmera digital E um MP3 Player.

  19. @Meujoystick: Então cara, não estava falando da usabilidade, eu sei que como o Tiosolid falou cada um tem sua usabilidade. Eu gosto de ouvir músicas SEMPRE e de vez em quando assistir algum vídeo e o EeePC não permitiria que eu fizesse isso em alguns lugares que o celular me permite…

    E não é por causa da violência que eu irei parar de utilizá-los onde achar melhor.

    o bom desses aparelhos é que eles agregam várias funções em um só, por exemplo seu celular que faz e recebe chamadas, vc tem que carregá-lo para lá e para cá, mas também terá que levar o EeePC se quiser acessar a internet ou ver conteúdo multimídia, terá que ter também um GPS no carro, carregar um player de música para os lugares onde não dá para segurar o EeePC (na academia por exemplo, terá que levar também uma câmera digital. Além disso, para transferir um arquivo via bluetooth no seu celular monocromático… no way.

    A convergência digital é o futuro, nada mais win do que vc sair de casa, pegar apenas um aparelho e se sentir pronto para qualquer necessidade que vc possa ter. Por isso acho o N95 superior ao iPhone, que é muito limitado, se uma hora calhar de eu querer fazer qualquer coisa possível a um celular com certeza o N95 terá essa função.

  20. Muito bom o review, parabéns, acompanho sempre o site comecei pois tinha um Psp mas mesmo agora que o vendi continuo lendo as notícias…

    no momento eu tenho um Iphone 3g, vivo, ja tive um Iphone 2g e um LG viewty, minha mãe tem um N95…

    um dos quesitos que avalio é a espessura do celular, para que ele não atrapalhe no bolso da calça, e neste quesito o Iphone sem dúvida ganha…

    Não acho que somente o Simcity seja um bom jogo, o touchgrind é muito bom, asphalt 4, motochaser entre outros…
    concordo que sem a appstore o N95 seria acima de comparação no quesito aplicações, agora que temos a oportunidade de fazer o download de quase todos os aplicativos sem pagar (pois concordo que pagando seria complicado) e “testá-los” a vontade acredito que é um ponto bastante positivo para o aparelho da apple.

    É verdade que ele merecia uma camera com uma melhor resolução no entanto as fotos saem melhores do que as do meu antigo Viewty 5 megas (no modo automático), e a gravação de vídeos pelo Cycorder estão muito boas.

    isso tudo é apenas a minha opnião mas espero ter contribuído de alguma forma….

  21. Matheus: Realmente. O N95 até que cabe na calça, mas como sou fresco e SEMPRe curto por capinha nas coisas que compro e tal, o silicone impede que o N95 deslize livremente nos bolsos. O iPhone mesmo com capa ia de boa porque era mais fino. (nossa essa ultima frase ficou bem homosexual..)

    E sim, eu também acho a câmera do iPhone muito boa, só faltou algumas configuraçõezinhas básicas como controle de luz.

  22. o tio faz melhor a tua pesquisa pk tas mesmo ao lado das tuas botas N95 melhor k o iphone!! e so para rir AHAHAHAHAHAH enfim tu e que tens na mania de perceber LOL informa-te primeiro antes de teclar merdas!!!! A e verdade eu nao tenho iphone nao mas tenho um nokia n73 PARA MIM e melhor do k os dois juntos !!!outra coisa nao compara o reprodutor de audio do nokia com o do iphone ou ipod pk isto nao tem comparação possivel ya nao tem bluetooh e entao!!! acorda pa vida meu o bluetooh e para os monheis desatualizados, depois sybian vs OSX tas louco OSX papa windows e sybian mas nao papa linux ( a e pois e cydia vai buscar codigos do linux que osx consegue ler!) LOL para de fumar maconha!!!!

  23. tiopês melhor que o do Vini :D

    Vê se aprende como faz o papel!

  24. Simplismente não tem comparações. Não tem como comparar um celular touch com um celular cheio de mini botões! iPhone pode ser comparado com outros celulares touchs e em termos de funcionalidades vai perder. E o N95 pode ser comparado com vários outros celulares “de botões” e em termos de funcionalidades vai ganhar. PONTO.

  25. Nossa, to apaixonado pelas informações aqui, Tio (sem boiolagem :))!!! Tô pensando ainda em qual comprar, se um o o outro, e esse comparativo, junto com os comentários dos colegas (exceto de um que é melhor nem comentar) muito imparciais e sinceros tiraram “quase” todas as dúvidas. Na verdade só sobrou uma: Quero comprar (agora o N95), porque ouvi muito da possibilidade de se usar o skype, mas sem usar acesso remoto a pc via wi-fi (prá isso uso o notebook ou o handheald) ou 3G. Digo diretamente, usando a rede 3G quase quixotesca brasileira (mas a gente chega lá, e questão de tempo) sem pagar duas tarifas, a do skype e a da 3G. É possível???

    De resto acho que o comparativo levou por terra qualquer avaliação apaixonada por qualquer um dos aparelhos, agora fica a decisão mais pela estética, preço e necessidades.

    Mais uma vez, parabéns pela iniciativa Tio e Equipe (deve ter uma equipe ou você perambula a base de energéticos mil), não costumo inscrever em rss sites de lazer que não sejam de músicos para músicos, mas o seu ficou em favoritos e rss, muito bom mesmo, a população de cabaços (!) virtuais agradecem…

    Ah, responde a pergunta aê, ok???

  26. @desconhecido:
    Sempre tem um né e ainda por cima um português analfabeto.
    Vivemos num mundo democrático (nem todo mundo) e temos direito de expressar idéias, criticas e opiniões.

    Só quem tem/teve os dois aparelhos pode dizer se realmente um é melhor que o outro.
    Cabe a nós refletir baseado no post do TioSolid e escolher qual dos dois encaixa na nossas necessidades.

  27. Realmente o tiosolid tem a pura razão sobre o itunes, isso que mata o iphone, programa maldito, do demônio! Esse negócio de sync tira qlq um do sério e provavelmente fez vc desistir do aparelho.

  28. Júnior HQ: O que tu pode fazer é, se você asisna um plano 3G ilimitado, logar no Skype normalmente e conversar. Do lado do Skype tu não paga tarifas, mas usará a rede 3G de dados normalmente.

    LioceLOT: É exatamente esse o ponto da comparação. não é JOGAR quem é melhor, mas sim ver em que partes específicas cada um se dá melhor que o outro.

    André: Amém :P

  29. Seguinte, tirando diferenças de hardware, que eu me lembre, só a câmera 5mp, o Iphone, tem um hardware fudido, um design fudido, OS fudido .

    O que falta nele, programas resolvem.

    Eu filmo, tiro fotos, escuto mp3, jogo um monte de jogos 3D inclusive Quake, navego na Internet e mais um monte de outras coisas que os programas permitem, inclusive me permite ser um Jedi e tudo isso num APPPle, com estilo.

    Eu gosto D da Nokia, mas um APPPle é um Apple

  30. Eu trabalho em uma revenda de celular VIVO e em um dos meus treinamentos me explicaram exatamente como está explicando nesse site!!!
    O N95 é extremamente mais adequado para gravações de videos fotos etc…
    O IPHONE ja tem o seu menu muito simples de mecher com variedades especificas igual o N95!!!
    E uma coisa que esqueceram de colocar nesse quisito duelo N95 x IPHONE o preço dos celulares!!!
    N95 R$ 999,00 8GB
    IPHONE R$ 1,899,00 8GB
    O que compensa mais agora eu pergunto?
    Para mim concerteza o N95 por ter camera melhor por ser mais “barato” por gastar menos “bateria” etc..
    Como voces viram o N95 é melhor e mais barato com o IPHONE e eu concordo completamente com quem posto essas tarefas no site PARABÉNS FICOU PERFEITO!!!
    Se conseguirem manden novidades em meu email: jhonatan_cobain@hotmail.com
    Obrigado!

  31. Linus: Realmente no quesito Hardware o iPhone é um excelente aparelho, mas que graça tem se a Apple limita esse poder e não permite que as aplicações oficiais se beneficiem dele? ;/

    Jhonatan: Eu não falei do preço porque ocila muito fora das revendas oficiais. Esse preço de N95 e iPhone é para planos pós e mesmo assim eles variam também de operadora para operadora e de plano para plano, dai preferi não entrar nesse setor.
    Quanto as novidades, basta assinar nosso feed via email lá do lado na sidebar ;)

  32. sinceramente!
    fico um lixo!
    o n95 e uma merda comparado ao iphone!
    e vc num coloco um monte de coisa melhor sobre o iphone!
    o n95 tem touchscreen?
    que pode ser uma das melhores invencoes da humanidade???
    humm?
    ele tem sensor pra jogos?
    que sao otimos falando nisso!

  33. Sim, o N95 tem acelerômetro (o seu “sensor de jogos”). O HTC tem tela de toque e também não presta em vários aspectos.

    O seu iPhone tem câmera com flash?
    Tem 3.5G?
    Tem compartilhamento de arquivos diretamente via WiFi?
    Tem suporte a podcast sem uso ao iTunes?

  34. Eu acho que daria empate os dois, e não o N95 ganharia! O iPhone transfere sim bluetooth com outros celulares, na minha opinião os games são mto bons, recebe e envia MMS, tem camera de vídeo, o iTunes só é problema pra vc, tem compartilhamento via WiFi, etc…!
    O incrivel do iPhone é: se não vem de fábrica, vc põe depois! Esse é o diferencial do iPhone para outros celulares! Acho que vc não “fuçou” no seu o qt devia!

  35. alguem me sabe dizer onde se configura a luz do ambiente no nokia n 95 8gb?o meu nao acende a luz

  36. Amigos, sobre qual melhor, N 95 ou iPhone, a coisa é simplicima:

    Compre os dois…e fim de papo. Foi o que eu fiz, E estou feliz pra sempre. Amém.
    :P

  37. @Fauno : Falou o fodão.

    Nokia N97 tornou essa discussão obsoleta.

  38. voce so esqueceu de que o n95 suporta python, o que abre uma gama de novas possibilidades ao aparelho, uma vez que libera emulacao de funcoes de um desktop comum

  39. eu tenho um iphone e nao consigo mandar as musicas para o mp4 , tipo elas estao no cartao de memória , dae se eu quero ouvir eu tenho que i lá e ouvi. Eu poderia ir só no Mp4 mas nao consigo ;/ alguem pode me ajuda ?

  40. Eu possuo um N95 e estou muito bem com ele ;D Ja possui um IPHONE e não gostei muito, o N95 como citaram acima da suporte a PYTHON, entre outras coisas isso abre uma nova gama de coisas para se colocar no N95. Não posso negar que o Iphone é um excelente aparelho, mas eu prefiro o N95 por questões dele possuir varias funçoes e se ñ tem podem ser colocadas =) no Iphone tbm mas tem a questão do iTunes e isso é muito chato =/

  41. Meu DEUS!! Vocês ainda estão comparando o “Iphone” com o n95, nem a nokia faz mais isso!! O post já tem quase 2 anos e ainda tem neguinho que vem dizer que o melhor é essa bosta de n95(infelizmente já tive um). Ele já foi! Já teve seu reinado. Celular sem touch NUNCA MAIS, por favor não gastem seu suado dinheiro comprando nos dias de hoje um celular que não seja touch(é só observar os novos lançamentos)!! N-gage comparado a appstore, por favor fala sério! entre no site do n-gage e conte quantos games tem…49. Isso é uma piada vamos rir…hahahahahahahaha.

  42. só para os fãns iPhone 4G vem ai!
    Será q o N8 da nokia é pareo para ele?

  43. Nao tem como comparar IPhone com N95…. Eh como comparar um Megadrive com Xbox360…
    Era fan da nokia .. os ultimos que comprei foram N80 e N95
    Depois que comprei Iphone … Tudo q queria tentar fazer no N95 e nao conseguia …
    agora consigo no Iphone…
    Muitos Games e Aplicativos, tudo que procuro acho para Iphone
    Rede, VNC, Terminal Service acesso rede da empresa, Servidores, PCs…
    sem precisar ligar meu Notebook…
    existem aplicacoes q o IPhone vira um servidor de Arquivos Ftp,
    com isso qq pessoa na net pode baixar arquivos do seu Iphone…
    Aplicacoes de Monitoramento: Posso ver as Cameras da Empresa de qq lugar…
    Com o sensor transforma ele em um nivel
    facilidade de uso … muito rapido e pratico…
    Isso nao eh nem a medade do que pode fazer com um Iphone =)
    Iphone varias geracoes a frente do N95 sem comparacao.

  44. Ta errado akela imagem! iPhone tem Gps, e-mail e muito mais dakela lista!!!Mó Mentira..eu tenho um!!!Tem camera e video…..me poupe e q idiotice…

  45. O tio san escreveu esse post comparando iphone x N95 a uns dois anos atrás, e ainda tem idiota fazendo a mesma comparação? De lá pra cá já surgiram aplicativos pra encrementar o Iphone,e também ao n95. Agora é diferente. Porém mesmo velhinho o N95 ainda da uma surra nele. Iphone daquela época que o mano tio citou,só tinha mesmo beleza e nada mais,pois eu ainda tenho um,e gosto muito dele! É elegante, touch,e já tem muitos app legais pra ele. Também tenho um N95 8Gb, e também são muitos os app que vc instala nele,emuladores do play station,nintendo, gps garmin em ofline,etc… São tantas as oportunidades que o torna ainda um ícone dos nossos dias apesar dele (o n95) ter muito tempo de fabricado. Continua sendo um ótimo celular,e ainda da uma surra no meu velho iphone. Mas eu não largo os dois pois sou colecionador de raridades,e agora estou pensando em adquirir os tampas N8 da nokia,ou Xperia 10 da sonyericsson. Num site o N8 estava por 1.300 rs e em outro site o Xperia 10 estava por 1.680 rs. Vou esperar cair mais o preço pra ter-los também,he!he!he! Sabe como é né? Meu dinheiro só da pra celulares agora. Me tornei viciado neles depois que comecei a ler sites que fazem comparações dos mesmos. Se alguém já os tem, postem as novidades.

  46. 2anos e agora o 4… So ele bate ele mesmo…
    Ainda nao existe celular que faca tudo o que ele faz… e com tanta facilidade…

  47. Bom… Eu tenho um Nokia n95 (não é 8gb) mas é só comprar om cartão de memória de 8gb ou mais se for expansível.
    Sobre a navegação da web: o navegador do n95 é realmente horrível (salvo pelo fato que dá para ajustar o zoom da página) mas tem um navegador disponível sistema symbian que eu particularmente ADOROO :OPERA MINI 5.1 (a atualização é MUIIIITO pior).Concordo com vc sobre a interface no nokia n95 que é ruim (salvo pelo fato que conseguimos baixar temas direto do navegador)mas tem um tema que me deixou de boca aberta o n95 fica com carcaça de n95 e com visu de menu e de botões parecidos com os do iphone!
    caso queira baixar aqui vai o link de um site onde contém a maioria dos apps disponíveis para Todos os tipos de sistemas (celulares e computadores).

    Obrigado por ler.

  48. Novidades pessoal! A Ópera mini lançou o browser operamobile 10.1 beta. Instalei no n95 e ele está 4 vezes mais rápido,apesar de ainda ser beta.
    Bem,estou de volta pra comentar mais sobre os benefíos de se ter ainda um N95. Como vcs já leram,eu estou fazendo planos de ter o nokia n8 (Atualmente disponível no país) ou Xperia 10 da sonyericsson,mas vou esperar os preços caírem um pouco,e tambem,lógico,vê pelos comentários de quem os adquiriu se seus hardwares são capazes de fazer maravilhas ou se é apenas beleza e nada mais.
    Bom como eu disse:Os benefícios do N95,e são muitos,se vc não se incomodar com o tamanho robusto dele. Recentemente descobri que ele roda jogos de pc,é isso mesmo,e não trava,pelo menos o n95 8Gb que tem mais memória ram. Eu instalei Quake1,2 e 3, e é show de bola, (pra quem gosta do estilo tiro em 1o pessoa)vc joga em estilo rotateme,ou seja,de lado em tela full e com acelerômetro,tbm usa as as teclas multimídia,se quiser. Sem sacanagem,ainda não vi nenhum celular que rode tanto app e games pesados como ele. Quake2 tem 300 megas só pra vcs ter uma idéia.
    Instalei também o pai dos games: DOOM,DOOM2,DOOM3,FINAL DOOM,ULTIMATE DOOM E DOOM64 do nitendo 64. O garmin roda belezura em ofline,e ainda estou descobrindo muitas outras coisas que este incrível smarphone,apesar de algum tempo fabricado,é capaz de fazer. Só achei uma pena que o seu sucessor,o n85 com desing mais elegante seja fraco em nível de memória ram. Ele é muito lento. Os testes realizados com alguns jogos e aplicativos nele nem abriu. Alguns abria e fechava.
    No entanto o que conta mesmo na hora da compra é: O que vc procura em um celular. Então pessoal se alguém ai já adquiriu os tampas N8 ou Xperia 10,postem os resultados pra mim poder comprar em seguida.
    Valews galera

  49. doom fidel, adorei essa novidade!E nem fazia ideia que rodava jogos de pc!

  50. Pessoal desculpa aí pela repetição do comentário. Acontece que eu estava usando e testando o mais novo navegador da ópera em meu n95-O ópera mini 5.1 beta-e descobri que ele está com muitos bugs,apesar dessa versão não ser mais em java como as anteriores. Essa versão é em sis,então só roda em symbian,porém prefiro o Ópera mobile por enquanto. Além de ser rápido no n95,ele não perde em nada pra o Ópera mini.

  51. Bem eu sei q to meio atrasado p/ isso mas vamos lá.
    eu tenho um N95, na epoca estava em dúvida entre ele e o Iphone, após pensar bem optei por ele e ñ me arrependo, pq?
    1- Jogos: além da plataforma n-gage (q deixa qq um de queixo caido) o N95 possui emuladores de Megadrive, SNES, G-boy advance, além do C2Doom muita gente ñ acreditou quando viram eu rodar o Doom no celular ;-), os próprios jogos p/ Symbiam tb são outro detalher, tenho aki um jogo chamado “Ninja Strike”, um jogo divertidissimo, vale a pena conferir.
    2- OVI: quem gosta da apple store, temos o OVI, acho q ñ é tão organizado e rico quando este outro, mas nem por isso eu fico dizendo “ah, como eu queria uma apple store”.
    3- Multitarefa: enquanto eu vejo noticias, ou lendo e-mails, estou ouvindo música simultaneamente, posso alternar de uma aplicação a outra sem nenhum problema, claro poderia ser + facil, já q tenho q segurar um botão, mas logo c acostuma.
    4- a Apple vive no mundinho fechado dela: eu ñ sei c isso mudou, mas no Iphone só faz video-conferencia de Iphone p/ Iphone, o mesmo para o blue-tooth, enquanto eu falo isso estou ouvindo música no meu fone blue-tooth motorola com uma qualidade estraordinária enquanto meu N95 esta no outro comodo da sala :D.
    5- custo beneficio: o Iphone ñ vale o seu preço, antes pegar um Xperia ou um Nexus One por quase o mesmo valor (fiz a comparação no ML), na época em q comprei meu N95 paguei metade do preço de um Iphone, e c for considerar as funcionalidades do mesmo, vale cada centavo.
    6- Expansão micro SD: na época o Iphone não possuia slot p/ micro sd (acho q hj tb ñ), e c tivesse com certeza teria q ser da apple, tudo bem a capacidade do Iphone dispensa o cartão, mas haverá casos, em q vc poderá usar o aparelho como leitor de cartões, ou sei lá p/ + o q.
    7- a tela do N95 é menor e tal, mas nem por isso deixa a desejar.
    8- comparar a camera de ambos é uma covardia.
    9- Quem disse q o N95 ñ tem censor de movimento? ele ñ vem abilitado por padrão, mas nda como uma rápida pesquisa no Google p/ resolver isso.
    10- as teclas multimidia vem muito a calhar: lembram q mensionei os jogos? tem uma aplicação chamada MagicKey, com ela vc pode usar as teclas multimidia, da camera e botões de volume para jogar, assim o aparelho vira um video-gamezinho, p/ q gastar com gameboy ñ é mesmo ;).

    ñ q eu esteja querendo menosprezar o Iphone, mas os critérios q citei acima foram de grande importancia para aminha decisão, lógico esse é o meu ponto de vista, ninguém é obrigado a concordar comigo, além do + como vcs devem ter notado estou muito por fora sobre o Iphone, antes eu era antenado pelo celular, hj ele nem de longe chama a minha atenção, o q me interessa são os aparelhos com o Android, c comessarem a surgir aplicações como as que eu tenho no meu SO60 ai vai chamar muito a minha atenção, a nokia tb esta investindo em Linux para seus aparelhos, embora eu preferisse q eles apoiassem o Andróid, acho muito interessante outra opção de SO p/ dispositivos móveis, bem eu boto fé na Nokia.
    Obrigado pelo espaço para opnar :D

  52. E aí Fábio Carvalho! Beleza? Cara n95 é smartphone ainda show de bola! Quem disse que tá ultrapassado? Ainda estou descobrindo novidades pra ele,e estão surgindo novos programas pra ele. O n95 8Gb também roda Quake 1,2 e Quake 3 arena full Hd se vc não sabia? Roda jogos do playstation 1,fantástico!!! Roda jogos e aplicativos do Palm Os. Pra rodar games tanto de Ps1 como aplicativos de Palm Os,vc procure por esse aplicativo:
    Style Tap 9.031 s60v3. Ele emula perfeitamente os games do Ps1 e apps e games do Palm Os. Vc irá gostar muito. Roda tanto em symbian s60 3erd quanto s60 5erd, porém preste bastante atenção na hora de instalar,pois alguns usuários não conseguiram justamente por preguiça de ler como fazer o procedimento correto,e ler os comentários dos usuários que conseguiram. O 1o requisito é ter o cel hackeado e ter pelo menos 40 megas LIVRE de memória ram, e muito espaço no seu cartão de memória massa,pois os games do playstation1 costumam ter de 900 megas ou mais. Vc baixa esse emulador do palm Os no site symbianbrazil ou gsmfans. Os jogos pra Ps1 é fácil encontrar,e tem que ser no formato bin. Eu já instalei 4 aplicativos palm os,sendo que um é a famosa calculadora financeira Hp 12 do Palm Os,e 3 jogos. Do Ps1 instalei uns dois jogos legais,porém alguns nao roda,mas vale a pena vc ter esse emulador se quer reviver os antigos jogos do playstation1. Uns que estou baixando agora é Tomb Raide 1 e 2. São 900 megas de tamanho. Pois é isso aí mano… N95 foi um marker na história da nokia. Nunca vi até hoje um celular smartphone com tantos recursos. Já tem 2 anos que tenho o meu e nao troco por nenhum outro. Prefiro comprar um outro do que trocar ele. Resumindo,eu ainda tenho nas mãos uma poderosa ferramenta portátil: central de mídias vídeos (avi,divx,mp4,mov,wmv,flash,rmvb,wsf, MPEG-4, H.264/AVC, H.263/3GPP e RealVideo 8/9/10.
    Mídias de áudio: O Nokia N95 acompanha um bom software de reproducao de musicas. É compativel com os formatos MP3/AAC/AAC+/eAAC+/WMA/M4A.
    Os games nem se fala, com a possibilidade dos emuladores e os ótimos jogos em symbian!
    Gps Garmin mobile Tx, Gps Sygic 8.06,ou Gps Ndrive com mapas em 3d.
    Computador de mão,com a instalação dos dois melhores navegadores para symbia: Ópera Mini e Ópera Mobile, além de outros navegadores que descobri como firefox jar, Bolt 2.40, Onzone jar e Uc Browser 7.20. São muitas as opções que ainda o tornam um ícone dos nossos tempos. Quem o tem nao está pensado em troca-lo de forma alguma! Pelo menos quem o tem e sabe o tem nas mãos. Velinho,é verdade, mas poderoso sim! Esse é o marker da nokia,e “talvez” só o n8 vai tirar sua coroa. Vamos ver.

  53. E ai Fabio Carvalho! Beleza? Cara n95 eh smartphone ainda show de bola! Quem disse que ta ultrapassado? Ainda estou descobrindo novidades pra ele,e estao surgindo novos programas pra ele. O n95 8Gb tambem roda Quake 1,2 e Quake 3 arena full Hd! Vc nao sabia? Roda jogos do playstation 1,fantastico!!! Roda jogos e aplicativos do Palm Os. Pra rodar games tanto de Ps1 como aplicativos de Palm Os,vc procure por esse aplicativo:
    Style Tap 9.031 s60v3. Ele emula perfeitamente os games do Ps1 e apps e games do Palm Os. Vc ira gostar muito. Roda tanto em symbian s60 3erd quanto s60 5erd, porem preste bastante atencao na hora de instalar,pois alguns usuarios nao conseguiram justamente por preguica de ler como fazer o procedimento correto,e ler os comentarios dos usuarios que conseguiram. O 1o requisito eh ter o cel hackeado e ter pelo menos 40 megas LIVRE de memoria ram, e muito espaco no seu cartao de memoria massa,pois os games do playstation1 costumam ter de 900 megas ou mais. Vc baixa esse emulador do palm Os no site symbianbrazil ou gsmfans. Os jogos pra Ps1 eh facil encontrar,e tem que ser no formato bin. Eu ja instalei 4 aplicativos palm os,sendo que um eh a famosa calculadora financeira Hp 12 do Palm Os,e 3 jogos. Do Ps1 instalei uns dois jogos legais,porem alguns nao roda,mas vale a pena vc ter esse emulador se quer reviver os antigos jogos do playstation1. Uns que estou baixando agora eh Tomb Raide 1 e 2. Sao 900 megas de tamanho. Pois eh isso ai mano… N95 foi um marker na historia da nokia. Nunca vi até hoje um celular smartphone com tantos recursos. Ja tem 2 anos que tenho o meu e nao troco por nenhum outro. Prefiro comprar um outro do que trocar ele. Resumindo,eu ainda tenho nas maos uma poderosa ferramenta portatil: central de midias videos (avi,divx,mp4,mov,wmv,flash,rmvb,wsf, MPEG-4, H.264/AVC, H.263/3GPP e RealVideo 8/9/10.
    Midias de audio: O Nokia N95 acompanha um bom software de reproducao de musicas. Eh compativel com os formatos MP3/AAC/AAC+/eAAC+/WMA/M4A.
    Os games nem se fala, com a possibilidade dos emuladores e os otimos jogos em symbian!
    Gps Garmin mobile Tx, Gps Sygic 8.06,ou Gps Ndrive com mapas em 3d.
    Computador de mao,com a instalacao dos dois melhores navegadores para symbia: Opera Mini e Opera Mobile, alem de outros navegadores que descobri como firefox jar, Bolt 2.40, Onzone jar e Uc Browser 7.20. Sao muitas as opções que ainda o tornam um icone dos nossos tempos. Quem o tem nao esta pensado em troca-lo de forma alguma! Pelo menos quem o tem e sabe o tem nas maos. Velinho,eh verdade, mas poderoso sim! Esse eh o marker da nokia,e “talvez” so o n8 vai tirar sua coroa. Vamos ver.
    Pessoal o site ta com algum problema,por isso nao coloquem acento nas palavras

  54. Jogar doom??? Quake??? Me desculpe, mas se for fazer esta comparacao… Nem postem nada… Vejam os milhares de jogos que o Iphone roda.. Eu disse milhares!!! Muito melhor que doom.. Faz 2 anos e ainda nao vi celular que faz tudo que o Iphone faz… Symbian ja nasceu ultrapassado!!! O n95 tudo muito dificil de achar e configurar… Veja no iphone wireless.. Nao existe em nenhum OS maneira tao facil e inteligente como no Iphone… Onde cada conexao pode ter uma configuracao distinta…
    Jogo de 300mb??? Ah baixem os jogos de Iphone entao… Need for speed..final fantasy… E muitos outros jogos online…
    Bom jogo de 300mb no n95?? Travou??? So chamar o taskmanager dele e matar o processo… Isso cansei de fazer no n95 … Opera? So baixar no Iphone … Existe Opera para Iphone tambem… A diferenca eh que no Iphone nao vive travando… Unica coisa que nao tem como negar eh a qualidade das cameras dos nokias… Isso foi por muito tempo o motivo que adorava os nokias… Ate tentar fazer algo mais que tirar fotos…

  55. Mundo nao vive so Iphone ou nokia meu amigo. Eu falei as vantagens que ainda se tem num n95. Tambem tenho um Iphone e sei no potencial dele, esse nao eh o caso Dr Mauricio. Recentemente instalei resident no Iphone,e os graficos sao excelentes,eu sei disso. O n95 tem muitas vantagens ainda que Iphone nao tem. E o Iphone tem vantagens que o n95 nao tem. Isso eh relativo,e depende do que vc quer em um celular. Agora se vc so come maçã, ai eh com vc cara. A proposito, vc roda jogos do play station1 no seu Iphone? Me de a dica ai de como fazer, pois ate agora nao consegui no meu. Nao to de onda, se souber me diz, pois ainda gosto de alguns games do Ps1 mas so consegui rodar no n95 8Gb. Valeu.

  56. Va no cydia e busque Ps ….
    O emulador que tenho aqui instalado e o Psx4iphone e roda normal no 3gs.
    Pegue seu n95 e aposente, pois nem meus filhos e nem minha esposa quiz… nem n80, n95
    Tive que comprar um iphone pra ela. Instalei o cydia e installous no iphone dela, e agora se vira sozinha instala e desinstala as aplicacoes sozinha. Ate indica qual e melhor .rs

  57. MauricioKoji,valeu a dica. Vou procurar agora mesmo! Em dezembro vou trocar de aparelho,porem estou na duvida em relacao aos aparelhos. Entre Iphone4, Xperia 10 ou N8 da nokia, ainda não decidi. Sao todos bons, mas pra mim o que pesa mais na hora da compra eh a parte de musica video e games. Ai to pensando no Iphone,pois se meu velho 3g roda jogos tao excelentes imagina o iphone4. Num sei… Tem o android tambem. Acho que temos muitas boas opcoes. Bom, chegou a hora mesmo de aposentar esses 2: Iphone 3g e n95, e partir pra os novos. Valeu a dica do Cidya brother. Agora é só curtir essa moleza,rs…

Comentários estão fechados.

Rolar para o topo