Homem vs Antena: Um duelo tecnológico no mundo atual

Chega uma época na vida de um homem onde ele deve seguir o seu caminho e enfrentar o seus medos, sozinho. E essa fase, pelo menos para mim, já chegou.

Beleza, e ai que eu comprei uma antena daquelas "Dish" da DirecTV / Sky.

E ai que eu precisava instalar ela.

Antena da Sky, na caixa
Essa antena

Pois bem, sem muita dificuldade monto a antena, que diga-se de passagem não veio com manual como a da foto. Para quem nunca pegou uma antena dessas na mão ou viu uma sem ser no telhado de casa, vocês não tem idéia do PESO e do TAMANHO desse negócio. Por causa disso ela é extremamente chata de se segurar sem ser fixando na parede. Mas vamos em frente.

Antena montada, deveria escolher um posicionamento para fixar a mesma. O óbvio seria montar a antena no telhado de casa permitindo que ela rodasse 360 graus e sua elevação fluísse normalmente, porém tinha um problema: Eu não tinha como subir no telhado de casa para instalar a antena e mesmo que tivesse, seria um pequeno HELL ON EARTH toda vez que precisasse subir lá depois de um vento para ajustar-la.

Tendo esses detalhes em mente resolvi colocar a antena na parede do fundo de casa. Não seria difícil, bastava eu subir com um mastro de 10 quilos, um antena de mais 10 quilos, fazer quatro furos na parede, colocar buchas e claro, tudo isso sem cair da escada e se arregaçar no chão lá embaixo, provavelmente indo a óbito no processo. Outro detalhe a ser observado era que, como eu não poderia virar a antena para um dos lados (a parede estaria ali), teria que já deixar a antena MARROMENO apontada para o lado do satélite. E é aqui que, como sempre, "aquele que tudo indexa" entra para nos ajudar.

Visitando o site www.dishpointer.com você pode digitar o seu endereço, escolher o satélite que deseja fazer o apontamento (nesse caso, Amazonas 61W) e ele SIMPLESMENTE abre um mapa do Google Earth com um risco apontando para o lado que você deve virar a antena.

antena-paris

Mais fácil que isso só se o Google mandasse um chinês anexado em um email para vir na sua casa fazer o serviço para você.

Pois bem, resolvido o problema (por agora) do apontamento, precisava de uma escada e de uma furadeira. E onde poderia conseguir tais ferramentas arcanas por aqui sem ser tendo que comprar-las no shopping?

Exatamente, na academia onde faço musculação aqui na minha rua.

De posse de todos os materiais para a instalação da antena, subo na escada e COISO o negócio na parede. Tudo montado, parafusado e verificado, tiramos algumas fotos para a posterioridade:

antena-paredeantena-detalhe 
Eu não sei se ficou mais concreto no chão ou na parede depois de furado

Ligo a antena no decoder e vamos ao apontamento. O decoder possui uma ferramenta deveras interessante chamada Beepdor, onde você ativa um pequeno beep que se torna crescente conforme você aponta a antena para o satélite e o sinal aumenta. Como a antena não fica dentro da minha casa e eu não poderia olhar para a TV durante o processo, isso facilitaria absurdamente o apontamento, já que bastaria eu ligar o negócio no último e assustar todos os vizinhos com uma ameaça de bomba e ir lá fora girar a antena.

E foi o que fiz. Ligo o beepdor e de acordo com as coordenadas que o DishPointer me deu (Azimuth e Elevation), vou apontando. E fico nisso. Por 40 minutos.

Com medo de derreter no calor ou de cair da escada desidratado, desencano por um dia e volto na manhã do outro. Mesma coisa. Nem se eu apontasse aquela desgramada para a nuvem de Zeus o negócio dava sinal.

Enputefudido com aquilo e depois de HORAS de tentativa distribuída em vários dias, percebi que de duas uma: Ou eu estava fazendo algo errado ou alguém tinha derrubado o satélite do céu "JUST FOR THE LULZ". Como não tinha outro jeito de saber, tiro a antena do suporte e sento com ela em cima da escada mirando a mesma para o céu, até achar o satélite. Como palavras não podem representar a minha frustração até aquele momento de forma coerente, tracei um pequeno gráfico informativo:

graph

Pois bem. Sento na escada e vou virando a antena lá. VINTE MINUTOS se passam até que finalmente o Beepdor dispara dentro da minha casa e descubro que, diferente do que pensei, ninguém tinha derrubado o satélite e que o lugar onde a antena estava por algum motivo aleatório não tinha sinal.

Porém agora eu tinha um pequeno problema. Se o suporte ainda estava lá na parede, como eu faria para fixar a antena no apontamento correto, pelo menos para testar?

Assim:

antena
Antena presa em uma escada usando cabos coaxiais: Where is your god now?

Beleza, problema da antena resolvido "vida loka gettomod style". Verifico o decoder em casa e todos os lindos canais estão pegando perfeitamente. Porém agora tinha outro problema: Se eu coloquei a antena na escada, como ia fazer pra subir na parede para tirar o suporte que ainda estava lá?

Obviamente subindo na parede do vizinho do térreo que fez uma puta cara de "OMG TEM UM FILHO DE UMA ÉGUA PULANDO DENTRO DA MINHA CASA" quando me viu lá em cima. Passado o susto, tiro o negócio da parede e faço os furos, dessa vez em outra parede e no baixo, na direção de onde a  escada estava posicionada. Mato assim dois problemas em uma porrada só: Aponto a antena e deixo ela de uma forma que toda vez que precisar ajustar-la, basta ir no fundo de casa e mexer, sem escadas.

E o resultado final foi esse:

Antena já colocada no novo lugar

Apesar de presa e bem posicionada, ainda preciso fazer um belo ajuste fino na antena para poder pegar todos os canais novamente. O importante é que agora, pelo menos, sei que não vou ter problema com o sinal. Vocês podem ter uma idéia de onde a antena estava anteriormente olhando os buracos na parede mais a esquerda, em cima.

E essa é minha história, provando que com perseverança e uma furadeira emprestada da academia (??), você pode vencer qualquer desafio colocado em seu caminho.

Homem vs Antena: Um duelo tecnológico no mundo atual

66 pensou em “Homem vs Antena: Um duelo tecnológico no mundo atual

  1. caralho, acompanhei essa “epopéia” via twitter e a cada foto do Tio eu rolava como um barril

    agora é só esperar a primeira tempestade/ventania/twister/chuva de granito e ver se ela fica lá

  2. aushusa….naum seria mais facil mandar o tecnico instalar isso…

  3. caralho, chorei de rir com a antena amarrada na escada, PQP!! q gênio!

    naum seria mais facil mandar o tecnico instalar isso… [x2]

  4. Tio, vc nao viu nada ainda….
    Espera so a hora de cancelar o serviço da sky…..(procura no youtube pelo samamba vs sky)

  5. owww meu deusss como vc e felizzzzzz nao era mais facil pedir pra profissionais instalarem?

  6. hehehe eu gostei da história e das fotos, foi bom pra mim já ter uma idéia do que fazer quando for colocar a minha aqui em casa, muita coisa que eu não sabia, agora está mais claro, principalmente quanto ao peso da antena e de tentar escolher um local mais baixo quando eu for fazer aqui. Excelente!! Até mais :D

  7. simplesmente hilário
    parabens pelo exito
    qto custaria para se chamar um tecnico para instalar a antena?

  8. Do It yourself > Técnicos. Não existe dificuldade em fazer a instalação se você tem uma escada, furadeira e sabe a localização do satélite. O problema no meu caso foi que eu não testei o apontamento da antena no alto antes de parafusar o suporte. Pelo menos agora ela está no baixo e é bem melhor para mexer e dar manutenção se necessário.

    QUE GRAÇA teria eu chamar um cara para instalar e perder toda a diversão do negócio?

    AZBOX WIN

    IIIISSSUUU. :X

  9. antena presa na escada com cabos coaxiais UHAEIHAUEHAIEUHAIUEHIUAEHIAEUHAUIEHAUIHUIEAHAE Essa ai foi epic gettomod

  10. kkkkkk! Tio vc se fudeu como todo brasileiro q mora no japao!!! kkkkkk!! aqui a gente para ter tv globo internacional tem q ter uma porcaria de antena desta ai!!! e a gente aqui e nomade!! temos reinstalar esta antena de 6 e 6 meses!!! e fods!!! kkkkk! mas faz igual eu!! convida os amigos, compra umas cervejas e compartinha esta raiva com eles!!!!^^ kkkkkk!! Abracos!

  11. Tiosolid vc é muito foda!!! Este é o espírito do homem que não desiste nunca. Gostei muito da sua epopéia! Meu cunhado está pesando em comprar uma sky pre paga.Graças a você eu vou tentar instalar a sky do meu cunhado. Pelo menos eu vou me f%&## com ele junto.

  12. Não era mais fácil pedir a própria SKY para montar o equipamento?

  13. Tipo… o Amazonas 61W nao eh exatamente o satelite da Sky… se eh que entende…

  14. LOLWUTZ….eu tb acompanhei via twitter mas n entendi direito na época…

    agora vendo toda essa historia rolei de rir aqui :D auhshuasuh
    ja ví que o tio é igual a mim… gosta de meter a mão na massa!

    meu pc/rede/cabeamento sou eu que monto e configuro SEMPRE!
    eu não conhecia esse site de posicionamento (valeuzão pela dica tio solid!), se algum dia ter uma antena dessas também farei a instalação sozinho!

  15. não há nada melhor que comprar peças de pc, instalar ele todinho (suando que nem um porco no processo, meio por calor, meio por cagaço)…

    um belo dia, estava instalando um MALDITO amd x64 e a chave de fenda partiu o plastico do dissipador do processador que estava instalando E FIO COM TUDO na placa mãe! O_O

    FUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUU

    clado que quebrou a placa mãe… mas como n tinha sinal visível da merda (n sei COMO) levei na loja e disse q estava com “defeito de fabricação” :P ahusuhauhs

  16. Tipo… o Amazonas 61W nao eh exatamente o satelite da Sky… se eh que entende…

    Exatamente. Mas o que matou mesmo no meu caso foi a cobertura do telhado que deixou um pouco da antena coberta (no 1o furo alto da parede) e ai zuou tudo.

  17. é foda mano, dorgas, muitas dorgas…Enfim eu não teria coragem de tentar fazer isso = medo de altura

  18. “E onde poderia conseguir tais ferramentas arcanas por aqui sem ser tendo que comprar-las no shopping?

    Exatamente, na academia onde faço musculação aqui na minha rua.”

    ASKAOSKOASKAOSKOASKAOSKAOSK

    mas até onde eu saiba, a Sky realmente estava instalando os equipamentos dela.. bom, pelo menos era assim quando trabalhava com eles. MAS vai ver eles não dão cobertura de instalação no sertãozin onde uncle duro mora agora…

  19. Tá vamos falar, OBVIO que o tio nao comprou a sky, eh IRAIRIIARIAR PIRATEX : D

  20. quanto pagou na antena e no decodificador?? e que canais legais que esse amazonas 61w pega??

  21. Antena 150 / Decoder 450. Pega todos os canais normais de assinatura

  22. hummm diz aí onde consigo esse esquema de sky pirata!
    interessei-me!

  23. é só o decoder q tem q arranjar, ele suporta upgrade pelo pendrive
    dai é ficar ligado nos foruns, atualizar com frequencia (do contrário fica sem sinal) e assistir HBO e Telecine for free

    tenho um aqui (Viewmax Pro), mas acho q o uncle duro deve ter uma lista ai :P

  24. @robson

    Pera aí dexa eu ver se meu processador pegou essa.Como assim comprar o equipamento, receber sinal e não precisar pagar a assinatura?

  25. tudo bem que essa pergunta pode ser ridicula, mas esse viewmax pro consegue captar canais hd??

  26. @Nick-kun342e
    tipo, antes de continuar, tenho que perguntar se vc é tira. pq se sim, n dei do que vc esta falando

    @fbarti
    nops, mas o sinal é digital, como uma parabólica digital (sky, direct etc), tem boa definição e a entrada usb permite um hd externo pra gravação e tals :P

    tipo, eu n sei como faz pra ‘entrar’ nesse esquema, meu velho comprou o receptor no py e instalou, acho q mirando no sat (acho q o Amazon61W mesmo). é meio mocado, pra nego q nem eu e vcs n descobrirem perguntando pro google :P

  27. agora fiquei interessado nisso, qual seria o melhor decoder pra se comprar o view max ou o golbox, que parece ser melhor?? tem canais porn e de esportes payperview também??

  28. Eu ri.
    O foda é quando chove forte + vento, o sinal vai para o abraço.
    Chamamos um técnico aqui em casa para instalar a antena, vendo ele fazer até parece fácil, mas é bem mais dificil do que parece.

    @Nick-kun342e
    Essa maracutaia é veridica, mas é como o robson disse, tem que ficar atualizando o firmware do decoder.
    Eu não tenho esse problema, já que sou assinante, o upgrade é automático (na verdade, você nem percebe).

  29. Não pega canais em 1080i. Apesar do meu receiver ter HDMI, é apenas upscaling do 480i original da TV para 720i. Sim, pega os 4 PFC e de porn pega Playboy TV, que na minha opinião não é canal de porn não :/, muito fraco.

  30. Playboy TV hoje é um softcore como eram os filmes da Emmanuelle na band..

  31. Hahaha, eu também acompanhei a odisséia no twitter, rolei aqui, curti a situação oauhaouhaaouah
    Ano passado tentei instalar a Sky aqui no meu apto e não deu certo justamente pela posição contrária da minha sacada vs. satélite. E sim, por algum motivo aleatório, no topo do edifício também não poderia instalar…
    Fazer o que né.. hoje estou com uma operadora “pior”, mas mais barata. Lulz, então tá ;)

  32. Macho que é macho entende de tudo, informática, mecânica, eletrônica, hidraulica e até faz pequenas obras em casa.
    Muito bem bolado a parada da escada, mas nessas horas que uma namorada/noiva/esposa ajudaria x)

  33. nem vêm… sou macho que nem os velhos vikings e só sei informatica :P sjiajisjias
    isso n é critério… é claro que se tiver que meter a mão na massa eu tentarei pq sou MALUCO! :D

  34. @Diego Martin/Robson

    Atualizar não chega ser um problema já que meu avast é um pé no saco, lento que eu tiro de letra^.^ Sou tira sim, tira qualquer pessoa normal de perto [xD] mas sou um exemplo!Meu psp tem firmware pirata emuladores e cso’s , Meus programas são crackeados^.^Viu como eu sou um exemplo?^.^Playboy TV is boring. Sexy Hot e o canal de Hentai(infelizmente só quem tem gato SKY curte essa onda) que são para deleite de qualquer marmanjo.

  35. Po Tio, passei o memso sufoco que você cara… foi um inferno, os técnicos aqui em porto alegre cobram em torno de 400 reais a instalação.

    Gostei de ver que tem pessoas informadas aqui “ESPERA PRA VER A HORA DE CANCELAR A SKY, PRA TI VER O INFERNO QUE VAI SER”… saHJs AUshA UIs sauIHAUISh UIAHS uiAHUa !!! Chega a ser engraçado !! A essa figurinha que escreveu isso… procure na internet por AZBOX…

    Só me responde uma coisa ai Tio, tu só instalou a antena, ligou na TV, e ja rolou o sinal ?? Ou fez a configuração primeiramente ?? Sobre as frequencias, usou a que ja veio definida ??? E a ultima, quanto ta esta antena ai ?? É melhor que a minha.

  36. Foi assim, quando botei a antena na escada, ela pegou sinal máximo, dai só arrastei a escada para trás e fui +- vendo a direção (geográfica) do sinal. Fiz o furo na parede bem na mesma direção e botei a antena, dai foi mais de boa pa achar o sinal. Dai liguei o beepdor e fui apontando la de baixo ouvindo a TV lá de casa. Sim, usei os TPs que vieram e fiz a busca no 11055, que é o de sinal mediano, mas 80% dos outros estão sem sinal porque meu apontamento foi feito sem ver a TV. Paguei 160 na antena com o LNBF banda Ku normal (essa mesmo da foto) :)

  37. Tá mao de vaca pra cacete em Tio, Paga o tecnico e vai jogar psp, e espera ficar pronto!

  38. Meu informa mais sobre essa parada de ser pirata. como consigo uma mamata dessa? PS:não sou tira.

  39. Lucas, nada nessa parada é pirata cara, esse sistema, simplesmente, pega o sinal que esta de bobeira no ar, e manda pra sua televisão.Se quizer mais informações, procura no google por AZ BOX.

  40. pessoal é a coisa mais facil do mundo montar essa antena… .. ELA VEM PRATICAMENTE PRE MONTADA…. O LNB… AQUELA PEÇA QUE FICA NA PONTA DA ANTENA É INDISPENSAVEL. POIS ELE QUE RECEBE O SINAL DO SATELITE… O APONTAMENTO E PARA O MAIS OU MENOS PARA NORTE… O SINAL TEM QUE FICAR PELOMENOS -4 DE BER,.,,, RSRSR.. ESSE SINAL É MEDIDO VIA SATELITE FINDER ( ENCONTRADO EM LOJAS DE ANTENA) O NO OLHO MESMO… EU PREFIRO APONTAR NO OLHO MESMO… NO RECEPTOR DA SKY TEM UM LUGAR NO MENU CHAMADO “SETUP AVANÇADO” PARA ENTRAR LA PRECISA DE UMA SENHA. A PADRÃO É 0000.. LOGO APOS VCS TEM QUE IR EM DO SATELITE 6 ESSE É O PADRÃO GERALMENTE VAI ESTAR NELE… O BER É O O NUMERO QUE ESTA ME MEIO DA TELA….É INDISPENSAVEL TB TER UMA BOA TAXA .. DEPOIS DE APONTAR E O BER ESTIVER EM -4 OU ATE -7 MAIS APARTIR DO 4 VC JA TEM IMAGEM DE QUALIDADE.. OLHEM A TAXA SE ELA ESTIVER BAIXA .. GIREM UM POUCO O LNB, MAIS SO UM POUCO MESMO CERCA DE 1 CM…. PARA TER UMA TAXA DE PELONEOS 40.. :D ESPERO TER AJUDADO

  41. hemfu discordo de você, pra quem não tem experiência é um ânus sim pra instalar essa antena, eu mesmo na primeira vez paguei um técnico, vi ele instalando, achei fácil e quando tive que mudar de casa fui eu mesmo instalar, fiquei umas 3 horas pra conseguir instalar a porra, tive o mesmo problema que o tiosolid, botei a porra muito em cima, ai o beiral da telha estava tapando uma parte da antena ou seja, sinal “down”, ai depois botei a antena mais embaixo, porém, sem fixar na parede, ai fui tentando com a antena na mão achar a posição e finalmente consegui, depois fixei na parede e fiz uns ajustes finos = usando até hoje :D e mesmo com o quase tufão que teve ontem de noite só tive perda de 5% do sinal, o qual estava em 90/87 então não fez muita diferença, mas é isso ai tiosolid, fazer sozinho é para “winners” :D e a propósito troquei meu PSP gordo por um 3000 =)

  42. O meu equipamento, eu instalei sozinho tb… demorei 5 horas, dificil dificil não é, mais tem que ter paciencia, é um procedimento possivel, tanto que praticamente todos que tentam consegue, é que neguinho, antes de conhecer, tem medo… mas é isso ai… tentando se consegue !!

    E ai mano, o 3000 é melhor mesmo ?? E Ochicken, não é incoveniente ?? Não poder desligar ?? E se delsigar, é de barbada desbloquear de novo ?? To pensando em trocar tb…

  43. cara.. trabalhei 3 anos na sky.. sai tem 1 mês.. bom pelomenos para mim num foi dificil naum…rsrs mais é isso ai mesmo a força de vontade de vcs me surpreendeu, gosei de ver;…

    O CARA TIVE AS 3 VERSÕES DO PSP… E RETORNEI PARA O 2000, jogar via chikem num roda muitos jogos naum… olha q desbloquiei bastante 3000 aqui onde moro… preferi o 2000 mesmo…. pelomenos na minha opinião vale bem mais apena!
    vlw !

  44. Olá!

    Quanto cobras para instalar uma para mim no 26º andar.

    Abraços

  45. salsinha rules

    “Olá!

    Quanto cobras para instalar uma para mim no 26º andar.

    Abraços”

  46. Te cobro 500 sem cadeirinha e 300 com cadeirinha…heheheheh… c mora onde cara ?? Perto de são pedro é…. hehehe

  47. Baita historia! Mto engracada!
    Mas na boa, nao pesa tanto assim! Tb montei e instalei a minha. Mto desafiador! hehe
    Com as coordenadas do dishpointer fica barbada! Claro que tem q se esmerar com a base pra ficar reta, mas nao é tao foda nao!
    Alguns acham o lance da escada tosquice, eu nao, acho uma baita duma inteligência. O lance é q mtos nao tem ideias desse tipo e por isso ficam denegrindo a dos outros.
    É isso ai velho! Os buracos da parede uma massinha tapa! Sem stress! Ficou show!

    Abraço!

    Adriano

  48. estou com este problema , instalei a antena e não pega nada .
    acredito que seja o local não fiz o teste antes e me ferrei

  49. Daniel,

    Ou Você precisa atualizar , Alguns decoders vem desatualizado.

  50. TENHO A ANTENA E O DECODIFICADOR DA SKY PRÈ PAGO
    COMO FACO PARA COSEGUIR OS TAIS CANAIS GRATIS .
    OBS: A ANTENA JA ESTA INTALADA.
    È POSSIVEL????????????.

  51. Pessoal, legal o texto que o camarada descreveu aí. Mas, tô ficando maluco com minha antena Sky/Gradiente. Deixa eu explicar. Minha antena estava na laje do meu vizinho, devidamente apontada para o satelite amazonas (eu que apontei, em 40min. + ou -) pegando meus cento e poucos canais. Bem, ele teve que cobrir a laje por causa de infiltrações, então retirei a antena e coloquei em uma parede perto da laje, só que a 1 metro e meio pra baixo de onde ela estava, se nunhum tido de obstrução em direção ao local do sinal indicado pelo Dishpointer. Meu receptor também tem beepdor. Já peguei a posição no dishpointer, como já tinha feito da outra vez que posicionei. Só quê: Não consigo encontrar o DESGRAÇADO do sinal NEM A PAU. Tem dois dias que fico de 08:00 ao 12:30hs para tentar achar o sinal. Já peguei na net uns 200.000 tutorias de dicas para apontamento, mas nada. PQP viu, é F#DA. Se alguém puder me ajudar.

  52. O pior é que depois de tanto trabalho e de ter gastado dinheiro, vem aí o Nagra 3 , e vai ter o apocalipse em todos os jardins.

  53. cara, muito bom oq você disse, os jardins AZ estão com os dias contados.. é uma pena… mas fazer oq… isso que da, um monte de ganancioso querendo ganhar dinheiro, lembro, que comprei o meu por mil reais, e hj os caras tão vendendo por 400 pila.. uma pena…

  54. Muito, muito, muito engracada tua historia, meu companheiro! Mas super real pra quem ja passou pelo mesmo processo!.

    Adorei ler…e rolei de rir aqui sozinho! Ficou otima a instalacao…coisa de profissional da vida!

    Sorte

  55. Caro Tio

    Passei por problemas parecidos, comprei o receptor (ainda não tinha antena, peguei uma emprestada) e consegui as coordenadas no dishpointer, fiz meu transferidor com uma linha pendurada, peguei a reta verde do dishpointer e localizaei um ponto de referencia para apontar a antena e NADA. fiquei horas a finco e nada, aí entrei em um site que recomendava adicionar cerveja na instalação e então comecei de novo…

    Soltei a antena toda e abri uma cerveja, com a cerveja pela metade comecei a girar a antena igual a um louco, só mais ou menos apontada para minha referencia, tomei mais cerveja, de repente a bomba nuclear apitou (beepdoor) mas aí sumiu de novo, desci da escada abri outra cerveja, ai comecou a funfar (acredito que a cerveja vai te deixando lerdo e vc mexe a antena mais devagar), comecei a conseguir mais beeps, e de rependete BINGO, funcionou taxas em 90/72%, excelente na minha região, então fui ver meus canais e TUDO BLOQUEADO e CODIFICADO, abri mais uma cerveja e comecei a xingar o vendedor filho da puta que me vendeu o aparelho, comecei a pesquisar na net, achei as tais atualizações, abri outra cerveja, e tudo começou a clariar na minha mente, atualizei e BINGO, funfuna até hj, de vez em quando atualizo…

    P.S. o site do dishpointer funciona a linha verde, já a elevação da antena não, poruqe ele te dá a elevação de antenas com ponto focal, e as antenas que usamos off set tem que ter um angulo uns 20º manor, pois a refração no disco para o LNB é diferente !! outra coisa é girar o LNB, no brasil de um modo geral en torno de 7 horas (comparando com um relogio de parade)

    Um abraço e excelente história

  56. PUTS ADOREI O POST. EU TBM TIVE TODA ESSA EPOPÉIA E MINHA MULHER JA NUM TAVA AGUENTANDO MAIS PASSAR SABADOS E DOMINGOS VENDO EU ME FUDER. ATÉ QUE 02 DIAS DEPOIS ACHEI , AI FOI MOLEZA COM AJUDA DE UMAS ARRUELAS PRA DAR SUPORTE KKKKKKKKKKKKKKKK. AGORA TO EM OUTRA EPOPÉIA , COLOCAR A TELADA NO B4 QUE NAO ACHO NEM A PAU.

  57. Cara ,quase morri de rir quando li este post,…quase não conseguia ler de tanto rir….ficou show de bola ,essa história dá ate livro ….Vc tá de Parabéns!!!…..sei que isso já faz um tempão mais essa história dá pra levar pro resto da vida…Gostei muito !kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk..

Comentários estão fechados.

Rolar para o topo