Homem vs Antena: Um duelo tecnológico no mundo atual

img
ago
08

Chega uma época na vida de um homem onde ele deve seguir o seu caminho e enfrentar o seus medos, sozinho. E essa fase, pelo menos para mim, já chegou.

Beleza, e ai que eu comprei uma antena daquelas "Dish" da DirecTV / Sky.

E ai que eu precisava instalar ela.

Antena da Sky, na caixa
Essa antena

Pois bem, sem muita dificuldade monto a antena, que diga-se de passagem não veio com manual como a da foto. Para quem nunca pegou uma antena dessas na mão ou viu uma sem ser no telhado de casa, vocês não tem idéia do PESO e do TAMANHO desse negócio. Por causa disso ela é extremamente chata de se segurar sem ser fixando na parede. Mas vamos em frente.

Antena montada, deveria escolher um posicionamento para fixar a mesma. O óbvio seria montar a antena no telhado de casa permitindo que ela rodasse 360 graus e sua elevação fluísse normalmente, porém tinha um problema: Eu não tinha como subir no telhado de casa para instalar a antena e mesmo que tivesse, seria um pequeno HELL ON EARTH toda vez que precisasse subir lá depois de um vento para ajustar-la.

Tendo esses detalhes em mente resolvi colocar a antena na parede do fundo de casa. Não seria difícil, bastava eu subir com um mastro de 10 quilos, um antena de mais 10 quilos, fazer quatro furos na parede, colocar buchas e claro, tudo isso sem cair da escada e se arregaçar no chão lá embaixo, provavelmente indo a óbito no processo. Outro detalhe a ser observado era que, como eu não poderia virar a antena para um dos lados (a parede estaria ali), teria que já deixar a antena MARROMENO apontada para o lado do satélite. E é aqui que, como sempre, "aquele que tudo indexa" entra para nos ajudar.

Visitando o site www.dishpointer.com você pode digitar o seu endereço, escolher o satélite que deseja fazer o apontamento (nesse caso, Amazonas 61W) e ele SIMPLESMENTE abre um mapa do Google Earth com um risco apontando para o lado que você deve virar a antena.

antena-paris

Mais fácil que isso só se o Google mandasse um chinês anexado em um email para vir na sua casa fazer o serviço para você.

Pois bem, resolvido o problema (por agora) do apontamento, precisava de uma escada e de uma furadeira. E onde poderia conseguir tais ferramentas arcanas por aqui sem ser tendo que comprar-las no shopping?

Exatamente, na academia onde faço musculação aqui na minha rua.

De posse de todos os materiais para a instalação da antena, subo na escada e COISO o negócio na parede. Tudo montado, parafusado e verificado, tiramos algumas fotos para a posterioridade:

antena-paredeantena-detalhe 
Eu não sei se ficou mais concreto no chão ou na parede depois de furado

Ligo a antena no decoder e vamos ao apontamento. O decoder possui uma ferramenta deveras interessante chamada Beepdor, onde você ativa um pequeno beep que se torna crescente conforme você aponta a antena para o satélite e o sinal aumenta. Como a antena não fica dentro da minha casa e eu não poderia olhar para a TV durante o processo, isso facilitaria absurdamente o apontamento, já que bastaria eu ligar o negócio no último e assustar todos os vizinhos com uma ameaça de bomba e ir lá fora girar a antena.

E foi o que fiz. Ligo o beepdor e de acordo com as coordenadas que o DishPointer me deu (Azimuth e Elevation), vou apontando. E fico nisso. Por 40 minutos.

Com medo de derreter no calor ou de cair da escada desidratado, desencano por um dia e volto na manhã do outro. Mesma coisa. Nem se eu apontasse aquela desgramada para a nuvem de Zeus o negócio dava sinal.

Enputefudido com aquilo e depois de HORAS de tentativa distribuída em vários dias, percebi que de duas uma: Ou eu estava fazendo algo errado ou alguém tinha derrubado o satélite do céu "JUST FOR THE LULZ". Como não tinha outro jeito de saber, tiro a antena do suporte e sento com ela em cima da escada mirando a mesma para o céu, até achar o satélite. Como palavras não podem representar a minha frustração até aquele momento de forma coerente, tracei um pequeno gráfico informativo:

graph

Pois bem. Sento na escada e vou virando a antena lá. VINTE MINUTOS se passam até que finalmente o Beepdor dispara dentro da minha casa e descubro que, diferente do que pensei, ninguém tinha derrubado o satélite e que o lugar onde a antena estava por algum motivo aleatório não tinha sinal.

Porém agora eu tinha um pequeno problema. Se o suporte ainda estava lá na parede, como eu faria para fixar a antena no apontamento correto, pelo menos para testar?

Assim:

antena
Antena presa em uma escada usando cabos coaxiais: Where is your god now?

Beleza, problema da antena resolvido "vida loka gettomod style". Verifico o decoder em casa e todos os lindos canais estão pegando perfeitamente. Porém agora tinha outro problema: Se eu coloquei a antena na escada, como ia fazer pra subir na parede para tirar o suporte que ainda estava lá?

Obviamente subindo na parede do vizinho do térreo que fez uma puta cara de "OMG TEM UM FILHO DE UMA ÉGUA PULANDO DENTRO DA MINHA CASA" quando me viu lá em cima. Passado o susto, tiro o negócio da parede e faço os furos, dessa vez em outra parede e no baixo, na direção de onde a  escada estava posicionada. Mato assim dois problemas em uma porrada só: Aponto a antena e deixo ela de uma forma que toda vez que precisar ajustar-la, basta ir no fundo de casa e mexer, sem escadas.

E o resultado final foi esse:

Antena já colocada no novo lugar

Apesar de presa e bem posicionada, ainda preciso fazer um belo ajuste fino na antena para poder pegar todos os canais novamente. O importante é que agora, pelo menos, sei que não vou ter problema com o sinal. Vocês podem ter uma idéia de onde a antena estava anteriormente olhando os buracos na parede mais a esquerda, em cima.

E essa é minha história, provando que com perseverança e uma furadeira emprestada da academia (??), você pode vencer qualquer desafio colocado em seu caminho.

Suporte NewsInside

 

 

Ao Vivo
Twitch NewsInside