Google quebra as regras de aprovação da App Store

roll-appQue o processo de aprovação de aplicações para a App Store é um lixo, todo mundo já sabe. Diversas aplicações excelentes ficaram fora do catálogo da loja por todos os motivos aleatórios possíveis e conhecidos. Apesar dos pesares, uma excelente aplicação feita pelo Google foi aprovada pela Apple essa semana: Google Voice Search. Com ele você pode pesquisar a internet usando comandos de voz diretamente no celular.

O problema: Para fazer seu programa funcionar, o Google faz intenso uso de uma API não documentada do framework Cocoa, o que é estritamente proibido de acordo com as políticas de aprovação da App Store.

De acordo com o site CNET, a aplicação do Google utiliza uma API não documentada para detectar através do sensor de proximidade do aparelho quando o usuário aproxima o celular da boca para falar, o que por si só impediria que o programa fosse aprovado. Mesmo assim, diversos outros programas infinitamente mais úteis que esse não puderam dar as caras na loja da Apple pelo mesmo motivo.

Depois desse "descuido", todos os desenvolvedores estão questionando a integridade do sistema de aprovação da App Store. Porque diversos programas mais úteis não puderam ser aprovados por utilizarem APIs não documentadas enquanto o do Google pode funcionar normalmente?

Parabéns Apple por continuar tendo atitudes retardadas. É por essas e outras que cada vez mais perco a fé no meu iPhone.

Via Engadget

Google quebra as regras de aprovação da App Store
Rolar para o topo