Furikup – Voz sobre IP utilizando o protocolo SIP em seu PSP

img
jan
08

Apesar de que foi confirmado de que teremos o Skype no PSP sim, Fanjita não gostou muito da ídeia da Sony de lançar o Skype para o handheld. Ele parou e pensou: “Suporte apenas ao slim, apenas uma única plataforma de voz (skype) e feito pela Sony, tem algo errado nisso..”. E como sempre, achando que o Skype não era a melhor coisa para o seu PSP, resolveu ele mesmo programar um sistema completo e 100% funcional de voz sobre IP para o PSP, assim, como se fosse a coisa mais simples do mundo :)

O resultado de sua brincadeira foi o Furikup, uma aplicação homebrew que traz as seguintes funcionalidades:
– Código 100% aberto;
– Desde que você possua uma assinatura de algum serviço SIP (pago ou não), pode ser utilizado em qualquer lugar mundo mundo, bastando que você tenha acesso a uma rede WiFi;
– Usa padrões abertos de comunicação (SIP), sendo compatível como diversos sistemas de telefonia já existentes;
– Pode receber fontes de áudio de diversos dispositivos do PSP, como o headset do SOCOM, a GO!Cam, o microfone Talkman e até mesmo de arquivos .WAV;

Apesar de beta, o programa já é bem funcional e Fanjita diz que logo irá implementar a funcionalidade de Vídeo Conferência e melhorar a qualidade do áudio. Além disso, como o programa é open source é bem planejado, qualquer pessoa pode utilizar o framework do mesmo para desenvolver suas próprias aplicações e plugins, como por exemplo [ALGUEM CRIE ISSO POR FAVOR] funcionalidades de chat de voz dentro de jogos do PSP no estilo teamspeak[/ALGUEM CRIE ISSO POR FAVOR].

No mais, o download está abaixo e não esqueçam de ler o readme.html incluído para maiores informações de configuração. Peço encarecidamente para aqueles que tenham acesso a uma conta SIP que TESTEM esse programa e postem seu feedback aqui nos comentários.

E mais uma vez o pessoal da cena homebrew consegue inovar e trazer ainda mais funcionalidades ao PSP, bravo!

Download Furikup 0.1 para PSP

Suporte NewsInside

Ao Vivo
Twitch NewsInside