E o emulador de PSP?

img
maio
04

Muitas pessoas ainda se perguntam se um um dia será possível criar um programa capaz de emular completamente o nosso tão querido handheld, o PSP. Algumas tentativas já foram feitas, porém a maioria não passou de pequenos “proofs of concept”, e aqueles que realmente eram capazes de emular alguma coisa, não conseguiam processar nenhuma tarefa complexa.

Até onde sei, temos apenas 2 projetos de emuladores de PSP em andamento: O Potemkin e o PSPPlayer.

Quanto ao Potemkin, que sem dúvida foi o mais falado projeto de emulador de PSP, a única notícia que temos é que ele, puff, MÓ-RREU, escafedeu-se, sumiu do mapa, nada de updates. O que temos é um código fonte lançado a algum tempo que era apenas capaz de montar ISOs e CSOs porém não era capaz de rodar nenhum jogo nem executar nenhum homebrew, ou seja, servia para porcaria nenhuma ^^

Do outro lado temos o PSPPlayer. Apesar do versionamento estar morto de acordo com o site do programa no Google Code, algumas pequenas mudanças estão sendo feitas de pouco em pouco no código, e o emulador já ganhou um debugger completamente funcional:

PspPlayer-2008_03_28_01-Debugger

Além disso, o programador do projeto lançou um pequeno vídeo no Youtube, mostrando as capacidades de emulação de um jogo, no caso, o Tales of Eternia:

Ainda não é muito, porém já é um ótimo começo para uma cena que está começando a criar vida. E vocês o que acham? Será que um dia realmente vai existir um emulador de PSP completamente funcional capaz de rodar jogos comerciais e até homebrews? Os comentários estão abaixo, expressem sua opinião ;)

Suporte NewsInside

 

 

Ao Vivo
Twitch NewsInside