E não é que é: Sony anuncia Playstation 4

E o que a galera esperava realmente se confirmou, a Sony de fato irá lançar o Playstation 4 (e logo mais, no fim de 2013). De acordo com a apresentação deles (que pode ser revista no Ustream oficial deles também), o novo Playstation será baseado na plataforma x86 (aka computador) e terá muito de tudo, que é o ideal ao invés deles ficarem de miserinha com RAM, HD e CPU como sempre fizeram.

As specs oficiais de acordo com o site Eurogamer são:

  • CPU x86-64 AMD de 8 núcleos;
  • GPU AMD Radedon;
  • 8GB GDDR5 de memória;
  • HD “de fábrica”;
  • Leitor de Blu Ray;
  • Ethernet, WiFi e Bluetooth;
  • Saída HDMI, AV e ótica;

Excelente escolha de hardware na minha opinião, fora que os caras não brincaram em serviço dessa vez e meteram OITO GIGAS de RAM no console (GDDR, nem DDR3 heim). Pelo menos agora ninguém vai reclamar de falta de RAM, ainda mais em uma época em que 900GB de RAM custa 2 reais né (apesar que GDDR é carinho). Além disso, a escolha por uma plataforma x86, apesar de inteligente (na minha opinião), traz a implicação de impedir o console de ter retrocompatibilidade com os VGs antigos (já confirmada até por eles).

Apesar de já ter nego chorando por causa disso é bem o que comentaram lá no Joystiq. Seu Play 3 não vai parar de funcionar, então se tu quer jogar os jogos do PS3 (–JOGOS– DO –PS3–) só tirar o PS4 da tomada e ligar o PS3. Fim. Decisão extremamente sábia dos caras, considerando o preço absurdo do primeiro modelo de PS3 que fazia tudo pois praticamente tinha um Playstation 2 inteiro dentro dele. Além disso, de acordo com eles no futuro você poderá realizar o streaming de jogos de plataformas antigas diretamente no seu PS4, então já resolve esse problema também (apesar que isso não vai funcionar aqui nunca no seu speedyzinho de 10 Mega que cai todo dia).

Tirando o hardware ~DINHEIROSO~ do PS4, é basicamente o Playstation 3 mesmo, mas com facebook.

E um botão de SHARE embutido no controle. Sério.
E um botão de SHARE embutido no controle. Sério.

Apesar dos tech demos exibidos na apresentação impressionarem, ITS ALL ABOUT THE GAMES, games esses que não impressionaram não. Tirando o demo do Killzone que estava bonitão (mas duvido BEM que estava rodando em tempo real ou mesmo no hardware original do PS4), nada mais de palpável foi exibido (aquele jogo do bonequinho que atira raio até em celular tem). E como agora nem jogo de PS3 (HEH) você vai poder jogar nele, vai ficar complicado se o PS4 lançar com a mesma base de jogos ABSURDA de zero games do PS Vita por exemplo.

Ah mas tem ~feice~ alá
Mas tem ~feice~ alá

No geral eu acho que o Playstation 4 impressionou, principalmente pela nova interface bem mais polida baseada em “quanto menos melhor” e pelo novo hardware x86 based, porém sou bem resistente a essa coisa do “videogame social”, de sharing de coisa aqui e la e etc, até porque se eu quiser socializar e interagir com gente, eu uso IRC / MSN, não o videogame. Achei sim BEM LEGAL esse fato de você poder compartilhar o streaming do jogo ao vivo no ustream e de poder tirar screenshots e coisas do tipo diretamente do jogo, sem hacks, porém todos nós sabemos que isso é o tipo de coisa que vai ser usada UMA VEZ pra “olha mãe que dahora o que o Playstation novo faz” e depois nunca mais, então resta mesmo aguardar para ver os jogos, apesar que se você considerar o hístorico dos caras nesse quesito, dá para se preocupar um pouco.

E não é que é: Sony anuncia Playstation 4

7 pensou em “E não é que é: Sony anuncia Playstation 4

  1. X86 based vai ser otimo para jogos multiplataforma PC – CONSOLE

    otimo para fazer emuladores tb =)

    prevejo emulador de ps3 em… 10 anos rodando no windows 15 =P

  2. ->Rodará jogos usados (confirmado pelo Yoshida)
    ->Rodará offline
    ->Você pode usar o sistema “spectator” para ver o que um amigo está jogando, pode inclusive, com autorização dele, assumir o controle no jogo para ajudá-lo
    ->Você pode usar este modo espectador para ver um jogo que não tenha, por exemplo, e ver se ele te interessa
    ->O PS4 irá fazer compartilhamento de vídeos e screenshots através do botão share
    ->O PS4 tem um chip secundário responsável por algumas funções (upload de vídeos por exemplo). Com isso, muito pouco recurso será retirado do sistema para o OS
    ->Navegador de internet pode ser usado enquanto você joga
    ->Você pode desligar o console num dado momento em algum jogo, e depois simplesmente ligar o console e voltar de onde estava, sem precisar esperar o boot do console… é ligar e jogar
    ->Não só o Vita pode ser usado para acesso remoto ao PS4, mas também iPhones e Android Smartphones. O Vita pode ser usado para jogar games do PS4 através de streaming, smartphones e tablets podem ser usados como uma segunda tela (contendo mapas, dados, etc)
    ->Jogos baixados poderão ser jogados enquanto o download está sendo feito
    ->Downloads no background, enquanto você joga.
    ->O console não terá retrocompatibilidade via hardware, mas a Sony pretende viabilizar retro via cloud gaming, desde o PS1 até o PS3 e Vita.
    ->Cross Game chat confirmado.

  3. Eu gostei muito do evento e os jogos que mais me chamaram a atenção foram esses:

    Killzone Shadow Fall (GUERRILHA)
    Drive Club (CG)(EVOLUTION STUDIO)
    Infamous Second Son (SUCKER PUNCH)
    Deep Down (CAPCOM)
    Watch Dogs (UBISOFT)
    Destiny (BUNGIE)

    PS. Killzone e Watch Dogs eram em GAMEPLAY!

    #ROX

  4. @Skynightfire

    Watch Dogs , foi confirmando que não estava sendo rodado em um PS4, e sim em um PC com potencia similar.

    Na verdade isso foi o que mais me impressionou *-* Jogos baixados poderão ser jogados enquanto o download está sendo feito.
    E a parte do Deep Down, também ficou muito bom em real time *-*

  5. Eu quero é ver nessa nova geração os Hackers fodões (e não as mariquinhas que tem por aí) arrombar ele … já no mínimo após os seus dois aninhos de vida. uehuheuheue

  6. Tio, sobre o uso do botão share, eu acho que vai ser uma funcionalidade válida, principalmente pra quem tem canal de gameplay no youtube e tal.

Comentários estão fechados.

Rolar para o topo