Começa o processo de engenharia reversa do PSJailBreak

img
ago
28

Como era de se esperar, um dia alguém que manja dos trâmites das coisas eletrônicas da vida ia botar a mão em um PSJailBreak e, com isso, realizar um análise completa do dispositivo. Aparentemente, o pessoal do site GamerFreax já está trabalhando no processo de engenharia reversa do dispositivo, e já começou a revelar algumas informações interessantes.

img_22335
Não que eu entenda o que isso seja, mas todo mundo botou essa imagem nos posts então vamo lá

Depois de algum tempo de análise e captura da comunicação do PSJailBreak, a galera do GamerFreax pode chegar a algumas conclusões deveras interessantes:

  • O aparelho NÃO É um clone do dispositivo original usado pela Sony;
  • Ele trabalha em torno de um exploit, acionado pela porta USB;
  • O exploit, em algum momento de sua execução, emula o dispositivo original da Sony para colocar o console em modo debug;
  • O PSJailBreak “nada mais é” do que um emulador de dispositivos USB, emulador esse que é usado no processo do exploit.

Além dessas informações, já se tem idéia de como funciona o exploit usado no console:

  1. Começa-se emulando um hub USB e conectando esse hub a porta USB do console;
  2. A partir desse momento, o aparelho começa a emular  e conectar diversos dispositivos USB váriados. Esse processo é feito em milissegundos;
  3. Durante esse processo de emulação de dispositivos, um exploit é executado e um dos dispositivos emulados recebe o ID do aparelho USB oficial da Sony. A partir desse momento o Playstation 3 começa a se comunicar com o PSJailBreak e executa todo o handshake para fingir ser o dispositivo oficial da Sony;
  4. Quando o handshake é concluído, todos os dispositivos emulados são “desconectados” do aparelho e um novo dispositivo é emulado. A partir desse ponto, o console boota imediatamente em modo debug.

Outra revelação feita pelo fórum alemão é que o PSJailBreak não é atualizável e dependeria de um dispositivo externo (como um gravador) para que o processo seja executado. O fornecedor oficial do aparelho desmentiu esse (e outros rumores) ao site ElOtroLado e disse que o dispositivo é sim, atualizável. Até ai, eu ainda acredito na galera do PSJailBreak porque todos diziam que o Wiikey não erá atualizável via DVD, outros diziam que o BlackCat USB também não era atualizável e consigo reprogramar o meu de boa sem problemas via USB e atualizar o Wiikey via DVD com total facilidade, então teremos mesmo é que aguardar para poder confirmar esse rumor.

No mais, de acordo com o pessoal do PSJailBreak, uma grande novidade referente ao aparelho será revelada nos próximos dias. Só espero que não seja a novidade de que a Sony executou todos os responsáveis pela criação do aparelho e baniu geral da PSN :)

Suporte NewsInside

 

 

Ao Vivo
Twitch NewsInside