Brazilian USB Loader: Rode backups de Wii U via HD externo e memória interna

img
out
31

E finalmente foi lançado um método de se jogar backups de Wii U via HD externo ou memória interna. Pra quem acompanha a cena do Wii U, seu desbloqueio nunca havia saído de maneira “definitiva”, necessitando de internet (ou um servidor caseiro feito no PC ou smartphone) para rodar os jogos através do Loadiine, não podendo ainda atualizar os jogos nem aproveitar o multiplayer online. 

E eis que um time brasileiro, utilizando-se do IOSU exploit, entre outras ferramentas, conseguiu uma maneira de instalar jogos de maneira oficial no aparelho, algo similar aos arquivos .cia que existem para o 3DS.

Sem entrar na parte técnica da coisa, o método de instalação é extremamente simples, necessitando apenas do jogo baixado no “formato” WUP (diferente do ISO, o “formato” WUP é uma série de arquivos que ficam dentro da pasta de cada jogo), do ticket do mesmo (ticket esse que faz com que o jogo seja reconhecido no aparelho como “oficial”) e do WUPInstaller, homebrew que instalará os jogos e é usado via homebrew channel).

Mesmo que a necessidade de internet (ou servidor) seja necessária para a instalação dos jogos, o método é mais vantajoso por permitir jogatinas online e atualizações dos jogos diretamente da eShop. Além disso, não é mais necessária a conexão para abrir os jogos, uma vez que eles ficam armazenados na memória interna do console e/ou no HD Externo/Pendrive.

Trocando por miúdos, para instalar os jogos no Wii U:

1 – baixar WupInstaller Y Mod e copiar para o diretório: SD (raiz)/wiiu/apps;
2 – criar a pasta “install” (tudo minúsculo) na raiz do SD: SD (raiz)/install;
3 – Baixar os jogos já convertidos para serem reconhecido pelo homebrew e colocar dentro da pasta install. Por exemplo, o jogo Super Mario 3D World deve conter vários arquivos como .app, .h3, .tmd, and .cert, entre outros, e todos devem ficar dentro da pasta do respectivo jogo, dentro da pasta install: SD (raiz)/install/Super Mario 3D World;
4 – Baixar o arquivo .tik referente ao jogo que quer ser instalado e colocando dentro da pasta do jogo;
5 – Acessar o Homebrew Channel via Web Exploit, utilizando o site de sua preferência (da mesma maneira utilizada para rodar o Loadiine);
6 – Rodar o WUPInstaller Mod Y – nele são encontradas todas as opções e informações para instalar os jogos na memória interna ou no dispositivo externo;
7 – ??????????
8 – Profit

14876346_1311400918870603_1615327550_o

Algumas informações importantes:

O Homebrew não conseguirá instalar os jogos caso os diretórios não estejam corretos e/ou o arquivo tik não esteja dentro da pasta do jogo;
Apenas jogos da mesma região do console podem ser instalados, correndo o risco de brickar o aparelho caso um jogo de outra região seja instalado;
Diferente do 3DS, um jogo desinstalado do aparelho não pode ser baixado novamente da eShop, necessitando a instalação novamente pelo cartão de memória;
Alguns HD externos não são compatíveis com o Wii U e/ou necessitam do cabo Y para que haja fornecimento de energia suficiente;
Já existem diversos sites que fazem upload dos jogos já prontos para serem instalados e com o arquivo tik dentro da pasta;
A equipe do NewsInside não se responsabiliza com qualquer problema que possa acontecer com seu aparelho.
Jogos que são exclusivos da eShop ainda não funcionam nesse método (como os do Virtual Console), necessitando ainda o uso do Loadiine

E é isso. Os principais links estão no artigo, mas caso haja dúvidas, basta enviar um comentário ou comentar no forum.

Suporte NewsInside

Ao Vivo
Twitch NewsInside