BootMii beta 1 – Sistema de preboot e antibrick para o Nintendo Wii

E a semana está animadíssima na cena homebrew! Depois de muito tempo de desenvolvimento Bushing do HackMii liberou finalmente o homebrew mais esperado da cena Wii: O BootMii.

boot-mii
Picture Unrelated

Dai você marotamente se pergunta, para que o BootMii? Pois bem, o BootMii é um programa que é instalado no boot2 do Wii, ficando assim no meio do caminho entre o boot de hardware e o boot de sistema. Com isso, você poderá usar o BootMii para restaurar sua NAND em caso de brick completo ou rodar um System Menu customizado, além de poder carregar programas do SD diretamente antes do boot.

Em suma: LOCOBAGARAI.

Antes da parte onde você baixa o negócio e COISA ele no seu console, um aviso: O BootMii possui duas formas de instalação: Uma via IOS e outra via Boot2. A instalação via IOS é praticamente inútil por enquanto, então não faz diferença nenhuma. A instalação via Boot2 grava arquivos na flash do seu Wii, sendo assim, PODE BRICKAR O SEU CONSOLE. O Bushing, Marcan e compania fizeram de tudo pro programa ser 100% e todas as checagens possíveis de segurança são feitas, porém, o aviso está ai. Você roda esse beta por conta e risco.

Além do instalador do BootMii, o programa instala o Homebrew Channel e o patch do DVDX. Sendo assim, vamos aos caminhos que você tem:

  1. Usar o instalador do BootMii para instalar o Homebrew Channel e/ou DVDX em um Nintendo Wii com o firmware 4.0 sem precisar recorrer a downgrades e hacks;
  2. Usar o instalador do BootMii para instalar o Homebrew Channel e/ou DVDX e o BootMii via IOS em um Nintendo Wii com o firmware 4.0;
  3. Usar o instalador do BootMii para instalar o Homebrew Channel e/ou DVDX e o BootMii via boot2 em um Nintendo Wii com firmware 4.0;

Se você deseja ver qual é a do BootMii, você terá que usar o 2 ou o 3. A 3 funciona somente em alguns consoles já que o instalador se aproveita de um problema na boot2 para se instalar. Como já foi dito, a 3 poderá resultar em um brick irrecuperável, por isso, use com cautela ou espere uma versão não beta do programa.

No mais, se você deseja apenas instalar o Homebrew Channel no seu console sem todo o trâmite de um downgrade e patches de IOS, use o 1.

Em todas as três formas você terá que ser capaz de rodar homebrew no seu console. Sendo assim, se você já tem o Homebrew Channel instalado no seu Wii, basta copiar o .elf do instalador para seu SD e rodar como se fosse um programa. Se você não tem o Homebrew Channel instalado, poderá rodar via Twilight Hack (até firmware 3.4) ou via BannerBomb (firmware 4.0). Lembrando que ao instalar o BootMii (via IOS ou via boot2) você deve ter um SD inserido no seu console, do contrário os arquivos necessários para a execução do mesmo não serão criados.

Nota: Se você não entendeu algum termo usado aqui NÃO MEXA no BootMii e leia esse tópico informativo no nosso fórum criado pelo nosso usuário Lugão: A Cena [FAQ]

No mais aproveitem mais essa novidade para o Nintendo Wii, cortesia do pessoal do HackMii. O download do BootMii pode ser feito na página oficial do programa.

BootMii beta 1 – Sistema de preboot e antibrick para o Nintendo Wii

27 pensou em “BootMii beta 1 – Sistema de preboot e antibrick para o Nintendo Wii

  1. Lembrando amiguinhos:
    – Se você instalar o BootMii via boot2, a única forma de se rodar o sistema é colocando um SD Card com os arquivos criados pelo instalador dentro do console e ligando o mesmo com o SD já encaixado. Via IOS acho que ainda não tem como.

    Os arquivos criados são (extraído do readme):
    /bootmii
    /bootmii/armboot.bin – Starlet-resident code (MINI) — this loads ppcboot.elf
    /bootmii/ppcboot.elf – BootMii shell – this is the GUI that is displayed
    when BootMii runs.
    /bootmii/bootmii.ini – BootMii shell configuration file. See below
    /installer.log – installation log. After you install BootMii,
    please email the contents of this file to
    beta_logs [arroba] bootmii.org so we can track any issues that emerge.

    Como dito ali, se possível mande o log para o email do bootmii para ajudar o pessoal do HackMii ;)

  2. Blz tio Solid? não consegui “enxergar” ainda a vantagem desse bootmii para quem tem já HB instalado.

    Bom, estou escrevendo aqui pra fazer um complemento… que não vi ainda muito divulgado por ai: O exploit bannerbomb salva a vida tb dos que tem versão 3.3 e 3.4. No meu caso, eu cheguei a comprar o Zelda original,só pra poder instalar o HB… só que antes de chegar, foi divulgado o Bannerbomb.. dai que consegui instalar o HB baseado no teu tutorial seguindo todos os passos do tutorial de quem tem 4.0 com Wifi. Detalhe para quem tem 3.3 ou 3.4, não precisa ter wifi (eu pessoalmente não tenho) e dai basta pular o passo numero 7 que é o downgrade.

    Espero ter ajudado….

  3. só pra deixar claro, quando digo que não consegui “enxergar”, lê-se não entendi direito… se puder explicar melhor :D… Outra coisa, oque faz esse DVDX?

    valeu!

  4. Se você instalar ele na boot2, é algo poderoso. Se você fizer um brick com wad com banner com problemas, semibrick com update ou qualquer outro tipo de coisa que impeça seu Wii de ligar, você poderá restaurar seu backup de NAND (criado com o BootMii) e fazer seu Wii funcionar novamente. Além disso, você poderá no futuro ter um System Menu 100% homebrew diferente do original da Nintendo, já que o BootMii poderá executar-lo automaticamente durante o processo de boot (ao invés do original da Nintendo).

    Agora, instalado via IOS não vi muita graça não :~

  5. Hum, ok, valeu!!!. Mas trocando em miudos… hehehe, quem já tem Homebrew instalado.. não muda nada por enquanto…

    t+

  6. It Work’s
    é isso ai pessoal, funfa perfeitamente !
    vou enviar o email com o log e tal!

    Fiz cagando de medo confesso, mas funfo !
    AWEEEE

  7. O BootMii funciona perfeitamente. A despeito de alguns comentários (em inglês) alegando que o processo de instalação é lento, comigo tudo foi muito rápido. Mesmo o processo de boot atual, que é carregado a partir dos arquivos copiados no meu cartão SD, é muito rápido.

    Fica aqui o meu conselho de macaco velho da cena Wii para os leitores do NewsInside: se alguem não é um geek dos computadores (preferencialmente, um developer), se não tem grande intimidade com o que se passa na cena HomeBrew do Wii, e se não entendeu direito para que serve o HackMii, significa que ele não é para você. Nesse caso, é melhor você evitar fazer bobagem e correr o risco de “brickar”o seu console.

  8. Cara, digo o mesmo que voce NAO INSTALEM SE VC’S NAO SABEM OQUE TAO FAZENDO.Quanto a velocidade de boot, o meu demora cerca de 3 segundos pra dar boot no bootmii e sem o sd eh direto!
    O seu bota em milesimos no boot mii?

  9. Instalar um programa BETA no boot2 do wii – tem que ser muito xarope… ou desesperado!
    No aguardo do FINAL, obrigado.

  10. Sou noob, mas muito interesso por soluções que me livrem do risco de Brick. Vou aguardar a versão final, mas seria interessante um tuto, para retardados digitais como eu, como se faz a instalação.

    Pergunta, dá para usar em firmwares anteriores? 3.4, 3.3 etc? de qualquer região?

  11. Maravilhosa a notícia! Todo mundo da cena brew do wii estava no aguardo! Pessoal, alguém que já instalou sabe me dizer se aquele menu bonitão do BootMii já está incluso nessa versão beta?

  12. fui tentar trocar o menu do wii pq vi algumas pessoas fazendo ai na instalação deu tudo ok mas agora liga e não aparece mais nada levei para alguns tecnicos verem mas disseram que não se trata de um brick e sim deletei o menu do meu wii sera que alguem conheçe alguma solução ou local que alguem possa me ajudar ???
    desde ja agradeço.

  13. @lugao: meu Wii faz o boot instantâneo, e parece bem mais rápido do que antes da instalação do BootMii. Detalhe: o meu cartão SD de 2Gb é um SanDisk for Wii. E pelo jeito, é um cartão rápido. Li alguns comentários de pessoas com problemas de baixa velocidade no boot justamente devido a incompatibilidade do BootMii com alguns tipos de cartão SD. Trocar o cartão SD que você está utilizando pode solucionar o problema de lentidão (lembre-se que não pode ser um cartão SDHC, ou seja, o cartão deve ter no máximo 2Gb);

    @Momantai: apesar de ser o primeiro beta, o Bushing já está testando esse programa faz um tempão. O primeiro vídeo de um Wii rodando o BootMii é do ano passado;

    @Flaviometal: Sim, o BootMii inclui aquele menu, que lhe permite bootar direto no HBC sem precisar passar pelo “boring, boring” Wii Menu, além das opções para fazer backup/restore da NAND do wii;

    @marcio: provavelmente o seu problema é semelhante ao do lugao, ou seja, o problema deve estar no seu cartão SD. Para saber se é isso mesmo, basta remover o SD da console e ligá-lo (vai bootar no Menu do Wii normal);

  14. Boa noite a todos.

    Bom, coloco os arquivos no raiz do SD.
    Abro o HBC e nada surge para eu instalar.

    Me dêem uma luz!!!

    Abs,

    Eduardo

  15. @alpha tauri
    Seu comentario nao seguiu uma linha coerente de raciocinio. O programa poderia ter 10 anos de desenvolvimento. Por se tratar de uma versao BETA, por definição, ainda é sujeita a falhas. E como alguns ja estao se aventurando em gravar conteudo BETA no boot2 – o que, se vc parar para pensar, é diferente de copiar IOS e cIOS no “modo padrao” – o risco é beeeem alto. Daí de esperar por uma versao mais… ahn… “definitiva”, capice?

  16. No meu não deu certo. Comprei o Madword pirata mas pede pra atualizar para 4.0.

  17. @carlos,

    Na verdade a atualização do MadWord não é a 4.0. É uma outra atualização (apenas de IOS, creio eu…). Eu estava com a 3.4, mandei atualizar com o MadWorld e foi tudo na boa. PORÉM, tenha certeza que está com a cIOS mais nova instalada no Wii, só pra garantir…

  18. @ Momantai
    Termos como alpha, beta, release candidate, release são apenas rótulos que não necessariamente seguem uma regra clara na indústria do software. Quem está disposto a utilizar aplicativos criados por hackers não pode exigir que eles tenham certificação CMMI nível 5 no que se refere ao processo de desenvolvimento de software. Como eu sou da área de sistemas, percebo que os aplicativos criados pelo Team Twiizards são lançados com muito critério para evitar danificar o console de alguém. Veja a diferença entre eles e o Waninkoko, que lança um ou dois aplicativos por semana. Você acha que alguém pode criar programas de qualidade trabalhando nesse ritmo ? E olha que ele ainda é só um estudante universitário ! E falando sobre qualidade, mesmo empresas grandes como uma tal de Microsoft, lançou um produto em versão release, o Windows Vista, e é um fiasco total, porque o produto é literalmente um lixo (tanto que eles estão correndo com o Windows 7 para tentar salvar as vendas de SO). E todos os grandes fornecedores de software já lançaram versões finais que tiveram correções em menos de uma semana. Ou seja, se formos realistas, não dá para confiar totalmente nem em uma empresa zelosa como a Apple. Por isso, eu aguardei comentários de pelo menos uma dúzia de pessoas dizendo que o BootMii havia sido instalado com sucesso para só então fazer o mesmo no meu Wii. Eu acho que fiz a coisa certa. Se mesmo assim você pensa que deve aguardar um pouco mais, acho que para vocé a coisa certa. um abraço.

  19. @ Alpha
    Desculpe, mas continuo a repudiar seus argumentos. Como o desenvolvedor que alega ser, provavelmente sabe que CMMI é uma convenção ou uma referencia na area de desenvolvimento de diversas soluçoes – como o ITIL para governança em TI – e nao uma obrigatoriedade para desenvolvimento. Eu mesmo sou desenvolvedor – com exemplos de projetos na HP, EDS e Visanet – e nao tenho certificação CMMI, mas tenho o conhecimento. Com conhecimento, sei que ao “rotular” um software – ou parte dele, ou um trecho de codigo – como beta, reconheço que ele é passivel de diversos problemas. Normalmente o beta chega ao publico a titulo de testes, porem NESTE CASO EM ESPECIFICO, qualquer problema com este software nao sera resolvido com um “disco de boot”, concorda? Pelo menos, nao com um disco que voce mesmo possua… ;)
    Outra questão que vc, meu amigo, peca como pseudo-desenvolvedor, é esperar que 12 pessoas testem o software e, em virtude de nao dar problema, acha que no seu nao dará – visto a diversidade de modelos do console em questao. Voce nao fez a coisa certa, apenas fez algo que deu certo – pode nao parecer, mas tem diferença.

    *Microsoft correndo atras da “queda de vendas de SOs”??? Talk with the hand… xD

  20. Instalei o BootMii em IOS Boot1, agora não me aparece a opção Boot2 para instalação.
    o que me vem ao carregar o programa de instalação é:

    IOS versions: Installer 36, Channels: 61
    DVDX: Can be installed
    BootMii: Can be installed in one variant
    The installed boot1 version prevents a boot2 install (-2)

    > Continue

    os dois primeiros ítens em verde, e o último (BootMii) em rosa.
    TIO OU ALG. sabem o que se esta passando ou como resolver isso?

    Obrigado.

  21. Fiquei com uma dúvida, e pra quem tem o preloader por exemplo???
    Como é ue fica??? (ou o preloader não instala na boot2 do wii?)

  22. @Adbrum
    O Bushing sempre disse que o BootMii não seria para todos os consoles, e que a intenção dele era fazê-lo compatível com a maior quantidade possíveis de Wiis. Pela mensagem que você teve ao executar o instalador, o seu console é um dos que está fora da instalação do BootMii na área do boot2, e nesse caso, o BootMii não lhe trará vantagens.

    @lucasnet
    A princípio, não há conflitos entre o BootMii e o Preloader, já que os dois utilizam métodos bem distintos para executar código Homebrew antes da carga do Menu do Wii. Entretanto, eu já li comentários de pessoas cujo console só apresenta uma tela preta após a instalação do BootMii no console em que já havia o Preloader. Se fosse o meu console, eu escolheria entre um dos dois programas, e seria com certeza o BootMii.

  23. Alguém que instalou o bootmii pode me enviar os arquivos do SD?
    Eu deletei meus arquivos: bootmii.ini, armboot.bin , ppcboot.elf.

  24. A novo versao 4.0 do pode ler carta SDHC alta capacidade.
    :)
    o que eu preciso fazer pra isntalar sem o CD do zelda?

  25. Olá comunidade!

    Tenho um Wii JP , v. 3.2J, com Wasabi no modo JP.

    Tentei realizar a mudança do idioma do menu do console através do AnyRegion Changer pelo Twilight Hack. Após uma modificação no AnyRegion, por descuido, alterei a aceitação dos jogos do console fazendo com que ele aceita-se jogos NTSC-U mas com o system ainda na v3.2J.

    Ocasionando um semi brick, pois, ainda tenho acesso ao system normalmente, mas, ao tentar bootar algum jogo (backup) o Wii não lê, sendo que não possou o HBC instalado nos canais para tentar reverter este processo.

    Este BootMii poderá resolver o meu problema??

    Alguém sabe algum método em que eu posso revolver o meu caso??

    Obrigado.

  26. Tio Solid, como sempre, está de parabens pelos seus ótimos tutoriais…
    Segui este aqui e com o bootmii, já fiz a backup da nand do meu Wii…Agora posso ficar mais tranquilo caso dê algum brick!!
    Valew mesmo Tio Solid!!!

  27. No meu wii LU73 4.2U aparece:

    Using IOS versions: Installer 36, Channels: 61, DVDX:36
    The Homebrew Channel: Can be installed
    DVDX: Can be installed
    BootMii: Can only be installed as an IOS
    The installed boot1 version prevents a boot2 install (-2)

    > Continue

    os dois primeiros ítens em verde, e o último (BootMii) em rosa.

    nesta situaçao, como faço para instalar o bootmii, se preciso de algum arquivo e onde encontro.

Comentários estão fechados.

Rolar para o topo