[Artigo do Leitor] Raspberry Pi

Este artigo foi feito pelo leitor e participante do nosso forum RomsOnline ele se prontificou após eu ter visto o conteúdo e conhecimento dele nessa pecinha maravilhosa chamada Raspberry.

Mande o seu também via Mensagem Privada no forum :D


10

O que é o Raspberry?

Raspberry Pi é um computador do tamanho de um cartão de crédito, que se conecta a um monitor de computador ou TV, e usa um teclado e um mouse padrão, desenvolvido no Reino Unido pela Fundação Raspberry Pi. Todo o hardware é integrado numa única placa. O principal objetivo é promover o ensino em Ciência da Computação básica em escolas.

A Fundação Raspberry Pi começou a aceitar pedidos para vendas a partir de 29 de fevereiro de 2012.

É um pequeno dispositivo que permite que as pessoas de todas as idades possam explorar a computação para aprender a programar em linguagens como Python. É capaz de fazer tudo que você esperaria de um computador desktop, como navegar na internet, reproduzir vídeo de alta definição, fazer planilhas, processamento de texto, e jogar jogos. É usado por crianças de todo o mundo para aprender como funcionam os computadores, como manipular o mundo eletrônico ao redor deles, e como programar.

Na tabela abaixo podemos observar a diferença entre as versões 0 à 3.

rasp

 

Nesse review vamos no restringir ao Raspberry Pi 3, que é a última versão disponível.

O QUE É O RASPBERRY PI 3?

O Raspberry Pi 3 é a versão mais recente do circuito computador que causou um rebuliço em 2012, quando a primeira versão foi lançada. A versão 3 é a mais recente do Pi.

Para alguns isso pode parecer o tipo de atualização anual dos fabricantes de celulares. No entanto, adicionar mais poder de processamento, Wi-Fi e Bluetooth para o Pi sem aumentar o preço, torna-o agora a mais versátil placa “all-in-one” a um custo/benefício acessível. Para quase todos, é claramente o melhor Pi.

RASPBERRY PI 3 – CONCEPÇÃO E CARACTERÍSTICAS

O Raspberry Pi 3 é idêntico ao Raspberry Pi 2. Isso significa que os proprietários que compraram o case para o Raspberry Pi 2, podem usar esse case feito ou impresso em 3D que será capaz de encaixar no modelo Raspberry Pi 3 sem problemas. Para aqueles que não se depararam com um desses computadores antes, é mais ou menos o mesmo tamanho da palma da sua mão.

Por U$ 35 você obtém apenas a placa do computador: nenhuma fonte de alimentação, nenhum case, nem cabos. No entanto, todos os proprietários de smartphone Android ou Windows será capaz de usar o seu carregador de telefone 5V e um cabo para ligar o Raspberry Pi 3. Ele usa microUSB, porém, você vai precisar de um plug de amperagem alta (até 2.5A se tiver muitos de periféricos), no lugar dos 1A, que tendem a vir com telefones mais baratos.

O Pi 3 tem portas idênticas ao velho Raspberry Pi 2. 4 USBs, 1 porta Ethernet e 1 HDMI em tamanho real compõem seus principais conectores. Nenhuma das USBs são de velocidade 3.0, apenas 2.0, mas algo muito mais rápido iria desnecessariamente elevar o orçamento, enquanto estas placas são projetadas para funcionar com um cartão microSD.

Não há armazenamento interno para o Raspberry Pi, apenas um slot microSD na parte de baixo. Esta porta suporta o padrão microSDXC de maior capacidade, para que você possa pegar um cartão microSD de 128 GB e ter um multiemulador portátil em suas mãos.

A única outra porta convencional sobre o Raspberry Pi 3 é um conector de áudio de 3,5 mm.

Onde o Raspberry Pi 3 desvia o projeto Raspberry Pi 2 está em incluir Wi-Fi (b / g / n) e Bluetooth na própria placa. Em placas anteriores, você tinha que usar adaptadores USB para esses recursos. Eles adicionam volume ao aparelho e o uso das portas USB. Você ainda pode usá-los se o seu case atual interfere com os sinais sem fio.

Quando o Pi 3 foi lançado, o padrão Raspbian OS não suportava estas novas conexões, mas já foi corrigido.

O Raspberry Pi 3 ainda possui 40 pinos GPIO. Estes são usados para conectar itens como LEDs, motores e qualquer outra coisa que você puder pensar para projetos. Entre as portas HDMI e 3,5 mm está a porta de conexão da câmera, também herdado do Raspberry Pi 2. O Raspberry Pi Foundation vende uma câmera de 5 megapixels por USD 25.

Dependendo do seu case para o Pi 3, você pode querer usar esses conectores a todo o tempo ou deixá-los livres e usar os conectores USB mais simples.

03

RASPBERRY PI 3 – SOFTWARE E SUPORTE DOS SO

Se você comprar o Raspberry Pi, nenhum software está incluído. Os downloads dos vários sistemas operacionais suportados são todos gratuitos, mas há um valor a pagar se você deseja obter um cartão microSD pré-carregado que lhe permitirá começar a usar imediatamente.

Por exemplo, Pi Hut vende um kit inicial que inclui um carregador, cabo HDMI, cabo Ethernet, case e cartão de memória de 8 GB por USD 50. Isso não é um mau negócio, mas isso significa que os compradores que estão simplesmente atrás de algo para transformar sua velha TV em uma TV smart podem fazê-lo pagando uma taxa extra. Naturalmente, isso é muito menos atrativo para você “brincar” com seu Pi.

O Raspberry Pi 3 é projetado principalmente para executar o Raspbian baseado no Debian, agora reconhecido como SO “oficial” do Raspberry. Raspbian é cheio de aplicativo e o mais importante, livre.

Desde a sua chegada, em 2012, varios itens têm sido adicionados ao Raspbian. Neste ponto em seu desenvolvimento, pode ter todas as características que você poderia desejar, sem ter que baixar apps extras.

Raspbian inclui aplicativos do Office, Minecraft, um navegador web e ferramentas para permitir que você a começar com as principais linguagens de programação o Raspberry Pi é projetado

para ajudá-lo a aprender. Scratch é talvez o mais interessante destes para os compradores mais jovens e menos experientes. É uma linguagem de programação visual, muito menos assustadora do que C, o que é perfeito para criar programas simples e jogos sem necessidade de muita experiência.

Você não está limitado a Scrath, porém, você pode programar o que quiser na linguagem C e Python também.

O Raspberry Pi 3, e todos os outros Pis, são um caminho de baixo custo para experimentar e aprender essas linguagens. Mas o triunfo real é como essa capacidade é transformada em algo mais graças ao catálogo gigante de tutoriais bem apresentados disponíveis no site do Raspberry Pi. Existem mais de 100 disponíveis, cobrindo Python, Scrath e C.

04

Estes incluem uma série de acessórios. Se você ou seu filho estão pretendendo realmente entrar no mundo Raspberry estejam cientes de que você estará gastando mais do que USD 35 ao longo da vida de um projeto, mas será muito mais barato do que uma obsessão Lego no longo prazo.

Deixe-me ser honesto: eu usei recursos do Raspberry Pi, muito mais sobre a criação de um media player, ou instalar alguns emuladores de jogos e reviver memórias do SNES ou MegaDrive mas você pode ir muito mais longe que isso.

Existem vários players de mídia disponíveis, incluindo de diferentes ramos do KODI. Você pode instalar através do noobs, que é um instalador via download que lhe permite escolher entre todos os sistemas operacionais Pi principalmente sem ter de caçar instaladores separados. Estes incluem Raspbian, OpenELEC e vários outros.

05RASPBERRY PI 3 – PERFORMANCE

Existem três principais benefícios para o Raspberry Pi 3 sobre o Pi 2. Tem Bluetooth; tem Wi-Fi; e tem uma forma mais poderosa de CPU / GPU.

Vamos lidar com a CPU em primeiro lugar. O Raspberry Pi 3 tem uma CPU Broadcom BCM2837. Este é um 1.2GHz CPU quad-core com o processador Cortex-A53, como usado em chipsets de telefone de entrada Snapdragon da Qualcomm.

A Broadcom BCM2837 é uma CPU de 64 bits, mas o principal benefício da atualização é que este chip é mais eficiente e muito mais poderoso do que o do Raspberry Pi 2 – um quad-core Cortex-A7 Broadcom BCM2836.

A diferença de poder é muito maior do que o movimento de um processador quad-core de 900MHz a um 1.2GHz quad-core se poderia sugerir.

06

A alegação era que o Pi 3 é 50% mais potente que o Pi 2, e é isso que estes resultados sugerem; na verdade, é realmente mais perto de 60% quando medido o resultado de performance puramente no Geekbench 2.4.2.

A GPU é mais poderosa, também, mesmo que sejam da mesma família VideoCore IV. Por quê? Velocidade do clock. O Raspberry Pi 3 tem uma GPU de 400MHz, o Pi 2 a 250MHz a RAM permanece em 1GB de DDR2.

07

Para uso básico de vídeo-streaming, não há uma grande diferença para ser visto entre as duas gerações – mas apenas porque o Raspberry Pi 2 já tinha poder o suficiente para sobreviver, a menos que você estivesse usando o codec H.265 mais recente em seus vídeos. Se você quiser ver a diferença entre os dois, emulação de jogos é a maneira mais fácil de descobrir.

Enquanto o Raspberry Pi 2 pode rodar jogos de 16 bits, como o SNES, em full-speed e que luta com muitos jogos de N64 para poder rodar, o mesmo é verdade para o Pi 3. No entanto, vários jogos que eram apenas jogáveis em um Pi 2 agora tem melhor performance no Pi 3, incluindo The Legend of Zelda: Ocarina of Time..

Não há uma grande mudança no que o Pi 3 pode fazer, mas oferece uma melhoria que é fácil de perceber.

08

USANDO O RASPBERRY PI COMO UM PC

A potência extra da PI 3 também torna muito menos frustrante para usar como um PC para navegar na Internet, trabalho e daqui por diante. Agora um lag é muito menos percebido quando se utiliza a interface Raspbian básica.

Eu continuo a achar a prestação de páginas da web no navegador padrão um pouco lenta, no entanto, no Pi 3 é muito mais fácil de conviver que o Raspberry Pi 2.09

SE VOCÊ COMPRAR O RASPBERRY PI 3?

O Raspberry Pi 3 certamente vale a pena o upgrade a partir do Pi Zero. É também muito mais poderoso do que o Raspberry Pi 2, mas para muitas pessoas o benefício mais visível não será a potência extra, mas que você não precisa de nenhum desses dongles irritantes para fazer o wireless no computador.

Essas conexões e potência extra “livre” (que custa aproximadamente o mesmo que o Pi 2 fez no lançamento) fazem deste o único Pi para comprar se há uma chance de que você pode usá-lo como outra coisa senão uma maneira de treinar com o Scratch / Python, ou para jogar alguns arquivos MP4 baixados da internet.

Enquanto há uma série de alternativas, nenhum deles conseguiu oferecer tão convincente um pacote para este tipo de investimento. Ao invés de ficar todo animado sobre o hardware, no entanto, é realmente uma boa idéia dar uma olhada em alguns dos tutoriais da Fundação Raspberry Pi para ver se os mini-projetos oferecidos te atendem.

Eles podem ser destinado a um público jovem, mas sua apresentação torna-os adequados para todas as idades. Se não há nada lá para você se animar sobre a aprendizagem de programação, ou que não é o seu objetivo, você pode tentar uma das várias alternativas para emulação.

CONCLUSÃO

O melhor Pi ainda continua a oferecer melhor relação custo/benefício e um apelo para entusiastas de tecnologia e futuros programadores e aqueles que apenas querem utilizálo como uma central multimídia ou de jogos.

 

Projetos com Pi:

 

[Artigo do Leitor] Raspberry Pi

11 pensou em “[Artigo do Leitor] Raspberry Pi

  1. Matéria muito boa, mas falta revisão no texto. Parece que foi traduzido no google.

  2. Boa noite!
    Cara, seus problemas se acabaram, pois o RPI 3 emula muito bem o Nintendo DS sem travadas ou outros problemas, basta você usar o Retropie 4.2 e mandar atualizar os cores do emulador que vc vai ver que está muito bom.
    Pretendo escrever outras matérias sobre o RPI, mas curtas, pois vou falar de temas específicos e diretos, aí é o Amido autorizar a publicação.

    Abraço

  3. Cara, não que isso justifique o texto, mas minha área é exatas, me dou muito bem com números, mas texto ou redação não são meu forte, vou tentar melhorar a didática na escrita das próximas matérias.
    Desculpa o mau jeito no artigo.
    Abraço.

  4. Soh uma coisa a dizer… o tal ex dono do site vivia falando de Raspberry, nunca postou nada do tipo, PARABENS pra quem publicou isso, eu particularmente ja sabia o q era, mas se vc visita o newsinside e e vive vendo Tiozinho falando RaspRasp e nao conhece pode viajar, E por favor nao deletem meu comenario so por dar minha opiniao. Abcs

  5. Cara, não só não vamos apagar como vamos AGRADECER, é sempre legal reconhecerem que estamos selecionando e escrevendo artigos legais.
    Elogios de vez em quando são um excelente incentivo! hehueuhe

    Obrigado também ao RomsOnline pelo EXCELENTE artigo e bem aprofundado, Rasp e toda essa classe de single board computers são fenomenais!

  6. Seu texto ficou muito bom. Cada um tem um estilo de escrita – assim como cada um tem caligrafia.
    Algumas melhorias vem com prática, mas você tá no caminho certo.
    Parabéns!

Comentários estão fechados.

Rolar para o topo