A cena contra o True Blue do Playstation 3 e o que ganhamos com isso

img
jun
07

Essa semana está bem fraca de releases mas notei que em todos os lugares (PS3hax, Wololo, etc) estão pipocando notícias sobre uma tentativa de se realizar a engenharia reversa do payload do dongle True Blue e de seus clones. Para quem não sabe, o True Blue (e seus clones) é um dongle capaz de executar jogos dependentes de um firmware mais novo (como o 4.11) em um firmware custom mais antigo (como o 3.55).


Esse fera ae

O que acontece na verdade (se você ler nas entrelinhas da maioria das notícias) é que os caras querem mais é realizar esse serviço de engenharia reversa para acabar com a $graça$ da galera do True Blue, e não para beneficiar a cena Playstation 3 com algum novo conhecimento. A justificativa dos caras é que o True Blue estaria ganhando dinheiro em cima de um dispositivo que visa somente a pirataria e não permite o uso de homebrew ou outro tipo de coisa “legal” dentro do Playstation 3, além de se aproveitar de uma suposta falha no sistema de assinatura dos eboots dos jogos para criptografa-los com uma chave que somente o dongle sabe identificar.

O processo funciona +- da seguinte forma:


(clique para exibir em tamanho real)

A grande dor de cotovelo dos caras rola exatamente no ponto onde existe uma caixinha vermelha na imagem acima, pois de acordo com eles é crime (Ô DÓ) os caras pegarem o jogo original da Sony e modificarem o esquema de proteção para que funcione somente com o dongle proprietário deles.

Na minha opinião no caso do Playstation 3 eu acho que os caras do True Blue estão MAIS DO QUE CERTOS de fazer isso mesmo. A cena PS3 sempre girou em torno de putas e viados cheios de “ai eu descobri isso e não vou contar” ou mesmo “ai eu sei da chavinha mas não vou dar porque é dificil conseguir só eu sei como fazer”, dai vem a boa e velha China com — e vamos ser sinceros aqui — hackers consideravelmente habilidosos que quebram o esquema de proteção dos novos jogos permitindo que você tenha o melhor dos dois mundos: Um firmware custom 3.55 que roda homebrew E um firmware custom capaz de rodar todos os jogos mais novos lançados até o momento. Dai quando isso acontece geral chora porque “ai injusto eles não contarem como fizeram isso ai eles tão quebrando a propriedade intelectual da Sony e permitindo a pirataria”. AHAN GEOHOT, SENTA LA.

No mais, o hacker Oct0xor é quem está sendo o responsável pela tarefa de realizar a engenharia reversa do TB e de outros clones relacionados e o progresso vem sendo positivo, pelo menos para o True Blue. Resta saber se no fim das contas quando tudo for resolvido isso vai de fato render alguma coisa ÚTIL para a cena homebrew PS3 ou o cara vai pegar o que descobriu e fazer mais um clonezinho do TB :P

Suporte NewsInside

Ao Vivo
Twitch NewsInside