Lançados Sounhax, Fasthax e Safehax: Downgrade e Arm9loader até o firmware 11.2

bio-photo

E mais uma vez a cena hacker do portátil mais vendido dessa geração deu mais um passo em direção ao seu desbloqueio. A novidade da vez (que pra alguns nem té tão novidade) é o lançamento do Soundhax, Fasthax e Safehax, que permitem a execução de homebrews em qualquer versão do aparelho e, consequentemente, o downgrade e a instalação de uma Custom Firmware.

Sem entrar em detalhes técnicos, nós da equipe NewsInside seguimos o tutorial da página 3DS Guide e recomendamos para os nossos usuários.

O passo a passo desse site é auto-explicativo, solicitando que o usuário escolha o modelo do seu aparelho e, após isso, a versão de Firmware do mesmo para que a partir daí, o melhor método de desbloqueio seja mostrado para o usuário.

O aparelho que utilizamos para testar o método era um Old 3DS na versão 11.2 (firmware mais atual) e detalharemos o método para que o homebrew channel seja iniciado.

Itens necessários:

Homebrew Starter Kit
O último lançamento do Soundhax (de acordo com seu aparelho e região)
O otherapp payload (de acordo com seu aparelho e região)

Instruções:

1 – Copie os arquivos da pasta starter no starter.zip para a raiz do seu SD
2 – Copie o Soundhax.m4a para a raiz do seu cartão SD
3 – Copie o otherapp payload para a raiz do seu SD e renomeie o arquivo para otherapp.bin
4 – Insira novamente seu cartão SD no 3DS
5 – Execute o Nintendo 3DS Sound
6 – Siga todas as instruções do pássaro (que aparece quando o aplicativo é iniciado pela primeira vez), feche normalmente o app e abra de novo
7 – Rode o Soundhax.m4a
(Isso pode precisar ser feito diversas vezes)
(Se seu console travar, desligue-o a força segurando o botão power e tente novamente)
8 – Se tudo der certo, seu console iniciará o Homebrew Channel.

E é isso. A partir dessa ponto, o usuário pode escolher continuar o desbloqueio para que o downgrade e, posteriormente, a instalação do Arm9loaderhax seja realizada.

Dúvidas? Deixe nos comentários ou pergunte no post do nosso fórum!

Gostei(3)Não Gostei(0)

Lançado VitaShell 1.51 com suporte a transferência de arquivos via USB

vita_usb_mass_storage-768x576

Finalmente uma das notícias mais aguardadas dos usuários do Vita saiu para a cena! O veterano – e um dos principais colaboradores da cena – theFlow, responstável também pelo primeiro dumper de jogos do Vita e, recentemente, pelo lançamento de um método para conseguir jogar jogos de PSP no aparelho, disponibilizou a versão 1.50 do VitaShell, aplicativo gerenciador de arquivos do portátil mais forte dessa geração.

Para que a função funcione da maneira correta, alguns preparos no PC são necessários. Segundo o post do Wololo, o que precisa ser feito é:

Linux: É necessário fazer com o que os drivers exFat estejam funcionando corretamente. Alguns usuários recomendam rodar o comando sudo apt-get install exfat-fuse exfat-utils. Já para os usuários de Archlinux, os usuários recomendam rodar o comando exfat-dkms-git, ao invés de exfat-fuse and exfat-utils.

Windows: Para os usuários de Windows, certifique-se que de DESMARCAR a opção Ocultar arquivos protegidos do Sistema Operacional ou marcar a opção Mostrar todos os arquivos ocultos, para que o Vita consiga mostrar para o usuário todas as suas pastas

Esse novo update também permite que o usuário transfira somente a pasta do jogo/homebrew já descompactado, sem a necessidade de ter o dobro de espaço no aparelho para a instalação de jogos, o que é muito bom para quem possui cartões de memória pequenos.

Para isso, basta o usuário apertar triangulo na pasta já transferida e usar a opção Install Folder.

E é isso. Como o post atrasou um tico, fica o link para a versão 1.51, que corrige alguns bugs encontrados na versão anterior.
Dúvidas, basta deixar nos comentários ou no nosso fórum!

Link para download: https://github.com/TheOfficialFloW/VitaShell/releases

Gostei(6)Não Gostei(0)

RetroArch v1.4.0

Rapidíssima só para avisar que saiu mais uma versão estável do melhor MetaEmulador  multisistema e multiplataforma do mundo, o Retroarch.

Retroarch

 

Ele tem versões para Navegadores, Android, iOS, Windows, Mac OSX,  3DS, Gamecube, Wii, Wii U ,  PSP e PSVita.
Ele emula muito bem uma quantidade bem grande de sistemas usando módulos de emulação de outros emuladores (por isso ele é um MetaEmulador, pois ele é mais uma interface unificada “inspirada” no XMB do PS3) e também ele roda jogos de código aberto como Doom, Quake 1, Dinothawr, Cave Story e outros.

Quem tiver um computador bem fraquinho pode usar os controles dos consoles que já tem e se divertir plugando no computador e jogando os clássicos para quebrar um pouco a rotina, por ter suporte a Vulkan ele tem um desempenho excelente para computadores que suportam essa API gráfica até com filtros gráficos que simulam TVs de tubo, dando um aspecto bem legal.

Cliquem nas imagens para ver o filtro, infelizmente não dá para mostrar em movimento, quando realmente os filtros impactam, claro que com uma configuração maire refinada dá para ter resultados melhores e ficam muito lindos em uma TV grande em 1080p.

 

Sonic 2 de Megadrive usando o filtro CRT-Hyllian Nearest

Sonic 2 de Megadrive usando o filtro CRT-Hyllian Nearest



Street Fighter Alpha 3 Arcade usando o filtro CRT-Hyllian Nearest



QuackShot usando o filtro Phosfor
QuackShot usando o filtro Phosfor

Só acho uma pena que o PSVita não tem potência gráfica para rodar os filtros, e só a interface XMB funciona.

Para os aventureiros e pessoal que gosta de quebrar um pouco a cabeça para ter as versões mais atualizadas do Retroarch é só baixar do repositório Nightly: https://buildbot.libretro.com/nightly/

Para quem só quer que a coisa funcione sem muita complicação baixe aqui pelo link de download da versão estável na versão 1.4.0: https://buildbot.libretro.com/stable/1.4.0/

Comentem aí o que vocês acharam, caso tenham interesse eu até faço um mini tutorial de como configurar os shaders do Retroarch para dar aquele aspecto de TV antiga em que jogávamos os games clássicos.

Aquele abraço e até mais! =)

Gostei(14)Não Gostei(1)

[PSVita] Lançamentos ViiMote – Ds4vita – Oclock Vita plugin

Rapidinha para avisar do lançamento de alguns plugins interessantes que permitem o uso de controles de Wii e DualShock 4 no PS Vita e outro novo plugin para overclock.

Read the rest of this entry »

Gostei(4)Não Gostei(0)